Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

Multa por excesso de bagagem

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Quando acontece um caso de multa por excesso de bagagem, geralmente o que nos ocorre são situações que envolvem veículos maiores, como caminhões ou caminhonetes, por exemplo. Mas o que poucos condutores sabem é que um carro de passeio também pode ser autuado por esse tipo de infração. São bastante recorrentes os casos em que a fiscalização se depara com essas irregularidades. Na maior parte das vezes, elas são identificadas nos bancos de trás dos carros.

Vamos entender melhor como isso ocorre e quais os casos que devem ser cuidados, para que você possa fazer todas as suas viagens tranquilo.

 

Prezando pela segurança dos passageiros

Para evitar esse tipo de situação, antes de qualquer coisa, você deve procurar manter a visibilidade em toda a parte envidraçada do veículo. Mesmo que não represente uma infração ao CTB (Código de Trânsito Brasileiro), você deve dobrar sua atenção em relação à segurança dos ocupantes do carro.

 

Qual a maneira correta de transportar malas maiores?

Transportar malas no bagageiro, mesmo as de porte maior, não está em desacordo com as normas de trânsito. O que não pode acontecer é elas ultrapassarem a altura do banco de trás do carro, impedindo que você visualize o que se passa atrás do automóvel.

 

É permitido transportar bagagem no banco traseiro do veículo?

Caso você tenha o hábito de carregar malas ou volumes no banco traseiro do seu carro, fique atento. Esse local é destinado apenas para transportar passageiros. O CTB considera, no art. 248, que é infração grave sobrecarregar o veículo com bagagem que esteja em desacordo com o art.109 do CTB.

 

Qual o melhor modo de transportar objetos em cima do veículo?

Outro local que você deve tomar cuidado para carregar a bagagem é em cima do carro. Apesar de ser uma alternativa válida para carregar objetos e malas, você deve prestar atenção às dimensões do volume da bagagem transportada. A lei recomenda que não ultrapasse 50cm de altura.

 

Cuidados com a segurança do carro

Ao prender os objetos em cima do veículo, você deve cuidar se as dimensões e o peso dos objetos interferem na segurança de fixação. Tome cuidado redobrado ao transportar objetos muito pesados sobre o veículo, pois isso pode interferir na estabilidade do automóvel em movimento, sobretudo quando você tiver de fazer uma manobra brusca.

 

Como posso transportar bicicletas?

Transportando bicicletas

No caso de transporte de bicicleta, apesar de ser permitido carregá-la em cima do veículo, ultrapassando, assim, a dimensão de 50cm estabelecida por lei, existe a opção de você transportá-la na parte traseira do carro. Nesse caso, você deve acoplar a bicicleta no local apropriado e atentar para não exceder as dimensões do veículo.

A visibilidade da placa do carro também deve ser mantida. Em casos específicos em que o motorista precisa transportar a sua bicicleta regularmente, e sendo a parte traseira do veículo a única opção, a dica é que ele disponha de uma segunda placa ou procure o Detran e peça o deslocamento da placa para o para-choque, onde ficará sempre visível. Lembrando que somente o Detran poderá fazer o deslocamento da placa, já que ela tem de ser lacrada pelo órgão.

 

Serei multado ou não?

Se você for autuado por alguma dessas infrações, poderá ter cinco pontos registrados na sua carteira e ainda ser multado no valor de R$ 195,23. Além desses inconvenientes, o agente fiscal ainda poderá exigir a retenção do seu veículo até que a bagagem seja acomodada de acordo com a lei e, somente depois da regularização, a viagem pode ter seguimento.

 

Evitando ser autuado pelo fiscal de trânsito

Como não ser multado por excesso de bagagem

Tomando os devidos cuidados com o transporte da sua bagagem e respeitando as normas estabelecidas por lei, você garante a segurança dos passageiros e evita complicações com os fiscais de trânsito, além de eliminar o risco de ser multado.

Este material foi útil para você? Ficou com alguma dúvida? Precisa de um esclarecimento sobre um caso específico? A equipe Doutor Multas está aqui para ajudá-lo. Mande-nos suas dúvidas e sugestões. Compartilhe. Farei a análise do seu caso gratuitamente.

 

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

13 thoughts to “Multa por excesso de bagagem”

    1. Olá, não é permitido transportas malas no banco traseiro, mas acredito que por segurança você transporte seus pneus no bagageiro do veiculo.Obrigado por entrar em contato conosco!. Desde já nos colocamos a disposição. Para dúvidas maiores entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo SAC 0800-602-1543.Abraços

  1. Olá,
    tenho uma Toyota bandeirante, jeep curto e sem porta malas, estou adaptando para usar 3 bancos, somente 1 atrás e fixar no assoalho uma caixa como maleiro no lugar dos outros bancos. Essa caixa terá tampa trancada para os objetos não saírem. Esta adaptação evitará de ser multado ?

    1. Nesse caso, não haverá problema algum, Altair!
      A premissa da lei é prezar pela segurança. Já que haverá segurança, não há por que multar.

  2. Boa tarde! Vou viajar com 2 cadeirantes , então gostaria de saber se posso colocar as malas em cima do carro e as cadeiras de rodas no porta malas?e ainda uma cadeira de banho fechada no suporte de bicicleta atraz so carro? Ou vc acha melhor levar em uma carretinha?

    1. Também é proibido. Entretanto, se for constatado que não havia espaço no porta-malas, o agente deve reavaliar a situação e entenderá a necessidade.
      Mesmo com o cinto de segurança, alguns objetos podem oferecer riscos aos passageiros…

    1. Pode sim, Julio!
      Mas o aconselhado sempre é colocar embaixo do banco ou no porta-malas. Caso não haja espaço, seria melhor fazer dessa maneira que você disse.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.