Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

Livros infantis: quando e por que devem ser introduzidos?

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

A grande maioria das pessoas provavelmente já leu pelo menos um livro em sua vida, não é mesmo? Mas, será que as pessoas verdadeiramente sabem a importância da leitura de livros para o público infantil? Se não sabem até então, irão descobrir agora mesmo que a leitura infantil é de extrema importância para a formação das bases da inteligência de todas as crianças!  

O ato de ler proporciona para todas as pessoas uma mente mais aberta, novas experiências de vida e reflexões importantes para o seu dia a dia. Uma boa leitura permite que as pessoas consigam formar opiniões sobre diversos assuntos, além de proporcionar um maior conhecimento geral sobre diversos temas que elas até mesmo nunca tiveram contato.

Quando uma pessoa começa a ler, ela expande os seus horizontes, saindo da sua bolha atual e conseguindo visualizar um mundo nunca visto por ela até então. 

Dado essa realidade, imagine só o bem danado que não faz o ato de ler para o público infantil, que é muito mais criativo e aberto que os adultos. Pensando nisso, no artigo de hoje, criamos para você leitor, tópicos que irão ajudar você a entender mais a fundo sobre a importância de inserir livros infantis na vida de todas as crianças. 

O que são livros infantis?

Os livros infantis são livros escritos por autores específicos, voltados para o público infantil, onde, na maioria das vezes, são encontrados conteúdos educativos importantes ou apenas conteúdos para distrair as crianças e influenciar a sua leitura constante.

A leitura na infância é muito importante, pois ajuda a estimular a criatividade e a imaginação das crianças. Assim, ela crescerá com o pensamento mais crítico e antenado, algo que é muito positivo para o intelectual dos pequenos. 

Mas, todos sabemos que, de início, os pais devem influenciar ativamente a leitura infantil, lendo com muita frequência para as crianças até que elas comecem a se interessar pela leitura por conta própria.

Ler para as crianças e incentivar que elas mesmas comecem a ler os seus próprios livros é algo simples mas muito importante de ser feito, com grande impacto na sua boa formação! 

Mas vale ressaltar que, é o exemplo prático que ajuda na criação de bons modos em todas as  crianças, sem exceção, não somente à fala e as ordens que são dadas no dia a dia!

Então, para os pais que querem que os filhos adquiram com mais afinco o hábito da leitura, eles devem sempre se policiar e ler os seus livros sempre perto das crianças, dando para elas, muito além da fala sobre a importância da leitura, também um exemplo claro e preciso de que ele cumpre e acredita no que fala, lendo sempre que possível. 

Quando se deve começar a ler para a criança?

É indicado que os pais comecem a ler para a criança ainda quando ela for um feto na barriga da sua mãe. A leitura feita dessa maneira precoce, ajuda até mesmo na criação do vínculo entre o pai, a mãe e a criança (ou qualquer outra estrutura de família e cuidadores). 

Quando a criança deve começar a ler?

Na maioria das vezes, a leitura infantil começa a ser desenvolvida a partir dos 5 anos de idade da criança, mas em alguns casos, pode até mesmo começar depois dos 7 anos, tudo depende da criança e do seu desenvolvimento cognitivo e de assimilação de conteúdo.

Lembrando que, a leitura deve sim, ser estimulada no pequeno desde cedo, mas em hipótese alguma a criança deve se sentir inferior ou menosprezada só porque ainda não aprendeu a ler na idade que é esperada! Cada criança tem o seu próprio tempo e ele deve sempre ser respeitado. Os pequenos também não devem jamais ser comparados a outras crianças da mesma idade que já conseguem ler, dado que esse tipo de comparação de modo algum irá ajudar na sua evolução. 

Qual a importância da introdução dos livros na infância?

Com a ajuda do hábito da leitura, a criança começa a ser mais empática com as outras pessoas, esperta, clara e precisa nas suas ideias de um modo geral. Não existem malefícios relacionados ao hábito de leitura nas crianças. 

Como as escolas incentivam a leitura na infância?

Em um contexto geral, as escolas contam com grades específicas para a leitura para os pequenos, e até mesmo com aulas próprias para ensinar os pequenos a ler de uma maneira independente. Sempre que um cuidador for escolher uma escola para matricular a criança, é importante que ele questione a instituição, antes da matrícula, sobre a grade para leitura infantil, entendendo mais a fundo a importância que é dada pela escola para o quesito leitura e conhecimento de mundo pela criança.  

Diversas escolas também oferecem oficinas de livros e demais eventos destinados à leitura no decorrer do ano e da sua grade.

 

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.