Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

4 dicas para evitar acidentes no trânsito

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Acidentes acontecem, entretanto, você sabia que é possível evitá-los tendo alguns cuidados? Confira a seguir dicas para evitar acidentes no trânsito!

Em qualquer cidade do país, o trânsito está cada dia mais complicado. São horas preso nos engarrafamentos e qualquer um de nós está sujeito a sofrer um acidente.  Porém, é possível se prevenir de algumas situações tomando alguns cuidados.

Que tal conhecer dicas e aprender a evitar acidentes no trânsito? Confira a seguir!

Dicas para evitar acidentes no trânsito

Dirigir com cautela é primordial para não se envolver em problemas no trânsito, contudo, é possível trazer mais segurança para seus passageiros, para os outros motoristas, além dos pedestres e de si próprio. Veja as dicas a seguir:

1.      Respeite as leis de trânsito

As leis de trânsito foram criadas para trazer mais segurança para os motoristas e pedestres. Ao seguir as regras impostas, muitos acidentes podem deixar de acontecer, entretanto, algumas pessoas ainda insistem em menosprezar e deixar de lado a legislação criada.

Usar o cinto de segurança é um bom exemplo de que um pequeno ato pode salvar vidas. Fique atento, pois seu uso é obrigatório também no banco traseiro e, quem for flagrado sem deverá pagar uma multa e perder pontos na carteira.

Respeitar o limite de velocidade de uma via é outro exemplo de que respeitar as regras pode ajudar a prevenir acidentes.

Todavia, os pedestres também devem seguir regras para aumentar a segurança e diminuir o risco de acidentes. Se eles atravessarem a rua sempre nas faixas de pedestre e nunca atravessarem entre os carros, os riscos de um atropelamento diminuirão bastante.

2.      Faça a manutenção preventiva

Claro que um problema no carro pode surgir repentinamente, entretanto, muitos problemas mecânicos podem ser evitados ao fazer a manutenção preventiva.

Lembre-se que um carro bem regulado não ficará sem freio ou a troca de pneus permitirá que você trafegue melhor em dias de chuva. Portanto, fique atento para as boas condições do automóvel antes de sair dirigindo.

3.      Nunca use o celular

O aparelho celular virou um vício para a maioria das pessoas, porém, mandar mensagens enquanto dirige é um risco para quem está dentro e fora do automóvel.

Alguns estudos já constataram que mexer no celular tira a atenção do motorista.

Atenção, pois algumas cidades utilizam câmeras de monitoramento para multar motoristas que peguem no aparelho, portanto, enquanto estiver dirigindo, evite usar o dispositivo.

4.Dirija com segurança

Evitar acidentes de trânsito também depende das condições físicas e mentais do motorista, por isso, se você está cansado, com sono, sob efeitos de álcool e/ou drogas, não dirija!

Qualquer um dos motivos acima pode facilitar um acidente. Você pode estar acostumado a fazer isso, mas vale salientar que, além do risco, poderá ser multado e até perder a carteira de habilitação.

Dica extra: cuidado nunca é demais. Quando for pegar a estrada por longos períodos, além de fazer uma revisão prévia da viagem, lembre-se de traçar a rota no GPS e salvá-la para caso ficar sem internet.  Ter um seguro viagem e um seguro auto também ajuda no caso se imprevistos no meio do caminho e não ocasiona gastos desnecessários.

Agora que você já sabe como evitar acidentes no trânsito, que tal compartilhar com seus amigos estas dicas para termos mais motoristas conscientes e, desta forma, melhorar o tráfego?

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.