Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

Você dirige com CNH vencida? Saiba o que pode acontecer

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

É muito importante para a segurança das pessoas participantes do ambiente de trânsito que o condutor esteja devidamente habilitado para trafegar nas vias públicas.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) além de comprovar que o motorista está habilitado para dirigir, dá ao condutor inúmeras vantagens como, por exemplo, a praticidade de não precisar depender de transporte coletivo, a possibilidade de ir para qualquer lugar e a qualquer hora, a agilidade de locomoção e, consequentemente, um ganho extra de tempo.

Portanto, não é por acaso que cada vez mais pessoas procuram fazer a CNH e, assim, ficarem habilitadas legalmente para dirigir.

Esse procedimento é bem complexo. Por isso, trago o passo a passo de algumas etapas necessárias para a sua liberação.

O processo tem início com um exame de aptidão física e mental do candidato, além de uma avalição psicológica.

Após esses procedimentos, o candidato deverá frequentar aulas teóricas e realizar uma prova sobre o conteúdo estudado. Em seguida, terá aulas de direção e também fará a prova prática.

 

Começando a dirigir

Começando a dirigir

Tendo passado pelo estágio das aulas, será fornecida, ao candidato, uma Permissão para Dirigir com validade de um ano, também conhecida como habilitação provisória.

Passados os 12 meses, o condutor poderá retirar a sua Carteira Nacional de Habilitação. No entanto, se tiver cometido infrações graves, gravíssimas, ou se tiver feito mais de uma leve ou média, a carteira não será liberada, pois entende-se que se no primeiro ano como condutor habilitado já cometeu alguma dessas infrações é porque ainda não está preparado para dirigir.

Se esse for o caso, o candidato perderá a permissão de dirigir e terá de repetir todo o processo. No entanto, se nenhuma infração tiver sido cometida dentro desse período de um ano, a carteira será fornecida com mais prazo de validade.

 

Renovando a sua carteira

A cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de 65 anos de idade, o motorista deverá realizar um exame de aptidão física e mental para que seja certificada a sua capacidade para dirigir. Somente após esse processo a CNH é renovada.

Acontece que, frequentemente, alguns condutores esquecem ou até mesmo negam-se a fazer a renovação da sua carteira e, desta forma, acabam negligenciando a lei, já que o documento tem prazo de validade. Logo, a infração cometida deve-se ao fato de dirigir com a carteira vencida.

 

Penalidades referentes à CNH vencida

O que acontece se digirir com a CNH expirada

O condutor deve cuidar com bastante atenção a questão de vencimento das datas, pois dirigir com a CNH vencida em um período superior a 30 dias é considerado uma infração gravíssima. O motorista terá sete pontos negativos acumulados em sua carteira, além de receber multa no valor de R$ 293,47.

Essas penalidades estão de acordo com o Art. 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Além das penalidades mencionadas, ainda resta a medida administrativa de retenção do veículo. Essa situação ocorre porque o agente de trânsito cumpre ordens de não dispensar o condutor que está com a sua carteira vencida. No entanto, é possível que a situação seja resolvida rapidamente e de forma bem prática. É necessário, apenas, pedir para outro condutor que esteja com a sua habilitação regularizada que assuma a direção e, assim, o carro poderá seguir viagem.

Também é importante lembrar que você pode ser multado se o motorista que estiver dirigindo o seu carro estiver nessa situação. Então, tome cuidado e veja bem para quem você empresta o seu veículo para não ter nenhuma surpresa desagradável.

No caso de dirigir com a habilitação vencida há menos de 30 dias não constitui uma infração de trânsito. Porém, se você estiver nessa situação e ainda não fez o encaminhamento dos papéis para providenciar a renovação, não perca mais tempo.

 

Solicite a renovação da CNH com antecedência

É preferível que você solicite a renovação da CNH antes mesmo do término do prazo de 30 dias, já que é necessário agendar com antecedência o exame de aptidão física e mental, assim como é preciso que a confecção da nova carteira seja concluída a tempo.

 

Avaliação gratuita

Você ficou com alguma dúvida? Precisa de alguma informação específica? A equipe Doutor Multas pode lhe ajudar. Mande suas sugestões. Deixe comentários. Entre em contato e solicite uma avaliação gratuita.

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

83 thoughts to “Você dirige com CNH vencida? Saiba o que pode acontecer”

  1. Ola, nosso amigo dirigiu nosso carro com cnh vencida e foi multado, agora,vamos indica-lo como condutor, podemos ser prejudicados por “permitir” que ele dirija nosso carro com a cnh vencida? Receberemos alguma multa por isso? Ou ele que recebe?

    1. Olá, Silvana. Nesse caso, ambos são multados, condutor e proprietário. No caso do proprietário, isso está previsto no artigo 310 do CTB: Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança:
      Penas – detenção, de seis meses a um ano, ou multa. Para podermos lhe auxiliar melhor, solicito-lhe que nos envie por e-mail (doutormultas@doutormultas.com.br) a sua notificação para que nossos consultores possam fazer uma análise gratuita da mesma, e assim, passar as orientações de como você pode proceder no seu caso. Para retorno urgente pode nos contatar pelo número 0800 602 1543.

  2. Ola! Meu marido recebeu uma multa por dirigir com cnh vencida, so que o carro esta no meu nome e estou tirando a cnh agora.Minha cnh ja vira com os 7 pontos ou esses pontos vao para cnh do meu marido?

    1. Boa Tarde! Maria, para você ficar isenta dessa pontuação, será necessário indicar seu esposo como condutor infrator. Caso contrário as multas e pontuações serão inclusas em sua CNH. Desde já estamos a sua disposição. Abraços

    1. Bom Dia! Lúcio, se você fora identificado como condutor infrator e assumir o fato ocorrido sua cunhado estará isenta deste processo. E você responderá o mesmo por conduzir veiculo com a CNH vencida. Para maiores dúvidas entre me contato conosco pelo nosso SAC:08006021543 ou pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br. Abraços

  3. Minha habilitação já venceu passo uns 40 dias e tirei o laudo mas o exame toxicológico ainda não chegou posso dirigir com laudo e o comprovante que tô tirando o Toxicológico ?

  4. Bom dia, Quando sua CNH esta vencida à mais de 30 dias e você não está dirigindo e nem foi pego em uma Blitz mesmo assim tenho que pagar a multa/pontos do cod 162?

    1. Olá! Suenia, você tem o prazo de até 30 dias para renovar a habilitação. Entre em contato com órgão para regularizar sua situação. Desde já nos colocamos a disposição. Para dúvidas maiores entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo SAC 0800-602-1543.Abraços

  5. Ola boa tarde! Minha cnh venceu dia 20 de agosto/2018. Irei renová-la dia 17/09/2018 (segunda que entra agora). Terei algum problema nessa renovação? Multas e pontos, algo do tipo. Nunca levei nenhuma pontuação e as únicas multas foi porque emprestei meu carro!

  6. Bom dia!
    Veiculo foi flagrado em radar fotográfico, a multa chegou tempo depois, constando condutor CNH vencida.
    A multa por CNH vencida a mais de 30 dias, essa multa na hora de transferir o veiculo terei que pagar ou a multa fica vinculada na minha cnh???

    Obrigado pela atencao!

  7. Minha cnh está vencida desde maio de 2018. Porém não estou dirigindo para não ter problemas.
    Quando eu fazer a renovação eu perco ponto e pago multa ?

    1. Olá, o correto é você entrar em contato com o Detran para a regularização de sua CNH. Quando você renovar sua habilitação deverá sim pagar o valor da multa pendente e automaticamente terá a pontuação debitada. Abraços

  8. Fui pego numa blitz com habilitação venciada a mais de 30 dias e documento de meu veiculo também estava a 2 meses o veiculo foi aPreendido …oque devo fazer para reavelo?

    1. Olá, obrigado por entrar em contato conosco! Você deve verificar e regularizar suas pendencias junto ao órgão para reaver seu veiculo. Desde já nos colocamos á disposição. Para dúvidas maiores entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo SAC 0800-602-1543.Abraços

    1. Olá, obrigado por entrar em contato conosco! A multa irá para o condutor infrator responsável ou indicado no momento da blitz. Caso contrario irá para o proprietário do veiculo. Desde já nos colocamos a disposição. Para dúvidas maiores entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo SAC 0800-602-1543.Abraços

  9. Tive minha CNH apreendida por dirigir com a mesma vencida há mais de 30 dias.
    A apreensão ocorreu em Santa Catarina há mais de um ano. Atualmente moro em São Paulo e
    a minha dúvida é se terei que ir a Santa Catarina para reaver a minha CNH?
    Se não, onde e como posso reavê-la?

  10. Boa Noite!, sou aposentado desde 2014, acontece que fui obrigado a recolher minha cnh cat D, pois trabalhava como motorista profissional, depositei minha cnh no ciretran da cidade (Pindamonhangaba/SP), acontece que mudei de Estado fui para MG, e aqui não consigo renovar minha cnh, detalhe: não me explicam o motivo do impedimento, o que faço a respeito,
    Nota: como profissional não mais poderei atuar, por isso terei que mudar minha categoria ou retirar do meu prontuário a condição de não ter atividade profissional.

    1. Olá, obrigado por entrar em contato conosco! Você deverá entrar em contato com o órgão, somente eles podem lhe passar essas informações.Desde já nos colocamos a disposição. Para dúvidas maiores entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo SAC 0800-602-1543.Abraços

  11. Boa noite se eu dirigir com a habilitação vencida a mais de trinta dias o carro será conduzido para o pátio? Mesmo com o carro com o ipva em dias?

    1. Olá, Adriano. Tudo bem? Obrigado pelo seu comentário. Se você for flagrado por um agente de trânsito nessa situação, será autuado e receberá sete pontos na carteira. Dirigir com a CNH vencida configura infração gravíssima e é punida com multa no valor de R$ 293,47. E sim, o veículo será conduzido ao pátio.
      Confira mais informações no nosso artigo https://doutormultas.com.br/cnh-vencida/
      Em caso de dúvidas entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br ou pelo telefone 0800-602-1543.

    1. Olá Fabio, tudo bem? Obrigado pelo seu comentário. Segundo o texto do inciso V do artigo 162, a infração se caracteriza apenas quando o motorista dirige com “Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias”, o prazo existe justamente para que haja tempo para renovar seu documento. Caso já tenha passado desse período, o correto é aguardar a chegada do novo documento. Para maiores informações, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br ou pelo telefone 0800-602-1543.
      Abraços!

  12. A minha CNH venceu dia 13-05-2018, ja dei andamento para renovar, ja fiz o toxicologico e ja recebi o laudo, fiz o exame médico e ja recebi o resultado, fiz também o exame psicológico, mas so vou receber o resultado dia 12-06-2018, e a doutora me disse que caso aprovado, eu devo ir buscar a CNH no Expresso Cidadão após 5 dias. (dia 17-06-2018). A pergunta é a seguinte: não vou poder dirigir nesse intervalo? Ou por ja ter sido aprovado e está no Sistema, poderei dirigir?

  13. Olá,cometi uma multa gravíssima ao ultrapassar o sinal vermelho,na ocasião minha PPD estava vencida a 07 dias, terei de fazer a reciclagem da habilitação? Muito obrigado.

  14. Bom dia. , Minha Habilitaçao esta vencida porem ao inves de renovar fis a mudança para catrgoria D , ja conclui o processo direitnho ja fis a prova da baliza so que ta com mais de 1 mes e nada de minha Habilitaçao chegar não foi nem imprimida ainda fui no Detran aqui do meu estado , la mim falarao que esta com um pedencia no sistema do detran porem nada de errado com meu processo so que estou mim prejudicando em meu trabalho por não poder dirigir oque eu posso fazer em um caso desse ???? Mim ajude pessoal ..

    1. Olá Denize, tudo bem?
      Segundo o texto do inciso V do artigo 162, a infração se caracteriza apenas quando o motorista dirige com “Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias”, então pode ficar tranquila. Para maiores informações, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br ou pelo telefone 0800-602-1543.
      Abraços!

  15. Bom dia
    Estacionei em local de descarga de materiais e fui multado
    Minha cnh está vencida desde 09/2017
    Porém minha habilitação é de SP e estou no processo pra regularizar em MG onde resido atualmente
    Acabei de adquirir o carro e está em processo de transferência mas no nome da minha esposa
    O antigo proprietário recebeu a multa é quer que eu assuma a infração
    Por estar com a habilitação vencida o que acontecerá?
    Grato pela ajuda

  16. Minha carteira ta vencida. Fui pego pela blits. Consultei no site e vi a multa no veículo. Quando vou consultar minha pontuação, não há.
    Tá correto mesmo?

    1. Oi, Alisson!
      Dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias é uma infração gravíssima, que gera sete pontos e multa de R$ 191,54. Deve ter havido algum problema no site, pelo fato de sua CNH estar vencida.
      Entre em contato com o Detran para confirmar a situação de sua carteira.

  17. Oie boa tarde!! Hj fui parada em uma blitz e minha carteira já estava 3 meses vencida. Gostaria de saber como devo proceder daqui em diante. Se tenho q só pagar a renovação da carteira e a multa, ou se também tem que fazer o curso de reciclagem?

  18. Ola, levei uma multa por um agente de trânsito por ultrapassar um sinal vermelho. No dia minha habilitação estava vencida. Fiquei sabendo a pouco da multa e a minha habilitação já está ok. Se eu recorrer, isso me trará problema?

    1. Infelizmente é necessário aguardar a expedição do documento, Plínio! O que você pode fazer é “insistir” que seja entregue o quanto antes para não lhe prejudicar.

      Boa sorte!

  19. Minha CNH está vencida a mais de 30 dias, ao invés de apenas renova-la, estou alterando a categoria para E. Se eu for pego dirigindo, perco o processo na auto escola?

    1. Oi, Dhionatha!
      Isso pode prejudicar seu processo sim. Você, atualmente, não tem habilitação para dirigir absolutamente nenhum veículo. Por isso, deve aguardar que o processo para obter a CNH E seja finalizada para seguir dirigindo.

  20. Estou alterando minha CNH para categoria D
    O prazo de renovação já passou dos 30 dias
    E fui pego dirigindo (CNH vencida)
    Vou perder tdo oq já fiz em relação alteração de categoria?!

    1. Não, Leandro!
      Mas durante o período em que a CNH está vencida, o condutor perde o direito de dirigir, temporariamente.
      Você pode demorar o tempo que for para renovar, desde que não dirija neste período.

      Abraço!

  21. Mh cnh venceu em 2016,porem desde antes dessa dara não mais dirigir.
    Comprei um carro no meu nome para meu companheiro.nos separamos e ele ficou cm o carro pegando no meu nome pegou varias multas e não transferi.
    Vi no site do Detran q tenho 33 pontos na. Mh cnh desde 2015.
    Cm posso resolver isso? Quero comprar outro carro e preciso fazer td dentro da lei.quero recuperar mh cnh

    1. Olá, Valdete!
      Primeiramente, desculpe a demora para responder.

      O correto é transferir toda a pontuação para o real infrator, seu marido. Outra opção é recorrer de algumas multas e tentar “aliviar” o prejuízo.
      Por se tratar de um caso peculiar, te peço que me ligue para te dar um melhor auxílio: 0800-6021-543.

      Fico no aguardo.

  22. Olá,
    A renovação da CNH, ela só feita após o agendamento no site do Poupatempo ou eu posso ir pessoalmente agendar pra renovar a minha CNH?

    Obg.

    1. Primeiramente a multa será enviada para o proprietário do veículo. Mas acredito que ele deva transferí-la para você.
      Essa infração automaticamente suspende o direito de dirigir. No seu caso, você já está com a CNH vencida, então o proprietário do veículo será multado por permitir que um condutor sem habilitação dirija seu carro.

      É algo bem complicado, Rodinei.

      Provavelmente você precisará de auxílio. Estou sempre a disposição no telefone: 0800-6021-543

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.