Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

Saiba 4 direitos básicos dos motoristas em estradas

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

 Conhecer os direitos básicos dos motoristas na estrada não é apenas um dever de quem está dirigindo, mas uma forma de evitar dores de cabeça no futuro. Conhecer seus direitos, assim como seus deveres, ajudará você a se tornar um motorista melhor e ajudar outros a tornarem a estrada um local mais seguro.

Para ajudar você nessa tarefa, selecionamos 4 direitos básicos que você tem quando está na estrada. Aprenda quais são e utilize-os para tornar sua vida e a dos outros condutores mais fáceis.

 

Conheça seus direitos e aja de forma inteligente nas estradas

 Quem viaja muito já sabe que é preciso estar constantemente atento e agir da forma mais inteligente possível. A estrada pode ser a melhor amiga do motorista ou, em alguns casos, até mesmo sua pior inimiga. Conhecer seus direitos é um dos modos que você tem para se tornar um melhor motorista.

Conhecer esses direitos pode evitar algumas dores de cabeça. Ao saber a obrigação das concessionárias e do governo em relação ao cuidado com as estradas, por exemplo, você poderá economizar um bom dinheiro no futuro.

Informe-se sobre quem você deve contatar quando tiver algum problema ou o que você pode fazer para ajudar um motorista que está numa situação complicada. Seus direitos são a arma que você tem para fazer com que estradas sejam um lugar mais seguro para todos.

 

4 direitos básicos que você tem como motorista e deve preservar

 Muitas pessoas não prestam atenção no que diz respeito aos direitos dos motoristas. Algumas passam anos dirigindo e viajando sem saber exatamente quais são eles. Com certeza, a vida delas ficará mais fácil quando tiverem esse conhecimento e souberem usá-lo a seu favor e a de todos aqueles que utilizam a estrada.

Como nossa missão é deixar os motoristas cada vez mais informados, queremos apresentar quatro direitos que você tem como condutor e dos quais não deve abrir mão.

 

Estradas decentes

 O condutor que nunca reclamou das condições da estrada que atire a primeira pedra. E ele está certo. Ter estradas em boas condições é um dos principais direitos do motorista. As concessionárias e o governo, seja estadual ou federal, têm a obrigação de manter as estradas sem buracos, em boas condições e, principalmente, seguras para quem está viajando.

Esse direito está, inclusive, previsto no Código de Defesa do consumidor. Segundo o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, as concessionárias têm a obrigação de fornecer serviços públicos adequados, eficientes e seguros aos consumidores.

 

Atendimento rápido em caso de acidentes

 Outro direito importantíssimo que os motoristas possuem é o atendimento rápido em caso de acidente, incluindo, aí, os primeiros socorros. Quando há um acidente, o motorista deverá ser socorrido imediatamente e isso é uma obrigação das concessionárias das estradas.

O motorista deve saber que é obrigação da concessionária conduzir os envolvidos ao hospital mais próximo. A concessionária ainda deverá fornecer auxílio mecânico, remoção do veículo se necessário e um telefone de emergência.

 Além disso, o motorista envolvido em acidente também deve ter em mente que ele não será preso se prestar socorro imediatamente. Segundo o Artigo 301 do Código de Trânsito Brasileiro, o condutor de veículo, nos casos de acidentes de trânsito com vítima, não será preso em flagrante, nem deverá pagar fiança se prestar pronto e integral socorro à pessoa ferida.

 

Comprovante de pagamento do pedágio.

O pedágio é um imposto que você paga para manter a estrada em boas condições. Dessa maneira, utilizá-lo como comprovante ou exigir alguma mudança ou alteração no sentido da fiscalização e segurança é direito seu. A estrada também é sua e você está pagando para cuidar dela.

Uma dica é guardar o comprovante de pagamento de pedágio, pois pode auxiliar você quando precisar comprovar um pagamento ou necessitar fazer alguma reclamação.

 

Sinalização adequada

A sinalização é tudo na direção. Manter a estrada sinalizada é uma obrigação das concessionárias e do governo. Você pode e deve exigir indenização caso ocorra algum problema devido à falta de sinalização.

Isso compreende, principalmente, a existência de obras em andamento, as quais devem estar devidamente apontadas com antecedência. Tenha seus direitos garantidos e se sinta mais seguro na hora de dirigir!

Para saber mais sobre seus direitos, consulte o nosso site https://doutormultas.com.br/

Para maiores informações:

– E-mail: doutormultas@doutormultas.com.br

– Telefone: 0800 6021 543

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

2 thoughts to “Saiba 4 direitos básicos dos motoristas em estradas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.