Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

Vai comprar um carro? dicas importantes para não se arrepender

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comprar um carro ou trocá-lo requer muita análise. Antes de escolher o modelo ideal, é preciso atentar a uma série de fatores que determinarão não apenas a escolha do veículo, mas também a experiência futura entre o comprador e o produto.

Seja 0 km ou usado, a escolha do carro deve ser pensada com calma, para evitar problemas e, também, o gasto excessivo com posteriores manutenções.

Sendo assim, a Doutor Multas separou algumas dicas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão. Boa leitura!

Decidir entre carro novo ou usado

Que fatores considerar para decidir ente um carro novo ou usado

Ao contrário do que se pode pensar, a decisão de comprar um carro 0 km ou usado não depende apenas do valor a ser investido.

Vários pontos devem ser considerados antes de fazer o acordo e adquirir seu veículo. Afinal, os gastos com o veículo não se limitam ao valor de venda, senão se estendem ao pagamento de impostos e, também, à manutenção do carro.

Por isso, uma dica importante é analisar o custo de impostos, como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), pois estes tributos são obrigatórios e, dependendo do veículo comprado, os valores podem ser consideravelmente altos.

Assim, vale lembrar que veículos mais novos terão impostos com valores maiores.

Falando em economia, é importante pesquisar sobre o consumo de combustível do motor. Dependendo da necessidade que o condutor possui, há veículos que consomem muito combustível, fazendo com que os gastos com abastecimento sejam elevados.

Dessa forma, é aconselhável analisar o consumo em vias urbanas e rodoviárias, de modo a escolher o carro que proporcionará maior economia.

Um dos aspectos mais importantes a considerar é a segurança. Veículos produzidos no Brasil a partir do ano de 2014 passaram a apresentar, obrigatoriamente, freios ABS e airbag duplo.

Assim, se a escolha for por um seminovo ou 0 km, a probabilidade é de que o veículo possuirá esses itens. Já se a escolha for por um veículo mais antigo, a possibilidade de que o carro não conte com esses equipamentos de segurança será maior.

Outra dica interessante seria fazer um test drive, mesmo que a busca seja por veículo usado. A possibilidade de dirigir o carro antes de efetuar a compra permite que o condutor tenha uma primeira impressão sobre o automóvel.

Assim, é possível que o motorista perceba algum problema de funcionamento do veículo, alguma característica que possa dificultar a condução ou, até mesmo, alguma incompatibilidade entre o carro e o seu possível motorista.

Além disso, fazer o teste é importante para que as demais pessoas que ocuparão o veículo possam opinar.

Afinal, caso o automóvel esteja sendo adquirido para atender à demanda da família, nada mais justo do que considerar a opinião de todos.

Nessa ocasião, é importante atentar ao espaço oferecido pelo veículo, considerando o conforto de todos os passageiros.

Em caso de precisar de um carro para viajar, considerar o espaço do porta malas é tão importante quanto preocupar-se com o conforto dos ocupantes do veículo.

Só posso comprar um carro usado. O que analisar?

O que considerar na aquisição de um veículo usado

Não se menospreze caso você não possua, atualmente, condições para adquirir um carro 0 km. Saiba que boa parte dos brasileiros compartilha dessa situação.

Assim, a opção pela compra de um veículo mais antigo representa a possibilidade de aquisição de um veículo para a realização de atividades pessoais e familiares.

Porém, antes de comprar o carro que apresente a melhor opção de preço, é necessário dar atenção a alguns detalhes fundamentais, para que o veículo não venha a causar gastos excessivos com manutenções e consertos.

Assim, o primeiro ponto a considerar é o estado de conservação. O que, muitas vezes, pode parecer apenas um detalhe estético, pode transformar-se, em algum momento, em um caso de reparo urgente.

Veja se o veículo possui todos os itens de segurança, tanto internos, quanto externos, como triângulo, estepe, extintor de incêndio, chave de roda e macaco.

É interessante analisar, também, se o dono anterior costumava fazer as revisões periodicamente, pois isso pode indicar que o carro recebia os cuidados necessários.

Outro detalhe importante é a produção do veículo. Muitos modelos já saíram de linha no Brasil.

Assim, pode ser que você consiga comprar determinados veículos por preços bem atrativos, mas, caso precise substituir alguma peça, poderá ter dificuldade de encontrá-la no mercado.

Na dúvida, pesquise

Antes de tomar qualquer decisão, o mais importante é pesquisar. Reunir informações sobre possíveis modelos a serem escolhidos ajuda no momento de decidir qual carro atenderá às suas expectativas. Existem soluções para comprar e vender carro usado muito confiáveis.

Esperamos que nossas dicas possam ajudá-lo a fazer a melhor escolha.

Caso você possua algum outro critério na hora de comprar ou trocar seu carro, compartilhe conosco deixando um comentário abaixo. Até a próxima!

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

2 comentários em “Vai comprar um carro? dicas importantes para não se arrepender

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.