Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

Como desbloquear carteira de motorista?

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente está enfrentando um problema frustrante: ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) bloqueada.

O primeiro a se fazer, nesses casos, é se informar sobre o que levou ao bloqueio da sua CNH. É com essa informação que saberemos como desbloquear o documento.

Neste artigo, explico algumas situações que podem levar ao bloqueio da CNH e o que fazer para regularizar o documento em cada um deles.

Para se informar e resolver o seu problema, siga a leitura deste artigo até o fim!

CNH Bloqueada: o que pode ser?

Quando um motorista é autuado por uma infração de trânsito, ele recebe uma notificação impressa em seu endereço. No entanto, quando há o bloqueio da CNH, nem sempre as autoridades enviam um aviso.

Com isso, o motorista só se torna ciente do problema quando é parado em uma blitz, ao realizar algum trâmite (como a renovação da CNH) ou caso tenha o hábito de verificar sua situação no site oficial do DETRAN do seu estado.

Seja qual for a forma como você se informou sobre este problema, é fundamental entender o que levou a ele. Afinal, é sabendo o motivo do bloqueio que você poderá iniciar as ações para regularizar sua situação.

Algumas das razões que podem bloquear a CNH são:

– Se há suspeita de fraude na primeira habilitação ou mudança de categoria

– Se houve uma indicação de endereço falso junto ao cadastro no DETRAN

– Se foi constatada uma falsa Indicação de Condutor

– Se houve a transferência de CNH suspensa para outro estado

– Se a CNH foi suspensa ou cassada

– Por uma decisão judicial

– Em casos de acidente com vítima fatal

Caso você não tenha certeza sobre qual dessas situações pode ter levado ao bloqueio da sua CNH, entre em contato com o DETRAN e verifique a razão. Dessa forma, poderá saber como desbloquear a carteira e fazer isso o quanto antes.  

Como desbloquear a carteira?

O processo para desbloquear a sua CNH vai depender do que levou ao bloqueio. Veja, a seguir, o que fazer em alguns casos:

– Se o bloqueio ocorreu devido à Suspensão da CNH

Quando um motorista é penalizado com a suspensão da CNH, ele terá a sua CNH bloqueada até cumprir os requisitos para reaver o seu direito de dirigir. Caso esse tenha sido o motivo que levou ao bloqueio da sua carteira, será preciso:

– Cumprir o prazo de suspensão

– Realizar o pagamento da multa

– Fazer o Curso de Reciclagem (cumprindo as 30 horas/aula obrigatórias)

– Realizar a avaliação após o Curso de Reciclagem e ser aprovado

Esses são os quatro requisitos para desbloquear a sua CNH, se o bloqueio ocorreu devido à penalidade da suspensão. É importante destacar, contudo, que o condutor tem direito de recorrer e tentar cancelar a aplicação da suspensão e o bloqueio do documento.

Então, se você se informou no DETRAN e verificou que o bloqueio aconteceu devido à suspensão, confira se ainda há prazo para entrar com recurso. Você só é obrigado a entregar a CNH se já foram esgotadas todas as possibilidades de defesa.

– Se o bloqueio ocorreu devido à Cassação da CNH

A cassação da CNH é uma penalidade ainda mais rígida que a suspensão. Quando o motorista é penalizado com a cassação, ele perde o seu direito de dirigir. Por isso mesmo, não é possível desbloquear a carteira nessas situações.

O que não significa, no entanto, que você não pode mais recuperar o seu direito de dirigir. Você pode, mas, para isso, tem que tirar uma nova CNH, passando por todas as etapas desse processo, como fez quando tirou sua primeira habilitação.

O prazo da cassação da CNH é de dois anos. Depois de cumprir esse período, você estará apto para recomeçar o processo de formação de condutor e recuperar o seu direito de dirigir, se for aprovado em todas as etapas.

Quando não é possível desbloquear a carteira?

Sim, em algumas situações não é possível desbloquear a carteira. Algumas delas: se o bloqueio aconteceu por fraude no processo de formação de condutor ou se assim foi determinado por uma decisão judicial.

O importante é se informar, o mais rápido possível, sobre o que causou o bloqueio da sua CNH e verificar se é possível fazer o desbloqueio da carteira. Contar com a orientação de especialistas em trânsito será um diferencial nesse processo.

Atenção: até descobrir o que causou o bloqueio da sua CNH, você não pode conduzir veículos automotores. Caso insista em dirigir, mesmo com o documento irregular, sua situação pode ficar mais complexa.

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.