Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

Saiba como adquirir o seu carro sem impostos

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Você está com planos de adquirir um carro novo? Quer saber como ganhar desconto na compra do seu carro zero?

Neste artigo, vou falar sobre as vantagens de ter um carro novo e também vou lhe dar algumas dicas importantes sobre como conseguir bons descontos na compra do seu carro zero. Então, leia até o final e aproveite ao máximo as informações que selecionei para você.

Certamente, você já se perguntou várias vezes sobre as vantagens de ter um carro novo, não é mesmo? Os benefícios são realmente muitos, veja:

  • conforto na sua ida ao trabalho, nos seus passeios com a família e nas suas viagens;
  • deslocamento ágil, tanto nas estradas quanto nas ruas das grandes cidades;
  • facilidade de encaixar atividades extras à sua rotina devido ao seu fácil deslocamento, como, por exemplo, cursos em horários diferenciados, academia etc.;
  • despreocupação com problemas mecânicos ou elétricos que, geralmente, um carro usado apresenta;

Como você pôde perceber, além do conforto e bem-estar que um veículo novo proporciona, você ainda irá economizar dinheiro e tempo com idas frequentes ao mecânico. Além disso, um motor novo é sinônimo de economia de combustível e, consequentemente, de dinheiro.

E você já imaginou ter todos esses benefícios por um valor bem inferior ao que você imagina? Pois é possível, sim. Basta adotar algumas atitudes na hora da compra e ficar por dentro dos seus direitos enquanto condutor. Veja:

  • Se você tem um carro usado e deseja utilizá-lo como entrada no negócio, saiba que esse não é o melhor a ser feito. Mesmo que esse negócio ofereça mais praticidade e segurança, financeiramente ele não é indicado, já que você poderá perder de 10% a 15% do valor do seu carro na troca. O ideal é negociar de forma particular, como, por exemplo, fazer anúncios na internet. Provavelmente, você irá achar esse processo um tanto trabalhoso, mas as vantagens são consideráveis. Também é importante deixar o veículo sempre em dia com as revisões e com a aparência sempre limpa.
  • Compare os preços. Os carros novos apresentam preços abusivos que, muitas vezes, não condizem com a realidade do consumidor, ainda mais sabendo que grande parcela desses valores se refere aos vários impostos já incluídos no total do veículo.

Então, esteja disposto a bater perna por aí. A quantidade de concessionárias que existe gera grande concorrência entre elas e isso faz com que as lojas tentem atrair cada vez mais o cliente, aumentando o número de ofertas e melhorando as condições de compra. Por isso, vale a pena perder um pouco de tempo para pesquisar os valores, pois você poderá poupar um bom dinheiro.

  • Opte por modelos fabricados no ano passado. Geralmente, devido à crise, as lojas têm bastante estoque. Consequentemente, fazem queima de estoque com ofertas atrativas e os vendedores têm grande disposição para concretizar a venda. Existe a possibilidade de você poupar de 10% a 20% do valor.
  • Experimente comprar lançamentos de versões reestilizadas. Se você não tiver nenhuma objeção em relação a versões prestes a serem substituídas (do modelo pelo qual você se interessa), poderá poupar uma boa quantia.
  • Aproveite a facilidade dos programas de benefícios. Atente para os programas de descontos que as montadoras oferecem. Há casos, por exemplo, em que algumas montadoras disponibilizam cartões de crédito para facilitar a compra do carro zero.
  • Beneficie-se com a lei. De acordo com o inciso IV da Lei N° 10.690, todas as “pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autistas” possuem direito de aproveitar o benefício.

Neste caso, a lei, que é válida desde 16 de junho de 2003, beneficia certos condutores na aquisição de um carro novo. Trata-se de um benefício de até 30% de desconto em impostos.

Na maioria das vezes, pelo fato das pessoas não terem conhecimento desse direito, elas acabam pagando o preço cheio do carro.

Lembrando que o mercado de carros novos geralmente apresenta preços abusivos, pois boa parte desses valores se refere aos impostos, tais como: IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços).

Os usuários do trânsito beneficiados com os descontos são portadores de determinadas enfermidades, como derrame, hérnia de disco, tetraplegia, câncer, paralisia cerebral, artrose, Parkinson, artrite reumatoide, diabetes, hepatite c, nanismo, escoliose, paraplegia, amputação, tendinite, bursite, síndrome de Down, hemofilia, vítimas de AVC, portadores de HIV positivo, lesão por esforço repetitivo, entre outras.

Esses são apenas alguns dos casos em que é possível solicitar a isenção. Estima-se que esse direito seja válido para 70 situações.

Veja o passo a passo que você deverá seguir para receber o benefício, caso você se enquadre nas exigências:

  • Ir até os órgãos competentes;
  • Dar entrada no processo de isenção;
  • Verificar se a CNH é PNE (Portador de Necessidade Especial);
  • Ir até a Receita Federal e solicitar a isenção do IPI munido de laudo médico e demais documentos necessários para tal;
  • Escolher o modelo na concessionária (carro nacional, 0 Km e de valor até 70 mil reais);
  • Levar a carta fornecida pela concessionária até a Secretaria da Fazenda do Estado;
  • Pedir a isenção do ICMS;
  • Comprar o veículo;
  • Apresentar o documento ao DETRAN, o qual será classificado como “intransferível”;
  • Solicitar a isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor);

 

Com o intuito de ajudar você a adquirir o seu carro zero km com todos esses benefícios, o Doutor Multas está disposto a tirar todas as suas dúvidas. Quer saber se você tem direito aos descontos? Entre em contato com a minha equipe e solicite uma análise do seu caso gratuitamente! Deixe seu comentário. Compartilhe.

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

4 thoughts to “Saiba como adquirir o seu carro sem impostos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.