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Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

9 melhores maneiras para lidar com engarrafamentos

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 Quem já não passou por momentos de estresse por conta de um engarrafamento no trânsito?

Nas grandes cidades, seja de carro, van ou ônibus, não há como escapar daquelas horas em que o trânsito estaciona e parece que nunca mais vai normalizar.

Como você lida com essa situação? Qual estratégia você usa para passar o tempo?

Na maioria das vezes, é praticamente impossível manter a calma em um trânsito trancado e barulhento, ainda mais quando se tem aquele compromisso inadiável.

Quando começa a se formar fila de veículos no trânsito, sentimos aquele desânimo e a vontade imensa de chegar logo ao destino, mas, muitas vezes, essa espera pode levar bastante tempo, até muitas horas.

Essa longa espera, aliada ao barulho do trânsito e às altas temperaturas nos dias de calor, por exemplo, são ingredientes muito propícios a levar o motorista a um alto grau de estresse.

O estresse pode causar batimentos cardíacos acelerados, fortes dores de cabeça, gastrite nervosa, pressão arterial alterada, diminuição nos níveis da libido, além de outros problemas que poderão surgir.

O que fazer para tornar a espera mais agradável?

Driblando o incômodo dos engarrfamentos

Por isso, você deve estar precavido e dispor de alternativas que ajudem a passar esse tempo da maneira mais agradável possível.

  • Em primeiro lugar, tente evitar a hora do rush. Para isso, antes ou depois do seu expediente, faça alguma atividade de lazer ou frequente uma academia perto do seu serviço. Isso permitirá que você transite em horários alternativos e, consequentemente, menos estressantes.
  • Pratique algum exercício físico. Está comprovado que uma pessoa que pratica exercícios físicos regularmente tem mais facilidade de lidar com situações de estresse. Isso acontece devido à eliminação de toxinas e impurezas do organismo durante a prática de exercícios. Consequentemente, a pessoa tende a retardar as respostas agressivas sobre algo irritante sendo, assim, menos instintivo.
  • Respire corretamente. Procure respirar de maneira mais lenta, enchendo e esvaziando bem os pulmões. Essa técnica vai deixar você mais relaxado, com mais domínio sobre o seu emocional.
  • Coloque uma música tranquila e em volume baixo para escutar enquanto você espera. Se estiver em ônibus, use os fones de ouvido. Geralmente, a slow music tem a capacidade de acalmar e, no momento de estresse, esse recurso é uma ótima opção, a não ser em casos de dores de cabeça ou mal-estar, quando o silêncio passa a ser a melhor escolha.
  • Se você utiliza ônibus e enfrenta aquelas viagens quentes e lotadas, dê preferência às roupas leves. Mas, se tiver ar condicionado forte no ônibus e você sentir frio, leve, sempre, um casaco na bolsa. Faça de tudo para a sua viagem ser o mais confortável possível.
  • Caso você seja hipertenso e ande de ônibus, evite se segurar por muito tempo na barra que fica no alto. Procure se segurar na alça dos bancos, pois, assim, irá facilitar a circulação do sangue.
  • Se você é o condutor, evite buzinar a toda hora. Além de não resolver a situação, só vai deixar o trânsito ainda mais barulhento e as pessoas mais irritadas.
  • Aproveite esse tempo para colocar a leitura em dia, carregue o seu livro predileto. Além de tornar esse tempo mais prazeroso, você ainda adquire mais conhecimento.
  • Alongue-se. Muitas vezes, ficamos estressados devido à má posição em que ficamos dentro do carro. À medida que o tempo passa, enquanto estamos sentados no carro na mesma posição, os nossos músculos vão atrofiando por causa da falta de oxigênio no bombeamento do sangue. As consequências podem ser dores musculares, estresse e sensação de mal-estar. Por isso, se você estiver enfrentando uma viagem longa, é interessante fazer paradas estratégicas para se movimentar. Isso irá deixar você revigorado e mais disposto para seguir o trajeto.

Portanto, faça de tudo para tornar aquela viagem esperada, o trajeto diário para o trabalho, ou ainda um simples passeio, em momentos agradáveis para você e sua família. Não deixe que o tumulto no trânsito estrague os seus planos e nem o seu humor.

Gostou das dicas? O que você costuma fazer para passar o tempo enquanto espera no carro? Deixe seu comentário. Compartilhe com quem você gosta!

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2 thoughts to “9 melhores maneiras para lidar com engarrafamentos”

    1. O Waze impede que nós entremos em um congestionamento. Quando você já está parado no engarrafamento deve usar estas 9 formas para lidar da melhor forma com essa situação ?

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