É possível ter um seguro auto mais barato, sem precisar contar com coberturas essenciais. Aprenda a pesquisar e siga as dicas para ajudar o seu bolso.
Contratar as coberturas que deseja para seu veículo, muitas vezes envolve fazer contas para que o valor caiba no orçamento. Portanto, saber como encontrar o seguro auto mais barato pode ajudar bastante.
A questão não é apenas economizar dinheiro, afinal, não adianta ter um seguro que não atenda. É preciso que ele disponibilize as proteções que se espera e tenha um bom custo-benefício.
Existem algumas formas de se conseguir o que está procurando, economizando na proteção e contando com boas coberturas. Veja algumas dicas para contratar o que deseja!
- Faça simulações com diferentes opções
Uma maneira de encontrar um seguro com um valor mais acessível é fazer simulações. Como é possível solicitar diferentes cotações sem pagar por elas, não existe comparação.
Pesquisa incluindo coberturas diferentes e veja qual valor será mais interessante considerando as coberturas inclusas. Faça a pesquisa em diferentes seguradoras, mesmo selecionando coberturas iguais, pode haver diferença de preços entre as empresas.
Tenha um bom número de informações em mãos para que possa comprar e encontrar a mais interessante para você.
- Não se empolgue nas coberturas
Ao ver tantas opções de coberturas é capaz de querer contratar todas elas. Afinal, a ideia é deixar o carro bem protegido. Mas, nem tudo o que é ofertado realmente terá alguma vantagem, pode ser que algum item apenas sirva para deixar o seguro mais caro.
Uma dica para ter o seguro auto mais barato é avaliar o que precisa e se atentar a isso. Se o seu carro não tem acessórios, não há necessidade de contar com essas coberturas.
Por outro lado, coberturas básicas como roubo, furto e colisão são sempre bem-vindas, pois, são as situações que mais preocupam e podem gerar maiores prejuízos se não tiver um seguro.
- Tenha equipamentos antirroubo para conseguir um seguro auto mais barato
O valor do seguro leva em consideração os riscos, ou seja, as chances de ocorrer um sinistro. Os equipamentos antirroubo como alarmes, bloqueadores e rastreadores cumprem com esse papel.
Eles podem evitar que o veículo seja levado pelos bandidos ou facilitar a sua recuperação. Como as chances de roubo diminuem, as seguradoras sabem que terão uma menor preocupação em pagar a indenização e acaba barateando o valor do seguro.
- Escolha um carro com baixo índice de roubo
Veículos menos roubados têm um seguro mais barato, já aqueles com altos índices de roubo possuem o seguro mais caro. Se está pesquisando um veículo para comprar é preciso levar essa informação em consideração se quiser um seguro auto mais barato.
Separe alguns modelos como opção e pesquise o roubo, se ele for muito visado pelos bandidos é melhor deixar a opção de lado, caso contrário pagará caro pelo seguro.
- Considere o valor do prêmio e da franquia
Um erro bastante comum ao contratar um seguro auto é não se preocupar com o valor da franquia. Se ocorrer um sinistro com perda parcial o segurado precisará arcar com mais esse valor.
Avalie o valor do prêmio, aquele que é popularmente chamado de valor do seguro. Ele precisa ser atrativo e somado a franquia deve manter o preço acessível. Se a franquia for muito elevada é bom considerar outras opções, afinal, esse valor costuma ser pago à vista e pode ser mais alto que o prêmio.
- Seja um bom motorista
O seu histórico ao volante influencia o quanto você paga no seguro. Pessoas que dirigem bem, estão menos propensas a se envolver em acidentes e as seguradoras de certa forma “premia” bons motoristas.
É claro que não tem como alguém ficar te avaliando o tempo todo, por isso, verificam o histórico ao volante. Pessoas que não possuem multas ou pontuação na habilitação, indicam que respeitam as leis de trânsito, o que significa que dirigem com prudência. As que já tinham um seguro antes e não sofreram sinistro também se posicionam da mesma maneira.
Portanto, quanto menos problemas tiver ao volante, maiores as chances de ter um seguro auto mais barato.
- Cuide do uso do veículo
Os locais que você anda com o carro, deixa estacionado e até horário de circulação podem alterar o valor do seguro. A dica para ter um seguro auto mais barato é evitar circular em locais de alto risco e em horário com maiores índices de roubo.
Se tem o costume de sair de madrugada ou andar o dia inteiro no carro, está mais exposto. O mesmo vale para quem deixa o carro estacionado na rua. O melhor é maneirar no uso do veículo e deixar ele na garagem para que fique menos exposto.
Seguindo essas dicas é possível ter um seguro auto mais barato. Mas, lembre-se que economizar não é tudo, deve contratar as coberturas que precisa.
Por: Jeniffer Elaina, especialista em seguros no SeguroAuto.org.