Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

7 dicas para contratar um seguro de carro mais barato

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

É possível ter um seguro auto mais barato, sem precisar contar com coberturas essenciais. Aprenda a pesquisar e siga as dicas para ajudar o seu bolso.

Contratar as coberturas que deseja para seu veículo, muitas vezes envolve fazer contas para que o valor caiba no orçamento. Portanto, saber como encontrar o seguro auto mais barato pode ajudar bastante.

A questão não é apenas economizar dinheiro, afinal, não adianta ter um seguro que não atenda. É preciso que ele disponibilize as proteções que se espera e tenha um bom custo-benefício.

Existem algumas formas de se conseguir o que está procurando, economizando na proteção e contando com boas coberturas. Veja algumas dicas para contratar o que deseja!

 

  1. Faça simulações com diferentes opções

Uma maneira de encontrar um seguro com um valor mais acessível é fazer simulações. Como é possível solicitar diferentes cotações sem pagar por elas, não existe comparação.

Pesquisa incluindo coberturas diferentes e veja qual valor será mais interessante considerando as coberturas inclusas. Faça a pesquisa em diferentes seguradoras, mesmo selecionando coberturas iguais, pode haver diferença de preços entre as empresas.

Tenha um bom número de informações em mãos para que possa comprar e encontrar a mais interessante para você.

  1. Não se empolgue nas coberturas

Ao ver tantas opções de coberturas é capaz de querer contratar todas elas. Afinal, a ideia é deixar o carro bem protegido. Mas, nem tudo o que é ofertado realmente terá alguma vantagem, pode ser que algum item apenas sirva para deixar o seguro mais caro.

Uma dica para ter o seguro auto mais barato é avaliar o que precisa e se atentar a isso. Se o seu carro não tem acessórios, não há necessidade de contar com essas coberturas.

Por outro lado, coberturas básicas como roubo, furto e colisão são sempre bem-vindas, pois, são as situações que mais preocupam e podem gerar maiores prejuízos se não tiver um seguro.

  1. Tenha equipamentos antirroubo para conseguir um seguro auto mais barato

O valor do seguro leva em consideração os riscos, ou seja, as chances de ocorrer um sinistro. Os equipamentos antirroubo como alarmes, bloqueadores e rastreadores cumprem com esse papel.

Eles podem evitar que o veículo seja levado pelos bandidos ou facilitar a sua recuperação. Como as chances de roubo diminuem, as seguradoras sabem que terão uma menor preocupação em pagar a indenização e acaba barateando o valor do seguro.

  1. Escolha um carro com baixo índice de roubo

Veículos menos roubados têm um seguro mais barato, já aqueles com altos índices de roubo possuem o seguro mais caro. Se está pesquisando um veículo para comprar é preciso levar essa informação em consideração se quiser um seguro auto mais barato.

Separe alguns modelos como opção e pesquise o roubo, se ele for muito visado pelos bandidos é melhor deixar a opção de lado, caso contrário pagará caro pelo seguro.

  1. Considere o valor do prêmio e da franquia

Um erro bastante comum ao contratar um seguro auto é não se preocupar com o valor da franquia. Se ocorrer um sinistro com perda parcial o segurado precisará arcar com mais esse valor.

Avalie o valor do prêmio, aquele que é popularmente chamado de valor do seguro. Ele precisa ser atrativo e somado a franquia deve manter o preço acessível. Se a franquia for muito elevada é bom considerar outras opções, afinal, esse valor costuma ser pago à vista e pode ser mais alto que o prêmio.

  1. Seja um bom motorista

O seu histórico ao volante influencia o quanto você paga no seguro. Pessoas que dirigem bem, estão menos propensas a se envolver em acidentes e as seguradoras de certa forma “premia” bons motoristas.

É claro que não tem como alguém ficar te avaliando o tempo todo, por isso, verificam o histórico ao volante. Pessoas que não possuem multas ou pontuação na habilitação, indicam que respeitam as leis de trânsito, o que significa que dirigem com prudência. As que já tinham um seguro antes e não sofreram sinistro também se posicionam da mesma maneira.

Portanto, quanto menos problemas tiver ao volante, maiores as chances de ter um seguro auto mais barato.

  1. Cuide do uso do veículo

Os locais que você anda com o carro, deixa estacionado e até horário de circulação podem alterar o valor do seguro. A dica para ter um seguro auto mais barato é evitar circular em locais de alto risco e em horário com maiores índices de roubo.

Se tem o costume de sair de madrugada ou andar o dia inteiro no carro, está mais exposto. O mesmo vale para quem deixa o carro estacionado na rua. O melhor é maneirar no uso do veículo e deixar ele na garagem para que fique menos exposto.

Seguindo essas dicas é possível ter um seguro auto mais barato. Mas, lembre-se que economizar não é tudo, deve contratar as coberturas que precisa.

Por: Jeniffer Elaina, especialista em seguros no SeguroAuto.org.

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.