A venda de veículos é um processo desafiador por ser um material de alto valor. Além disso, questões de comunicação entre concessionárias e clientes podem impactar na efetivação da venda. Por isso, conhecer algumas estratégias de marketing é interessante, possibilitando ganhar a confiança do público e realizar boas vendas.
Afinal, as ações de marketing são muito eficientes para se diferenciar dos concorrentes, chamar atenção dos clientes e se manter relevante no mercado.
As estratégias de marketing são importantes e fazem parte do cuidado e relação com os clientes, além de promover o negócio.
Este é um processo fundamental para a gestão da concessionária, que exige atenção para ter ganhos positivos.
A relevância das ações de marketing para as concessionárias
Os consumidores têm o hábito de fazer pesquisas antes de adquirir um bem ou serviço. Na compra de veículos isso não seria diferente, afinal, se trata de uma compra ainda mais planejada. Isso mostra o quanto o digital tem um papel importante no processo de compra.
Isto posto, as concessionárias devem considerar o cenário digital para conseguir sucesso, aumentando a presença neste segmento do mercado.
Com isso, o marketing para concessionárias ajuda na visibilidade do negócio e melhora o relacionamento com os leads (potenciais clientes).
A longo prazo, a boa relação se transforma em vendas, além de mudar a maneira como os consumidores enxergam a empresa, considerando-a uma referência no mercado.
Dicas de marketing para aplicar na concessionária
As estratégias e ações de marketing têm um papel importante nos negócios. Sendo assim, conhecer algumas técnicas que podem ajudar a aproximar a concessionária do público-alvo é crucial para tornar a prospecção de clientes mais eficiente.
Algumas dicas que podem ajudar nesse sentido consistem em:
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Elabore um plano de marketing
Antes de colocar os processos e campanhas em prática, é importante se organizar e estabelecer critérios e objetivos para as ações. O planejamento de marketing é a solução para isso.
Na prática, o plano de marketing ajuda na criação das campanhas, permitindo destinar o capital para cada ação com eficiência.
O processo de elaboração do planejamento possui algumas etapas, sendo eles:
- Definição dos principais objetivos da campanha;
- Análise de mercado;
- Criação da persona (representação do cliente ideal);
- Organização dos dados da campanha;
- Mídia, orçamento e produção.
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Use o e-mail marketing com segmentação
Uma maneira de atingir os leads é através do e-mail. Seja e-mails específicos divulgando um modelo de carro que o cliente procura ou uma newsletter mensal com as novidades da concessionária, é fundamental desenvolver um bom material e ter frequência na ação.
Para conseguir enviar os e-mails para os potenciais clientes, é necessário fazer o uso de ferramentas de automação que ajudam na identificação dos leads de forma mais qualificada, acelerando o processo.
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Apresentação dos conteúdos de modo inteligente
Ter presença na internet é essencial para as empresas que desejam crescimento e sucesso.
Produzir conteúdos relevantes e distribuí-los nas principais plataformas que os clientes estão presentes é fator determinante para ser notado pelo público.
Ao desenvolver conteúdos úteis, que propõem soluções, tenha uma linguagem divertida e que aguce a curiosidade, esses fatores podem despertar o interesse dos consumidores, fazendo com que se aproximem do negócio e compartilhem o material nas redes.
Isso ajuda no posicionamento da concessionária como referência no segmento, além de contribuir para os resultados das vendas.
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Utilize o poder das redes sociais
Em muitos casos, o cliente não sabe o que realmente deseja até você mostrar a ele o que realmente precisa.
As redes sociais podem ajudar nesse processo de educação, graças a opção de criar conteúdos e anúncios segmentados para um público específico, considerando as principais dores do seu público e as soluções que seus veículos proporcionam.
As redes sociais ajudam na melhor divulgação dos veículos por meio de dados identificados na base de clientes e facilita a comunicação com os interessados.
Deste modo, as redes funcionam como um SAC 2.0, por isso interagir corretamente com as pessoas ajuda na credibilidade do negócio.
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Invista na automação de marketing
Ao apostar no marketing de conteúdo, as concessionárias constituem o chamado inbound marketing e, com ele, é possível investir em automação.
A automação de marketing consiste em manter o fluxo de nutrição dos leads, respeitando os estágios no funil de vendas, para envio de e-mails e conteúdos, bem como para traçar novas campanhas com base em dados. Além disso, é possível utilizar ferramentas operacionais que ajudam no processo.
Essas ferramentas ajudam na automatização e otimizam tempo da equipe, permitindo que os profissionais se dediquem a outras atividades.
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Tenha um site
Um site é muito importante para as ações de marketing, pois ajuda na confiabilidade e autoridade ao mostrar para os clientes o que a empresa realmente faz, se tem filiais e quais são os seus melhores produtos.
No entanto, ter um site não é o suficiente. Ou seja, é importante ter um diferencial para se destacar diante dos concorrentes.
O site da concessionária pode ter um showroom digital, levando a experiência da loja física para a web.
Com isso, os clientes podem visualizar os modelos sem sair de casa, conhecer os componentes do carro e assim o processo de decisão e marcar um test drive será mais simples e rápido.
Além destas, há outras dicas que podem ajudar no marketing, tornando o seu negócio diferenciado. Por isso, investir no marketing é uma maneira de se adaptar às novas tendências do mercado e de consumo dos clientes, possibilitando novas oportunidades para seu negócio.