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Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

6 dicas de Marketing para Concessionárias

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A venda de veículos é um processo desafiador por ser um material de alto valor. Além disso, questões de comunicação entre concessionárias e clientes podem impactar na efetivação da venda. Por isso, conhecer algumas estratégias de marketing é interessante, possibilitando ganhar a confiança do público e realizar boas vendas.

 

Afinal, as ações de marketing são muito eficientes para se diferenciar dos concorrentes, chamar atenção dos clientes e se manter relevante no mercado.

 

As estratégias de marketing são importantes e fazem parte do cuidado e relação com os clientes, além de promover o negócio. 

 

Este é um processo fundamental para a gestão da concessionária, que exige atenção para ter ganhos positivos.

A relevância das ações de marketing para as concessionárias

Os consumidores têm o hábito de fazer pesquisas antes de adquirir um bem ou serviço. Na compra de veículos isso não seria diferente, afinal, se trata de uma compra ainda mais planejada. Isso mostra o quanto o digital tem um papel importante no processo de compra.

 

Isto posto, as concessionárias devem considerar o cenário digital para conseguir sucesso, aumentando a presença neste segmento do mercado.

 

Com isso, o marketing para concessionárias ajuda na visibilidade do negócio e melhora o relacionamento com os leads (potenciais clientes). 

 

A longo prazo, a boa relação se transforma em vendas, além de mudar a maneira como os consumidores enxergam a empresa, considerando-a uma referência no mercado.

Dicas de marketing para aplicar na concessionária

As estratégias e ações de marketing têm um papel importante nos negócios. Sendo assim, conhecer algumas técnicas que podem ajudar a aproximar a concessionária do público-alvo é crucial para tornar a prospecção de clientes mais eficiente.

 

Algumas dicas que podem ajudar nesse sentido consistem em:

  1. Elabore um plano de marketing

Antes de colocar os processos e campanhas em prática, é importante se organizar e estabelecer critérios e objetivos para as ações. O planejamento de marketing é a solução para isso.

 

Na prática, o plano de marketing ajuda na criação das campanhas, permitindo destinar o capital para cada ação com eficiência.

 

O processo de elaboração do planejamento possui algumas etapas, sendo eles:

 

  • Definição dos principais objetivos da campanha;
  • Análise de mercado;
  • Criação da persona (representação do cliente ideal);
  • Organização dos dados da campanha;
  • Mídia, orçamento e produção.

 

  1. Use o e-mail marketing com segmentação

Uma maneira de atingir os leads é através do e-mail. Seja e-mails específicos divulgando um modelo de carro que o cliente procura ou uma newsletter mensal com as novidades da concessionária, é fundamental desenvolver um bom material e ter frequência na ação.

 

Para conseguir enviar os e-mails para os potenciais clientes, é necessário fazer o uso de ferramentas de automação que ajudam na identificação dos leads de forma mais qualificada, acelerando o processo.

  1. Apresentação dos conteúdos de modo inteligente

Ter presença na internet é essencial para as empresas que desejam crescimento e sucesso.

 

Produzir conteúdos relevantes e distribuí-los nas principais plataformas que os clientes estão presentes é fator determinante para ser notado pelo público.

 

Ao desenvolver conteúdos úteis, que propõem soluções, tenha uma linguagem divertida e que aguce a curiosidade, esses fatores podem despertar o interesse dos consumidores, fazendo com que se aproximem do negócio e compartilhem o material nas redes.

 

Isso ajuda no posicionamento da concessionária como referência no segmento, além de contribuir para os resultados das vendas.

  1. Utilize o poder das redes sociais

Em muitos casos, o cliente não sabe o que realmente deseja até você mostrar a ele o que realmente precisa. 

 

As redes sociais podem ajudar nesse processo de educação, graças a opção de criar conteúdos e anúncios segmentados para um público específico, considerando as principais dores do seu público e as soluções que seus veículos proporcionam.

 

As redes sociais ajudam na melhor divulgação dos veículos por meio de dados identificados na base de clientes e facilita a comunicação com os interessados. 

 

Deste modo, as redes funcionam como um SAC 2.0, por isso interagir corretamente com as pessoas ajuda na credibilidade do negócio.

  1. Invista na automação de marketing

Ao apostar no marketing de conteúdo, as concessionárias constituem o chamado inbound marketing e, com ele, é possível investir em automação.

 

A automação de marketing consiste em manter o fluxo de nutrição dos leads, respeitando os estágios no funil de vendas, para envio de e-mails e conteúdos, bem como para traçar novas campanhas com base em dados. Além disso, é possível utilizar ferramentas operacionais que ajudam no processo.

 

Essas ferramentas ajudam na automatização e otimizam tempo da equipe, permitindo que os profissionais se dediquem a outras atividades.

  1. Tenha um site

Um site é muito importante para as ações de marketing, pois ajuda na confiabilidade e autoridade ao mostrar para os clientes o que a empresa realmente faz, se tem filiais e quais são os seus melhores produtos.

 

No entanto, ter um site não é o suficiente. Ou seja, é importante ter um diferencial para se destacar diante dos concorrentes.

 

O site da concessionária pode ter um showroom digital, levando a experiência da loja física para a web. 

 

Com isso, os clientes podem visualizar os modelos sem sair de casa, conhecer os componentes do carro e assim o processo de decisão e marcar um test drive será mais simples e rápido.

 

Além destas, há outras dicas que podem ajudar no marketing, tornando o seu negócio diferenciado. Por isso, investir no marketing é uma maneira de se adaptar às novas tendências do mercado e de consumo dos clientes, possibilitando novas oportunidades para seu negócio.

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