Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

5 livros indispensáveis sobre educação no trânsito

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

A educação no trânsito é a melhor alternativa para reduzir os números alarmantes de acidentes no Brasil e alguns livros podem auxiliar neste processo.

Para quem não sabe, a cada dia 32 pessoas morrem vítimas de acidente de trânsito em nosso país, o que gera um número de mais de 11 mil mortes todos os anos.

A quantidade anual de acidentes também é altíssima: 632.764 casos registrados em 2021.

Com educação e leis mais severas é possível reduzir esses números, mas os condutores precisam se conscientizar de que a imprudência ao volante pode ser fatal.

 

Imprudência e campanhas de conscientização

 

Todo o mês de maio é realizada a ação “Maio Amarelo” que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre as regras de trânsito a fim de reduzir os acidentes.

Você sabia que a maioria dos casos são causados por imprudência? Outra parte significativa está ligada ao desconhecimento das regras de trânsito.

Sendo assim, a melhor forma de mudar esses dados é investir em educação a partir da infância.

Precisamos começar a ensinar nossas crianças sobre segurança no trânsito, para que no futuro elas possam se tornar adultos responsáveis e conhecedores das regras.

E não falamos em regras apenas para condutores, passageiros, pedestres e ciclistas também precisam ter conhecimento para serem mais prudentes e ficarem atentos a tudo o que está a sua volta.

As escolas podem auxiliar no processo, mas cabe à família mostrar, através de exemplos, o quanto é importante ter responsabilidade no trânsito.

Mas além de ensinar sobre os sinais de trânsito, outros aspectos devem ser ensinados temas como valores como respeito, senso de responsabilidade, compartilhamento de espaço e assim por diante. 

Ou seja, é essencial ensinar às crianças as ações e hábitos associados ao cuidado e proteção das pessoas que usam as vias  públicas.

 

Livros sobre educação de trânsito que você precisa conhecer

 

Adultos também devem procurar aumentar seus conhecimentos sobre a educação no trânsito, por isso vamos mostrar cinco livros sobre o tema.

 

1- Cidadão Educado, trânsito organizado

Esse livro tem um valor baixo, é ilustrado e tem linguagem simples que pode ser usada para todas as idades.

 

2- De Olho nos Sinais. Uma História Pela Educação no Trânsito

Voltado para crianças, esse livro vai trabalhar informações relevantes e valores para um trânsito mais seguro.

 

3- Trânsito Legal – Educação e Cidadania

Esta obra é indicada para adultos que querem saber mais sobre as normas de trânsito brasileiras.

 

4- Educação para o trânsito e prevenção de acidentes

Como o nome sugere, o livro vai falar sobre como evitar acidentes através do respeito e do cumprimento das leis de trânsito.

 

5- Código De Trânsito Brasileiro De Bolso

As leis trânsito não são fixas, elas são modificadas com bastante frequência. Para se manter informado sobre essas mudanças, este guia é essencial. A edição mais nova dele é de 2021.

 

Esses são alguns títulos interessantes que você vai encontrar facilmente em sites como Amazon, Estante Virtual, Saraiva, entre outras livrarias.

Vale a pena se manter atualizado sobre esse assunto que é tão importante para garantir um trânsito mais seguro para esta e também para as próximas gerações.

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.