Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

5 coisas que você deve evitar no exame de direção para primeira habilitação

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

O exame prático de direção para primeira habilitação é sempre um momento especial na vida do condutor. Normalmente, esse exame também é precedido de muito nervosismo e, muitas vezes, o novo motorista acaba esquecendo o que precisa fazer para realizar uma boa prova e obter a aprovação. Conseguir a tão sonhada permissão para dirigir muitas vezes não é um processo muito fácil. Você precisa estar tranquilo e preparado.

O motorista não precisa fazer desse exame prático um monstro de sete cabeças. Como é um processo delicado e que envolve muito trabalho e preparação por parte do condutor, trouxemos algumas informações que podem ajudar você a passar por esse teste com mais serenidade. Prestando atenção nas aulas práticas e dando seu melhor nas aulas e no teste, com certeza você será um bom motorista e conseguirá obter sua primeira habilitação.

Saiba o que a legislação dita sobre o exame prático de direção

O exame prático de direção é uma etapa importante para que o condutor possa finalmente receber a permissão para dirigir, provando que está apto a exercer esse direito.

Mas antes de realizar este exame, sempre o mais esperado, o motorista deverá frequentar aulas teóricas em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

Neste curso, os candidatos aprendem lições de trânsito, assim como, qual deverá ser sua conduta ao assumir o volante.

Após frequentar as aulas teóricas, o aprendizado do candidato é avaliado pela prova teórica do Detran, formada por 30 questões. Para ser aprovado, é preciso acertar 70% desta avaliação.

Depois de receber a aprovação nessa primeira parte da formação, o futuro motorista poderá passar para a parte prática do processo.

É na Resolução 493 do Contran, que alterou a Resolução 168 do Conselho, que estão dispostas pela legislação as normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores. Veja o que diz a Resolução 493:

“Art. 13. O candidato à obtenção da ACC, da CNH, adição ou mudança de categoria, somente poderá prestar exame de Prática de Direção Veicular depois de cumprida a seguinte carga horária de aulas práticas:

I – obtenção da ACC: mínimo de 20 (vinte) horas/aula, das quais 4 (quatro) no período noturno;

II – obtenção da CNH na categoria “A”: mínimo de 20 (vinte) horas/aula, das quais 4 (quatro) no período noturno;

III – adição da CNH na categoria “A”: mínimo de 15 (quinze) horas/aula, das quais 3h/aula (três) no período noturno;

IV – Obtenção da CNH na categoria “B”: mínimo de 25 (vinte e cinco) horas/aula, por categoria pretendida, das quais 5h/aula (cinco) no período noturno”.

O condutor deve saber que a prova prática de direção é dividida em duas etapas.

Na primeira etapa, é realizada a prova da baliza e os avaliadores permitem que o candidato tenha até três tentativas para estacionar o veículo na área delimitada pelas balizas.

A segunda etapa é quando acontece o percurso com a indicação do instrutor que esta acompanhando a avaliação.

5 coisas que você nunca deve fazer no exame de direção para primeira habilitação

Existem coisas que o novo condutor não deve fazer no seu primeiro exame para habilitação. São detalhes que os candidatos a condutores devem prestar atenção para que não tenham problemas na hora de realizar seu exame e façam a prova com a segurança pessoal necessária. Saiba o que você não deve fazer e evite problemas na hora de realizar seu teste.

 

  • Ficar nervoso

O nervosismo é o pior inimigo na hora da prova. Não deixe que ele tome conta de você. O condutor deve estar calmo e em condições mentais de realizar o exame. Pode parecer difícil, já que é um teste muito importante, mas existem técnicas para quem precisa se acalmar. Procure saber qual funciona para você e vá para seu teste com a tranquilidade de quem sabe que irá ser aprovado.

  • Estar sem a documentação apropriada

Este é um dos maiores erros que você poderá cometer no seu exame prático para a primeira habilitação. Não será possível realizar o teste prático de direção se você não estiver com os documentos solicitados pelo Detran. Não esqueça que, na hora da prova, você deverá apresentar o seu RG e CPF. Você também deverá levar o comprovante de marcação do exame e a Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV). Não deixe seus documentos em casa! Mostre ao avaliador que você está preparado para ser um motorista responsável!

  • Atrasar-se

Não chegue atrasado para seu exame! Lembre-se de que você não será o único condutor a realizar a prova naquela data. Qualquer atraso pode complicar a vida de todo mundo que, assim como você, está tentando obter a primeira licença. Além de ser um inconveniente para si mesmo e para os outros, atrasar-se irá fazer com que você fique ainda mais nervoso para seu teste.

  • Esquecer de realizar a checagem do espelho e não colocar o cinto de segurança

Outro erro que pode custar sua carteira de habilitação é não checar os espelhos ao entrar  no veículo e  esquecer de colocar o cinto de segurança. Muitos condutores iniciantes esquecem esses detalhes, e isto é levado em conta pelo avaliador. Para a sua segurança, e aprovação, não se esqueça de checar os espelhos e usar o cinto de segurança. São condutas essenciais para qualquer bom motorista. Não perca sua permissão para dirigir por esquecimentos bobos!

  • Ignorar a sinalização

Nunca ignore a sinalização. Se isso é fundamental na sua vida como condutor, é ainda mais necessário na hora de realizar o exame para a primeira habilitação.  Caso ignore alguma placa, ou até mesmo não dê o sinal de forma correta, você poderá perder pontos e ser reprovado.

Fique tranquilo, prepare-se bem para o exame e faça seu melhor. Você tem tudo para triunfar. Para mais informações, acesse https://doutormultas.com.br/.

Caso você tenha sido multado, entre em contato pelo e-mail doutormultas@doutormultas.com.br . Se preferir ligue para 0800 6021 543.

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

One thought to “5 coisas que você deve evitar no exame de direção para primeira habilitação”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.