Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

10 situações que irritam no trânsito. Qual é a pior para você?

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

O trânsito nem sempre é um lugar tranquilo e agradável para os motoristas e pedestres. Infelizmente, várias são as atitudes tomadas pelas pessoas que acabam irritando quem é obrigado a se deparar com elas. Com isso, é normal que o índice de tensão no trânsito seja elevado, levando muita gente a vivenciar momentos de estresse ao trafegar.

Pensando nisso, resolvemos separar 10 atitudes que, comumente, irritam no trânsito. Veja a lista a seguir e nos diga se você sabe como lidar com elas.

  1. Ocupar 2 vagas de estacionamento

Vamos começar por um caso em que o veículo está parado. Em qualquer estacionamento, é normal enfrentar dificuldades em encontrar uma vaga para deixar o veículo. Um dos motivos é o crescente número de carros e motos que rodam no Brasil. Porém, uma atitude que potencializa a dificuldade é estacionar mal o veículo, ocupando 2 vagas, pois representa um ato egoísta do condutor, que acaba bloqueando um espaço que poderia ser ocupado por outro automóvel.

  1. Desrespeitar garagens

Já que estamos falando sobre estacionar veículos de maneira inadequada, o que dizer sobre quem estaciona em frente a garagens? Essa situação causa um tremendo mal-estar a quem quer sair de sua garagem e é impedido por alguém que ignorou a existência dela. Isso pode fazer com que a pessoa seja prejudicada e, por exemplo, acabe se atrasando, visto que nem sempre é possível encontrar o condutor e solicitar a remoção do veículo, sendo necessário acionar o trabalho dos agentes de trânsito.

  1. Não parar ou não reduzir a velocidade em zonas de travessia de pedestres
Parar o veículo na faixa de pedestres, além de falta de educação, pode gerar multa

Essa atitude, além de desrespeitosa, é muito perigosa. Sabemos que é preciso prestar atenção ao redor, pois ninguém está sozinho no trânsito. E é vital redobrar a atenção, pois um atropelamento pode terminar em uma tragédia. Dessa forma, ampliar a atenção e respeitar locais com grande fluxo de pessoas caminhando pode ser crucial. Aos condutores que não respeitam os pedestres: saibam que isso irrita tanto quanto nas vezes em que um pedestre desrespeita a sinalização.

  1. Atravessar a faixa de pedestres lentamente

Por falar em faixa de pedestres, não podemos deixar de mencionar casos em que, deliberadamente, pedestres decidem atravessar a faixa de maneira lenta. Sabemos que esse é o local correto a ser utilizado e aproveitamos para reforçar a importância de utilizar a faixa. Porém, quando os veículos param para que possamos atravessar, podemos retribuir a atitude atravessando sem pausas e com agilidade. Assim, nem pedestres, nem condutores perdem tempo parados.

  1. Oscilar a velocidade

Outra atitude que irrita quem está no trânsito é a variação constante de velocidade. Alguns condutores, sem motivo aparente, aumentam e diminuem a velocidade do veículo. Acelerar de maneira excessiva ou frear bruscamente são atos perigosos, e podem causar colisões, pois os demais condutores podem não ter tempo de perceber a mudança de velocidade do seu veículo.

  1. Conduzir sem manter distância segura

Igualmente, conduzir sem preservar a distância mínima de segurança em relação aos outros veículos, é um comportamento perigoso e, também, irritante. Muitas vezes, o motorista “cola” na traseira do automóvel que vai a frente e isso faz com que o condutor possa se sentir pressionado a aumentar a velocidade. Lembre-se: pressa no trânsito, muitas vezes, não nos leva a lugar algum e, além disso, nem todos os condutores compartilham de nossos momentos de atraso.

  1. Cortar a frente de veículos que circulam em distância segura

Se não conservar distância adequada já incomoda, desrespeitar quem obedece a essa regra é ainda pior. Em muitos casos, o motorista se depara com outro veículo entrando na frente do seu, interrompendo a distância de segurança que vinha sendo mantida. Ao fazer isso, o condutor está sendo desagradável e, também, imprudente.

  1. Praticar manobras sem sinalizar

Essa é outra conduta perigosa no trânsito. Fazer mudança de faixa ou executar qualquer outra manobra sem a devida sinalização aumenta o risco de causar acidentes. Sendo assim, além de preocupante, esse ato é extremamente irritante, pois ameaça a segurança de todos ao redor.

  1. Utilizar somente a faixa da esquerda

É importante lembrar que, segundo as regras de trânsito, a faixa mais à esquerda da pista é destinada às ultrapassagens ou a veículos que estiverem circulando em maior velocidade. Desse modo, condutores que rodam apenas pela esquerda acabam impossibilitando ultrapassagens, obrigando outros motoristas a permanecer atrás ou a desrespeitar a norma e aumentar a velocidade nas faixas à direita.

  1. Buzinar excessivamente
Buzinar excessivamente é uma das atitudes que mais irritam

Essa é, sem dúvida, uma das ações mais irritantes no trânsito. A todo momento e, por qualquer razão, motoristas e motociclistas buzinam de forma intensa. Ao invés de usar esse item para auxiliar na comunicação com os demais, acabam utilizando para reclamar, fazer xingamentos e, até mesmo, pressionar outros condutores.

Com isso, chegamos ao fim de mais um top 10. Esperamos que as atitudes destacadas neste artigo sirvam de alerta para que não sejam cometidas quando você sair com o seu veículo. Mas, então, queremos saber se você sabe como lidar com situações como essas. Deixe seu relato e suas sugestões nos comentários!

 

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

28 thoughts to “10 situações que irritam no trânsito. Qual é a pior para você?”

  1. Eu reconheço que tenho ficado irritado até por coisas simples. Talvez pelo tempo de experiência diigindo em trânsitos malucos de cidades como BH, Brasília,Rio e São Paulo. Sem contar o vale-tudo de algumas cidades do Nordeste.
    Mas algumas coisas, bem possivelmente mais de 20, são inconcebíveis.
    Além das citadas nos comentários, eu ressaltaria que faltou, de maneira incompreensível, o abuso de agentes de trânsito e, em muitos casos, a omissão criminosa deles em diversas situações de complicação de trânsito.

    1. Realmente estes problemas também são bastante complicados. Na verdade poderíamos fazer até “500 situações que irritam no trânsito”, pois são muitas as coisas que nos tiram do sério. ?

  2. Boa tarde, parabens pra quem fez esta materia. A educacao no transito hoje realmente esta a desejar e muito, infelismente nao sabemos o que fazer. O bom seria como foi postado esta 10 irritantes situacoes no transito, criar um site informativo na tentativa de chegar a cada um que comete esta loucura na vida dele e dos outros. Devemos evitar ser imprudente no transito, a nossa educacao, responsabilidade tem que muito mais do que isto ai. E tao bom quando no transito tudo da certo, voce chega no fim seu trajeto feliz, pois nao aborreci ninguem na minha trajetoria, isto otimo, valeu…

    1. Isso mesmo, José!
      Se todos se respeitassem no trânsito, a experiência de dirigir seria muito mais prazerosa.
      Espero que um dia isso seja uma realidade ?

  3. Parou na minha vaga na garagem, prepara para só sair da vaga quando EU quiser! Fecho o carro mesmo… e se quiser sair antes tem que passar por cima… e fim de papo!

    1. Isso provavelmente deve funcionar no seu caso, mas a melhor coisa que deve ser feita é tentar conversar com o proprietário do carro, pois talvez ele não esteja agindo de má fé, ele pode estar apenas mal orientado 🙂

  4. Quando se tem uma conversão com apenas uma faixa, aí vem um fdp, bloqueia a outra faixa para furar a fila e levar vantagem, isto não só me irrita como dá vontade de comprar uma caminhonete velha e fingir que não estou vendo o sujeito e ralar o carro dos mal educados.

    1. O problema é que você da a seta e o cara nao deixa vc entrar por nada!
      Brinco que é melhor xingar a mãe do cara do que dar seta, acho q ele se ofende menos!

      Observem… é só dar seta que a pessoa acelera para não deixar você entrada!

      complicado….

  5. Você se esqueceu de duas situações profundamente irritantes:
    fechar cruzamentos para ganhar tempo sabendo que não vai dar;
    ultrapassar pela direita

    1. Estas situações são bastante irritantes também!
      Neste artigo citamos 10 casos, mas podíamos fazer até 100, pois a quantidade de situações irritantes é imensa.

  6. Todas as situações apr4sentadas sõ bastante incomodas para motoristas mais experientes. Entretanto, para mim, a que mais me intriga são os motoristas que insistem em andar em velocidade abaixo da permitda pela faixa da esquerda. Essa é uma regra básica para motoristas e quem a desconhece demonstra ter direção perigosa no trânsito.

    1. Realmente isso é bastante irritante, Sylvio!
      Uma regra básica de trânsito que muitas vezes não é respeitada. Se tem 2 faixas, por qual motivo andar devagar na pista da esquerda? Inexplicável.

    2. Isso aí Sylvio, acho que essa pra mim é a pior de todas. E não adianta dar seta, piscar farol que o individuo não sai, não olha no retrovisor pra dar “licença”. Eu que ando bastante na Antonio Carlos, sofro com isso. Conclusão: somos obrigados a ultrapassar pela direita pra acabar de fu**r com o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.