Encontro da Terceira Via é adiado

Neste domingo (24), a assessoria do pré-candidato à Presidência pelo PSDB, João Doria, divulgou uma nota informando que o encontro entre as lideranças da terceira via (MDB, PSDB e União Brasil) foi adiado a pedido da senadora Simone Tebet (MDB/MS) e do deputado Luciano Bivar (UB/PE). O encontro estava marcado para segunda-feira (25).

Até o momento, o grupo não decidiu quem representará o eixo político da terceira via nas eleições deste ano, que tem o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) como os pré-candidatos com os maiores índices de intenções de voto. Na sexta-feira (22), o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB/RS) recuou da corrida eleitoral paralela e, portanto, pôs fim ao impasse interno no PSDB. Uma nova data para o encontro ainda não foi definida.

O grupo ainda diverge sobre qual candidato seria mais competitivo frente à polarização Lula-Bolsonaro, que tem dominado o pleito assim como em 2018. Enquanto João Doria defende que o nome seja definido através de uma pesquisa de intenção de voto quantitativa, o MDB e o União Brasil são contra a proposta por avaliarem os altos índices de rejeição do tucano, apesar de apresentar uma pequena vantagem nas pesquisas eleitorais. A senadora Simone Tebet (MDB) já afirmou que não aceitaria ser vice de chapa, um aspecto relevante para a configuração da terceira via.

O grupo também diverge acerca do calendário do colegiado. Inicialmente o anúncio do candidato estava previsto para 18 de maio, porém, grupos do UB defendem a antecipação para o dia 6. Por outro lado, a equipe de Doria defende que a melhor decisão seria adiar, já que contam com a inserção do candidato na televisão para impulsionar seus resultados nas próximas pesquisas. O cenário atual, assim como as pesquisas de intenção de voto, ainda aponta a dificuldade de o grupo alavancar. Além disso, os impasses internos impactam a capacidade de consenso e a legitimidade da escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *