Pacheco planeja pauta com temas relevantes para favorecer candidatura

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), planeja pautar matérias de alta relevância no primeiro semestre para aumentar sua visibilidade, uma vez que é pré-candidato à Presidência da República. O foco principal é a Reforma Tributária, de acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo. Em caso de êxito, seria a demonstração de que Pacheco tem amplo poder de articulação para viabilizar a aprovação de um tema que há anos é discutido no Congresso, mas sem avanços.

Outros temas no radar do presidente do Senado são o projeto de regularização fundiária e uma proposta para tornar constitucional o direito à união civil de pessoas do mesmo sexo. A candidatura oficial de Pacheco ainda não foi lançada pelo PSD. Seu nome figura entre uma das alternativas da terceira via, junto com João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB).

O projeto de lei que trata da Reforma Tributária é o PL 2337/2021 e encontra-se parado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) por falta de vontade política do relator, Angelo Coronel (PSD). No entanto, como o relator é do mesmo partido que Rodrigo Pacheco, não deve haver maiores resistências para a apresentação de um parecer logo no começo do ano para permitir a votação e uma vitrine ao presidente do Senado.

O PL teria condições mais favoráveis e consenso do que uma ampla Reforma Tributária. O tamanho da visibilidade de Pacheco nos primeiros meses do ano em paralelo com os desempenhos que terá nas pesquisas de intenção de voto deve definir se a candidatura irá se concretizar. Atualmente, o senador pontua com apenas 1% das intenções de votos em algumas pesquisas.

One thought to “Pacheco planeja pauta com temas relevantes para favorecer candidatura”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *