O casamento já tem nova data

*Por Nicholas Borges

O PL confirmou recentemente a nova data para a filiação do presidente Jair Bolsonaro na sigla. O partido parece ter resolvido as pendências em relação às disputas eleitorais em São Paulo e a cerimônia deve ocorrer em 30 de novembro. Bolsonaro vem trabalhando para lançar o nome do ministro Tarcísio Freitas para o governo de São Paulo. No entanto, alguns nomes do partido no Nordeste ainda devem apresentar certas resistências às reconfigurações propostas por Bolsonaro e seus aliados no partido. A campanha pró-Tarcísio também deve gerar novas #tretas entre o Palácio do Planalto e João Doria, que trabalha pela eleição de Rodrigo Garcia para sua sucessão.

Enquanto isso, na Terceira Via

Após anunciar sua filiação ao Podemos, o ex-ministro Sérgio Moro tem cumprido uma série de agendas e vestindo a camisa de possível candidato à Presidência. A boa notícia é que seu nome tem despontado nas pesquisas de intenção de voto e Moro já aparece com 8% de possíveis votos, empatado tecnicamente com Ciro Gomes. A renúncia da pré-candidatura de Mandetta reforça que o nome de Moro é uma das principais apostas para driblar a disputa ferrenha entre Bolsonaro e Lula.

E falando em treta…

Os problemas nas primárias do PSDB eram as munições que as campanhas de Doria e Eduardo Leite precisavam para tornar a disputa ainda mais intensa. Ambos os candidatos já apresentavam falta de credibilidade em relação ao processo de votação via aplicativo. Apesar de ser uma questão meramente técnica, os conflitos reforçam que um dos grandes desafios do possível vitorioso será “botar ordem na casa.” Além disso, não é possível descartar a possibilidade de judicialização das prévias. O racha interno é bastante explícito e, caso a Comitiva Nacional do PSDB encontre dificuldades para oferecer respostas concretas no curto-prazo, a tendência é de que o atraso na escolha do pré-candidato do partido implique maiores dificuldades para impulsionar seu nome na disputa presidencial. E parece que, até o momento, nem Leite nem Doria, que são os principais concorrentes, parecem abrir mão para apoiar uma outra candidatura alternativa do centro.

Tá quase chegando

A Câmara dos Deputados aprovou a MP do Auxílio Brasil, uma ótima notícia para o governo. Dentre as principais mudanças está a tendência de que, de fato, o sucessor do Bolsa Família, seja uma política permanente. O governo ainda corre contra o tempo para aprovar, o quanto antes, a principal fonte de financiamento do benefício, a PEC dos Precatórios. No Senado, ainda não há um acordo formal sobre a PEC, mas a estimativa é de que as discussões sejam intensificadas na próxima semana. Nos bastidores, a PEC dos precatórios ainda não tem apoio suficiente para ser aprovada, principalmente porque ainda encontra resistência entre caciques partidários.

Para quem esperava um fim de ano tranquilo em Brasília, com a corrida contra o tempo e a proximidade das eleições sempre há um desafio para o saudoso #sextou.

 

*Às sextas-feiras, o Núcleo de Inteligência e Análise Política (NIAP) da BMJ Consultores Associados publica no blog um panorama com os principais fatos políticos da semana. Nesta semana, a autoria é do consultor Nicholas Borges.

8 thoughts to “O casamento já tem nova data”

  1. A person necessarily assist to make severely posts I would state.

    That is the first time I frequented your website page
    and thus far? I surprised with the research you
    made to create this actual put up extraordinary.
    Great task!

  2. I have to thank you for the efforts you’ve put in writing this blog.
    I’m hoping to check out the same high-grade content by you later on as well.
    In fact, your creative writing abilities has
    inspired me to get my own site now 😉

  3. Hi excellent blog! Does running a blog like this require
    a lot of work? I’ve no knowledge of computer programming but I was
    hoping to start my own blog soon. Anyways,
    should you have any ideas or techniques for new blog owners please share.
    I understand this is off subject nevertheless I simply had to ask.
    Many thanks!

  4. You really make it appear so easy together with your presentation however
    I in finding this matter to be really something which I feel
    I’d never understand. It kind of feels too complex and extremely large
    for me. I’m taking a look ahead on your next post, I will attempt to get the hold
    of it!

  5. I seriously love your site.. Pleasant colors & theme.
    Did you make this amazing site yourself? Please reply back as I’m looking to create my own personal website and
    would like to find out where you got this from or exactly
    what the theme is named. Appreciate it!

  6. You’re so cool! I don’t believe I’ve truly read through a single thing like
    this before. So nice to discover someone with some unique thoughts on this subject matter.

    Really.. thank you for starting this up. This site is one thing that
    is needed on the web, someone with some originality!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *