Que comece o Jogo dos Tronos

Se a política brasileira fosse uma série, Game of Thrones seria uma das melhores representações. É necessário buscar alianças para manter o poder e sobreviver. Nos últimos dias, vimos uma aliança entre a Casa Lannisters e Baratheon para tentar dominar Westeros. O DEM e o PSL finalmente confirmaram sua fusão e o novo partido, União Brasil, deve ser uma das maiores bancadas no Congresso. O intuito central é formar uma bancada robusta que tenha hegemonia entre os partidos do centrão e prevalência no comando da Câmara e do Senado, mas a nova legenda ainda avalia as possibilidades de lançar seu próprio candidato ao trono de ferro. Em meio a tanta disputa pelo poder, fica difícil prever se a nova casa terá força suficiente para lançar uma candidatura competitiva para o Palácio do Planalto. Se em Game of Thrones, you will win or die, é necessário acompanhar qual será a estratégia da nova casa para sobrepor a polarização Lula-Bolsonaro: aliança ou projeto próprio?

Paulo Guedes Qyburn? 

Westeros parece ter entrado em chamas após a divulgação da investigação Pandora Papers apontar que o ministro Paulo Guedes tem empresa offshore em paraíso fiscal. A situação política de Guedes já não tem sido das melhores em Brasília. Os aliados do Trono de Ferro parecem apostar todas as fichas para pedir a cabeça do ministro. Há dúvidas se Guedes ainda é de fato a Mão do Rei em Game of Thrones. Tudo indica que o Planalto tem, por muitas vezes, recorrido aos Mestres dos Sussurros para se aconselhar quais devem ser as medidas implementadas frente a esse cenário de disputa pelo trono. O Pequeno Conselho (a ala política do governo), que já não é tão pequeno assim, não esconde sua pretensão de dominar as regras do Orçamento em Brasília e flexibilizar o Teto de Gastos para implementar o Auxílio Brasil como bandeira para as próximas eleições. O presidente Bolsonaro poderia estar entre um cerco de um jogo em que uma de suas únicas fichas seria o tudo ou nada.

A Casa dos Dragões

O PT governou o Brasil por muito tempo e já se organiza para tentar retomar o trono de ferro. A principal estratégia do ex-presidente Lula – que, apesar de ainda não ter confirmado sua candidatura ao trono, tem se movimentado entre diversas casas para construir alianças em Westeros. O ex-presidente já organiza uma espécie de gabinete para definir sua agenda até meados do ano que vem. De início, a ideia é formar alianças com aliados históricos do PT, mas o jogo dos tronos requer alianças um tanto quanto improváveis, e o petista não descarta acenar a segmentos do centrão para potencializar sua candidatura. O PSD já descartou a possibilidade de apoiar Lula no primeiro turno e a sigla propõe ter seu próprio candidato na disputa. Entre barganhas e alianças, o PT poderia renunciar a candidaturas em recintos importantes como Rio de Janeiro, Acre, São Paulo, Pernambuco e Espírito Santo. O cenário atual indica o apoio ao PSB nesses estados. Assimilamos o partido com a Casa Stark? Acho que seria propício. É preciso observar se a Casa Targaryen conseguirá unificar os sete reinos de Westeros – cenário pouco provável. Para evitar um final similar ao de Daenerys, Lula tem optado por uma participação muito mais fora dos holofotes políticos e evitando falas polêmicas. Conhecendo o passado Targaryen, será possível manter esse discurso moderado por muito tempo?

O destino do Rei dos Ândalos e dos primeiros homens

O PTB realizou uma mega reestruturação para atrair o presidente Bolsonaro para o partido. O presidente da legenda, Roberto Jefferson, que é aliado de Bolsonaro, autorizou inclusive a expulsão de sua filha, Cristiane Brasil, e de nomes ligados ao segmento bolsonarista do PTB. Eles resistiam às mudanças para encontrar espaço para Bolsonaro. Quando Cersei Lannister falava que “poder é poder”, ela não estava de brincadeira e seguramente fez um trabalho de campo em Brasília. O presidente Bolsonaro tem algumas opções de partido, mas a ala política estima que uma das melhores oportunidades seria migrar para um partido bem estabelecido, com grandes aportes do Fundo Eleitoral e Partidário e que tenha grande influência em Dorne (Nordeste). O PP de Arthur Lira e Ciro Nogueira parece ser uma das melhores opções, mas Bolsonaro não descarta conversas com o Patriota, PTB e PRTB. Bolsonaro tem a máquina pública em suas mãos e nas negociações com esses partidos. Eu só consigo me lembrar do diálogo entre Cersei e o Petyr “mindinho” para demonstrar que quem dita as regras sobre o jogo é quem está no poder.

E a economia de Westeros? 

Em Game of Thrones pouco se ouvia falar sobre o Banco de Ferro de Braavos, mas a pauta econômica ainda é um fator importante para a disputa do trono. As expectativas sobre a inflação continuam altas e o valor esperado para o final do ano passou de 8,45% para 8,51%. O reajuste acontece após o Copom admitir que, provavelmente, não será possível cumprir com a meta inflacionário deste ano.

*Às sextas-feiras, o Núcleo de Inteligência e Análise Política (NIAP) da BMJ Consultores Associados publica no blog um panorama com os principais fatos políticos da semana. Nesta semana, a autoria é do consultor Nicholas Borges

7 thoughts to “Que comece o Jogo dos Tronos”

  1. Hey There. I found your weblog the usage of msn. This is a very smartly written article.

    I will be sure to bookmark it and return to learn more
    of your helpful info. Thanks for the post. I will certainly comeback.

  2. I blog frequently and I really thank you for your information.
    This great article has really peaked my interest.
    I’m going to book mark your website and keep checking
    for new information about once per week. I opted in for your
    RSS feed as well.

  3. Hmm it looks like your blog ate my first comment (it was extremely long) so
    I guess I’ll just sum it up what I submitted and say, I’m thoroughly enjoying your blog.
    I too am an aspiring blog blogger but I’m still new to the whole thing.
    Do you have any helpful hints for first-time blog writers? I’d certainly appreciate it.

  4. Hey very cool blog!! Guy .. Beautiful .. Superb .. I will
    bookmark your site and take the feeds additionally?
    I am happy to seek out a lot of useful information right here in the submit, we want work out extra strategies on this regard, thank you for sharing.

    . . . . .

  5. What’s Going down i’m new to this, I stumbled upon this I’ve discovered It absolutely helpful and
    it has aided me out loads. I am hoping to contribute
    & aid different customers like its aided me. Good job.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *