Mandetta parte para o enfrentamento

Um interlocutor próximo à Presidência da República relatou que a entrevista de ontem (12) do Ministro Mandetta ao programa Fantástico, da Rede Globo, foi interpretada como “declaração de guerra”.

O mesmo interlocutor disse que os bombeiros da semana passada não estão dispostos a apagar o fogo agora e que o melhor seria Mandetta pedir para sair: “Como enfrentar o maior desafio sanitário da história recente do Brasil se não tem qualquer segurança que estará na posição amanhã?”.

Ciência x Política

Parece que essa insatisfação com a abordagem mais técnica do combate a pandemia da COVID-19 chegou também no governo americano.

Donald Trump chegou a afirmar hoje (13) que estaria na hora demitir uma das maiores autoridades mundiais em epidemiologia, Dr. Anthony S. Fauci. 

Enquanto isso, como mencionamos no artigo no Estado de Minas na semana passada, o governador de Nova York, Andrew M. Cuomo, continua surfando na onda de popularidade por ter abraçado o enfrentamento técnico da pandemia, o que lhe trouxe a capa da edição mais recente da revista Time, resultado dos 87% de apoio do público novaiorquino  às suas ações de combate à pandemia .

O embate da abordagem política (construção de narrativas, sem grande preocupação com evidências científicas) versus técnica (embasada totalmente em dados científicos) deve continuar no Brasil e nos Estados Unidos.

Como o tempo da ciência pode ser muito mais longo que o da política – uma vacina ainda com avanços rápidos, na melhor das hipóteses, chega ao mercado em 1 ano e meio – não é completamente descabido para um político apostar em construção de narrativas.

3 thoughts to “Mandetta parte para o enfrentamento”

  1. Como se não bastasse a pandemia, o comércio em declínio,o isolamento social que de fato ninguém sabe nada,a curva do pico que muda todo dia e mais um milhão de informações maldosas,degenerativas e degradantes aparecem Repórteres e emissoras de TV para por uns contra os outros e o pior…..A troco de quê???.Não sou religioso mas tem uma passagem na bíblia que diz exatamente isto.Aquele que não ajunta,espalha. A saber Mateus 12:30.

  2. Qual a abordagem científica do isolamento total? Não existe. Parte-se de um pressuposto sem base em estudos.
    Matéria mal escrita e dilema inexistente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *