Corona Vírus Impactará as atividades do Congresso

Conforme adiantamos ontem, o acesso ao Congresso Nacional estará com acesso mais restrito nos próximos dias. O clima foi de apreensão  nesta última quarta-feira (11), pois Cerca de 20 mil pessoas circulam por lá  todos os dias.

No final da tarde, era notório o crescimento da preocupação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Ele ressaltou que o governo está tomando todas as providências contra a pandemia, assim reconhecida ontem pela OMS. Evidentemente, a oposição não concorda.

Oposição

Inclusive, os deputados Alessandro Molon (RJ), novo líder do PSB, e Carmem Zanotto (Cidadania-SC), manifestaram preocupação a possibilidade de a produção legislativa ser prejudicada pela crise gerada pelo coronavírus. Os dois também cobram a abertura de novos créditos para a saúde. Molon sugeriu a Maia que o Congresso imponha uma pauta legislativa para tentar conter danos à economia. O presidente da Câmara pediu ao deputado que aguardasse os desdobramentos nos próximos dias.

Restrições

As viagens internacionais de deputados e senadores foram canceladas pelo Congresso, o acesso às duas Casas ficará restrito a congressistas, servidores, terceirizados, profissionais de veículos de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos, representantes de instituições de âmbito nacional, estagiários, menores aprendizes e empregados que prestam serviços. Além disso, servidores e parlamentares que estiveram em países onde há incidência do vírus serão afastados por até 14 dias.

Mais Gastos

No meio de toda essa confusão, o Congresso Nacional retaliou o presidente ontem com a derrubada do veto do Benefício de Prestação Continuada, que acabou por criar uma despesa extra de mais de R$ 20 bi para um orçamento jé estourado.

O problema é que o governo, que já estava com pouco poder de fogo para fazer política anticíclica, fica ainda mais limitado pela imposição de outro gasto obrigatório.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *