Paulistas já consultam dados de crimes pelo celular

Publicado em
Enquanto em Minas há uma verdadeira “novela mexicana” quando se trata da divulgação de dados oficiais de criminalidade (assunto já tratado por diversas vezes neste blog), em São Paulo já estão disponíveis os aplicativos da Apple (Apple Store) e Android com uma nova versão de WikiCrimes OpenGov para a cidade de São Paulo. 
Este aplicativo consulta os dados de criminalidade da cidade de São Paulo que estão disponíveis no site da Secretaria de Segurança de São Paulo (www.ssp.sp.gov.br) e os mostra no celular (Smartphones ou tablets).
Segundo Vasco Furtado (cientista e professor em computação da Universidade de Fortaleza, doutor em Inteligência Artificial na Université d’Aix Marseille III, França, que desenvolve pesquisas em computação prioritariamente aplicadas ao contexto da Segurança Pública), a nova versão é bem mais elaborada que uma anterior. Ela mostra as áreas dos Distritos Policias da cidade de São Paulo no Google Maps. Os dados de criminalidade são assim mostrados no mapa com o contorno de cada área onde ocorreu os crimes.
Além dos dados da criminalidade, o usuário do aplicativo pode consultar quais distritos policiais estão ao redor usando realidade aumentada. Basta apontar o telefone para a área que desejar que o aplicativo vai mostrar ícones que representam os distritos policiais que podem, sob demanda, ser vistos no mapa. Um radar no canto superior da tela mostra pontos das direções onde há um DP.
Segundo Vasco Furtado, o WikiCrimes OpenGov é a primeira iniciativa de uso de dados oficiais de Segurança para uso dos cidadãos. Ele serve para exemplificar como a cultura de dados abertos, implementada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (embora timidamente, pois os dados desagregados de ocorrências criminais não estão abertos), pode ser útil às pessoas e como pode fomentar a inovação. 
Parabéns ao governo paulista pela iniciativa. Tomara que outros governos entendam que a transparência na divulgação dos dados criminais é fundamental para a legitimidade dos órgãos que tratam da política de segurança pública. 

Outras informações no blog de Vasco Furtado: http://vfurtado.blogspot.com/2012/01/consulte-as-areas-de-sao-paulo-mais.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *