Como prevenir o crime em áreas urbanas

Publicado em
Um relatório de 2010 do UNODC (agência da ONU contra Drogas e Crimes) sobre as tendências globais dos homicídios mostrou que houve uma tendência de estabilidade ou de diminuição dos homicídios, no período 2003-2008, para a maioria dos países sobre os quais há dados disponíveis nas Américas, Ásia, Europa e Oceania. 
Enquanto cidades de renda elevada conseguiram controlar o crime por meio do uso de técnicas inovadoras, os países de níveis de renda baixa e média, em particular na África e na América Central, ainda lidam com esse desafio. Os governos de áreas urbanas em países de renda baixa e média têm cada vez mais procurado aplicar as técnicas em novos contextos, com sucesso crescente.
No âmbito do Programa Cidades Mais Segura, o UNODC e o UNHABITAT elaboraram um manual para ajudar a prevenir o crime nas cidades e bairros. 
O documento, intitulado Manual Introdutório sobre Policiamento do Espaço Urbano, oferece aos profissionais, incluindo funcionários do governo, polícia, planejadores municipais e integrantes da sociedade civil um série de estratégias e boas práticas de governança para ajudar a controlar o crime em cidades que crescem rapidamente em países de baixa e média renda.
Relacionada com a publicação acima, o UNODC também lançou um Manual de Fiscalização da Polícia: Responsabilidade e Integridade.
O manual visa auxiliar os países em seus esforços para desenvolver uma supervisão eficaz da polícia e sistemas de responsabilização dentro das suas estruturas de aplicação da lei. 
Tarefas que envolvem a aplicação da lei exigem um alto grau de integridade dentro das agências policiais. O manual dá orientações sobre como lidar com queixas do público sobre as atividades de policiamento, por exemplo, queixas sobre a forma como as investigações são tratadas, acompanhadas por policiais, etc.
Este outro documento pode ser copiado no link abaixo:
(Fonte: UNODC – Brasil e Cone Sul)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *