Skip to main content
 -
Rosa Maria Miguel Fontes Jornalista e escritora. Contato rosamaria.fontes@hotmail.com

“O cílio do olho da Clara”

Fonte: www.contaumahistoria.com.br

Você certamente conhece e gosta do duo Anavitória formado por Ana Clara Caetano Costa e Vitória Fernandes Falcão. Pois a história do título acima foi escrita especialmente para Ana Clara, ou melhor, para um cílio de Ana que acabou se transformando em personagem infantil.

Tudo começou com uma troca de mensagens de WhatsApp sobre um cílio encravado, que a gente sabe que incomoda muito, entre Ana Caetano (parceira de Vitória Falcão) com seu produtor Felipe Simas e terminou no estúdio Universal Music e Zit Editora como um belo livro infantil ilustrado por Luciana Grether.

Ana Clara volta e meia é surpreendida por um cílio que insiste em nascer dentro do olho dela. Em uma dessas ocasiões, ela se queixou para seu produtor e amigo confidente, Felipe Simas. Sentia uma sensação de incômodo como se tivesse um grão de areia no olho.

No intuito de animar aquela cabisbaixa Ana (Aninha), Clara (Clarinha), Felipe temperou sua resposta com uma dose de ludicidade, dando vida, personalidade, sonho e nome ao cílio que, aos poucos, foi se transformando em literatura.

“Era uma vez um cílio que não se contentava em ser cílio”.

“Queria ser um outro filamento qualquer. Pelo, cabelo ou, até mesmo, sobrancelha. Tudo menos cílio”.

… Queria ser visto. Ser notado. Ter vida própria”.

Aqui, está o intrépido personagem. Afinal, ele existia no olhar cativante de uma bela e famosa Ana.

“É por isso que, de tempos em tempos, ele inventa de fazer dessas coisas. Dessas coisas de nascer no olho da Clara. Dentro do olho da Clara.”

“Agora todo mundo pergunta dele. Todo mundo quer saber mais sobre essa mania esquisita que só ele tem”.

Autor e ilustradora

Felipe Simas e Ana Clara – Foto: Arquivo pessoal

Felipe Simas é produtor artístico e gerente de carreira da dupla tocantinense Anavitória e da cantora paulistana Manu Gavassi. No caso de Anavitória, as duas cantoras foram “descobertas” pelo produtor em 2014. Ele nasceu no Rio de Janeiro, morou e estudou em Genebra, na Suíça, começou sua vida profissional em Curitiba e se estabeleceu em São Paulo, onde mora atualmente.

Autor do livro, Felipe escreveu uma história suave e que vai mexer muito com a imaginação da criança que tiver o livro nas mãos. Com capa dura, é um requintado lançamento da Editora Zit/Universal Music, tem 32 páginas e custa R$ 39,90. Pode ser comprado em livrarias e nos sites https://www.umusicstore.com, https://www.fokaki.com.br e www.grupoeditorialzit.com.br

Luciana Grether – Foto: Arquivo pessoal

Luciana Grether é ilustradora e professora de artes e design em escolas particulares do Rio de Janeiro e na PUC–Rio. Foi finalista dos prêmios Jabuti, Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) e Biblioteca Nacional, e recebeu o Selo Distinção Cátedra UNESCO de Leitura PUC–Rio 2020.

Alguns dos livros que ilustrou foram selecionados por programas de governo, eventos literários, exposições nacionais da AEILIJ, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), LER (Salão Carioca do Livro) e Traçando Histórias (Feira do Livro de Porto Alegre), além dos eventos internacionais: Bienal de Ilustração de Bratislava (BIB), na Eslováquia, e Golden Pen, na Sérvia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *