Fonte: www.contaumahistoria.com.br
Adultos devem ler esse livro junto com as crianças e não apenas ler para as crianças, por que vai valer uma boa reflexão.
“Os olhos cegos de paixão… transformam em príncipe o bobão.”
“E o rabo de olho sempre vê… o que tentamos esconder.”
Com frases bem-humoradas, inteligentes e engraçadas, a autora de “Nos olhos de quem vê”, Angélica Lopes, brinca com as crianças e, acredito, põe o adulto para refletir. As ilustrações de Fernanda Morais mostram mais do que as palavras e junto com elas tratam de um tema complexo, porém, de uma forma simples e despretensiosa.
Crianças enxergam tudo com bons olhos, reagem espontaneamente e sem preconceitos. Se essa natureza infantil pudesse ser mantida jamais conheceríamos preconceitos nem julgamentos. Mas à medida que crescem as crianças são contaminadas pelos vícios sociais e humanos e acabam perdendo a espontaneidade.
Por isso, sugiro que os adultos abram o livro não apenas para lerem para seus filhos ou alunos. Leiam junto, parem e pensem no quanto era bom viver com os olhos de quem vê tal como é ou vê melhor ainda. “Nos olhos de quem vê” tem uma mensagem lúdica e positiva e, conforme a contracapa do livro adianta para o leitor, “fala sobre os diferentes pontos de vista e mostra como uma mesmíssima coisa pode ser vista das mais diversas formas”.
“E os famosos olhos de ressaca? …destruíram o coração e ainda levaram a barraca.”
“E os olhos míopes, dependendo do grau… confundem urubu com pica-pau”.
“Os de mãe, sempre de olho… acham que é anjo seu pimpolho”.
A autora Angélica Lopes é escritora e roteirista de TV e de cinema. É autora de 17 livros voltados para o público infantojuvenil. A ilustradora Fernanda Morais é mestre em Design e pesquisadora na área de narrativas visuais.
“Nos olhos de quem vê” é um lançamento recente da Escrita Fina Editora, tem 56 páginas, custa R$ 39,90 e pode ser comprado nos links www.grupoeditorialzit.com.br e www.fokaki.com.br