Skip to main content
 -
Rosa Maria Miguel Fontes Jornalista e escritora. Contato rosamaria.fontes@hotmail.com

“Nena”

Janaina Tokitaka escreveu e ilustrou um livro para mostrar o valor do companheirismo nos momentos de medo e insegurança, através de personagens: uma ovelha e um carneirinho

 

Nena é uma ovelha. Ela foi criada recentemente por Janaina Tokitaka e, através do livro, que estamos comentando, lançado este ano pela Zit Editora, já pode ser considerada como uma das personagens mais adoráveis da literatura infantojuvenil. Com seus olhinhos assustados e seu jeito roliço, Nena é uma heroína que merece entrar para a história de muitas infâncias.

Assim como este livro vem se somar a tantos outros que comprovam como Janaina Tokitaka é um dos grandes talentos da ficção brasileira feita para crianças. Nas ilustrações que mostramos aqui, a autora apresenta Nena.

Eu me encantei por essa ovelhinha encabulada, por que, apesar de se mostrar sempre acuada, medrosa e insegura, na realidade, ela guarda mesmo é uma força muito grande dentro de si. Tem um coração acolhedor e disposto a abraçar quem precisa nos momentos de fragilidade. Essa é a beleza da história de Janaina Tokitaka.

 

Nena é uma ovelha fofa, felpuda, vive em bando e muito parecida com todas as outras exceto por um detalhe. Ao contrário do que é praxe na natureza das ovelhas, ela não consegue ficar calma. Em vez de viver contente e tranquila, “Nena se preocupava com quase tudo”.

“E se … De repente, ela se esquecesse de como se nada quando fosse atravessar o rio?”

“E se ela se perdesse no caminho para o pasto?”

“E se, depois da noite, nunca mais ficasse de dia?”

“E se chovesse muito?”

 

Até que, certo dia, aconteceu de fato: choveu. E foi chuva forte.

Nena ficou muito nervosa e assustada. Mais ainda quando avistou uma moita se mexer. O que seria? A ovelha percebeu dois olhinhos piscando para ela. Apesar do medo, se aproximou e descobriu um carneirinho mais assustado do que ela e bem menor também. O que aconteceu com esses dois animaizinhos apavorados diante de uma situação inesperada? Nesse momento, a história encanta. Tenho certeza que o leitor vai se surpreender. A autora faz um elogio à cumplicidade e ao companheirismo, à curiosidade e ao poder do imprevisto.

 

Janaina Tokitaka começou sua carreira como escritora em 2010, quando publicou seu primeiro livro escrito e ilustrado por ela: “Tem um monstro no meu jardim”, da Escrita Fina Edições. Essa obra foi adotada como acervo público em bibliotecas escolares pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), somando mais de 200 mil cópias adquiridas.

Também foi adquirida em editais da Prefeitura de São Paulo, da Prefeitura de Belo Horizonte, pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Itaú Social. Desde então, publicou 40 outras obras para o público infantil e juvenil muitas delas premiadas.

Ela é ainda roteirista de televisão das animações infantis Oswaldo (Cartoon Network), As microaventurasde Tito e Muda (TV Cultura) e a série live-action Spectros (Netflix). É head writer da animação Clube da Anittinha (Gloob).

O livro tem 40 páginas, custa R$ 35,90 e pode ser comprado no site da editora www.grupoeditorialzit.com.br  e no de venda de livros https://www.fokaki.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *