Skip to main content
 -
Rosa Maria Miguel Fontes Jornalista e escritora. Contato rosamaria.fontes@hotmail.com

II Festival Livro na Rua de Belo Horizonte

Foto de um dos ambientes da Livraria da Rua, uma das que é aguardada no Festival Livro na Rua

Bom de anotar logo na agenda: nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2019 os belorizontinos e visitantes terão a oportunidade de participar de um dos maiores acontecimentos literários ao ar livre: o II Festival Livro na Rua (FLIR), na Rua Fernandes Tourinho, Savassi, conhecida como a Rua da Literatura, por abrigar algumas das principais livrarias da cidade. O evento, promovido pela Câmara Mineira do Livro, tem o objetivo de reinaugurar o contato direto do leitor com o livro e com os autores. O tema do FLIR esse ano é “A história do livro” e homenageará o escritor brasileiro Eduardo Frieiro.

A programação, que contará com a participação de escritores reconhecidos nacional e internacionalmente, será divulgada em breve. A abertura será no dia 23, às 19h30, na Rua da Literatura, com a apresentação de músicos mineiros.  Nessa edição haverá espaços para leitura, além da apresentação de grupos de teatro, a participação de contadoras e contadores de histórias.

Para os organizadores, o II Festival Livro na Rua é um ato de resistência de pessoas e segmentos envolvidos no processo de criação e produção do livro. Isso se dará na contramão de corporações que buscam o domínio do mercado do livro por meio da internet, utilizando as plataformas e ferramentas digitais.

Homenagem

O II FLIR vai homenagear Eduardo Frieiro (1889-1982), escritor brasileiro e professor universitário. Frieiro foi professor catedrático de Literatura Espanhola e Hispano-Americana na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da qual recebeu o título de professor emérito.

Foi fundador da Faculdade de Filosofia, professor de Filologia Românica, fundador e primeiro diretor da Biblioteca Pública de Minas Gerais, hoje Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Membro da Academia Mineira de Letras, recebeu da Academia Brasileira de Letras o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *