Skip to main content
 -
Rosa Maria Miguel Fontes Jornalista e escritora. Contato rosamaria.fontes@hotmail.com

Feliz 1 bilhão de livros

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Gráfico PublishNews
Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Gráfico PublishNews

O jornalista, escritor e presidente da Fundação Observatório do Livro e da Leitura, Galeno Amorim, em seu blog “Por um Brasil que lê mais”, mostra-se otimista com o progresso da leitura entre brasileiros  que ocorrerá neste ano. Segundo ele, “2017 começou com um prognóstico que permite, como quase tudo na vida, dois ou mais olhares. Dependendo de onde se olha, pode parecer pra lá de bom: durante os 365 dias do ano, os brasileiros vão ler nada menos do que 1 bilhão de livros. Isso dá uma média de quase 5 livros lidos por ano!”

“Mas para quem mirar a outra metade do copo, aquela vazia, os 206 milhões de conterrâneos estarão, por um olhar mais crítico, deixando de ler ao menos outro 1 bilhão, já que é razoável supor que, um dia, no futuro, ainda ultrapassaremos o número mágico dos 10 livros lidos por brasileiro/ano”.

O que provoca a disparidade? Galeno Amorim responde: “São as políticas públicas do livro e leitura. Elas precisam indicar rumos e propiciar condições mínimas e os caminhos para se chegar aos índices desejáveis”.

Livrômetro

O Livrômetro é uma atração típica do blog do Galeno e funciona como um relógio da leitura no Brasil. Esta projeção indica, segundo a segundo, quantos livros estão sendo lidos no país. O Livrômetro considera a projeção da população brasileira do IBGE para o ano (206,9 milhões de habitantes), multiplica pelo índice de 4,97 livros lidos por habitante/ano segundo a Retratos da Leitura no Brasil (Instituto ProLivro e Ibope) e, então, divide-se esse total pelo número de dias, horas, minutos e segundos que formam 2017).

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Gráfico PublishNews
Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Gráfico PublishNews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *