Skip to main content
 -
Rosa Maria Miguel Fontes Jornalista e escritora. Contato rosamaria.fontes@hotmail.com

Crianças e avós brincam juntos

A programação de férias de julho no Museu dos Brinquedos continua recheada de diversão. Até o dia 27 tem oficinas, brincadeiras e um Especial Dia dos Avós, com lançamento de livro infantil, para animar a garotada e toda a família.

O Experimentar do Brincar foi o tema escolhido pelo Museu dos Brinquedos (Avenida Afonso Pena, 2564 Funcionários, em Belo Horizonte) para a programação das férias de julho. Durante esse período, os visitantes são convidados a criarem brincando, com muita alegria e afetividade, um espaço imaginário e lidar com os afetos e desafios da vida de uma forma mais leve e flexível. O espaço funciona das 10 às 17 horas e os ingressos custam R$ 12,00 (meia-entrada) e R$24,00 (inteira).

A turminha poderá se divertir com brincadeiras de faz de conta, brincadeiras no quintal, oficinas de construção de brinquedos e ainda na exposição de histórias dos brinquedos. Além disso, para celebrar o Dia dos Avós, o Museu dos Brinquedos terá duas manhãs muito especiais, repletas de poesia e conversas. Nos dias 26 e 27 de julho, de 10:00 às 11:00 horas, avôs e avós também estão convidados gratuitamente para atividades em torno do livro “Aqui e Ali”, escrito por Vera Chaves Pinheiro, de 80 anos de idade, para o seu neto e ilustrado por Maurizio Manzo.

Dia 26, sexta-feira, a escritora vai realizar oficinas e brincadeiras com as crianças e, no dia seguinte, sábado, às 11 horas, vai ter roda de conversa com ela e Maurizio Manzo sobre o tema “E ser avó agora?”. Será uma oportunidade de refletir com os participantes sobre o que significa ser avô e avó nos dias de hoje.

O livro é muito interessante e fala de dois irmãos: Aqui e Ali. Para você ter uma ideia a história começa assim:

“Aqui e Ali nem pareciam irmãos, tão diferentes eles eram. Aqui gordinho, parado. Ali magrela, agitado”.

“No bairro, onde moravam, todos notavam a diferença e comparavam os dois. Uns gostavam de Aqui e outros preferiam Ali”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Este é o segundo livro da parceria entre Maurizio Manzo e Vera Chaves Pinheiro. Ano passado, o ilustrador teve as ilustrações desse livro selecionadas para um prêmio internacional: “BookILL Fest “, realizado na Sérvia. Em 2018, 1500 ilustrações, de 26 países do mundo, concorreram a esse concurso de ilustração e o único brasileiro com trabalho selecionado foi Maurizio Manzo. Ele explica sobre o seu trabalho:

“Optei por ilustrar de uma maneira mais ‘livre’, com poucos esboços, e segui minha intuição. Coisa que faço raramente no meu processo de criação. Geralmente, de início, eu preparo muitos estudos para depois começar a ilustrar. As ilustrações são, como poderíamos dizer, mais gráficas, com poucas cores e quase todas feitas em tinta nanquim preto. Fiquei muito feliz com a seleção por mim e também pela Vera, pois é nosso segundo livro juntos. Somos parceiros em vários projetos e temos muitas afinidades, desde o design até o zen”…

Um lugar para brincar

As atividades da programação de férias do Museu dos Brinquedos estão divididas em três eixos:

  • Que tal construir seu próprio brinquedo? Hora de juntar um monte de coisas simples, materiais reciclados e criatividade para fazer um brinquedo super bacana para brincar e levar para a casa.
  • Que tal fazer de conta? Em um cantinho do Museu, um espaço especial para a imaginação tomar conta e a hora passar com brincadeiras incríveis.
  • Que tal brincar no quintal? Junte a família no pátio para se divertir com perna de pau, perna de lata, patinete e velotrol, pular corda, amarelinha e elástico, desenhar com giz. Se divertir com adedanha, cinco marias, pega varetas, forca, jogo da velha e ainda brincar de queimada, pique estátua, cabo de guerra, dança das cadeiras, carrinho de mão, corrida do saco e do ovo, dança da laranja e muitas outras brincadeiras coletivas.

Os visitantes também vão fazer uma verdadeira viagem pela história das brincadeiras com a exposição “Tempo será – histórias e memórias do brincar”. Tendo como inspiração o tradicional brinquedo “O Pequeno Construtor”, a Mostra convida o público a conhecer a história dos brinquedos, partir de 200 brinquedos de diferentes épocas e culturas, numa experiência lúdica, interativa e cheia de memórias individuais e coletivas.

A programação

Dia 23 – terça-feira

– 10 às 17 horas – Que tal fazer de conta? – Hospital

– 11h30, 14 e 16 horas – Oficina de construção de brinquedos – Foguete

Dia 24 – quarta-feira

– 10 às 17 horas – Que tal fazer de conta? – Laboratório de Cientista

– 11h30, 14 e 16 horas – Oficina de construção de brinquedos – Microfone e filmadora

Dia 25 – quinta-feira

– 10 às 17 horas – Que tal fazer de conta? – Estúdio de TV

– 11h30, 14 e 16 horas – Oficina de construção de brinquedos – Microfone e filmadora

Dia 26 – sexta-feira

– 10 às 11 horas – Especial Dia dos Avós – oficinas e brincadeiras com Vera Chaves Pinheiro e a equipe do Museu.

– 11 às 12 horas – Especial Dia dos Avós – a autora participa, junto com o ilustrador Maurizio Manzo, de bate-papo com o público sobre o livro “Aqui e Ali”.

– 10 às 17 horas – Que tal fazer de conta? – Restaurante

– 14 e 16 horas – Oficina de construção de brinquedos – Bonequinho Doce

Dia 27 – sábado

– 10 às 17 horas – Que tal fazer de conta? – Exploradores

– 11 horas – Vera Pinheiro convida avós para uma roda de conversa com o tema “E ser avó agora?”

– 11h30, 14 e 16 horas – Oficina de construção de brinquedos –Robô

O Museu dos Brinquedos foi aberto em 2006 com a missão de preservar e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil. De uma coleção particular de brinquedos da querida Vovó Luiza, surgiu a valorização do ato de brincar. De lá pra cá, ele vem se transformando e transformando pessoas.

Já recebeu cerca de 95 mil visitantes espontâneos, 170 mil visitantes de escolas, universidades e grupos de terceira idade e promoveu mais de 300 apresentações culturais e mais de 60 ações e projetos itinerantes e de formação.

O Museu conta com patrocínio da Gasmig e do Instituto Unimed-BH como mantenedor por meio do incentivo de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores, e apoio das empresas Marcelo Guimarães Advogados e Associados e Decta Contabilidade. www.museudosbrinquedos.org.br

Informações: (31) 3261-3992

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *