Skip to main content
 -
Paulista de Taubaté, Aldo José dos Santos é médico generalista graduado pela UNITAU. Colabora também no portal Leet Doc.

Diabetes engorda ou emagrece?

Reposição de insulina

A insulina é o hormônio que transporte a glicose da corrente sanguínea para o interior das células para que ocorra produção energética. Em casos de diabetes tipo 1, o pâncreas não produz insulina, e em se tratando do tipo 2, o hormônio é produzido em quantidade insuficiente, e quando muito, não desempenha a função corretamente. Assim, a reposição insulínica é necessária em ambas situações, ou seja, independe do tipo de diabetes.

diabetes-faz-engordar-ou-emagrecer
Créditos: https://veja.abril.com.br/

Como o diabetes emagrece

Diante da falta de glicose para transformar em energia, o organismo do diabético supre essa carência consumindo células de gordura, por isso quem tem diabetes descontrolado emagrece rapidamente.

Como o diabetes engorda

Com a reposição diária de insulina, a glicose presente na corrente sanguínea passa a ser transportada para as células musculares e as adiposas. Este processo causa acúmulo de gordura, motivo pelo qual ocorre ganho de peso.

Como tratar o diabetes

Além do tratamento medicamentoso (com comprimido ou insulina), o diabetes exige que o indivíduo pratique atividade física regularmente e mantenha alimentação balanceada.

Fonte: https://www.leetdoc.com/br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *