Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Zagueiro chegando e leitor esbanjando otimismo

O zagueiro Felipe Macedo, de 22 anos, deve desembarcar nas próximas horas em Belo Horizonte para exames médicos. Revelado pelo Goiás, atuou apenas quatro partidas neste ano, uma vez que estava entregue ao Departamento Médico. Embora não muito técnico, tem boa estatura, é bom de bola aérea e veloz. Torçamos!

Entre dezenas de comentários que o blog recebe diariamente, lidos – um a um – e reproduzidos em sua maioria, podemos chegar a uma pretensa avaliação do que pensa o Atleticano. É uma espécie de divã, alertando que “aqui é SÓ Galo”, proporcionando ao leitor e também ao blogueiro conhecer ainda mais o espírito Atleticano.

Ainda de ressaca da partida com o Fluminense e da pífia campanha até o momento, acordei cedinho para a postagem da manhã de hoje. Depois de reler, já no próprio blog, passei a me condenar pela falta de alguma referência e reconhecimento de uma possível evolução do time. Afinal, apesar de tudo, temos de buscar sempre criar motivação.

gabriel zagueiro
Fotos: UAI/Superesportes

Deixei de mencionar, por exemplo, que apesar do resultado, a atuação do Gabriel foi aprovada, como já era esperado. Acredito que está sendo descoberto um novo, talentoso e grande zagueiro. Isso, por si só, já seria um conforto. Em meio a esse mea-culpa, ao ler os comentários, fisguei o que se segue. O puxão de orelhas do leitor Tiago Lúcio, além de me trazer de volta e servir de motivação, pode também  levar os companheiros de Atleticanidade a uma reflexão. Que assim seja!

Seguem as palavras do leitor:

“SAUDAÇÕES ALVINEGRAS…

Vou na contramão, então, de todos. Apesar de concordar em várias questões que este Ilustre Escriba nos presenteia diariamente e de saber que realmente precisamos de uma reviravolta imediata. Acredito que não estamos na situação de colegas aí dizerem que iremos lutar para não cair. Fato este que discordo totalmente.

Primeiramente que o Campeonato é muito longo e estamos jogando com o time reserva praticamente em um campeonato dito em verso e prosa que é um dos mais competitivos do mundo, onde de cinco a oito times podem almejar o título, diferentemente de Espanha, França, Alemanha e por aí vai.

Léo Silva, Erazo, Douglas Santos, Cazares, Dátolo e Pratto, somente aqui seis jogadores de alto nível que fazem falta em qualquer time e desta feita Marcelo está sem material humano para trabalhar, pois os que estão jogando em sua maioria são bons reservas e para compor elenco, nunca poderíamos imaginar que estariam todos ausentes ao mesmo tempo, com exceção dos convocados que já era previsto.

Portanto ainda estou tranquilo e apoiando o trabalho do Atleticano Marcelo. Que Victor está sentado em berço esplêndido isso é fato e realmente os chutões dele equivocados o jogo inteiro demonstram uma falta de treinamento total nesse fundamento.

Carlos infelizmente não consegue dar sequência em uma jogada, pois é jogador do último toque, ele é finalizador. E na função que está não rende absolutamente nada.

Como você bem disse Eduardo, olhar para o banco e ver Hyuri e desanimador. Mas ainda acredito em uma arrancada épica, bem ao estilo do Galo, pois temos jogadores de alto gabarito para voltar e com Carlinhos Neves acertando a turma no preparo e Marcelo Oliveira fazendo o que sabe como bom treinador ainda há esperança.

“Bica, Bicudo!”

 

16 thoughts to “Zagueiro chegando e leitor esbanjando otimismo”

  1. Felizmente não brigaremos para cair. Mas infelizmente não brigaremos para sermos campeões. Não com um elenco tão cheio de peças ruins como o nosso. Patrick, Yuri, Thiago e Clayton são de doer. Fora outros medianos como Erazo e Carlos. Robinho está se mostrando um grande enganador como muitos esperavam e como foi em outros times em que atuou. Leandro Donizete já deu . E o pior de todos, esse Nepomuceno que não é nem presidente nem vereador. Ou é os dois, só que pessimamente mal.

  2. Nem tudo está perdido!!! Agora tenho esperanças que Deus está ouvindo nossas preces. Seria mais uma das péssimas e contraditórias contratações da era Nepomuceno no GALO. Esse zagueiro é horroroso, fraco e ainda tem sérios problemas físicos, ou seja, uma verdadeira BOMBA. Volta pra Goiás meu jovem.

  3. Bom, nunca comentei antes, mas sempre que posso venho ler o blog, aliás gosto bastante, parabéns faltava mesmo alguém falando como torcedor do Glorioso de Minas, como disse anteriormente, nunca comentei, porém vendo os últimos jogos e acompanhando a evolução do time e os comentários dos torcedores, tanto aqui no blog como no dia a dia.. vou deixar aqui a minha opinião: 1º – Marcelo Oliveira não tem culpa NENHUMA do Glorioso estar nessas condições, não existe razão alguma para crucificá-lo, ele é Sim um grande treinador, porém nunca fez e nem nunca fará milagres. 2º – A direção do galo pecou sim em não prever as saídas dos jogadores titulares para a Copa América e também apoiar até o fundo do poço o ex-técnico, Diego Aguirre, era bom treinador mas o que se percebe é que no meio do caminho perdeu a vontade de treinar o galo e não soube ou não quis, preservar alguns jogadores e colocar outros para apoiar o time. 3º – Claro que o time do galo não é o que queremos, jamais iríamos querer um time composto basicamente por reservas, mas é o que está acontecendo por enquanto, são bons reservas sim, mas para jogar com o time titular, e não para todos jogarem como titulares e os titulares de verdade no departamento médico. Outra coisa, Patrick é o exemplo de jogador do Galo, tem vontade, corre, tem raça, não é e nem nunca será um Maradona, até porque não temos isso pelo Brasil inteiro, não tem como exigir algo de um jogador que joga fora de sua posição para compor um elenco fragilizado. Zagueiros realmente é um ponto fraco do galo, Tiago e Ed Carlos não estão prontos pra formar a dupla de zaga, serviriam sim para ser reservas e entrarem em caso de substituições. Nosso meio de campo, está marcando mais do que criando, alguns volantes pelo mundo, realmente são ótimos criadores, porém, não é o nosso caso, rafael carioca sabe sim criar muito bem, porém sozinho, facilita e muito a marcação adversária, Donizete é muito bom.. mas para marcar, claro q deveria haver um trabalho da comissão técnica com ele a respeito de faltas exageradas, porque isso atrapalha e muito o time, principalmente nas horas mais decisivas do campeonato. O M. Oliveira tem q entender q Marcos rocha sobe toda hora, e se não tiver ninguém para tampar o buraco deixado, com certeza se torna uma rodovia (nem é mais avenida) para o destino certo que é o gol do São Victor…afinal de contas, todo mundo que joga futebol ou já jogou, sabe que uma hora o jogador cansa e não volta mais… e deixa todo mundo lá atrás na mão. Bom é isso, vou continuar a visitar o blog e ler sempre que puder, e como sempre fui e sempre vou ser… Atlético para sempre, deixo minhas cordiais saudações alvinegras, rsss e continuo sempre “torcendo contra o vento”….aquele abraço ..Bica Bicudo!!!!!

  4. Meus amigos de blog, lendo essas mensagens, algumas mais exaltadas, outras mais pessimistas, outras tantas mais realistas, senti-me na vontade de escrever este comentário. Sou atleticano, mas tenho criado em mim o hábito de assistir a jogos do América, no Independência, nos meus momentos de ócio. Faço isso por gostar do estádio quando este tem menos público. Nada melhor do que um jogo do América para curtir a estrutura de nossa Casa. Ontem, por exemplo, depois do trabalho, resolvi dar um pulinho no Independência, para passar o tempo. O que assisti foi de doer os olhos. Foi triste perceber que o Atlético perdeu o título mineiro para esse arremedo de time, que tem sido o Coelho. No final do jogo contra a Ponte Preta, vendo os torcedores americanos gritando e xingando, ofendendo “Deus e todo o mundo”, sem terem esperança em dias melhores (pois o elenco é mais frágil que a fragilidade de uma frágil taça de cristal), ao ver esse cenário desesperador (para os americanos), olhei para o céu (que estava muito bonito, diga-se de passagem) do lado aberto do estádio e pensei comigo mesmo: “meu Deus, obrigado por me fazer atleticano!”.

  5. Caro Eduardo. Foi com muito prazer que vi meu comentário ser reproduzindo. É este é realmente meu sentimento. Como verdadeiro Atleticano acredito que tudo vai melhorar . Borá Galo. Fazer a Massa feliz .

  6. Eduardo e demais amigos uma pergunta : que fim levou o Jeziel, jovem zagueiro da base ? confesso que não lembro do Felipe Macedo atuando pelo goiás frente ao GALO – não acompanho outro time que não seja o CAM – por isso ñ emito opinião sobre o seu futebol Que ele venha para assumir a CAMisa e não ser apenas mais um . SAN

  7. O Galo tem time e elenco para G4 tranquilamente, desde que as lesões fiquem em um padrão normal e não como está hoje. Marcelo está tentando fazer milagre, mas não é facil com tantas ausências. Dois pontos apenas me preocupam bastante: Patric e Carlos.
    Patric: Eu tinha muita expectativa que Marcelo fizesse o que todo atleticano quer: Colocar Patric na reserva do Marcos Rocha e só entrar quando esse estiver suspenso, machucado, ou até em fase ruim. Patric é um bom lateral direito e um exemplo de atleta, mas escalado fora de posição é muito limitado.
    Sobre Carlos serei mais breve: Ele não tem nível para jogar no Atletico

  8. Prezados,
    Concordo com tudo dito acima, acredito também que temos um bom dia e como torcedor assíduo do indepa ou minera, deixo aqui minha critica a uma boa parte de nossa torcida que hoje frequenta o estadio, estamos jogando com o time praticamente reserva e temos que apoiar, no momento são estes jogadores que estão nos representando ir ao estadio para criticar e não par empurrar não ajuda em nada.
    Acredito muito neste elenco assim como no Marcelo Oliveira, mas infelizmente nossa torcida que antes fazia do independência nosso caldeirão, agora que ver somente espetáculo, não é porque passamos a ganhar e disputar de verdade títulos que iremos perder nossa raiz que sempre foi apoiar e empurrar o time em qualquer e todas circunstâncias.
    Bora Galão, pra cima deles….

  9. Em 2012 e 2015 largamos na frente e sofremos no segundo turno. Na verdade naqueles anos perdemos o campeonato no segundo turno, sendo assim, vamos nos apegar ao inverso: vamos fazer um segundo turno como aquele primeiro turno de 2012 e vamos levar esse brasileiro! Eu acredito! Mesmo!

  10. AQUI É SÓ GALO.
    O Atlético, atenção diretoria, podia buscar jogadores no interior de São Paulo, tem bons times e jogadores, tem o Oeste, o Red Bull Brasil, Audax entre tantos outros.
    Lá tem jogadores de ponta, que chegar e iniciar jogando e terá muito mais sucesso que muitos que vieram ultimamente.
    ALÔ DANIEL NEPOMUCENO vamos a caça.
    GALOOOO….. SEMPRE
    Vamos dar paz para o Marcelo Oliveira acertar o time

  11. Sou muito grato ao Donizete por tudo o que ele fez pelo Galo,mas pra mim o tempo dele já passou,Urso deveria ser o titular com L.Cândido e Eduardo como opções de banco.Novamente M.O. entra com 3 volantes e leva chumbo,não dá certo,só ele não percebe,o time fica apático,lento e previsível,ou ele joga com 2 armadores ou 3 atacantes,mas 3 volantes não dá,o Galo não tem cacoete pra jogar na retranca e nem com este tipo de improviso.

  12. Eduardo, ainda há esperança! E eu ainda acredito nela, mas quando abro o noticiário do Galo e vejo as especulações de contratações, aí é um desanimo total. Começou com o Pato e Rever. O primeiro só quer ser celebridade, futebol não joga e nem vai jogar mais, já tá milionário, o segundo já saiu daqui com histórico de lesões e continuou, e agora esse tal de Felipe Macedo, não joga há muito tempo, não passou nos exames do Mônaco, e o que o Presidente faz? Contrata mais um lesionado, agora não são mais onze, são doze no DM. Será que não tem ninguém pra orientar o Nepomuceno? Ele só pode estar desorientado. Não tem explicação pra tanto erro. A primeira coisa que tem que fazer antes de contratar qualquer jogador para o Galo é verificar o histórico de lesões do camarada, exemplo o “Mansur”; segundo: Se o camarada tem perfil para o Galo, ou seja, muita raça; terceiro: Se o cara sabe correr e pensar ao mesmo tempo ou pelo menos correr. Exemplo: O Patrick tem raça e sabe correr; O Hyuri não tem raça, não sabe correr e muito menos pensar, aí não dá! Se tiver pelo menos raça e correr já quebra o galho, mas o ideal seria ter raça, correr e pensar ao mesmo tempo, aliado a técnica e habilidade. Bom, aí tô no devaneio utópico. Mas, o quero dizer é que se a diretoria vai pagar uma grana numa contratação, tem que ser baseado em critérios, e não em desespero de momento ou ouvi dizer ou ouvi falar. abs a todos.

  13. Boa Tarde.
    Eduardo. esse pensamento do leitor Tiago Lúcio, retransmitido aqui por você, era o pensamento que todo atleticano(a) teria que se sustentar. Passadas apenas 5 rodadas, ainda não podemos em hipótese alguma cravar qual será o destino do Galo na competição, a não ser que nosso elenco se resumisse a este grupo das últimas pelejas, com a zaga reserva, um time sem o tal “camisa 10” para armar jogadas, um banco com Hiury de “arma secreta”, dentre outras limitações. Aí sim, poderíamos afirmar que brigaríamos para não cair. Contudo, o cenário futuro é bem mais animador para o time Alvinegro da Massa, não vamos nos esquecer do recheio desse elenco, temos ótimas opções, a falta de sorte/planejamento nos atrasaram mas vamos retomar. A bem da verdade, estamos fazendo um início totalmente previsível. Esperávamos sim um desempenho de vitórias e futebol de primeira linha mas enxergo luta e transpiração nesses jogadores, o jovem Gabriel se saiu bem, Pablo mostrou vontade e Patric vem sendo o mesmo de sempre: apesar das limitações, muita entrega e correria, isso sim deveria ser reverenciado pela torcida. Que o imediatismo, as críticas, frustrações da vida e a impaciência fiquem de fora do Horto ou do Mineirão.. Mais uma vez, vamos pedir o apoio permanente daqueles que vestem o branco e preto, pedimos que as pessoas vão à campo para apoiarem e gritarem até perderem a voz, sempre empurrando o Galo, isso seria meio caminho andado para as tão esperadas vitórias do comandante Marcelo e o começo de uma arrancada no campeonato.
    Abraços e saudações.

  14. Brigar pra não cair não vai. Mas tbm não vamos disputar títulos, esse time não vai se arrumar do dia pra noite, serão muitas rodadas sem os principais jogadores. Esse ano, e só tentar construir uma base para o próximo ano.
    Realmente não acho Marcelo um grande treinador e começo a questionar a qualidade do elenco. Pelo visto novamente temos um time ok titular, que esse ano foi testado em três ocasiões, e somente uma se saiu bem(contra o Racing)

  15. Eduardo, tenho o mesmo pensamento do colega torcedor, não vamos brigar pra não cair. Isso está fora de cogitação. Mas, ao mesmo tempo, em que pese estar no começo do campeonato, os pontos até agora perdidos possuem o mesmo peso dos que poderão ser conquistados mais a frente, e eles costumam ser determinantes para definir o campeão. Então, no mínimo, o sinal de alerta tem que estar ligado desde já. Em contrapartida, não culpo Marcelo Oliveira pelos resultados ruins, realmente ele não tem material humano para trabalhar, na verdade, ele é quase um torcedor na área técnica, pois, como bem dito, o que mais ele poderia fazer se o time não está indo bem em determinada partida? Colocar Hyuri? O que resta é torcer e tentar motivar o time na beira do campo. Ontem, na segunda etapa, já deu pra perceber que ele acertou o posicionamento do L. Cândido no intervalo, ou seja, ele está atento ao que está acontecendo e ciente do que precisa ser feito, falta-lhe material.

    A atuação do Gabriel ontem foi a confirmação do que toda a torcida já sabia e pedia. Mostrou personalidade e tranquilidade em campo, exatamente o que estava faltando para Edcarlos e Tiago. Nos dá uma ponta de esperança, tem tudo para trilhar o mesmo caminho do Jemerson.

    Já Felipe Macedo é mais uma aposta da diretoria. É um zagueiro jovem que parece ter um certo potencial. Vi alguns jogos dele no Goiás, parece ser seguro. No mínimo um bom jogador para compor elenco. Confesso que a informação trazida de que ele estava no DM e que atuou pouco esse ano me desanimou. Vai ser mais um que não tem condições imediatas de jogo e que terá que ser recuperado pelos nossos preparadores.

    GALO sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.