Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A voz de uma jovem Torcedora

Imagem: arquivo pessoal

Para quem não se lembra, a postagem abaixo é de uma garota de 15 anos, Paula Moreira, que tempos atrás nos brindou com outro belo texto. Na ocasião, ela contou que para ver os jogos do Galo, em meio aos estudos, faz docinhos para assegurar a compra do ingresso. Não falta aos jogos e sempre vai acompanhada de mãe e tia, comprovando a genética Atleticana da família.

O sentimento desta menina é o mesmo da maioria dos Torcedores, que não perdem a esperança de uma reação do time no gramado. Sem delongas, vamos ao que diz a garotinha da arquibancada num desabafo e em busca de sensibilizar dirigentes e jogadores por dias melhores.

Por: Paula Moreira Araújo

“Seria um ano de reconstrução, começando com a chegada do novo presidente: Sérgio Sette Câmara. Mantendo a proposta de uma gestão sem contratações ou gastos desordenados, o mandante trouxe consigo o ex-futebolista e treinador Alexandre Gallo, então diretor de futebol do Atlético.

Ainda em fevereiro, com apenas seis jogos, Oswaldo de Oliveira deixou o cargo de treinador, o qual foi assumido por Thiago Larghi, que já havia trabalhado com auxiliar técnico de Oswaldo no Sport e no Corinthians. Larghi completou nesse sábado (2) 28 jogos no comando do time alvinegro, com 14 vitórias e a metade de derrotas, sem previsão para a efetivação. É o interino com mais tempo a frente de um clube.

O Atlético vive um ano bem conturbado. Com eliminações recentes em importantes competições e a perda do Campeonato Mineiro para o maior rival, a torcida vem de grande impaciência. O presidente, cheio de desculpas para justificar as atuações deploráveis do time (como quando chamou a Copa Sul-Americana de segunda divisão), vira um alvo cada vez maior do aborrecimento daqueles que balançam as arquibancadas.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

 O elenco é fraco, sem peças coerentes para repor o time principal. Jogadores sem vontade e/ou sem técnica. Dos que chegaram para a temporada, apenas Ricardo Oliveira, Roger Guedes (artilheiro do Campeonato Brasileiro) e Emerson são titulares. Otero, o grande batedor de faltas, foi emprestado ao Al Wheda, time árabe.

O presidente diz acreditar que o problema com o time não é a falta de contratações, mas também não consegue explicar o que está acontecendo. O Atlético anda tentando negociar com Denílson, atacante reserva do time do Vitória e mandou proposta para a compra Guedes, negada pelo Palmeiras.

Sendo um campeonato de pontos corridos, o Brasileirão exige que os times não percam pontos bobos como o Atlético perdeu para Vasco, São Paulo, Flamengo, Sport e Chapecoense. Cada vez caindo mais de posições na tabela, e perdendo a mística do Horto, o Galo segue procurando soluções para o ano hediondo que vem fazendo. Enquanto isso, nós torcedores, seguimos apoiando a todo instante e criticando quando necessário.”

 

23 thoughts to “A voz de uma jovem Torcedora”

  1. Parabéns pelo texto Paula! Nos tempos de hoje, ver alguém da sua idade disposta a escrever é raridade… e sobre o Galo, melhor ainda. Que sirva de exemplo e será lição de casa para meu filho.
    ==============
    A situação atual do GALO é uma inequação que nunca fechará:
    -2 (gallo doido + 7cum) x 1nc0mpetenc1a < Galo doído X Massa sofrida ao cubo = Time fraco / torcida que não desiste nunca

  2. Boa noite Eduardo, demais blogueiros, atleticanos, atleticanas de verdade e querida Paula, só quero dizer uma coisa, enquanto existir torcedoras como você o nosso Galo jamais vai morrer…. um time só existe enquanto existir torcida e essa precisa ser renovada…. Continue a torcer pro Galo e você será eternamente feliz…. um grande abraço

  3. Quando eu pensei que estava livre do Patric…até quando esse sujeito vai continuar no Galo? O Emerson não é lá essa Brastemp, mas é jogador de seleção de base e é muito melhor que esse Patric. O problema dos gols que levamos nas últimas partidas é pelo fato do inútil Elias estar em campo, além, é claro da avenida “finge que marca” que atende por Fábio Santos. Aí quando eu penso que não vou ver esses encostos em campo, o senhor Larghi me aparece com Patric de novo? Ahh…faça-me o favor!!! Agora, além de azarado também é burro!

  4. Meu maior medo está acontecendo, o Gallo pressionado está atirando para todo lado, tentando contratar o que não tem recurso para fazer. Sabemos que no futebol atual não tem craques sobrando, muito jogador mediano, portanto sem dinheiro, vamos montar um time operário, fechadinho, saindo para o 1×0, se for possível ou se não, ficando com o empate. Sanar as contas, buscar alguns jovens, treinar fundamento para prepará-los e já pensar em 2019.

  5. Boa tarde.
    Saiu a provável equipe contra AMERICA.
    Victor; Patric, Léo Silva, Gabriel, Juninho; Adilson, Blanco, Luan, Cazares; Guedes, Ricardo Oliveira.
    Porque Bremmer vai pagar o preço pela má fase???

  6. A ESPERA DE UM MILAGRE

    1. O comando do galo ta esperando que Arouca jogue o que jogou no passado.
    2. Ta esperando que Samuel Xavier jogue o que ele não sabe jogar.
    3. Que o Argentino jogue como um Argentino.
    4. Que Mateus Galdezani jogue o que ele não sabe jogar.
    5. Que Emerson se transforme em Douglas Santos.
    6. Que Elias dê sangue em campo.
    7. Que Cazares jogue com responsabilidade de camisa 10
    8. Que Luan volte a ser o Luan de 2013 2014.
    9. Que Erik jogue o que jogou no Goias.
    10. Que Gabriel seja um novo Jemerson
    11.Que Tiago Largui tire água de pedra.
    Só que o milagre não aconteceu, e o que sobrou foi o muro das lamentações.

  7. Agora vai, hein. Patricão de volta no lugar de Emerson e Leonardo Silva no lugar de Bremer. O grande zagueiro Gabriel continua…tô começando a ficar com birra desse Larghi.

  8. Valeu Paula… belo texto e bola pra frente… todos que nos representam lá dentro, vão embora mais cedo ou mais tarde e o nosso GALO ficará pra sempre!!!!!

    Para o momento falta alguém (viu Senhor Presidente???) pra dar uma “””porrada””” na mesa e chamar todo mundo na sua responsabilidade… inclusive seu Diretor de Futebol… até onde sabemos os salários estão em dia e nada falta na estrutura de primeiro mundo que o clube têm… ou vai ou racha de vez essa p*##@!!!!!!!!!!

  9. Me desculpe…mas não entendi o sentido desta postagem. Não falou nada de novo, não acrescentou nada do que ja sabemos. Nem o fato de ser uma garota de 15 anos poderia merecer este destaque. Hoje essa moçada sabe mais que muita gente adulta e/ou idosa (igual a mim). Um abraço.

    1. Juro que pensei em fazer considerações pertinentes, optei por guardar para minhas reflexões de vida
      Afinal, por quam razão misturar “bravo” com mal humor. Prefiro a leveza, como nas palavras desta menina. Que, como muitos, tem nome e rosto.

  10. Boa tarde a todos. A coisa está ficando feia. Vamos ver se o time renasce contra o América e encontre o jeito de ganhar o brasileiro.

    1. Você não tá falando sério, né ? Com esta draga que tá aí você ainda acredita em título ?
      Cara, ou muda tudo ou vamos lutar contra o Z4.
      E se não mudar logo, até 2019 fica comprometido.
      Chega de passividade!!!

  11. Boa tarde !

    A solução é fácil ! Manda o Alexandre Tadeu para o inferno ! Contrata um cara do meio tarimbado ! Volta o Largui para auxiliar ! Vai de joelho e pede o Cuca para voltar ! Esquece esse ano, joga para não cair, e monta um elenco para o próximo ano ! Copia o que foi feito em 2011. Só isso !

  12. Que o time não tem compromisso e o vestiário é viciado isso vem desde os tempos de Nepomuceno, mas jovem como era no ramo, tentou remediar com contratações caras e bombásticas.

    Agora temos a diretoria q tem o mesmo problema, com o acréscimo da conta pra pagar e contanto com mais inexperiência ainda, pois perdemos um dos melhores diretores de futebol.

    Entendo a conta pra pagar, entendo q o time é ruim, entendo que não podemos nos iludir demais com títulos, mesmo que torçamos pra vencer.

    O que eu nao entendo e não aceito, é colocarem esse momento difícil e delicado do Galo nas mãos de um ninguém, pessoa q surgiu como técnico de paraquedas, pelo ambiente podrido da CBF, não deixou lembraças em lugar nenhum e aqui vem ser o salvador da pátria.

    Relembro, montar time com cheque especial liberado e cartão de credito sem limite é fácil, difícil mesmo, onde se demanda SABEDORIA, MALEMOLÊNCIA e EXPERIÊNCIA é reconstruir sem grana, com parcos recursos.

    Apontei desde o começo q falaram em limpa, quando apenas mandaram embora quem tinha maiores salários e muita gente já se deu por satisfeito, “estão fazendo tudo q a massa pediu”; mas sinto o mesmo cheiro de maça podre no elenco.

    Sem contar que, o papel do presidentenão é fazer o que a massa quer, isso não é democracia da ilusão, mas deveria ser ditadura da competência. Se agradam por demasiado a torcida, pode ser apenas MARKETING.

    Enquanto o amadorismo reinar e a torcida se iludir com qq novo projeto e tratar futebol como se fosse video game, onde não se analisa perfil de jogador e não se cria uma filosofia de diretoria e elenco, vamos sedimentando casa vez mais uma entidade sem brio q foge aos reclames de seu próprio hino

    LUTAR, LUTAR, LUTAR, esse é o nosso ideal.

    ps. Desculpe ser repetitivo, não tenho muito o que falar.

    1. Boa tarde Ita. Concordo integralmente com o seu comentário, acho que o grande erro do nosso presidente foi na escolha do diretor de futebol, comprovadamente inexperiente e despreparado para a função. Acredito que se bem assessorado, o presidente Sette pode sim marcar positivamente sua gestão no NOSSO GALO.

    2. Isto mesmo lutar é nosso lema.
      Que bela e engajada moça atleticana.
      É disto que nós velhos galistas precisamos.
      Necessitamos destes moços e moças que demonstram seu amor valoroso por nossa paixão maior.
      Proponho esta moça no cargo de incentivar o elenco.
      Galoooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *