Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vovó Pretinha, apaixonada pelo Rei e pelo Galo

300x250 - Desconto CelularJá disse aqui várias vezes que entre todos os ídolos do Galo em todos os tempos, três se destacam na minha avaliação: Reinaldo, Ronaldinho Gaúcho e Victor. Tanto que deles eu tenho `cariscultura´ em minha casa em meio a outras e dezenas de quadros, predominantemente alusivos ao Galo. Evidentemente que muitos outros, do passado e atuais (estes ainda em processo de avaliação para entrar no meu acervo), se destacam aos meus olhos neste mais de meio século acompanhando o nosso time do coração.

Mas, entre todos eles, José Reinaldo de Lima é o número 1, embora jogasse com a 9. Somos da mesma idade, me lembro dele quando aqui chegou e antes de subir, com 16 anos, para os profissionais. Ainda adolescente, já encantava e embalava nossos sonhos. Vi lances inimagináveis e indescritíveis. Tive o privilégio de acompanhar seus jogos e sua magia. Se com seu pai, Mário, tomei alguma cervejinha; com seus filhos, Philipe e Daniel, tenho uma convivência de bons companheiros para um bom papo degustando água gasosa e cafezinho.

Faço toda essa digressão para contar ao leitor que as atuações do Rei deixaram mais do que saudade a nós Atleticanos da década de 70. Reinaldo é responsável por uma legião de Torcedores e Torcedoras do Galo por todo o mundo. O leitor atento deve se lembrar da dona Lúcia Rosa, uma cearense que se apaixonou pelo Galo por causa do Rei. Hoje, ela e toda sua família, torcem pelo time, lá no interior do Ceará.

Acabo de descobrir outra fã do Rei e, por isso, Atleticana. O vídeo abaixo é da Vovó Pretinha. Nascida Carmela da Silva, ela completa 91 anos no próximo mês, conta que morou em Belo Horizonte por 42 anos trabalhando em casa de família, como doméstica. Natural de Elói Mendes, veio para a capital e ficou todo esse período morando no bairro Santo Antônio, vizinho ao São Pedro, onde morava o Rei do Galo.

Dona Pretinha relembra que acompanhou toda a cirurgia do ídolo, nos Estados Unidos, e ainda a doença do pai do jogador. Conta, com orgulho, que tem um livro contendo tudo sobre Reinaldo, desde o nascimento até os dias de glória pelo seu Galo. Lamenta, entretanto, que apesar de acompanhar todos os jogos pelo rádio ou TV, só foi uma única vez ao campo. Na decisão em que Ortiz tomou aqueles gols do Revetria.

Fez várias composições para o Galo e para o ídolo. Em sua cidade natal, Elói Mendes, atualmente, dona Preta, canta e encanta Atleticanos e até mesmo não-Atleticanos por sua fé e devoção pelo nosso Galo. O maior ídolo de todos os tempos, que num gesto de desprendimento até tentou passar o bastão para o R10, sensibilizado com o fato, irá presentear a vovó com um produto de sua grife.

16 thoughts to “Vovó Pretinha, apaixonada pelo Rei e pelo Galo”

  1. A querida Vovó Pretinha é preciosa sempre doce com todos a sua volta somos todos abençoados por te-la ao nosso lado. Grande torcedora do Galo. Sou uma neta muito orgulhosa dessa Atleticana de coração Viva o Galo! Viva a Vovó Pretinha!

  2. Eduardo, tenho a alegria, a sorte e o prazer de ser um dos netos da Vovó Pretinha, voce nao tem idéia da alegria e emoção que você vai proporcionar a ela. E ela merece demais, é uma pessoa maravilhosa, que transmite muito carinho e muita sabedoria. E super apaixonada pelo Galo!!!! Muito obrigado por proporcionar esta alegria para a Vovó Pretinha ,Eduardo!!!!!

  3. Parabéns à vovó Pretinha!

    E aquele pseudo jornalista acostumado a falar mal do Galo (o que se diz “framenguista” e vive defendendo as marias) teve a cara de pau de dizer que o nosso REI nao é querido por aqui…definitivamente ele desconhece o AMOR que a MASSA tem por seus ídolos do passado e do presente.
    SAN

  4. Dudu, você é da idade do Reinaldo? O que diabos então puseram na sua bebida, para que você ficasse parecendo ser 20 anos mais velho de que ele? Heheheehehe…

  5. Muita saudade do REI REI REI REINALDO É O NOSSO REI!! Meu irmão mais velho tinha uma bandeira de 5×5 metros com o numero 9 gigante no meio e escudos do Galo nas quatro pontas.
    Tempos maravilhosos em que eu, no final da minha infância, ia à pé ou de carona do Carlos Prates ao Mineirão junto com minha família, amigos, galera da torcida GaloPrates…. pra ver o Galão com Rei e cia mandar muitas alegrias pro nosso coração. Depois voltar pra casa roucos e ainda gritando na caçamba de alguma “caminhonete”, de algum atleticano… e todos felizes e de alma lavada. Tempos maravilhosos, mágicos, com o Rei e com o Galo de muitas alegrias.

  6. Sò mesmo alguém tão especial quanto o nosso ídolo Reinaldo para trazer para o nosso amado Atlético Mineiro uma pessoa tão especial quanto a Vovó Preta . Que Deus os abençeom demais em suas vidas, assim a todos que amam . Fiquem com Deus e saudações atleticanas do fundo do meu coração mineiro e alvi-negro !

  7. Bons tempos que eu vi o rei no estádio do leão do Bomfim.Craque que o futebol não vai ter mais, pois jogava-se com amor e respeito ao clube

  8. ” O Brasil está cheio de emoção … o nosso Rei chegou (…) ” Dª Preta sabe das coisas e antecipadamente deixo-lhe meu fraternal abraço pelos 91 anos que irá completar, que Deus lhe abençoe e dê -lhe mais que o dobro de vida . Me emociono com pessoas quase que centenárias, que viram o GALO nascer e presenciaram seus primeiros passos.Lembro-me do meu bisa Atleticano fervoroso – e raivoso que não admitia falrem mal do GALO perto dele . Aviltava-lhe o espírito brigão do GALO garnizé de tal maneira, ao ponto de ter de contê-lo para que não partisse para os finalmente … rsrs Pena que aqui não esteja mais para ver o tamanho que se tornou sua primeira e única paixão .Esteja em paz bisa, nosso GALO é GIGANTE como sempre você o viu – O ídolo maior dele foi o Mário de Castro e não havia discussão . Reinaldo foi gigante ,mas o meu preferido foi o Heleno .Pelo futebol elegante que mostrava em CAMpo era de encher os olhos . E mais uma vez , Saudações Alvinegras e felicidades à Dª Preta . SAN

      1. Antônio , desejo que a ‘terra benta’ de Formiga continue adubada . Quem sabe dela não venha brotar mais alguns filhos pródigos … vai que ! Não é mesmo ? SAN

  9. São por essas tantas historias de amor e paixão que o nosso Galo é tão querido e diferenciado entres os clubes de futebol, essa paixão transcende gerações e nos emociona a cada novo capitulo. Obrigado Rei, Muito obrigado Vovó Preta!!!! Parabéns pelo texto Eduardo!!!!

  10. Boa tarde, também tenho uma paixão pelo galo e, principalmente, por Reinaldo, o nosso eterno REI. Para mim, depois do Pelé, é o Reinaldo. Ir ao jogo do galo, só uma jogada de craque, já era o bastante, o ingresso já estava bem pago. Saudades de um tempo que não volta mais. obrigado.

  11. Eduardo de Ávila, você já viu o Reinaldo Lima, o nosso Loja do Rei do Galo na canção Imagine do nosso John Lennon, cara!  
    Não!?  
    Pois é, meu amigo, o Rei do Galo está lá na canção John Lennon Imagine, moço.  
    Só que o Punho cerrado – A história do Rei nós vimos jogar e na canção mundial do nosso amigo John Lennon com todas suas imaginações, depois de mais de 30 anos, ninguém viu ainda, moço. 🙂
    Vejo juntos o John Lennon Imagine e o Punho cerrado – A história do Rei e o John Lennon com seu piano acordando o mundo que ainda vale a pena sonhar, Eduardo.    
    Há muito o que Temer, moço! 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *