Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Voto de confiança no time

Urso e Donizete 03-12-16

Enquanto a bola não rolar definitivamente, valendo pontos e títulos, vamos ficar aqui neste ping-pong de acreditar e reclamar. Afinal, serão quase dois meses sem jogos oficiais, num período em que se discute tão e exclusivamente sobre especulações. É jogador que vem, outros que saem, sem, entretanto, nenhuma confirmação. Eventualmente, talvez até para avaliar a reação do Torcedor, deixam escapara alguma possibilidade.

De concreto mesmo, as saídas do Donizete e Urso, seguramente as mais sentidas, notadamente a primeira. Chegaram apenas o zagueiro Felipe Santana e lateral Danilo Barcelos. O primeiro pode até ser titular, mas o outro irá tão somente compor o elenco e será opção para outras variações em campo. Confesso que prefiro, infinitamente, escrever sobre pré e pós-jogos do que ficar aqui, diariamente, lendo e ouvindo tudo e todos a fim de achar um mote de texto para o assíduo e fiel leitor.

Muitas vezes tomando “pito” dos mesmos e compreendo as razões de cada um. Afinal, para o otimista, às vezes passo a imagem de pessimista, enquanto para este sou até “chapa branca”. Imaginem a situação dos dirigentes e treinador. Leio quem prefere Victor e outros que defendem Giovanni e até nenhum dos dois, acreditando que será Uilson o dono do gol. E daí pra frente com os dez jogadores de linha. Por isso mesmo que o treinador deve e merece ser bem remunerado. Já aqui, ao contrário do que pensam alguns, nem por isso.

nepomuceno_maluf
Fotos;Bruno: Bruno Cantini/Atlético

Pois bem, quero tentar dar uma levantada no astral do Atleticano. Bipolar, otimista ou pessimista, seja qual for a classificação de cada um (eu estou no primeiro grupo), precisamos fazer uma avaliação fria da situação. Vou tentar ter isenção, embora reconheça ser difícil. Mas, num detalhe sou obrigado a concordar com quem reclama de certa inércia da diretoria.

Vejamos. Além dos nomes mencionados acima, nenhum outro jogador deixou o Galo. Nenhum que digo entre aqueles que foram e continuaram sendo protagonistas em nossa caminhada. Ontem mesmo, o parceiro aqui do blog, Ronaldo Lenoir, comentava que vários jogadores do Galo são pretendidos por outros clubes e irão permanecer aqui em Belo Horizonte. Pelo menos por enquanto, Rafael Carioca, Fred, Lucas Pratto, Erazo, Gabriel e Robinho, entre os mais comentados para deixar a Cidade do Galo, estão em plena atividade na pré-temporada.

E mais: qualquer um deles e de outros menos citados seria titular em grandes clubes brasileiros. Então, perguntava ele, qual a razão de tanto pessimismo e reclamação? Realmente, Lenoir e muitos outros Atleticanos que pensam assim não estão errados. Ao contrário, temos de dar um crédito à diretoria Atleticana e acreditar que os reforços necessários irão chegar e que estão sendo monitorados e negociados por quem tem procuração para tanto. No caso, presidente e diretor de futebol.

Se queremos e desejamos comemorar e ter um ano de títulos, tudo começa com a confiança na equipe. Vale dizer, na administração, no comando técnico e nos jogadores. Da parte deste blog e do blogueiro, a missão é e sempre será a de trazer à tona os assuntos que correm à boca miúda entre os Torcedores, desde as mais trágicas aflições até as mais exageradas previsões. Aqui é um espaço do Atleticano, lido tanto por quem de direito quanto por quem não tem o que ver e comentar sobre o time de sua preferência.

Em síntese, faltam duas semanas para começar a primeira competição que interessa ao Atleticano – o Campeonato Mineiro. Logo depois vem a Primeira Liga e um pouco mais à frente a Copa Libertadores. Minha sugestão é que seja depositada total confiança na ação da diretoria e daqueles que estarão no gramado – do lado de dentro e na área reservada de fora. Caso os resultados não sejam os desejados, aí, sim, vamos cobrar ação para virar o jogo.

 

11 thoughts to “Voto de confiança no time”

  1. Não estou preocupado em ganhar o brasileirão, preocupo com o time jogar bem, honrar a camisa, ano passado foi falado que a defesa era fraca, o que se confirmou e a diretoria foi inerte, este ano começamos sem volante e armador e a diretoria inerte, depois vai falar que contratou tarde, depois pede a torcida para prestigiar, para dar força e eu é que sou bipolar, bipolar sabem quem é.

  2. Caros amigos, concordo plenamente que precisamos de contratar volantes e que é necessária uma reformulação geral dá base. Inclusive, não entendo como em entrevistas não existem cobranças nesse sentido. Gostaria de saber o que a diretoria tem a dizer sobre isso. Agora, vocês falarem que o nosso elenco é pior que grêmio e santos????? A dupla de laterais titulares do grêmio é Edilson e Marcelo Oliveira. E não venham me falar que ganharam dá gente ano passado, porque as razões para isso todos sabem. Quanto ao santos, me falem 5 reservas bons. Eu consigo falar 6 bons no Galo. Não acho que nosso elenco seja pior nem que o Flamengo que tem como titular o grandioso Pará. O que acontece é que essas equipes tem padrão de jogo em virtude de bons treinadores que ali estao. Óbvio que precisamos de volantes, mas não acho que a situação esteja tão ruim assim. Aqui é Galo!

  3. Eduardo: com todo respeito, no escopo do texto, Vc deu inequívoca demonstração de “chapa branca.” Diretoria está trabalhando? A inercia é visível,total e geral. Enquanto que outras equipes, mesmo com elencos fortes, continuam contratando (Palmeiras, Fla, Santos, etc.). O CAM está no blá,blá,blá. Evidente que falta dinheiro no caixa. Mais fez proposta oficial de R$10 Milhões pelo Marlone. Quem iria pagar? Concordo a base de 2016 foi mantida. A mesma base que não ganhou NADA no ano. Será que o Marcelo Oliveira foi o único responsável/culpado? Evidente que não! Houve contratações equivocadas, centralizadas em determinadas posições em detrimento a outras, etc. Concordo que torcedor é “bipolar”. Mais é evidente que o dá (ibope) a uma empresa são os resultados obtidos. O CAM ou GALO, como queiram, é um empresa e , apenas montando um plantel forte, com jogadores qualificados tecnicamente, é que vai dar à EMPRESA CAM resultados (TÍTULOS) e, o merecido IBOPE. Até o momento não estou vislumbrando isto para 2017. Posso e quero estar errado. Destoando com a opinião de grande parte dos participantes do Blog.

  4. Boa tarde, massa!!! Além das contratações q já foram mais q debatidas aqui e que é consenso entre a torcida, entendo q outro ponto a ser tratado e o enxugamento da folha de pagamento com o desprendimento de alguns mal jogadores, Patric e Conceição por exemplo já mostraram q odeiam jogar futebol, devem ser liberados urgentemente p ñ atrapalhar. Vamos Galo!!!!

  5. Com este elenco, ficamos atrás do Palmeiras, Santos, Flamengo, além de perder para o Grêmio. Precisamos de reforços, principalmente volantes, um zagueiro e um meia. Não podia perder o Gabriel para o Corinthians.

  6. O Roger, ao avaliar a sua primeira semana de trabalho no Galo, ressaltou que aproveitou muito o fato de o grupo de jogadores estar reduzido no momento (por causa da copa da Flórida) para conhecer bem de perto cada um dos presentes. Isso significa enxergar oportunidades em situações aparentemente adversas. Para isso estar com a mente focada e livre de pressões é muito importante. Que continue assim com olho por enxergar novas oportunidades onde a maioria não está percebendo.

  7. Jogadores da base são, em sua maioria, jovens carentes que vivem em lares mal estruturados e dependem muito de um acompanhamento psicológico para compensar a falta de afeto paterno/materno. Além disso, são explorados por empresários, procuradores e agentes que só veem neles a possibilidade de auferir lucro. Esses jovens não têm outra opção a não ser se submeter aos mandos e desmandos dessa corja de exploradores. Por isso, as diretorias de base dos clubes têm que ser entregues a pessoas capacitadas para entender essas nuances da vida desses jovens e ajuda-los a superar a ansiedade, o medo do fracasso e o temor de decepcionar parentes que veem neles a possibilidade de almejar algo melhor para suas vidas. São muito jovens, mas, com uma carga de responsabilidades e expectativas acima de suas possibilidades. Sendo bem orientados, acompanhados e protegidos eles terão tranquilidade para desenvolver o seu potencial técnico e se revelar como bons jogadores e até aflorar um desempenho acima da normalidade. A base do Galo não demonstra ter essa estrutura de proteção emocional para os jovens dali. Esse diretor que não merece ter o nome mencionado parece ter montado um mecanismo de proteção de seus próprios interesses. Na recente mudança de técnicos das categorias de base pudemos perceber isso. Nada mudou efetivamente. As mesmas pessoas deslocadas para setores diferentes sem alterar nada no modo de trabalhar ou pelo menos buscar aprimorar o que estava sendo feito. Foi a típica proteção do mais do mesmo. Ou seja, do nada de coisa nenhuma. Não dá para esperar algo de bom para o Atlético saindo dali.

  8. Caro Eduardo, olhando pela visão dos otimistas temos sim um bom plantel, pois disputamos na ponta todas as competições do ano passado. Agora pela visão dos pessimistas, com esse plantel não ganhamos nada. Concordo c as duas visões, apesar de estar mais incrédulo este ano.
    Não acredito q só a mudança de técnico seja a solução para o time. Temos q trazer bons jogadores e liberar urgente alguns péssimos q estão aí. Pq senão a história conhecemos, tudo conspira (convocação, lesão, mimimi, etc) para q os ruins sejam titulares. Aí ficaremos mais um ano sem títulos.
    Saudações alvinegras!!! #vamosgalo

  9. Bom dia, Eduardo e demais atleticanos que orbitam esta página. Eduardo, você hoje está jogando com a bola no chão. Talvez as críticas o tenham feito esfriar um pouco. Concordo com você e como já disse, também com os companheiros mais centrados e que têm pedido paciência e confiança no Galo 2017. Fiquei muito chateado com o Galo 2016. Reclamei e xinguei muito. Mas, agora admito que a coisa não foi tão ruim assim. As minhas expectativas é que eram grandes demais. Portanto, vou deixar as minhas expectativas de lado e esperar. Esperança também é nosso nome. Que o Roger acerte em suas escalações. Que o Maluf de ontem que entre lágrimas e sorrisos prometeu um novo volante até o fim do mês. Que o Nepomuceno consiga pagar as suas contas com o dinheiro da prefeitura e possa cuidar do Galo mais tranquilo e enfim que eu reclame e xingue menos em 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.