Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Virando o chip para a Sul-Americana

Depois de duas derrotas, uma pelo Brasileiro e outra pela competição da partida de hoje à noite, o Galo precisa vencer, convencer e garantir a classificação para a próxima fase da Taça Sul-Americana. O Atleticano não admite capitular diante de uma equipe praticamente desconhecida do Chile.

A primeira partida – em território chileno – foi desdenhada pela direção e comando técnico do Galo, colocando pressão na equipe para o jogo decisivo e aumentando mais a desconfiança do Torcedor. Chegamos à véspera de um importante, decisivo e classificatório confronto internacional com menos de 10 mil ingressos vendidos.

Isso é o resultado da falta de conquistas, desde o ano passado sem ganhar um título, aliado a partidas irregulares. Vence o Flamengo num final de semana e vai para o Chile com time alternativo. Depois, completo, no Rio Grande do Sul realiza uma partida pífia. Com isso, dois resultados adversos em um gol a zero, desanima o Atleticano que em condições normais lotaria até o Mineirão.

Para hoje, ao que acompanhamos depois do revés para o Grêmio, o treinador interino promete a equipe principal. Ontem, pelo noticiário, o time realizou treinamento sem a dupla de ataque. Chará e Ricardo Oliveira não treinaram entre os titulares.

Considerando que ambos, não só em Porto Alegre, mas em partidas recentes tem sido bastante questionados, estaria o treinador cedendo às críticas e pedidos do Torcedor? Alerrandro vem merecendo mais e melhores oportunidades já faz um bom tempo. Geuvânio, embora alterando boas e médias partidas, também vem rendendo mais que gente que parece ter cadeira cativa.

Se bem que, no caso do Geuvânio, comungo com aqueles que preferiam vê-lo atuando no lugar do indolente Cazares. O equatoriano, inegavelmente dos maiores talentos que já vi jogar, não tem responsabilidade – consequentemente sequência – que justifique insistir com a sua permanência. Uma pena para o futebol, pois seria dos grandes ídolos da história Atleticana e – talvez – até já tivesse tomado o caminho de um grande clube europeu. Mas, suas preferências e prioridades não são as mesmas de um profissional que leva a sério sua carreira.

Fora essas duas dúvidas, o time será praticamente o mesmo que perdeu para o Grêmio, com a entrada de Elias no lugar do Jair. Fato é que precisamos vencer por dois gols de diferença e assegurar a passagem para a fase seguinte. Se ganhar por um a zero, mesmo placar da primeira partida para o La Calera, a vaga será decidida em penalidades. Vencer por um gol de diferença, mas sendo vazado em casa, a classificação será do adversário.

Diante disso, é vencer e com placar elástico, só assim o time irá convencer o Atleticano para o próximo final de semana. Pelo Brasileiro, vamos pegar o CSA, que ontem superou o perigoso Goiás. O time alagoano, embora na 16ª colocação tem a mesma pontuação que os dois que estão à sua frente. Vale dizer, vem para tentar pontuar e deixar a zona da degola.

Mas, essa partida será ainda no domingo, hoje é dia de pensar em Sul-Americana. Se a diretoria e comissão técnica desprezam a competição, tem muito Atleticano que – ao contrário – tem razões para querer esse título. Tomara que Alerrandro jogue e provoque uma grande dor de cabeça (ou de consciência) no treinador interino.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

27 comentários em “Virando o chip para a Sul-Americana

  1. Boa Noite,
    Com todo respeito, haja coração.
    Patricão é sempre Patricão, seis oportunidades de gol e só uma no gol.
    Luan, Patricão melhorado.
    Cazares, já era, rua, Bruninho tinha que ter entrado no lugar.
    Igor Rabello cada vez melhor.
    F. Santos o mesmo.
    Elias, melhor fora do jogo como hoje.
    Camisa da Lecoq esportif esta fazendo bem ao Victor.
    Chará entrou bem.
    Alerrandro arrebentou, é R.Oliveira no banco já.

  2. EXATAMENTE AS 11:20 EU ESCREVI QUE DUVIDAVA QUE O PAU MANDADO IRIA COLOCAR O PASTOR DOS INFERNOS NO BANCO!JÀ PERDEU O COMANDO DO TIME HÀ MUITO TEMPO!POR ISTO NÂO VOU AO CAMPO ENQUANTO ELE JOGAR.LEMBRAM-SE DAQUELA PROPAGANDA QUE DIZIA QUE COMPRANDO DVD PIRATA A GENTE ABASTECIA O CRIME?ENCHENDO O CAMPO ESTAMOS CONCORDANDO COM TUDO QUE ESTÀ ACONTECENDO.DEIXEM DE IR AO CAMPO PELO MENOS UM JOGO,SÒ UM,E VERÂO QUE DÀ MAIS RESULTADO.

  3. Boa noite amigos do Galo. Estão noticiando que o diretor de futebol do NOSSO GALO, foi ao Uruguai tentar contratar o lateral Lucas Hernández “para disputar posição com o Fábio Santos”.. se for mesmo para disputar posição é melhor não vir, improvisado o Patric é melhor que o F.Santos.

  4. Vejam só: Santos e Athletico-PR não liberaram Rodrygo e Renan Lodi para o tal Torneio de Toulon da Selecinha Sub-23. E o que o Galo fez? Liberou Guga, sem mais delongas. Detalhe: não é Data-Fifa e estamos em dias decisivos: hoje vale a continuidade na Copa Sulamericana contra o La Calera, domingo tem jogo que pode nos aproximar do líder, basta vencer CSA em casa e torcer pra Chape complicar o Porco na Arena Condá. E na outra quinta-feira, temos jogo decisivo contra o Santos valendo vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Se tivéssemos um presidente que entende de futebol e um diretor atento (mas não só “ao mercado”), o Galo teria imitado os outros dois times supracitados e não liberado Guga. Agora, é sofrer com Patric na direita e Fábio Engana Santos na esquerda. E o pior é que quando reclamamos e protestamos, tem enérgumeno que ainda discorda e defende com veemência essa diretoria medíocre!

    1. Caro Rodrigo… Isso é fruto da situação. Time com salários atrasados, perda de arrecadação com a saída precoce da Libertadores, quer e precisa vender. Aí manda o Guga, na esperança que apareça outro time afoito e compre, como foi com o antecessor dele!

  5. O jogo de hoje me remete ao poderoso Zamora, que chegou ao Mineirão e só não saiu com uma vitória por ser uma ingênua e tecnicamente muito fraca. Naquela oportunidade estávamos jogando com os TITULARES, como encheu a boca nosso interino, ou seja titulares e m@#% é a mesma coisa.

  6. boa tarde Eduardo e massa. espero que não acontece uma tragédia no horto, e se fomos eliminado por uma equipe que nunca ouvi falar que o galo fecha a porta e se demitam todos. aliás no time do galo pode esperar tudo ja estou farto de passar vergonha com está diretoria,treinador estagiário e burro, e estes amontoados de peladeiros. um estagiário tem lata de dizer que não precisamos de atacantes ok esperar de um estagiário e burro e vive elogiando o pastor pipoqueiro. Elias. Fábio Santos. patrick. não será jogo fácil o galo que joga com raça e vergonha na cara. meu placar galo 2×0.vai galoooooooo.

  7. 1 – Cadê o treinador??? O mesmo erro do ano passado… Que lástima essa Diretoria.
    2 – O jogo contra o Grêmio foi um CHOQUE de realidade. O Galo tem um time limitadíssimo, a disparidade técnica é um abismo. Patrick voltou a patricar e Fábio Santos, mais uma vez, péssimo.
    3 – O Ricardo Oliveira tem crédito eterno? A bola bate-volta, destoa negativamente, o peso da idade chegou. Não dá mais. Fica 10 jogos sem marcar, aí faz um gol contra um pequeno e ganha mais 10 oportunidades. Valha-me.
    4 – Na minha opinião, Leo Silva pode aposentar. Não tem condições físicas para aguentar 90 minutos.
    5 – O Galo precisa URGENTE de um lateral esquerdo, um volante (box to box), um armador e um centroavante.
    OBS: se tomar pressão o jogo todo, uma hora falha. 50 bolas na área. Parecia jogo de time de 1ª contra 3ª divisão.
    OBS: Luan não consegue jogar 2X por semana.
    OBS: Se não contratar um treinador, o filme se repetirá e estaremos comemorando 6º lugar de novo. Tomara, Oremos, que alguém iluminado desta diretoria ou algum conselheiro independente tenha atitude JÁ.

  8. Depois da “cagada” lá no Chile o jogo de hoje se tornou muito perigoso.
    O Galo já entra pressionado e precisando reverter o resultado de lá.
    Se ganhar não passa da obrigação de ganhar de um time sem expressão, mas se perder a classificação e sair prematuramente “de novo” do único torneio na qual temos chance, o caldeirão vai ferver e a pressão vai ser enorme em cima desse PÉSSIMO PRESIDENTE SETTE CAMARA.
    E pressão pra cima desses PIPOQUEIROS TAMBÉM, PRINCIPALMENTE DESSES MEDALHÕES ENGANADORES.
    Tomara que venha uma grande vitória e que agente ganhe moral para vencer o CSA e o Santos pela Copa do Brasil nos deixando vivos em todas as competições e com esperança de que cheguem reforços para brigarmos pelos títulos.
    Tomara que dê tudo certo, vai pra cima deles Galo ôôô!!!

  9. Tacaram fogo no parquinho e o Itair semianalfabeto Machado resolveu apagar jogando gasolina. Ameaçou repórter e conselheiros.Isso vai feder.

  10. BOM DIA A TODOS OS ATLETICANOS E ATLETICANAS DE TODOS OS MATIZES!
    Infelizmente estamos vivendo esse “mais do mesmo” há alguns anos.
    Não ganhamos nada, comemoramos o sexto lugar no brasileiro.
    Nos classificamos para a Libertadores para “chegarmos à Sul Americana.
    A diretoria desdenha novamente a competição.
    Vamos disputar o segundo jogo classificatório com um técnico interino.
    O elenco mostrando os mesmos desinteressados jogadores de 2018, acrescido dos refugos que foram adquiridos pela diretoria “austera e competente”.
    Vamos virar o chip? Qual chip?
    Temos de entender e aceitar que a realidade do CAM esse ano, se nada de MUITO DIFERENTE acontecer, será o que ocorreu na partida contra o Grêmio. Nada diferente disso. A vitória sobre o Flamengo foi um ponto FORA da curva. Somente isso.
    Hoje no “gigantinho do horto” estádio eleito pelo “eterno”presidente (boquirroto) do GALO , como o nosso ninho, irá abrigar mais essa partida decisiva. Alguém acredita que estádio ganha jogo? Esse ano me lembro de uma decisão no gigantinho do horto…
    Se o homens não mudam as atitudes permanecem as mesmas. O futebol começa em Lourdes e se concretiza em Vespasiano. Sempre escrevi isso. Não estou errado!
    Tenho medo do time titular.
    Tenho medo da reposição do Víctor; da técnica do Patrick; da recuperação do Léo Silva; da precisão do Rabelo; da marcação do Fábio Santos; da apuradíssima técnica do Jair; do voleibol praticado pelo Zé Welisson, da determinação do Cazares; da gana do Elias; da precisão do Chará; da explosão do R.O; e do banco do GALO.
    Tenho pena do interino. Come do mesmo pão que o Larghi comeu.
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  11. Bom dia xará e amigalos indignados!!!!!!
    Muito bem…Os inoperantes Ricardo Oliveira e Chará não jogam. Aí você olha para os reservas e vai jogar quem???? O craque Geuvânio e o menino Alerrandro com a responsabilidade de consertar a lambança do Chile!!! Em que situação 7 Câmara e sua trupe colocaram o GALO!!!!!!!!!!!!! Resta saber se o bunda de bigorna Elias e o Cachazares vão entrar em campo a base de Lexotan! 1 x 0 não serve porque nem me lembro a última vez que Victor defendeu uma penalidade….QUE DEUS AJUDE O GALO…..MAIS UMA VEZ….

  12. Bom dia companheiros de torcida, acho que o torcedor atleticano anda chato d mais, desde que o Kalil postou que somos a torcida mais chata do Brasil parece que resolveram comprar a idéia, temos que aprender a aceitar nossa relidade que é a de não termos grana como Palmeiras e Flamengo, outros até tentam se equiparar com eles mas pelo que estamos vendo a conta comecou a chegar. Só concordo com as criticas quando estas se direcionam a nossa categoria de base pois se o Grêmio hj é um dos poucos que conssegue competir com palmeiras e Fla é porque nos ultimos anos revelou vários jogadores acima da média e lucrou muito com as vendas, já sobre o jogo de hj acho que a torcida tem que lotar o indepa uma vez que o time vai com força máxima, a desculpa de que a direção não ajuda o torcedor se empolgar não serve, pois ja tivemos diretorias piores que gastavam muito e não tinham resultado nenhum e nem por isso o torcedor deixou de lotar o Mineirão no caso, lembram do rebaixamento, time caro e rebaixado mas mesmo assim o torcedor lotou o Mineirão pra cantar o hino e declarar seu amor incondicional ao clube, então que resgatemos essa nossa fidelidade pois na última década só ganhamos dois mineiros e ainda sim encantamos o Brasil com a nossa presença sempre em massa nos jogos do galão, um abraço e pra cima deles gaaaaaloooo.

  13. Bom dia, esse é daqueles jogos que se ganhar não fez mais que a obrigação e se perder é vexame…. Aí é que mora o perigo… Ao contrário do Galo eles estão valorizando e muito essa competição. Esse arremedo de time do Galo não inspira confiança em ninguém… Nem o mais otimista acredita nesse bando de descompromissados e sem um mínimo de vergonha na cara… Não respeitam a camisa e nem a torcida…. Em 2017 fomos eliminados da Libertadores nas mesmas condições do jogo de hoje pelo “poderoso” Jorge Wilstermann da Bolívia, com o Cone, Robinho e Elias em campo…Dos enganadores um ainda continua…. Torcer é o que nos resta….

  14. Bom dia Eduardo.
    O jogo contra o Grêmio deveria servir de exemplo de como NÃO se joga futebol. Uma vergonha para um time da grandeza do GALO.
    EDUARDO , O CASO DE CORRUPÇÃO NO CRUZEIRO É SÓ UMA PEQUENA MOSTRA DO QUE ACONTECE NO FUTEBOL BRASILEIRO. NÃO É À TÔA QUE TRÊS EX PRESIDENTES DA CBF ESTÃO PRESOS.
    JOGADORES RICOS.
    EMPRESÁRIOS RICOS.
    DIRETORIAS RICAS.
    E OS TIMES BRASILEIROS , QUE SUSTENTAM A TODOS
    COMPLETAMENTE FALIDOS.
    É EVIDENTE QUE TEM MUITA COISA ERRADA.
    EMPRESÁRIOS MANDANDO NAS CATEGORIAS DE BASE.
    EMPRESÁRIOS ESCALANDO TIME.
    CONSELHEIROS RECEBENDO PROPINA .
    “” SÓ UMA LAVA JATO VAI SALVAR O FUTEBOL BRASILEIRO “”
    No Atlético, recentemente o DIRETOR DE futebol ALEXANDRE gallo , fez contratações irresponsáveis , causando um enorme prejuízo ao clube , foi demitido , mas não foi punido.
    ISSO NÃO PODE CONTINUAR ACONTECENDO COM A MAIOR PAIXÃO DO BRASILEIRO , QUE É O FUTEBOL.
    SE A DÍVIDA DO CRUZEIRO É ESCANDALOSA , A DO NOSSO GALO TAMBÉM É.
    QUE ESSAS DIRETORIAS NÃO MATEM A NOSSA PAIXÃO.

    1. PAULO ROBERTO ,
      é isso , meu caro !
      E é preciso que a imprensa tenha a devida
      responsabilidade de repercutir tamanha e
      desqualificada atitude que , como você bem
      disse , seguramente deve ser um modelo que
      outras instituições futebolísticas mundo afora
      praticam .
      Agora , na Espanha , mais um caso horrendo .
      Só que lá eles são punidos .
      Vamos ver o que acontece por aqui .

  15. Bom dia amigos Atleticanos! Parece que felizmente o Ricardo Oliveira vai ficar de fora, se ele jogar estamos perdidos afinal teremos um time semi amador pela frente e a chance do Ricardo fazer gols é muito grande, se isso acontecer mais 10 jogos garantidos como titular pelo pastor, aja paciência. Sábado contra o grêmio quando a bola ia no pastor e ele parecia um muro “bate e volta” foi de indignar, não parecia um jogador profissional, e depois vem a entrevista do técnico interino a maior piada do Atlético atualmente.
    Estou me rendendo ao nobre blogueiro que certo dia escreveu que até engolia a escalação do Elias, afinal não temos ninguém melhor. Vou dar a mão a palmatória e aceitar o Elias afinal todos os outro que entraram são muito ruins também, assim como o Elias!
    Geovânio na minha opinião só fez uma partida mediana contra o Flamengo no mais todas as outras acima da média em ralação ao time como um todo e merece ser titular!
    Cazares esse sim, destoa em uma partida (flamengo) e depois fica 5 jogos mal, não pode ser titular indiferente da sua capacidade técnica, não merece, não tem comprometimento já cansei desse cara.
    Enfim pra terminar lembrar de novo do Ricardo Oliveira mesmo sendo Atleticano de coração e de estádio não dá pra não rir dessa piada pronta, dupla dinâmica mais engraçada que já vi no Galo, ( Rodrigo e Ricardo) muito pior que Vicente e Mexerica!

  16. Bom dia, achar que o adversário é amador e semi profissional é de uma ultrajante falta de respeito. Achar que tem que passar o trator como dizem é excesso de confiança. Só lembrando que este mesmo time eliminou a Chape na Arena Condá. Portanto todo cuidado é pouco. Só espero que o time se aplique, corra e apresente algo decente em termos de futebol, porque só assim virá a vitória e a consequente classificação. É chover no molhado que Patric, F.Santos, Cazares e Pastor não merecem nunca a titularidade absoluta no GALO, mas hoje é apoiar e que venha a classificação. Se houver as mudanças ditas parece que o Rodrigo Santana começa a perceber que a Torcida não é boba e sabe muito bem onde o calo tá apertando.

  17. Bom dia a todos.
    Espero hoje simplesmente uma vitória maiúscula do Galo. Não há outro resultado que possa ser admitido diante da fragilidade do adversário.
    Entretanto, sabemos que pode ser sofrido.
    Aguardemos e torçamos.
    Essa competição é muito importante para o Atlético e espero que todos os envolvidos tenham essa consciência e estejam engajados para conseguirmos esta classificação com folga.
    Abraço Alvinegro – Itaúna-MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*