Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vergonha!

Roberto Caldeira

Dia após dia, vergonha é a melhor definição que expressa meu sentimento em relação ao futebol. Aliás, esse pobre futebol que está em falta na maioria dos estádios pelo Brasil, é apenas um reflexo da situação vergonhosa que assistimos e vivenciamos todos os dias.

Reflete nossa decadência como sociedade, cheia de pessoas incapazes de viver em paz, se respeitando e se preocupando com a vida do próximo.

Já não mais me surpreende quando, após um dos maiores clássicos do país, os assuntos mais comentados são garrafas de vidro lançadas, brigas de torcidas, balas de borracha, gás lacrimogêneo, atos de racismo, seguranças despreparados. Tudo, menos futebol.

E, no meio disso tudo, milhares de pessoas, famílias, jovens, idosos, crianças, que estavam ali apenas para se divertir.

Algumas pessoas ainda tentam fazer disso parte de um discurso ideológico, como se fosse possível rotular e generalizar tais comportamentos.

No meio dessa vergonha, temos de tudo, amigos! São milhares de pessoas diferentes que, independente de suas crenças, condições sociais, cor de pele, não respeitam a vida do próximo. O certo é certo, o errado é errado. Não importa de que lado esteja.

Será que não percebem que TODOS são responsáveis por essa vergonha? Alguns diretamente, muitos outros indiretamente.

Mas TODOS, de alguma forma, são responsáveis por isso. Não precisamos apontar o dedo. Todos são responsáveis.

O que aconteceu domingo, já se repetiu outras vezes. Pior do que isso é ter a certeza de que isso vai continuar se repetindo por décadas. Não vamos tirar lição alguma disso, enquanto não mudarmos.

É importante cobrarmos que os Clubes se posicionem socialmente. Mas, o que isso vai adiantar se continuarmos aceitando passivamente que esses mesmos Clubes continuem sendo fechados, governados por conselhos dominados por oligarquias, que nunca representaram a torcida.

Infelizmente, cenas lamentáveis como essa só reforçam a decadência do Galo, do rival, do futebol mineiro e brasileiro.

O sistema vigente fracassou! Mas nada acontece… Até quando vamos assistir, participar e aceitar tudo isso? Até quando não vamos fazer nada? Só espero que o dia que acordarmos não seja tarde… Precisamos todos mudar! Urgentemente!

O Galo poderia nos unir! A busca por um Galo renovado, democrático e transparente, com certeza, levaria todos a evoluir, não apenas como Clube, mas como pessoas, que poderiam efetivamente fazer parte do processo, fazer um futebol melhor, para as pessoas, respeitando-as, como deveria sempre ter sido.

Quem sabe o dia que começarmos todos a sentir vergonha, paramos de reclamar e passamos a ter atitude e contribuir para que as mudanças aconteçam. Até quando…

Renova, Galo!

*fotos: 1) Flickr/Atlético; 2) Alexandre Guzanshe/EM

26 thoughts to “Vergonha!”

  1. Excelente texto. Sou apaixonado pelo futebol, ainda que não seja Atleticano. Moro fora do país e sempre acompanho o futebol mineiro. Me lembro muito de grandes atletas como Vantuir, Spencer, Circunegui, Aldair, Hélio, Renato, Tião e tantos outros que brilharam no Galo Mineiro. O que vimos no domingo não tem nenhuma justificativa. É uma vergonha para nós mineiros, vergonha para o futebol em geral. Não podemos coadunar com isto venha de onde vier. Aliás, diga-se de passagem, gostei muito dos comentários aqui nesta página … todo mundo refletindo no que é melhor para o futebol. Chega de palavriado de baixo calão quando queremos omitir opinião sobre o time adversário. É hora de mostrarmos que somos da RAÇA HUMANA, seres humanos … chega de racismo. Não existe justificativa para tal. Temos que clamar isto com toda a força dos nossos pulmões, da nossa convicção, mostrando o nosso caráter, quem somos!

  2. VERGONHA!
    O título também serve para torcida única, nos clássicos, doravante. Não se combate a intolerância com a simples exclusão de uma ou outra torcida, Clássico, deveria ser, sempre, meio a meio. O dia em que se aplicar aos marginais a lei, na íntegra, excluindo-os dos campos de futebol, com prisão domiciliar, durante todo o dia de ocorrência de jogos, muito provavelmente teríamos outra situação. Prisão para baderneiros é a única solução. Não se pode privar os torcedores que vão pelo prazer de ver espetáculo, e naturalmente torcer pelo seu time, simplesmente porque marginais, transvestidos de torcedores, em número insignificante em relação aos demais, indiquem decisão penalizadora àqueles que são simplesmente torcedores. Querem brigar? Não será a decisão de torcida única que fará a paz acontecer!. Aplica-se a lei com rigor e deixemos esses marginais à margem de jogos de futebol. A não ser que seja construída, em anexo ao campo de futebol, uma arena para gladiadores. Urge que se dê segurança a quem for ao campo de futebol, com policiamento ostensivo e rigoroso no cumprimento do seu dever, qual seja, de proporcionar aos torcedores condições de assistirem aos jogos, sem sobressaltos. Pode ser utopia, mas se deixarmos os marginais tomarem conta do espetáculo, é melhor fecharmos para balanço. Não nos acovardamos e vamos exigir das autoridades que nos dê a segurança necessária para assistirmos aos espetáculos para os quais contribuímos como TORCEDORES.
    Assistir aos espetáculos, seja de que natureza for, é faculdade apenas de quem interessa, cabendo as autoridades responsáveis garantir a segurança necessária para que o mesmo transcorra, sem problemas.
    Torcida única, a meu juízo, não é a solução.
    Hoje e sempre GALO.

  3. Polarização, em BH é pior que rio e são paulo
    bar de atleticanos
    bar de cruzeirense
    antonio carlos pra um catalão para o outro
    A imprensa fez isso.
    o governo fez isso
    a polícia mantem isso
    a imprensa abastece isso diariamente dando voz a jogadores de futebol como se fossem personalidades políticas.
    as igrejas atreladas a jogadores tambem participam do grande jogo da rivalidade
    os clubes financiam as organizadas.
    as organizadas elegem bandidos.
    faço o que eu posso.
    não vou no mineirão

    1. Perfeito.
      Coibir a cerveja ou clássicos de torcida única não esvaziam os pontos colocados por você. na Inglaterra, o torcedor pode fazer o que quiser, mas concorre com todas as consequenciais de seus atos.

  4. BRASIL. O PAÍS DA IMPUNIDADE.
    UMA DIRETORIA QUE CONTRATA :
    BOLT.
    TERANZ.
    DENÍLSON.
    HERNANDES.
    MARTÍNEZ.
    DI SANTO.
    NATAN.
    LEANDRINHO.
    PAPAGAIO.
    E OUTROS PERNAS DE PAU E VETERANOS APOSENTADOS.
    É UMA ADMINISTRAÇÃO PRÁ LÁ DE TEMERÁRIA E COLOCA EM RISCO ATÉ O PATRIMÔNIO DO CLUBE.
    ESSAS SIMPLES CONTRATAÇÕES ESDRÚXULAS JÁ JUSTIFICA A CASSAÇÃO E O IMPEDIMENTO DESSES IRRESPONSÁVEIS.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA RUI COSTA.

  5. Bom dia

    O texto é válido e chama a atenção para uma grave situação de nossa sociedade nos dias de hoje. Mas por mais que os responsáveis estejam devidamente apontados nas palavras postadas, uma foto tem um peso muito maior. Portanto acho que a foto em questão não retrata todos os personagens que causaram o ato vergonhoso de domingo. Onde estão os causadores do tumulto? Onde está a foto dos delinquentes que cometeram a injúria racial? Não quero e nem tenho procuração para defender A ou B na questão, mas se a intenção é trazer a verdade à tona, ao colocar somente a foto do policial com a arma apontada em primeiro plano, pode haver uma interpretação de que o problema foi apenas da falta de policiamento, e com certeza não foi, pois há torcedores que saem de casa com o intuito somente de brigar nos estádios, colocando o futebol em segundo plano.

  6. Boa tarde Caldeira, xará e amigalos chateados e decepcionados!
    Excelente texto! Que esse racista seja banido dos estádios e da torcida! A Atitude deste criminoso deve ser punida a rigor da Lei!!!!!!! Que a punição sirva de exemplo num país tão preconceituoso como o Brasil! VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!

  7. Bom dia Roberto , mais um grande texto!
    A omissão dos políticos, principalmente os deputados e senadores, responsáveis por aprovarem leis, que realmente sejam eficientes, é um dos principais motivos dessa impunidade. Em seguida, os promotores diretos dos eventos- clubes, federações, administração dos estádios.
    A Inglaterra enfrentou o vandalismo de frente- criou uma política de prevenção a violência, com a implantação do sistema de monitoramento por câmeras. Quando um baderneiro é localizado, retira -se imediatamente do estádio. Fazem um trabalho de inteligência, no qual um policial estuda e informa à polícia a identidade dos torcedores com potencial de vandalismo. Existe uma efetiva aplicação das leis, com prisões e banimentos dos vândalos dos estádios.
    Outra medida foi a lei seca nos estádios, pois o futebol tem singulares riscos de ordem pública e muitos incidentes de desordem relacionados com álcool em excesso- o indivíduo que abusa do álcool tem uma diminuição do autocontrole e da vigilância, uma irritabilidade agressiva, a crítica torna-se enfraquecida ou nula.
    Os dirigentes e jogadores são punidos por declarações agressivas, que muitas vezes servem como combustível para os vândalos.

  8. O que vivenciamos hoje é resultado da degradação
    da moral , da ética , dos costumes , da destruição dos
    pilares de uma sociedade sadia , dos valores familiares ,
    da entronização do hedonismo como condutor de uma
    vida egoísta e de prazeres infindáveis .

    No futebol chegamos ao fundo do poço !

    A nossa aceitação sobre os descalabros que acontecem
    no meio esportivo revela o quanto permitimos sermos
    usados por bandidos da pior espécie .

    É assunto para ficarmos aqui por dias a debater .

  9. Bom dia,

    Num país onde só em trânsito em julgado se é condenado e preso, imaginem, tanto “aué” para um crime de racismo.
    Abdelmassih e João de Deus estão aí esperando seus novos pacientes.
    Crime nojento, mas, que país é esse, os imorais e amorais estão nadando na impunidade.
    No futebol não é diferente, temos o Fred só nadando nos recursos.
    O clubes compram e não pagam, esperam até a última instância da FIFA para pagar, e assim vão se escorando nos apêndices das leis.
    Quanto ao nosso treinador, um verdadeiro Burro de sorte, as contusões e as convocações estão aí, dando aquela forcinha ao Burro da vez.
    Será ele neste momento o verdadeiro Burro com sorte.
    Sem Otero espero não ver Terans, temos é que aproveitar a ausência dele para poder fazer um golzinho de escanteio, que saudade dos gols de cabeça do Rever que o tornaram um dos maiores zagueiros goleadores do Galo.
    Guga na seleção, justifica o Patric titular e o substituto da lateral esquerda também da justificativa ao Fábio Santos e assim a sorte vai ajudando ao treinador, Elias “machucado” ou afastado, também esta neste contexto de sorte.
    Espero pelos 45 pontos antes do jogo do Botafogo, onde poderá ser o jogo da morte do nosso freguês.
    Boa Semana a todos!

  10. Os valores que o Galo investiu em certas contratações teria sido infinitamente melhor aproveitado se fosse empregado em Roger Guedes, o que demonstra que a atual administração é muito elementar em relação à grandeza do Atlético.
    Estamos vivendo uma era de Sérgios demais. Desculpem os que nada têm a ver com isso. Não é deles que se trata. Espera-se que essa fase passe logo e pessoas com liderança assumam essas funções. Kalil, quando for apoiar alguém, não o faça na base do “entre amigos”. De “entre amigos” em “entre amigos”, o Galo se dirige a passos lentos para a marca de 50 anos sem um Bicampeonato Brasileiro.
    O Galo é um clube desportivo, não é clube social.
    Daqui a um tempo, se as coisas continuarem “entre amigos”, a nossa torcida será de avós, pois um clube que estaciona e opta por ver o tempo passar (conseguir os 45 pontos anuais) não atrai a mínima atenção dos jovens. No local onde resido, assim como no de muitos amiGalos que aqui já deram algum testemunho, conta-se nos dedos das duas mãos o número de atleticanos com menos de 20 anos. E nos dedos de UMA mão os do time que frequenta as páginas policiais. Só se vê camisas do Real Madrid, Liverpool e PSG. Os jovens não estão errados. Se o estímulo que procuram não existe aqui, por razões óbvias irão procurar onde está.
    A vida não é feita de punições ou recompensas, mas de consequências.

  11. A REALIDADE DE HOJE (vale refletir)

    ?Casas grandes,
    ?‍?‍?pequenas famílias.
    ?Mais diplomas,
    ?menos senso comum.
    ?Medicina avançada,
    ?saúde precária.
    ?Conhece o mundo,
    ?‍♀desconhece os vizinhos.
    ?Alto rendimento,
    ?menos paz de Espírito.
    ?Muito conhecimento,
    ?menos sabedoria.
    ?Agendas lotadas,
    ?pouco tempo para amar.
    ?Tantos amigos virtuais,
    ?‍♀sem tempo para o amigo real.
    ?‍?‍?‍?Muitos humanos,
    ?menos humanidade.
    ⏰Relógios caros e
    ?‍♂sem tempo pra nada!
    ?Volte a valorizar
    ?‍?‍?‍? o que realmente tem valor.
    ?Olhe e veja
    ?o que realmente é belo.
    ⏱Tenha tempo de qualidade
    ?com Deus,
    ❤com vc mesmo,
    ?‍?‍?‍?com sua familia
    ?‍♀e com amigos,
    ⚰pois a vida passa…
    ?ela é apenas um sopro!
    ?Uma vela acesa que um dia se apaga.
    ?Um começo.
    ⚰E um fim!

    Nascemos sem trazer nada, morremos sem levar nada…
    E, no meio do intervalo entre a vida e a morte, brigamos por aquilo que não trouxemos e não levaremos… Pense nisso: Viva mais, ame mais, perdoe sempre e seja mais Feliz! ???
    Mande para todas às pessoas de sua lista de contatos.
    Por um mundo melhor, cheio de paz ❤

    *Créditos ao Armindo Correia

  12. Prezado Galoíndio.
    Perfeitas as suas observações, as quais endosso plenamente! Enquanto houver impunidade, cenas como as de domingo, serão cada vez mais frequentes. Nada, absolutamente nada, justifica o que aconteceu. Aos selvagens que proporcionaram o triste espetáculo, deveria ser aplicada a Lei. Mas, como você bem asseverou, a impunidade campeia em toda a sociedade brasileira.
    Parabéns pelo comentário. Em apertada síntese, você traduziu o que deveras está a acontecer.
    Saudações atleticanas.

  13. Bom dia !

    O Galo tem que se renova ! A sociedade tem que se renova! Os políticos e seus interesses macabros tem que ser aniquilado e, se renovar! O mundo tem que se reinventar! O que aconteceu com o rapaz foi só um grão de areia do que acontece no cotidiano da nossa sociedade doentia. Sociedade onde se perderam os princípios e os valores. O Clube Atlético Mineiro não tem credo, stato social, somos preto,brancos,pardos, filhos de Deus ! O atlético precisa se renovar, democratizar é a grande chance é agora ! Uma pena que temos um aristocrata no comando de um time que é ! A RAZÃO DO POVO !

  14. VERGONHA eu já sinto a muito tempo nobre Caldeira… mas não só de assuntos que envolvem o nosso amado e glorioso CAM… vivemos num país de merda, onde tudo que envolve políticas públicas está errado a anos e anos… aos ricos e poderosos, tudo e muito mais… aos pobres e oprimidos, nada e um foda-se!!!!!!!!

    OBS.: os atleticanos da tal injúria racial devem ser presos e punidos… nada mais que isto… mas como você bem disse, vamos continuar vendo disso aí por décadas a frente… o Brasil é um país racista, aliás, como pode isso??? Somos uma pátria mãe de tantas raças, crenças etc… muito triste, fato!!!

  15. Bom dia Amigalos.
    Além de ser o reflexo da sociedade, começa também pelos próprios dirigentes e jogadores com postagens grosseiras, apelativas e incitando a violência entre os torcedores, estes também deveriam ser punidos.

  16. Bom dia, Roberto. O que se viu naquela partida de domingo reflete claramente a situação por que passa o pobre Brasil. A impunidade e a intolerância grassam por todos os segmentos da sociedade. Selvageria pura.

  17. Bom dia Eduardo e Atleticanos. O futebol é apenas um dos reflexos da sociedade brasileira. Tal como a vida da sociedade e a economia do pais caminham para um perigoso rumo de falta de oportunidades para o povo em prol da ganancia dos poderosos, o futebol brasileiro definha tanto técnica como moralmente, dando toda proteção e ajuda (juízes, Varmengos, CBFla e etc) aos poderosos times que contam com apoio de grupos econômicos. não e atoa que os jovens de hoje estão desfilando pelas ruas com camisas de times europeus ,e começam a ignorar os times da terra brasilis. Enquanto isso, os mandatários do futebol não estão nem ai para a decadência que vem acontecendo e pedido passagem com crescente velocidade, desde que seus interesses particulares estejam sendo satisfeitos, como exemplo a atual diretoria do Atlético. Saudações Atleticanas; ainda faltam sete pontos..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *