Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Venda de Lucas Pratto divide o Torcedor

A transferência de Pratto continua dividindo o Torcedor. Antes de tudo, vale reforçar que aqui é o foro adequado para o debate. A opinião do blogueiro jamais tem a intenção de padronizar e/ou ditar o sentimento Atleticano. Ao contrário, o oposto tem e continuará tendo vez neste espaço genuinamente dedicado ao Galista de alma e coração. Minha modesta opinião sobre a ida do argentino para o São Paulo: entendo a diretoria e continuarei apoiando o time do Galo. Sou Atleticano e não torcedor de jogador. Nem Reinaldo, Ronaldinho e Victor – meus três maiores ídolos – são maiores que o sentimento que carrego há meio século. Velho sim, gagá nem tanto ainda, como insistem os curiosos não Atleticanos que visitam diariamente este nosso espaço.

Antes de eu citar algo sugerido por um leitor legitimamente Atleticano, assunto que merece reflexão, faço uma consideração pessoal. Recebi dezenas de mensagens de Torcedores contrários à ida de Pratto, ao passo que apontaram três a quatro jogadores que julgam dispensáveis do elenco do Galo. Até concordaria com a sugestão, desde que acompanhada de duas condições imprescindíveis: propostas reais e concretas de compra dos atletas indicados; a soma destas alcancem as cifras do valor da negociação do argentino. Afinal, quanto mesmo foi que os paulistas pagaram ao Galo e qual o valor do passe vendido? É sobre isso que o leitor João Paulo Dionisio Campos, que mencionei acima, sugere que pensemos. Subscrevo e reproduzo abaixo suas palavras.

“Tenho visto a imprensa brasileira, principalmente a paulista, exaltar as contratações de São Paulo e Palmeiras dos atacantes Lucas Pratto e Borja, respectivamente. Segundo informações não oficiais (é um absurdo os clubes brasileiros não informarem os valores das negociações), o São Paulo teria intencionado 5,5 milhões de euros por 50% do passe do argentino, enquanto o Palmeiras teria desencaixado entre 11 e 13 milhões de dólares por 70% do colombiano. Os Atléticos, Mineiro e Nacional, mantiveram participações nos direitos econômicos e terão participação em vendas futuras.

Fotos: Bruno Cantini/Atlético

O jogador argentino tem tido presença relevante na seleção de seu país. Aos 28 anos, após ser lembrado pela primeira vez, tornou-se figura carimbada nas especulações das janelas de transferências. O atleta, que teve uma passagem apagada pelo futebol italiano, deixou claro em suas entrevistas, inclusive na de despedida do Atlético, que priorizava a Europa. Mas essa proposta nunca chegou. Já o colombiano, por sua vez, colocará o Palmeiras como seu 9º clube de atuação. Aos 24 anos, ‘sonha em voltar para a seleção do seu país’.

Não contesto a capacidade técnica dos dois  para os padrões do futebol brasileiro. Todavia, penso que a seguinte pergunta merece ser respondida. Por que nenhum clube europeu fez qualquer tipo de proposta a eles? Somente os chineses seriam capazes de cometer tal irresponsabilidade financeira. Entendo que há comprometimento dos dirigentes do velho continente ao avaliar o desembolso por desportistas com idades avançadas, mesmo que momentaneamente eles possam preencher lacunas. Os colombianos bons de bola estão no continente europeu há muito tempo. Os argentinos de 28 anos estão completando uma década no velho mundo.

Não vi, na imprensa brasileira, qualquer crítica acerca dos cartolas brasileiros que desembolsaram fortunas por dois atletas que não despertaram qualquer interesse do futebol que é levado a sério. Beira o absurdo a irresponsabilidade financeira cometida pelos dois clubes nesta oportunidade. Para piorar, Palmeiras ainda contratou um venezuelano de idade avançada. Lamento o fato de o torcedor brasileiro exaltar o tipo de líder que, de maneira irresponsável, gasta o patrimônio do clube sem qualquer compromisso com o futuro da instituição. Os chineses rasgam dinheiro com propriedade. Os brasileiros por burrice mesmo.
Boa sorte Lucas Pratto e Borja. Que vocês sejam sucesso dentro das quatro linhas, pois, do ponto de vista econômico e financeiro, já representam o retrato da irresponsabilidade que assola o futebol brasileiro nos últimos tempos”.

31 thoughts to “Venda de Lucas Pratto divide o Torcedor”

  1. Em minha opinião Prato foi um jogador voluntarioso, com raça, disposição e espírito de equipe. Mas um atacante fraco, pouco eficiente. Finaliza mal, cabeceava mal, e caia demais. Em alguns momentos, até fez bons jogos e gols bonitos, mas no geral, não justificativa a fama. Em termos de finalização, o Fred é muitíssimo melhor e mais eficiente. Reconheço que era um grande reforço para o ano, mas, que seja feliz no São Paulo. Agora, não consigo entender a permanência de Hyuri e Clayton. A zaga não me agrada, apesar de ser fã do Léo Silva, mas já não tem velocidade. O meio campo não marca bem, e o ataque precisa se explicar. Não vi muita diferença, ainda, no esquema do Roger. Ainda tomamos sufoco na zaa quando o adversário tem um pouquinho mais de qualidade. Ando meio desconfiado, afinal de contas, são vários anos dizendo, “esse ano vai….”.

  2. Não vejo padrão tático com dedo de treinador algum no futebol brasileiro, é sempre mais da mesmice do nosso futebol. Se tem um treinador no Brasil que pode bater no peito e dizer que seu time jogo com seu estilo e padrão tático esse cara é o Fernando Diniz, hoje no Audax. O resto é tudo farinha do mesmo saco.

    1. Concordo com você, embora tenha esperança no Roger. Gostaria de ver o Fernando Diniz no Galo. Além de uma proposta de jogo moderna, o cara é ex-jogador e psicólogo. Ia entender a cabeça dos caras. Quem sabe baixar a bola do Marcos Rocha que se acha, mas é o unico lateral ofensivo quem tem medo de ir na linha de fundo, hehe.

  3. Xará, boa tarde. Pratto já virou passado pra mim, honrou e muito nossas tradições e nossa camisa, vida que segue.
    Perdemos, na minha opinião, nosso melhor jogador. Cabe ao Roger suprir isso com os bom elenco que tem em mãos e tornar o time bastante competitivo. Tenho confiança de que terá capacidade para tal.
    Sigamos.

  4. Sei não! Acho que pelo modo hard que o conselho da bambilândia está cobrando explicaçoes sobre a compra do pires, o GALO furou o olho da turma do panetone gigante. GALO fura olho de bambis … troca um pires por um pote de ouro, é mole…!?!? Temos de valorizar o CAM e quem está vestindo a armadura hoje .Pratto muito longe de ser considerado “ídolo”, no mínimo um jogador que “habla” nada mais que isto. Nem Don Fredon e Robinho os são,prefiro valorizar o Otero , mesma raça e disposição , obediência tática é ainda faz gol. Seu futebol tem tudo para crescer com o Roger. GALÔ

  5. Dois argentinos marcaram muito positivamente as suas passagens recentes vestindo a camisa do CAM, Otamendi e Pratto. Penso que vão ser lembrados para sempre como jogadores importantes na historia do Galo. Outro argentino não conseguiu o mesmo nível de desempenho, Dátolo.

  6. Bom dia, Eduardo e demais atleticanos, viúvas ou não do Pratto. Sem trocadilho a venda do atacante argentino foi um prato cheio para o Galo. Sem desfazer do que ele fez e representou com a camisa mais valiosa do mundo digo que o Pratto já não rendia o necessário no Galo. A disputa com o Fred, a reserva eventual e com certeza um pitaco do Bauza fizeram a cabeça do urso e ele não mais queria ficar por aqui. Assim, o Atlético não só fez um bom negócio financeiramente, em que pese o sigilo da Diretoria, como também resolveu um problema que sem dúvida incomodava o Roger. Espero que o Pratto seja feliz no SPFC e que o Bauza permaneça à frente da seleção da Argentina coroando o seu desejo de disputar a Copa de 2018. E fim de papo. Vamos falar de coisas que são importantes para o Galo. Pois é, dou um prêmio para quem for capaz de definir a formação tática do Galo no treino de quinta-feira contra os meninos de Joinvile. A defesa, fraca como sempre e mergulhada em confusão permitiu que os meninos fizessem vários ensaios de contra-ataque dando sufoco na zaga. O meio de campo melhorou um pouquinho com o Rafael Carioca acordado e dando passes para a frente nitidamente influenciado pelo Elias e Danilo. Ele até chutou em gol. O Cazares e o Otero se esforçaram e mostraram vontade jogando como meia. O Cazares foi moleque como sempre e me lembrou o Lacy e o Dener, dois brincalhões em campo. E o Fred correu. Isso mesmo, o Fred correu, marcou e se movimentou em campo. Ontem eu disse que a saída do Pratto deve ter tirado um grande peso de suas costas. Os laterais foram mais do mesmo. O Marcos Rocha mesmo contra os meninos levou bola nas costas várias vezes. O Gabriel que o diga. O Fábio Santos que no Corinthians jogava avançando, apoiando e fazendo belos gols, aqui não faz nada disso. Até seus cruzamentos se mostram infrutíferos. Então posso dizer que pouca coisa ou quase nada mudou no time do Galo. Há gente, principalmente o Roger e alguns comentaristas que acham que todo mundo é cego que dizem que houve “evolução tática” e que o time está melhor. Eu não vi nada disso. Em alguns momentos do jogo o time estava todo espalhado em campo correndo como numa pelada. Ninguém preservando posicionamento. Ninguém demonstrando estar entendendo o que o técnico pretende. Mas há esperança. Faltam alguns dias para a estreia na Libertadores a até lá poderemos ver algum milagre e por isso vou continuar rezando. Se o Roger não pode, Deus certamente poderá.

    1. Boa análise. Excetuando o religiosismo ao final do comentário (kkk, brincadeira), é isso mesmo. Ainda é precoce uma análise mais profunda do time que, pelo visto, mostrou uma certa evolução tática. Talvez, claro, por causa das novas concepções do novo técnico. Mas, repito, muito prematuro querer interpretar o porvindouro do Atlético. Em 1 ou 2 meses, quem sabe, já teremos uma noção mais acurada do que poderá ser o time nesta temporada. Quanto à venda do pratto, eu até que senti no começo, mas depois, pensei bem e vi que o momento foi oportuno para ele sair, pois aqui, certamente, iria amargar mais o banco do que jogar. Enfim, deixa ele vencer a vida dele e continuar sendo apadrinhado pelo Bauza, que obviamente, foi o cara que o influenciou a sair do Galo (ou vai jogar no São Paulo ou as convocações para a Seleção não serão garantidas). É isto, aqui é, sempre foi e sempre será GALO.

    2. Paulo: o Roger e vários profissionais de Rádio e TV e, participantes do Blog, acham que somos inocentes. Que não entendemos nada de futebol (o bobo da corte). Não é assim. Reconheço, sou extremamente crítico! Não só com a Administração ou com o (elenco) time do CAM, é da minha natureza pessoal (no âmbito familiar, foi no profissional, etc). Assisti o mesmo jogo que Você assistiu. Não notei evolução. Estão querendo “tapar o sol com peneira” ou como Você escreveu ontem “vamos devagar com a louça”. Nossas críticas não visam criar um clima de insegurança ou instabilidade. Apenas o melhor para o CAM.

      1. Jota Araújo: Ter espírito crítico é ter consciência dos fatos. Eu também sou muito crítico talvez por ter sido revisor em editora durante muito tempo. Eu já olho para uma coisa procurando erros. Por isso eu vejo os jogos do Galo de modo diferente daqueles que querem só ver virtudes. No caso do futebol do Galo essa mania de exagerar nos elogios (imprensa e torcedores) é uma das causas do comodismo dos jogadores em campo. Se a torcida aplaude qualquer m…. que eles fazem em campo pra que melhorar? Eu acho que o time melhorará com o passar do tempo. Só não sei se essa melhora virá a tempo. Mas como você diz não somos bobos. Eu prefiro ser criticado pelos que se enganam e se deixam enganar do que aplaudir a mediocridade. O atual time do Galo não chega a ser medíocre, mas, está muito longe do ideal.

  7. Favor anotarem: no máximo em três meses os torcedores do São Paulo estarão vaiando o Pratto. Gordo, desajeitado, não sabe dar um drible, marca um gol por ano (de penalte). Virtude: é extremamente profissional, mas isso não basta. A única coisa que ganhou no Galo foi um Mineiro sem valor. Pior do que essa contratação, só o que o Corinthians fez com o Guilherme. Cinco anos. Loucura. Como sempre vive no banco. Pratto é adorado pela massa porque nós sofremos do Complexo de Vira-Lata diante dos argentinos. É só esperar para ver.

  8. Nao minnha opniao so teriamos um jeito para que os clubes neste caso a diretorias de clube difulcar os valores das negociaçao seria uma lava jato no futebol faltaria cadeia para tantos maus feitos pelos dirigentes,afinal porque nao difulcar tem coisa errada?se esta certo porque nao difulcar,ou os clubes tem donos e nos torcedores sao todos passados para atraz por mal feitos?coloca tudo em cima da mesa neste caso em pratos limpos para realmente saber o que acontece,precisa fazer caixa ok mais seja claros e tranparentes ate quando vamos conviver com esta pratica de esconder,repito o dia que tinha uma lava jato quero ver quem realmente e honesto como prega por ai,se os dirigentes tivesse responsabilidade fiscal sobre seu atos duvido que naõ colocaria tudo as claras,nao o faz porque esto nao interessa os mesmo

    1. Boa tarde, Mendelssohon. O Atlético aderiu ao profut, aquele programa de parcelamento de dívidas fiscais criado pela Lei 13.155/2015. Este programa é a Lei de Responsabilidade Fiscal dos clubes. O Nepomuceno não está obrigado legalmente a prestar contas para torcedores. Isso é um dever moral e o código moral dos políticos diverge da moralidade pública. No entanto, ele está obrigado e no caso junto com o São Paulo a prestar contas detalhadas dessa transação ao fisco. Logo, no balanço de 2017 o valor exato da venda será publicado e tem que coincidir com a declaração do São Paulo. Caso não haja consistência nas declarações os dirigentes poderão ser punidos, inclusive com alienação de seus bens. Como torcedores o máximo que podemos fazer é sentir o desprezo desses dirigentes para conosco que não passamos de massa de manobra de seus interesses.

  9. Eduardo, sou mineiro de Pouso Alegre, cidade onde reside nosso Grapette, e constantemente estou aí em BH pra acompanhar nosso Galão! Na minha opinião, Pratto fará falta pela presença, competitividade e qualidade, porém, será um alívio para os cofres do Galo tanto em tremos de folha quanto à compromissos. Confio no nosso time e acredito que esse ano sairemos da fila da piadinha do Bi. A turma do Barro Preto pode aguardar. Abraço!

  10. O Galo fez a melhor venda do ano! Não é promessa, era reserva, tinha um dos maiores salários e tem substituto (Rafael Moura) com mais gols marcados na carreira. Precisamos de zagueiros! Abraço Eduardo.

  11. Eduardo e Atleticanos Bom Dia: não contesto a venda do Lucas Pratto, pois as caixa deve estar no vermelho. Contesto apenas a falta de transparência do Nepomuceno (embora exigir transparência de “político¨¨ brasileiro é missão impossível, ou “bater em ferro frio.” Só faz barulho! Que Ele venha a publico e esclarecer: quais os valores envolvidos ((Portais Terra e Globo citam R$ 20,7 Milhões.) Outro detalhe: dizem que o CAM possuía só 80% dos direitos econômicos. Por isso gostaria de saber: foram negociados 80% de 100%, ou 80% de 80%. Por que da duvida, se foram negociados 50% de 80%, 0 CAM agora possui apenas 30% do passe e, se foram negociados 50% de 100%, o CAM tem que repassar/pagar ao Velez os 20% que tem direito (R$ 4, 170 milhões.).

    1. Se tivesse visto o orçamento por inteiro saberia que esse valor a que você se refere é a previsão de DESPESAS e que a previsão de RECEITAS, exceto venda de jogadores, é inferior a R$ 280 milhões. Ou seja, faltam R$ 50 milhões para fechar a conta.

  12. Acho que a torcida não está entendendo que foi vontade do jogador, o jogador que pediu para ser negociado.
    Vocês queriam o Pratto aqui emburrado???? se a diretoria não vende agora nunca mais iria recuperar o investimento e teria um jogador emburrado e desmotivado para lidar.
    Tinha que vender mesmo, só descordo de você Eduardo desmerecendo as contratações.
    Acho que tanto o São Paulo quanto o Palmeiras fizeram grandes contratações.
    O Nível dos times Brasileiros esse ano está melhor principalmente Palmeiras e Flamengo estão com ótimos elencos e São Paulo, Corinthians, Santos, Fluminense, Botafogo, Vasco melhoraram bastante fizeram boas contratações.
    Vai ser um ano bem disputado e com o nível técnico melhor, que vença o melhor sem ajuda dos juízes!!
    Saudações

  13. Caro Eduardo e nação aatleticana, fui a favor da venda do Pratto e já expus aqui os meus motivos. Me parece que a revolta de alguns atleticanos é só pelo fato dele ter sido vendido para um time do Brasil, se fosse para a Europa ou para a China não existiria tal revolta. Torcemos pro Galo e não para jogador. Vida que segue. Agora vamos ficar atentos aos “infiltrados” que só querem jogar lenha na fogueira. O nosso time continua a ser um dos melhores do país e precisa do nosso apoio para conquistar os títulos que queremos.

  14. Vamos lá,
    LUCAS PRATTO é bom jogador.Não iria ser titular como centro avante (Fred é titular),não tem mercado na Europa e deixou de ter mercado na China também ,a diretoria fez o certo,temos que lembrar que os investidores também queriam o dinheiro que investiram .Lucas Pratto nunca foi um artilheiro de verdade e quando foi 50% dos goles marcados foram de pênalti.
    Apoio a diretoria.

  15. Só digo uma coisa E$ 6.200.000,00 por 50/ do Pratto, bela negociação. Pra embasar minha opinião quais foram os artilheiros do GALO em 2016? Fred e Robinho inclusive do brasileiro. Pratto foi jogador em 2015 e só dar carrinho e correr feito um louco até eu faço oque eu quero é técnica e jogador decisivo. Na libertadores do ano passado ele jogou e resolveu? Vamo deixar de ser viúva de jogador meia boca, quero jogador que decida jogos e ganhe títulos. Quanto ao texto o futebol europeu hoje procura os melhores vide Gabriel Jesus, Neymar to falando de time top não querem meia boca. Borja e Pratto são belas negociações dos atléticos. Saudações Alvinegras.

  16. Eduardo. parabéns!!!! Análise perfeita! O GALO é maior que qualquer jogador! Somos torcedores do GALO! Com todo respeito e admiração que temos pelo Pratto, não podíamos deixar passar a oportunidade de fazer um bom negócio, pois, como sabemos, ele está prestes a fazer 29 anos! Onde conseguiríamos negociá-lo pelos valores até aqui especulados? Parabéns diretoria! O GALO continuará forte e responsável em suas contas! Só assim, continuaremos a mandar em “nosso terreiro” que, diga-se de passagem, está crescendo!!!! O Mundo nos espera!!!! GALÔÔÔÔ!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.