Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal!

Bora lá no Morumbi em busca de pontuar. É difícil, claro. Enfrentar o São Paulo na capital paulista sempre foi complicado. Me lembro de duas vitórias épicas na casa deles, uma por um a zero e gol do Tardelli. A outra, inesquecível, foi a virada naquele mata-mata da Libertadores de 2013. Saímos perdendo, e, graças à expulsão do zagueiro Lúcio (fosse um juiz brasileiro o enredo daquele ano teria sido outro), seguimos até à conquista da Copa Libertadores.

Hoje, evidente, o resultado lógico seria a vitória do adversário. Os paulistas, sim, via de regra, costumam tirar pontos do Galo em Belo Horizonte. Lá, ao contrário, os resultados indiscutivelmente são favoráveis ao São Paulo. Apesar disso, sinceramente, tenho uma boa expectativa para essa partida. O Galo, com novo treinador (muito distante do que gostaria para o time), tem boa motivação para a partida. Especialmente depois da vitória, até certo ponto inesperada, sobre o Santos no domingo passado.

Os desfalques, tanto de Elias quanto de Cazares, não deixam o Torcedor em aflição. Diria que muitos entre nós acreditamos mais no time sem um, outro, e até ambos. Tanto Elias quanto Cazares, faz tempos, passaram a ser contestados pelo Atleticano. O primeiro por sua pouca movimentação em campo e o equatoriano pela sua instabilidade nos jogos, ambos reclamados por falta de comprometimento.

O Galo, ao longo de sua história centenária, sempre foi um time de garra e a superação técnica caracterizou grandes conquistas no passado. Essa condição de raça e amor à camisa preta e branca, ao que sentimos, passa distante de alguns jogadores, onde os dois desfalques se enquadram. Pelo que acompanhamos depois que Mancini assumiu o comando, o time tem uma formação mais definida que nos tempos de seu antecessor.

Di Santo, por exemplo, embora não tenha mostrado tanta qualidade, assegurou a vaga em detrimento das constantes oscilações de seus concorrentes e também do ex-treinador. O argentino mostra muito mais vontade que Ricardo Oliveira e Alerrandro, ainda que o jovem, vindo da base, tenha recebido menos oportunidade que o veterano jogador que veio do Santos.

Sem Rever, ele deve manter Leo ao lado de Igor Rabelo. Essa zaga, depois de 17 rodadas, conseguiu segurar o ataque adversário e não levar gols. Cleiton é unanimidade, até pela falta de melhor alternativa. Nas laterais, Guga e Fábio Santos, mesmo contestados, superam distantes seus eventuais substitutos. Já no meio de campo, enquanto sonhamos com Jair, Nathan e Blanco para a próxima temporada, vamos com apenas um deles, ao lado de – acreditem – Zé Welison ou Martinez ou Vinicius e ainda Luan e Otero pelos lados. É duro!

É com esse time que vamos até o final do ano. Não tem tempo para mais nada. Só espero que façam o melhor, tragam um ou três pontos, reacendendo entre os Atleticanos a segurança em permanecer na série A em 2020. Depois, com o recesso futebolístico, que a diretoria – caso não entregue o comando para uma nova mentalidade – tenha melhor discernimento para o nosso futuro.

É importante e bom que os atuais mandatários, capitaneados pelo Sette, entendam que o Torcedor que reclama dessa gestão e até mesmo pede pela mudança do comando, não age contra nomes de pessoas e sim a favor do Galo. Todos nós queremos que a diretoria, seja com quais membros for formada, tenha o melhor desempenho administrativo e financeiro, como consequência disso, no futebol.

Não dá é pra passar dois anos consecutivos sem comemorar sequer um campeonato regional e ser eliminado das copas Brasil, Libertadores e Sul-Americana como fomos nesta temporada. E ainda fazer uma campanha tão irregular como essa do Brasileiro.

Em tempo: ora, ora, ora!

Vejam as incríveis coincidências. Árbitro e bandeira 1 do jogo de hoje. Ambos trabalharam no primeiro jogo da decisão do Mineiro desta temporada. O juiz era VAR e não avisou da penalidade do Dedé em Igor Rebelo ao final do primeiro tempo. Já o bandeirinha foi aquele que marcou escanteio a favor do adversário que originou o segundo e decisivo gol. Foi tiro de meta e debaixo das barbas dele. Bruno Arleu de Araujo e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa, respectivamente, são os nomes das feras. Cuidado Galo, ambos do Rio de Janeiro.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

28 thoughts to “Vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal!”

  1. SETTE CÂMARA DESTRUIU O GALO DE TODAS AS FORMAS QUE UM TIME POSSA SER DESTRUÍDO.
    TODO JOGO TOMA OLÉ , SOFRE UMA HUMILHAÇÃO.
    O TIME É HORROROSO.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA RUI “COMISSÃO “.

  2. TIme sem vergonha.sem alma.sem vontade.sem ambição.sem técnico.sem jogador.sem presidente.sem ….treinador fraco .me coloca três velhos em campo…deram três chutes só gol…triste

  3. Que remendo de time é esse,vem logo 45 pontos temo pelo pior..nossa sorte e termos um csa ceara e fluminenC,que passividade q o time aceita a derrota pqp…
    ”finge que paga meu salário que vou fingir que jogo futebol” foi o que imaginei nesse jogo de hoje.

  4. Não adiantou. Hoje foi aquele Galo do tempo de vacas magras. Facilmente dominado e derrotado. A realidade que chegamos é brigar para não cair. Voltamos aos idos de 2010/2011. Não deve beliscar nem uma Sulamericana. Mancini é só até o fim do ano mesmo e olhe lá. Semana que vem contra Chapecoense no Independência, se não tiver vitória, pode entregar pra Cristo. E olha que esse pessoal empatou com o Fluminense em pleno Maracanã.

  5. PRESTEM ATENÇÂO:O TANTO DE JOVENS QUE O SP TEM EM CAMPO E NO BANCO!MAS COMO BEM ESCREVEU O RICARDO DIVINOPOLIS COM A MANUTENÇÂO DESTA DIRETORIA O ANO DE 2020 SERÀ PIOR DO QUE ESTE.EU JÀ NÂO TENHO ESPERANÇAS NENHUMA DESTE TIME.DESISTO.E O ENTREGADOR DE CAMISAS III ALÈM DE SER IGUAL AOS ANTERIORES È AMIGO DO DIRETOR!

  6. Estou um pouco mais otimista. Acho que Mancini pode conseguir fazer um bom trabalho no Galo. Elias e Cazares concordo, falta comprometimento. Ze Welinson tem 24 anos e acho aceitável ter mais algumas chances se Mancini assim entender, apesar de ter comprometido em alguns jogos recentes. No momento vou dar crédito e apostar na avaliação e experiência do Mancini. Achei que conseguiu mudar a postura do time nos dois últimos jogos.

      1. Acho que estava muito otimista com este time mesmo. De volta a realidade, falta 10 pontos! De volta a cornetagem, o time todo foi muito msl, este Vinícius dá sono. Marquinhos sempre corre muito, mas não fez nada de útil. Ainda estou tentando entender trocar Di Franco pelo pastor

    1. Só pode estar vivendo na lua.
      O jogo de ontem foi um dos mais vergonhosos que já vi. O time perdendo de 2 a 0 e completamente batido. Assistindo os caras jogarem.

      Seu comentário também não tem credibilidade nenhuma. O cara que vem aqui defender Zé welisson, não tem condições de ser ouvido. Só pode tá de brincadeira. Jogador de várzea, nem profissional deveria ser.
      Comentário de quem tá delirando, ou é Maria.

  7. Se o 7C têm proposta de 6 milhões de dólares pelo CHARA, tá esperando o quê pra vender???

    Empate hoje já será um ótimo resultado pro nosso GALO… uma vitória então nem se fala, solto 13 foguetes!!!!!

  8. EM TEMPO :
    AVISEM AO MANCINI QUE NÃO SE RECUPERA JOGADOR DE 40 ANOS. NESSA IDADE SÓ APOSENTADORIA.
    E ALÉM DO MAIS R.OLIVEIRA , BOLT E ELIAS SÃO IRRECUPERÁVEIS.

  9. bom dia Eduardo e massa. espero que vencemos hoje para nos afastar da degola. o bunda de chumbo e cachazares não faz falta nenhuma que nunca mais aparece no galo .agora recuperar o pastor pipoqueiro ai sim foi o fim da burrice. reformulação urgente em 2020 começar com este omisso presidente e sua tropa de incompetentes. chega.va galooo.

  10. BOM DIA EDUARDO E MASSA.
    COM UM POUCO DE SORTE GANHAMOS DOIS GRANDES
    “REFORÇOS ” PARA HOJE , A SAÍDA DOS PÉSSIMOS ELIAS E CAZARES. PORTANTO JOGANDO REFORÇADOS , PODEMOS E DEVEMOS , SIM GANHAR DO SÃO PAULO HOJE.
    O TIME É FRACO , MAS SE V. MANCINI CONSEGUIR BOTAR ESSES MARMANJOS PARA CORRER AINDA TEMOS CHANCE DE BELISCAR PELO MENOS A REPESCAGEM DA LIBERTADORES.
    VAMOS EM FRENTE.
    AQUI É GALO.
    AINDA ASSIM , NÃO PODEMOS ESQUECER DE SETTE CÂMARA , ESSE SIM , O MAIOR MAL DO GALO.

  11. Excelente lembrança, caro Eduardo. Essas duas vitórias no morumbi foram com a marca do Tardelli. Fez gol em ambos os jogos e foi o grande jogador de ambas as partidas, apesar do jogo da Libertadores ser mais lembrado pelo gol do Ronaldo de cabeça. Nossas chances aumentam se o horroroso José Welison não for escalado. Não é nem nunca foi jogador pro Galo. Limitadíssimo! Não consegue sequer dominar uma bola. Vou a SP ver o jogo. Não importa a draga, não abandono meu Galo jamais! Sigamos! SAN

  12. Bom dia,

    Vamos torcer por um bom resultado hoje.
    Tenho que discordar quanto a irregularidade do Cazares, neste ano ele está muito regular, sempre muito mal, variando ao péssimo.
    Acho que o Mancini que já não é uma Brastemp, está se queimando ao falar em resgatar Velhacos do plantel em detrimento a base.
    Na verdade vejo ele querendo fazer uma média com os cabeças para garantir este final de ano, pelo menos unidos em busca de um resultado.
    Não deve ser fácil, o presidente já falou em rejuvenescimento do plantel, isso já descarta uns 4, redução de custos, isto descarta outros 4, ou seja, muitos estão ali sabendo que só falta 10 jogos e tchau.
    Como não existe amor no futebol de hoje, é só profissionalismo, então devem estar pouco se lixando para o nosso galo.
    Temos que ter realmente a paciência necessária para suportar estes 10 jogos e esperar estes 10 pontos.

  13. Bom dia Eduardo e Atleticanos. Hoje seria fundamental uma vitória para ir se aproximando dos quarenta e sete pontos, que é a pontuação que acredito ser suficiente para afastar qualquer risco de queda. Se ganhar hoje, atingiríamos 38 pontos e faltariam ainda nove. É duro pensar assim, mas não há como contestar a realidade atual do Galo, com um time sem qualidade, sem brio, sem vergonha na cara e com uma diretoria assustadoramente incompetente.
    A ausência de Elias e Cazares, não pode ser considerada desfalque em vista da péssima fase e falta de comprometimento desses dois, os quais já teria, junto com outros doze jogadores, mandado caçar outros rumos. Seria mais de um time inteiro sim, pois atualmente o Atlético não tem banco e nem um time com onze jogadores de regulares para bons.
    Sinceramente, não tenho e mesma esperança do mestre Eduardo para a partida de hoje como em qualquer partida fora de casa, pois esse elenco atual parece se acomodar com a falta de pressão da torcida e joga acovardado a em terrenos adversários. Contudo, o São Paulo não demonstrou futebol capaz de meter medo em ninguém e não vem atuando bem. então se o time do Galo entrar com disposição poderá ter um bom resultado. Saudações Atleticanas

  14. Como postei aqui há dias e vejo agora , pela terceira
    vez , o nosso guia registrar , comecemos a campanha
    para a montagem do time para 2020 “titularizando” o
    meio campo com

    JAIR , NATHAN E BLANCO !

  15. Bom Dia! Enquanto o Sr. Alicio Pena estiver na Cofraf, vamos ter que suportar Bruno Arleu, Dawson, Elber, Wagner Hiwey, Sálvio Sampaio, aquele paranaense (??), que para ser considerado PÉSSIMO, tem que melhorar muito, vamos estar “lascados.” A palavra “SORTEIO” é uma piada! Eles (Cofraf) indicam 3. Todavia, os piores (??), são escolhidos para apitarem os jogos do CAM.

  16. Bom dia!
    Quando vou ler matérias sobre o Galo e me deparo com uma em que Mancine quer “recuperar o futebol de Ricardo Oliveira”, aí é pra acabar, é revoltante e desanimador. Até quando vamos ser feitos de palhaços por diretoria e por cada treinador que aparece no Galo? Recuperar um velho e acabado pra o futebol, que não tem o brio necessário pra reconhecer que não dá mais, e parar de ficar recebendo a bolada que recebe, defraldando assim, tanto o clube quanto, e principalmente a torcida?
    Não acredito nesse bando de sanguessugas que encostaram no Galo. Pode até vencer e bem hoje que não acredito mais nesse, que é o pior time da história do Galo, associado à pior gestão que já passou por aqui.
    Oh vida, oh céus…

  17. Bom dia Eduardo…falou tudo…nao sabia dos “astros”…hj em campo…juiz e bandeirinha que deram o titulo pro time do outro lado da lagoa como srmpre o Galo com esse time horrivel não é de se esperar nada…qq coisa é lucro…agora desse trio de juizes…resumindo…tem que rezar…grande abraço..sds alvinegras…

  18. Salve massa e Guru!

    “É com esse time que vamos até o final do ano. Não tem tempo para mais nada”
    Falou tudo meu Guru. Por mais que estejamos putos com a diretoria e time, não tem Mimimi, vamos empurrar esta carroça até o fim da rodada 38, e se Deus quiser o os jogadores ajudarem, livres do rebaixamento sem stress. De bom hoje o reforço de Elias Fora…. poderia aproveitar esta saída e ficar por lá de uma vez, caçar outro rumo, porque aqui no Galo só joga que tem vontade e garra, e não tem lugar pra safado não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.