Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vencer os cariocas será determinante ao futuro da temporada

Hoje é dia de esquecer raivas e frustrações, pensando única e exclusivamente numa boa vitória do Galo frente ao Flamengo. Não proponho trégua às nossas justas queixas com este momento, envolvendo desde a direção até elenco, mas sugiro sim energizar e enviar bons pensamentos em busca dos três pontos. Satisfeitos, claro que não estamos, mas somos todos Atleticanos.

O Galo é a razão que nos une neste espaço, desde os mais otimistas até aqueles que são bastante céticos com o nosso time. Alguns até exageradamente, pode ganhar tudo, que serão capazes de dizer que foi ao acaso. Nem por isso merecem a condenação.

Precisamos aprender a respeitar as diferenças, até porque acreditando ou não, temos em comum a mesma paixão pelo Galo. Até não Atleticanos que são apaixonados com o Galo e frequentam aqui diariamente. Vivem mais o nosso time que a simpatia pelo clube que escolheram. Alguns passam, outros permitimos manifestar e tem ainda os que morrem direto na lixeira ou no spam.

Esteja o Galo vivendo uma boa fase ou mesmo sob a desconfiança do Torcedor, faz parte da nossa vida e do dia a dia de cada um de nós. Portanto, com ou sem motivação, nunca deixei de ir ao campo. Jamais deixarei de acreditar e não seria num momento como o atual que permitiria capitular minha garra Atleticana.

Que venha o Flamengo e seu badalado time, irregular diga-se, pois vamos e precisamos vencer para recuperar a posição perdida na última rodada. Não tenho jogador ou dirigente de minha preferência, sou Atleticano em qualquer situação. Portanto, me sinto no direito de criticar quando entendo que devo e sonhar sempre, independente da diretoria, comissão técnica e jogadores.

Evidente que prefiro Alerrandro ao Ricardo Oliveira, mas torço, vibro e comemoro os gols – quando acontecem – do pastor. Não acredito mais o quanto já dei crédito ao Cazares, mas não me curvo para elogiar quando ele desequilibra uma partida. Se tivesse mais juízo e responsabilidade, claro que mereceria as melhores considerações a cada partida. Uma pena! Talento não lhe falta, sua deficiência está no comprometimento.

Patric, tanto criticado por nós e ainda que deslocado para o lado esquerdo da defesa, tem minha torcida para ser destaque no jogo de hoje e sempre. Aliás, quem é sessentão como eu, seguramente deve se lembrar do Fio Maravilha. Pois Patric e Fio tem algo em comum. Fazem jogadas extraordinárias e tropeçam nas pernas no lance seguinte. Fio foi ídolo no nosso adversário desta noite no Horto.

Para a partida de hoje só tenho boas energias e enviar ao onze Atleticano contra o protegido time do Rio de Janeiro. Esses jogos são históricos, perdemos dois que até hoje não foram digeridos. A decisão de 1980 e a Libertadores do ano seguinte, com atuações precisas do Aragão e Wright pelo Flamengo. Tempos depois, numa partida em Ipatinga, aplicamos uma sonora goleada sem piedade nos cariocas. E o nosso camisa 9 era Mixirica. Quer mais?

Bora lá levar o nosso apoio, se o time não corresponder depois do jogo ao nosso sagrado direito de botar a boca no trombone. Reitero que não vou aderir ao público zero, respeitando quem defende essa tese. Vou apoiar e tentar levar o time à vitória, facultado o livre direito de questionar jogadores, treinador e dirigentes se as coisas não caminharem em direção à retomada dos nossos sonhos. Aqui não Flamengo, esse terreiro é do Galo!

Em tempo: ontem fui ver de perto a nova camisa já à venda nas Lojas do Galo. Para minha surpresa, agradável diga-se, aquele “abadá” que o time joga não está nas camisas à venda. Com o anúncio apenas dos quatro maiores patrocínios, ficou mais suave que aquelas com praticamente uma dezena de anunciantes que vimos nas fotos. Menos mal. O ideal, a meu gosto, seria usar uma camisa sem patrocínio. 

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

30 thoughts to “Vencer os cariocas será determinante ao futuro da temporada”

  1. O melhor jogo do GALO nos ultimos anos… raça, coração e garra!
    Pontos importantes!
    Deste jeito vai ser complicado não dar continuidade para o Rodrigo (Telê) Santana.
    Está fazendo um bom vinho mesmo sem ter as melhores uvas!

  2. F A N T A S T I C O !!!!!
    O nosso Atlético de volta com uma só
    contratação : a RAÇA QUE FALTAVA !!
    Meu Deus , que jogaaaaaaaaaço !!!!!!!!
    UBALDO MIRANDA estava lá com seu
    gol espírita , nos pés do Chará ,

  3. VEJAM BEM.
    FOI SÓ ELIAS , O BUNDA DE TANAJURA R.OLIVEIRA , O BRILHANTINA , E F. SANTOS O PERNA LISA SAIREM , QUE A ” RAÇA ” E O FUTEBOL DO TIME APARECERAM.
    FOI A ÚNICA PARTIDA JOGADA COM RAÇA E DETERMINAÇÃO ESSE ANO.
    PORTANTO :
    FORA F.SANTOS.
    FORA ELIAS.
    FORA R.OLIVEIRA.
    AGORA , É UM TÉCNICO E 5 REFORÇOS PARA PARTIRMOS RUMO AOS TÍTULOS.
    GALÔÔÔÔÔÔ

  4. OK então vamos dar um voto de confiança pra esse time feio do nosso amado e glorioso CAM… pensamento positivo pela vitória… 1 x 0 GALO é goleada!!!!!!!

    Mas o que fazem o Presidente e seus Diretores para mudarem o cenário crítico em termos de time de futebol?????

    Não queremos reforços para compor elenco… queremos jogadores para chegarem e serem titulares já no primeiro treino!!!!!!

  5. Bom dia amigos do Galo. Estou um pouco mais otimista, Fábio Santos não vai jogar, espero que deixem ele descansar até dezembro. Que o Patric jogue na base do 2 toques, sem inventar. Que o Ricardo Oliveira mostre em campo que ainda não aposentou e que pode ser um bom reforço para o Santos. Que o Elias jogue o que jogou quando estava no Corinthians, assim o Inter se anima e leva ele embora daqui. Porque estão fritando o Alerrandr? E o Bruninho, o que ele fez de errado para não ter um oportunidade?

  6. Observação mais que pertinente. Este procurador só pode ser um Maria. A Vale comeu as montanhas de Minas, pagou uma merreca de royalties, está acabando com pelo menos 10 cidades e municípios, tem a sede no Rio e agora fala em ir embora. O governo estadual, pinta e borda, atrasa salários e pagamentos. O MP calado. Agora um estádio que só vai trazer benefícios para um antro de drogas e prostituição está sendo investigado. Parabéns MP!

  7. Boa tarde Eduardo e Atleticanos. o jogo contra o time asqueroso carioca deveria ser sempre considerado como o último para ser campeão. Se time do Rio merece todas as derrotas possíveis e imagináveis. o problema é o elenco de &C que veste hoje a camisa do Galo – não se pode esperar nada e nem ter o mínimo de confiança nessa equipe.
    quanto às noticias de austeridade e da vinda de reforços, não me engano mais com essa gestão – seus resultados financeiros, as contratações de ” jogadores” nada baratas para trazer verdadeiros engôdos, o futebol da equipe, a postura arrogante, prepotente e de desprezo para com a torcida traduzem por si o que esta diretoria conseguiu fazer no Atlético . Não se mudar da água para o vinho se mudança de atitude. saudações Atleticanas.

  8. Hj é dia da Massa fazer sua parte, ir pro campo (público zero é amariar nossa história, ideia ridícula), fungar no cangote do urubu midiatico e fazer nossos jogadores jogarem até o q não sabem. O time precisa de reforços, pelo menos 5, p chegar e jogar, mas hj nada disso interessa, bora pro campo fazer nossa parte. SAN

  9. Bom dia xará e amigalos indignados!
    Concordo plenamente que devemos pensar positivo para o jogo de logo mais contra o sempre protegido FLACBFMENGO. A desconfiança é que desanima. Ao lembrarmos da bipolaridade deste elenco do GALO. Nunca sabemos se o time vai jogar bem no primeiro tempo, mal no segundo ou mal no primeiro e bem no segundo ou mal nos dois ou quem sabe bem nos dois. Este é o grupo que temos e que vamos terminar o Brasileirão neste ano. Falam em somente 5 reforços. A Diretoria continua com a cegueira de sempre. Para reformular este elenco é preciso muito mais que isso…Mudar a postura de jogo. Marcar o adversário em seu campo. Jogar com garra…SE IMPOR! TALVEZ UM DIA ESSES JOGADORES QUE AÍ ESTÃO APRENDAM ISSO! SE FIZEREM ISSO HOJE NÃO SEREMOS DERROTADOS! É O QUE ESPERO!

  10. Este jogo vale muito mais que três pontos . Atleticano sabe disso . Uma vitória sobre o querido da mídia pode dar ao Galo aquela faísca até a parada. Todos os comentaristas apostam na vitória do Fla, por isso acho que o Galo ganha. Sabemos que o nosso time é limitado, mas jogando a vida creio que pode igualar as coisas . Alô jogadores , honrem a camisa . Alô pastor, dá um sanguinho aí por favor … Hoje é decisão . Vale muito . Vale o respeito, joguem por nós . 1×0 gol do Cazares.

  11. Ganhar do flamengo hoje com os pipoqueiros e sem a torcida, muito pouco provável!!!
    A diretoria defende esses paneleiros, pipoqueiros e enganadores com unhas e dentes segundo os dirigentes Atleticanos temos time para sermos campeões Brasileiros por isso não precisamos priorizar a Sulamericana, quanta cegueira e burrice.
    Enquanto eles defendem esses PIPOQUEIROS nenhum técnico aceita treinar nosso time e a torcida de afasta cada vez mais.
    O que eles estão plantando eles estão colhendo direitinho a cada derrota e teimosia a torcida de afasta mais.
    Muito trite com a situação do Galo mas nunca vou deixar de torcer e quem sabe hoje é dia de lampejos e na cagada consigamos a vitória!!

  12. Caros,
    Hj é dia do CLÁSSICO MAIOR, quer queiram quer ñ, desde tempos imemoriais. E aqui no Canto o assunto é Galo puro, na veia. Foi tocada a ferida e, ao contrário dos contrários, reafirmo: PÚBLICO ZERO para jgs do Galo é opinião IMBECIL, ñ deve ser respeitada. É cabeça de atleticano? Ñ creio. Um desses INFILTRADO de carteirinha, com lábia 171 de LlulucyZero em penas de Galo, soltou a isca, e BONS atleticanos engoliram. Um: Torcida ñ abandona. Ñ é só Galo. Torcedor ñ abandona, é a MORTE, vira Mequinha-q-queria-ser-grande. Depois, q propósito é esse? PIPOCA, MOÇOILA, PERNÍSSIMA DE PAU, VOLANTE DE VIDRO, amigos do SPA, etc., vão explodir e jgar muita bola no campo às moscas? A Cartola vai recuperar as bolas fora, REFORMULAR plantel? É um VEXAME anunciado, de repercussão MUNDIAL. Conta outra, sabichão, essa ñ cola.
    Obs.: insiste a chapa branca, apesar, q nosso time é bom. É piada? Só um IMBECIL q ñ entende nada de nada, amasiado nacional do UM 7, ou então mariola mesmo, prá afirmar isso…
    Obs.: dá prá REFORMULAR geral? Daria, como ñ há movimento prá isso, na minha opinião temos apenas jogadores coadjuvantes e são eles: Vitor, Guga, Rever, Leo Silva, Igo Rabelo, Maidana, Zé do Vitória, Chará, Cazares, Elias, Luan e um u outro esquecido. Sempre COADJUVANTES. Os da Base precisariam ser testados em jgs seguidos. Ñ acontece. Deveria, se tiver q queimar q seja logo. Deixa no fogo brando (Apoio Incondicional) e o PERNA DE PAU fica por aí 10 – 15 anos, numa brasinha apagada tb chamada COME QUIETO sem fim.
    Obs.: “Eu duvido”, invocando nobre Luiz Penido, q o Pastor PIPOCA marque…q dificuldade esse Sr PAÇOCA tem prá marcar gols, hein? 40 anos, hein? Me engana e passa a senha!…Tão dizendo por aí q ele é assistente, q é líder, q tem história. familia prá criar junto com Fabíola e Patrick, teve problemas na infância qnd lhe fizeram o oco, é pastor de uma dessas igrejas invisíveis q infestam a nação, é grupo, etc. É tanta coisa q esse MEQUETREFE é…E GOL? Haja paciência!
    Obs.: Kalil vai falar! AMÉM!
    Obs.: o Galo joga sempre pela VITÓRIA,em qq lugar. É o q exigimos!
    GALO SEMPRE!

  13. O Osório não é bobo e viu que os medalhões não tão jogando nada e o time precisa de grandes reforços urgente!!! infelizmente o Atlético acoberta esses medalhões exterminadores de técnicos a 3 anos e o time só afundando pois são “bois cansados” não estão jogando nada, jogam com o nome e vivem de lampejos.
    Infelizmente o Rodrigo Santana já caiu na conversa fiada desses enganadores, pipoqueiros, ex jogadores em atividade, que venha os 45 pontos logo.

  14. Bom dia Eduardo.
    Hoje é dia de TORCER e sofrer. Hoje teremos um bom REFORÇO ,que é a ausência do carequinha Perna Lisa , mas , não podemos esquecer que o Brilhantina e o Bunda de Tanajura estarão em campo hoje , dificultando as nossas chances de Vitória.
    Que um estiramento muscular , com prazo de recuperação de seis meses tire hoje no início do jogo o Bunda e o Brilhantina , já que o subalterno técnico não tem coragem de sacar os dois.
    EM CASA OS TRÊS PONTOS HOJE É OBRIGAÇÃO.

  15. Vamos lá !
    Esses descompromissados vão passar .
    Eu não critico condição técnica de jogador ,
    pois aquele que não a possui não é culpado
    por vestir o Manto , e sim quem o contratou.
    A minha indignação e a minha não aceitação
    baseiam-se na total falta de compromisso do
    atleta , que não se aplica como deve , que
    chega “baleado” às vésperas de uma decisão,
    que anda em campo , e que ainda tem quem
    o defenda por conta do brilho fugaz de uma
    jogada ou outra .
    Respeito , antes de tudo com o clube e sua
    torcida , é o mínimo que se exige .
    Pra cima deles , Galôôô !

  16. Bom dia a todos.
    Mesmo que o futebol apresentado não seja o primor, pois, não temos qualidade técnica suficiente para tanto, que venham os três pontos.
    Precisamos muito pontuar em casa, mesmo contra adversário melhor qualificado, como o de hoje.
    Na minha opinião, o Galo fará um campeonato de meio de tabela. Nada mais.
    Nossa chance de título, com muita sorte e boa vontade dos deuses do futebol é a Sulamericana.
    Abraço Alvinegro.

  17. Bom dia!
    Que os jogadores entendam que hoje vamos enfrentar nosso maior rival de todos os tempos.
    Que haja técnica, garra e muita vontade de ganhar por parte dos jogadores do Galão da Massa!!

  18. Bom dia a todos. Vamos ganhar hoje e começar a entrosar o time, ainda temos títulos pela frente. Aqui é GALO…

  19. E amanha…
    mais uma derrota…
    lamentos…
    O comparecimento da torcida no estado fala por si…
    enquanto isso…mais um técnico recusa o Atletico , segundo informações parece que ele pediu um salário, imaginem, igual ao cuca que “mercenario”também queria ganhar bem…
    …o lateral direito jogara na esquerda…
    Estão esperando, mas parece que Roger Guedes também…quer um salário…imaginem….
    Amanha será outro dia…
    E querem vender camisas…
    Essa diretoria é uma galo é uma gozadora…

  20. Caro Eduardo, Hoje e sempre a favor do Galo. Embora cético, torço sempre. 50% satisfeito, pois o inoperante Fábio Santos está fora. Mesmo que o substituto seja o Patric, e vamos passar o jogo com o coração na mão, não tenho a menor dúvida que o setor esquerdo estará mais bem servido do que com o careca cercador (Quase pulei da arquibancada no segundo gol do Palmeiras) Faltou tirar o pastor, e teremos o melhor do elenco em campo. Quero o Elias fora do Galo, mas as opções são piores. Zé Wellison que serviria para um reserva e infinitamente superior que o lento Adilson. No mais, vamos para cima do nosso maior adversário (as Marias são freguesas), o protegido da CBF, que nos tiraram (CBF, Globo e Flamengo) pelo menos dois brasileiros e 01 libertadores.

  21. Boa Tarde, nosso Diretor de Futebol foi eleito o melhor do Brasil. 7C anunciou que chegarão reforços e as posições são as citadas por todos nós, inclusive um novo preparador fisico, aleluia. Falou sobre a austeridade que a torcida não entende, mas que no futuro serão colhidos frutos. Pelo que li e foi noticiado, é melhor se manter calado e trabalhar sem alarde, nisso acho que o 7C tá certo. Tem muito torcedor que parece que ta chamando o 7C pra briga, se tá calado tá ruim, se fala tá ruim, melhor calado. Se vier os reforços decantados ai sim da pra brigar. Quanto ao Osório pra mim ja devia ser descartado, como Elias, Pastor, F.Santos, Patric etc.etc.etc. Prefiro o Dorival Júnior que tava fazendo um bom trabalho no framengo mas foi demitido porque queriam o Abelão. Quanto ao time pra hoje, Vitor, Guga, Rever, Igor Rabelo, Lucas Candido, J.Wellisson, Jair, Luan, Cazares (queima ele com guimba de cigarro pra acordar), Alerrandro, Xara. Papagaio, Alessandro Vinicius, Bruninho tem que ter chances com o interino. Onde estava o MP quando construiram a barragem em Barão de Cocais que pode se romper e acabar com mais uma aprazivel cidade, alem da fauna, rios e mata? deve estar preocupado com a Arena MRV enquanto mataram o Rio Paraopeba.

    1. Bom dia,

      Concordo com seu pensamento, só trocaria o nome do treinador, de Dorival Júnior para Leão, só ele poderia arrumar a casa.

    2. Só lembrando, a despensa do Dorival de treinador do Santos foi sobre a alegação de ter perdido o vestiário, vestiário que era comandado pelo Pastor na época.

      1. blz Wellington, mas tecnico estrangeiro e tiro no pe. Se pelo menos o interino fizesse as alteracoes necessarias ate apostaria nele, mas do jeito que baba ovo pro Pastor, FRACO.

  22. Bom dia Eduardo e massa. queria eu ser otimista com este time do galo mas não consigo. Ok esperar do pastor pipoqueiro. cachazares. Elias que hoje vá jogar contra sua equipe. Adilson aleijado que só fica no dm.e do fraco inteiro que deve por Luan de armador na equipe. a melhor notícia que a tatuagem do fabio Santos não vai jogar que ele fica no DM até o fim do contrato e não volta mais. vamos pegar um pedreira pela frente a equipe do flamerda é muito forte.o Bruno Henrique vai deitar e rolar em cima desta defesa fraca do galo. mesmo não confinado na Vitória meu placar é galo 2×0 flamerda. acorda diretoria. vai galooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *