Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A vantagem mudou de lado, mas o Campeonato ainda não acabou

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Na semana passada, precisamente no domingo, manifestava aqui no título deste nosso espaço que “não existe favoritismo que esmoreça a fé Atleticana”. Reconhecendo o favoritismo do adversário, evidenciei que íamos ao Horto na expectativa de reverter a vantagem de dois resultados a favor do adversário. Assim como fizemos com o América, pelas semifinais, mudamos a vantagem de lado e vamos hoje – com pés no chão e humildade Atleticana – tentar consolidar a conquista.

A campanha do adversário na fase de classificação justificou e ainda justifica essa previsão. Entretanto, não estou aqui para pieguice ou mesmo falsa humildade. Sei que será uma partida difícil, onde os dois times jogarão com alma e coração em busca do título. O estádio terá, ainda, 90% de torcedores adversários e a catimba natural dos grandes clássicos.

O treinador do outro lado, reconhecidamente tinhoso, que dança para provocar o contendor (jogadores e torcedores), até “cola” em jogador contrário na batida de lateral, chegado a declarações polêmicas para tentar desestabilizar o ambiente do adversário. Nem vou entrar no mérito da benecyzação, confessa por diretor em rede de televisão recentemente.

Os jogadores e Torcedores, que em menor número estarão no Mineirão em apoio ao time, devem se precaver para não entrar na pilha da catimba proposta pelo lado de lá da lagoa. Será uma partida difícil, mas que o regulamento – depois da vitória da semana anterior – nos traz certa tranquilidade.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

O time, em crescente e contando com a grata revelação do treinador Thiago Larghi, está consciente de tudo isso e saberá administrar a vantagem e ainda buscar – quem sabe – fazer da conquista ainda mais prazerosa, com uma vitória. Acontecendo ou não vitória e/ou título, a grande certeza que carrego é de que, ainda que sem planejamento, o Galo se reencontrou antes mesmo do Brasileiro.

Aconteça da maneira que for na tarde de hoje no Mineirão, o nosso salão de festas, o Atleticano tem a certeza de que com alguns reforços, a temporada – ao contrário dos tempos do Oswaldo de Oliveira – anuncia-se promissora.  Ontem, no post do blog, mencionei os números do Galo depois que Larghi assumiu. Mesmo identificando que os adversários até o momento estão distantes do que nos espera daqui para frente, inegável constatar que o time mudou de cara. Acabaram os chutões e a desorganização dentro de campo. Thiago Larghi, com os mesmos jogadores, parece ter feito o básico: treinamento.

E é com este espírito Atleticano, que mistura fé e humildade, que vamos para a partida decisiva do Campeonato Mineiro. Percebo aqui no blog e entre os Atleticanos que encontro pela cidade, o mesmo sentimento. Confiança, serenidade e sem a euforia de outros quando nas condições que encontramos para a partida. Se consolidar, façamos a nossa festa. Caso contrário, nada mudará a nossa Atleticanidade.

Que assim seja!

41 thoughts to “A vantagem mudou de lado, mas o Campeonato ainda não acabou”

  1. Eduardo,
    Normalmente, sou ponderado nos comentários e, para isso, costumo me estender. Mas, hoje, venho deixar um recado para qualquer torcedor que já começou a fazer análise em tom crítico de jogador por jogador, ou pior, do excelente técnico do Galo: vão tomar uma água com açúcar, e voltem pra torcer nos próximos jogos! O Galo adquiriu padrão de jogo com um time bom, um elenco razoável, com um técnico surpreendentemente muito bom, mas inexperiente! Não éramos e não somos favoritos a nenhum título este ano. Mas, com a Massa apoiando tivemos e teremos chances em todos os campeonatos. Precisamos manter a evolução, que é gradual mesmo. Vão haver derrotas, e algumas são doídas como a de hoje, na maldade de um jogador conhecido. Mas, isto faz parte do futebol. O resultado no confronto final, nós com um a menos em 70 minutos dos 180 foi 3×3. Perdemos nos detalhes! Nosso time vem jogando melhor, aliás! Confio no Galo, desde que não perca a motivação! Com a torcida apoiando, será um ano brigado, com surpresas agradáveis. Mas, precisamos apoiar, como sempre fizemos!
    Saudações atleticanas de quem está sofrendo, mas se mantém confiante!

  2. Concordo. As Marias entraram com sangue nos olhos igual entramos no primeiro jogo. Infelizmente não tivemos competência para segurar o jogo é levamos o gol precocemente. Com a expulsão do Otero e a péssima arbitragem sucumbimos. Se tivéssemos que contratar um jogador somente, investiria em um lateral direito. No futebol atual um lateral que sabe apoiar e defender faz falta. Levamos um gol por falha do Fábio Santos e poderíamos levar outros por falhas do Patrick. Mas não entende porque o Galo entrou com menos vontade que o Cruzeiro. Caramba, tem jogadores que descansaram uma semana! Só pode ser sapato alto. Vamos ver agora o comportamento do time na Sul Americana.

  3. Gabriel pode ter vontade, raça, e até ser mais veloz que Leo Silva, logicamente, mas é muito fraco. Tira a a bola pra onde o nariz aponta, tem poucos recursos. Muito fraco. Precisamos urgentemente de um xerifão na zaga.
    Fábio Santos não ajudou nada no ataque e ainda entregou por duas vezes o que resultou no segundo gol maria.
    Elias o inútil de sempre.
    Erik…pode parar com isso. Jogadorzinho horrível!

  4. Domingo passado, jogando em casa, o Galo perdeu a oportunidade de “fechar a tampa do caixão” do Cruzeiro. Ao fazer 3 x 0, não podia ter voltado para o segundo tempo deixando o Cruzeiro ter a posse da bola. Não podia! Ao invés de tomar o gol que, hoje, garantiu o título a eles, poderíamos ter feito 4, 5… Defeito, na minha opinião, de time ainda em formação, com baixa autoconfiança. O Galo de 4 anos atrás, com MRocha, Tardeli, Dátolo, etc, não teria recuado naquele segundo tempo. Estaríamos, agora, comemorando o título! Quanto a hoje, não houve jogo, não tendo o que se dizer. Com 10 em campo, praticamente o jogo todo, apenas pudemos evitar uma goleada.

  5. Imagina a pressão na FMF pelo fato do timeco azul estar a anos sem ganhar o rural, estava loucos (a) por isso, parabéns ao Galão pela raça, 10×10 era galo campeão!

  6. Infelizmente perdemos para um tine mediano que se acha uma superpotência . Mais devemos fazer analisar friamente de nossa equipe . VITOR ainda e um dos melhores goleiros brasileiros .PATRICK jogador mediano que no máximo deveria ser segunda ou terceira opção no elenco . LEONARDO SILVA já não tem a mesma velocidade . GABRIEL minha opinião e de que não tem condição técnica de jogar pelo GALO , me causa incredulidade ver este pseudo jogador ser titular ha 3 anos falhando sistematicamente . FABIO SANTOS : bom jogador apesar da falha hoje . ADILSON excelente volante . ELIAS esta devendo muito pelo salario que ganha . CAZARES quando quer joga muito , o problema e saber quando quer jogar . OTERO , hoje foi o responsável direto pelo resultado , mais tem qualidade para pelo menos fazer parte do grupo . LUAN , bom jogador , mais infelizmente a condição física e limitada . RICARDO OLIVEIRA , apesar da idade não vejo no mercado ninguém melhor que ele . Das peças de reposição acredito apenas em Roger Guedes e Brenner . Sendo assim Amigalos , na minha opinião o time pode ser tornar melhor e lutar pelo menos na copa do Brasil pelo titulo e no Brasileiro talvez uma vaga na libertadores . Basta sacar Gabriel e Otero e colocarmos Brenner e Roger guedes . Ja que contratações podemos esquecer

  7. Povo bipolar do c&*$@!&. Querem ganhar todas? Otero não era herói? Larghi não era o Larghiola? Perdeu porque o adversário foi melhor e o juíz safado.

    Bola prá frente.

    1. Concordo. As Marias entraram com sangue nos olhos igual entramos no primeiro jogo. Infelizmente não tivemos competência para segurar o jogo é levamos o gol precocemente. Com a expulsão do Otero e a péssima arbitragem sucumbimos. Se tivéssemos que contratar um jogador somente, investiria em um lateral direito. No futebol atual um lateral que sabe apoiar e defender faz falta. Levamos um gol por falha do Fábio Santos e poderíamos levar outros por falhas do Patrick. Mas não entende porque o Galo entrou com menos vontade que o Cruzeiro. Caramba, tem jogadores que descansaram uma semana! Só pode ser sapato alto. Vamos ver agora o comportamento do time na Sul Americana.

  8. Galo não achou o Cruzeiro no início do jogo mas não ia ficar assim. Expulsão do Otero foi determinante. Jogávamos mal, mas o lance tinha que ser com os dois expulsos. Mais certo seria nenhum. O cruzeiro bateu muito mais e ficou só no amarelo. To tranquilo, ganhar mineiro e nada para mim e a mesma coisa. Vamos ver quarta e domingo. Galão vai nos contar o que será esta temporada.

  9. Edílson entrou em campo apenas para tirar o Otero.
    Tática Mano Menezes.
    Não ganham na bola, ganham no anti-jogo.
    Ainda ficaram no lucro com o fraco Luiz Flávio.

    Assim como o Mineiro de 2014 ficou manchado com a não marcação do pênalti no Jô, esse Mineiro 2018 também ficou.

    Diretoria do Galo precisa acordar.
    Marcos Teixeira e Perrelinha trabalhando.
    Luiz Flávio foi uma vergonha.

    Não expulsou o Edílson.
    A falta do Thiago Neves com amarelo foi pior que a falta da expulsão do Patric.
    Teve 3 escanteios que o árbitro ridículo não marcou.

    Gabriel é fraco. Os dois gols foram do seu lado.
    Precisamos de um zagueiro titular.

  10. Um absurdo o que esse juiz filho da puta fez com o Galo hoje.

    Sem falar nesse merda do Otero…..

    E Fábio Santos…. tentar dar um drible de baixo da pernas do adversário quando deveria chutar para o mato….

    Tem coisas que acontece somente com o Galo….

    Mas vamos que vamos…. Aqui é Galo sempre…. nas alegrias e nas tristezas….

    G A L L O O O O O O O O O O O !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Bom, foi isso!! Decepção … Não levamos a taça. Bora lá começar a criticar o técnico e os jogadores novamente, como de praxe!! Acabou a lua-de-mel!!

  12. Patric foi o Patric que conhecemos, Fábio Santos não acertou nada, nosso miolo de zaga foi uma lástima. Elias não viu a cor da bola. Os únicos que jogaram bola foram Cazares e Adílson.

  13. Eu não acredito que deixamos i título ir embira assim.
    A gente estava com ad duas mãos na taça.
    Thiago Larghi mostrou que é mesmo interino. Mexeu errado e acabou com nossas chances ao tirar de una vez só o Luan e o Ricardo Oliveira.
    Que burro.
    Só resta chorar e preparar pra estraçalhar o Ferrim.
    Eu quero goleada de 6 X 0 pra compensar essa vergonha de hoje.
    Otero seu burro.

  14. Eu não acredito:
    2 X 0 para o Cruzeiro e o juiz não expulsa ninguem do Cruzeiro.
    É essa roubalheria que envolve a arbitragem desde sempre.
    Edilson tinha que ser expulso.
    Vai Galo pelo amor de Deus. Ganha isso.

  15. Bora pra cima dos vaidosos, Galo!!!!!
    4 a zeiro e meu aniversário tá completo…
    Amanhã há de ser outro dia..
    Abraços companheiros.

  16. Hoje eu só peço uma coisa a esses guerreiros que vão entrar em campo para duelar na bola contra o time do outro lado da lagoa, que joguem com raça honrando essa camisa listrada que a vestem, joguem para vencerem e não buscando um empate, pois na arquibancada estaremos torcendo e cantando a todos pulmões podemos até ser minoria, mas vamos nos fazermos ser ouvido a todos os cantos do estádio, calaremos 50.000 torcedores do outro lado da lagoa. Obrigado meu Deus pelo coração atleticano que o senhor me deu. Galo é galo, vamos para deles.

  17. Eh Galo!
    O Maior Clube de Minas Gerais, um dos maiores deste Brasil grande e bobo. Clube que tem vida e alma próprias, brilho próprio, existência própria.
    Que a sua História registre pela 45a. vez um feito de consolidação de sua incontestável liderança nesta terra que lhe pertence. Você não foi fundado por imigrantes vindos da Itália, Você não é forjado dentro de uma elite belo horizontina. Você engloba todos ao mesmo tempo, o preto, o branco, o rico, o pobre, o homem, a mulher, o menino e o velho, o intelectual e o cachaceiro alienado… Você se chama Clube Atlético Mineiro e os íntimos o chamam de Galo, porque Galo Você é para os que o conhecem de perto: um lutador incansável, imbatível se com vida. Vida sua que se confunde com a nossa.
    Nós somos do Clube Atlético Mineiro.
    Saudações

  18. märïä papelão…papelão… papelão… de dia é A4 …a noite brochurão … märïä papelão… papelão… papelão…
    Te cuida pïrängï! teu papá vai te pegar… Vamos GALO!

  19. Bom dia pessoal! Certeza de um domingo de alegria. Não pelo título que vamos ganhar, para manter nossa hegemonia que é o normal, mas pelo fato de vencer a arrogância e prepotência. Apro veto, para colocar minha mão à palmatória e referência TL. Eu sempre me coloquei contrário à sua efetivação, mas reconheço que está conseguindo arrumar o time e dar um padrão. Só falta dar mais oportunidade para a base. Em que pese não termos enfrentados grandes times, mas é inegável nossa melhora, por isso faço hj, antes do resultado da final esse comentário. Até a diretoria parece que tem procurado contratações mais lógicas para o momento atual, saindo dos refugos de empresários, apesar de achar que não era hora de sair essas notícias e ainda ser a favor do sumisso do diretor amador de futebol. Vamos Galo para mais um título.

  20. Bom dia, Eduardo!!!! Bom GALISTAS!!!! Hoje é dia! Dia de jogar com raça e amor! Dia de honrar o Manto e a Massa! Simplesmente, dia de ser GALO!!!! SAUDAÇÕES ATLETICANAS!!!!

  21. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Enfim, chegou o dia. Que os deuses do futebol façam justiça e iluminem nosso Treinador e Jogadores.
    Muita RAÇA moçada nessa hora.
    Vamos GAAALOOO, faça a Massa Feliz.

  22. Bom dia massa e Guru. Disse tudo meu Guru, humildade aliada à raça e vontade de vencer serão nossos ingredientes para a conquista de mais um título. Se num passado recente estes sentimentos ficaram no esquecimento, com a chegada de TL, e a dispensa de vários figurões, estes sentimentos voltaram a aflorar. E para melhorar o ambiente, a sinergia x Time torcida voltou com força total, e quando há esta química, a combustão é certa. Dizer que somos uma torcida diferenciada é chover no molhado, haja vista que do outro lado, que está se gabando de encher o Marião, a torcida organizada ameaçou seus jogadores. Pois é, está é apenas uma pequena diferença, porque várias outras nos colocam há milhas a frente não só desta gente, mas também outras torcidas por ai. “Lutar lutar lutar, com toda raça do mundo pra vencer…” que nossos jogadores tenham este espírito, e se inspirem em nosso hino, que ao título virá! Vamo Galo!

  23. Finalmente chegou o dia da suprema alegria.
    Como sabe até a minha tia hoje não tem pra Maria.
    Galooooo Campeão.
    É Campeão.
    Galooooooooooooooooo.

  24. Bom dia a todos. Hoje temos um time. Quando começou o ano com o OO e aquele time horroroso eu temia por maus resultados esse ano, contudo com o TL treinando com estratégia e padrão de jogo, temos enfim um time. Organizado todos os jogadores comprometidos com bom preparo físico (as contusões também deram um tempo) então mudamos da água pro vinho, ainda não é nenhuma maravilha mais com dois, três ou quatro bons reforços iremos disputar títulos importantes esse ano. Hoje é raça, determinação e jogar focado o tempo todo aí sim sairemos do nosso salão de festas com o título. Vamu Galllooooo. Saudações atleticanas.

  25. Bom dia a todos. Hoje devemos entrar em campo…com muita raça e amor.Vamos repetir o resultado anterior. Aqui é GALO…

  26. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que estão com uma mão na taça e a outra coçando para segurar também. Hoje vamos com a tranquilidade de um time bem treinado e bem preparado psicologicamente aumentar para 45 os troféus da Champions Minas em nossa sede.

    Vou repetir a pedido um trecho do meu comentário de ontem:
    “Somos a única torcida que tem um grito de guerra verdadeiro. As outras, no país inteiro e de resto no mundo, só cantam. Quando gritamos “Gaaaaalooooo” o som sai da garganta vindo direto do coração. Não passa pelo palato, dentes e nem na língua. É som gutural mesmo só possível com a força do coração. O canto da torcida de papelão além de ser um número negativo, “zeroooo”, é filtrado pela língua, o palato e os dentes. O coração fica longe. Por isso o grito de seis mil atleticanos sufocara o canto de papelão, assim como nossos onze guerreiros sufocarao os onze, doze ou mais que jogarão por eles.”

    Com relação ao jogo eu não tenho dúvida alguma que vamos vencer. Não sei de quanto. Mas vitória é vitória é qualquer uma me satisfaz. Eu gostaria de estar bem de saúde para ir ao Mineirão e levar um monte de flanelinhas amarelas para distribuir entre nossos torcedores para agradecer aos Marianos por terem guardado e protegido a nossa liderança além de a devolver limpinha. Seria o nosso troco.

    Neste domingo cervejante estou ansioso para começar a levantar e virar copos.

    Um abraço amigos e torçam com vontade. Gritem com a força do coração porque só nós podemos fazer isso. Um abraço.

  27. bom dia Eduardo e massa,disse tudo humildade e pes no chao,já estou esperando a noite para gritaaaaaaaaaaaaaaaa,vai galooooooooooooooooooooooooooooooo,aja coraçao e emoção.que os jogadores entram com raça,pegada e sangue nos olhos,aja cervejas e vinho na cabeça,aja pressão alta,vai galooooooooooooooooooooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.