Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vantagem mantida para o jogo de volta

Foi um jogo horrível de se ver. Ao contrário do recente histórico de gols relâmpagos, saímos em desvantagem com apenas quatro minutos de jogo. Apesar de uma atuação longe dos padrões e do que o Atleticano está acostumado, a reação veio e o time arrancou o empate. Aqui de Belo Horizonte, onde fiquei com um olho (o direito) na TV que passava o Galo e o outro (esquerdo) na transmissão do plenário da Câmara, pude acompanhar as reações dos Torcedores.

Muitos não entendiam e até questionavam o fato de Robinho ter ficado no banco. A meu juízo, o treinador assim o fez pelo péssimo estado do gramado. Imagina perder mais um jogador para a sequência do ano e das competições – em curso e outras que ainda irão começar –, pela irresponsabilidade de quem permite a utilização de um gramado sem condições de uso para uma partida de futebol. Cheguei a torcer mais por não acontecer uma contusão do que pelo placar.

galo urt 02

Ainda assim, em que pese a situação do campo – alguns chegaram a comentar que o campinho ao lado estava em melhores condições do que o estádio patense –, o resultado não deveria ter sido tão apertado como acabou acontecendo. No início do segundo tempo, outro balde de água fria na Massa, quando o Galo novamente ficou em desvantagem.

Irados, os Torcedores ensaiaram uma verdadeira caça às bruxas, ainda mais quando o Pratto perdeu uma penalidade. A primeira no seu histórico aqui no Galo. Em que pese as reclamações e até um início de tumulto pelo lance numa área vip do estádio do interior, a penalidade foi claríssima e quem marcou, acreditem, foi Ricardo Marques Ribeiro. O passado dele com o Galo sequer o recomenda para atuar nos nossos jogos. É assunto para outra resenha.

Escapamos de um início de mata-mata adverso, graças ao gol de empate quase que na bacia das almas, marcado pelo Clayton, até então apagadíssimo em campo. Aliás, com todo respeito, ainda não mostrou a que veio. Está no débito. O melhor do gol está no fato de que a jogada foi realizada intelectualmente do Pratto, que, além de se redimir, ainda presenteou o colega para também fazer as pazes com a Massa.

galo urt 04

Como todos sabem, nós Atleticanos somos implacáveis, mas, da mesma maneira que condenamos, no instante seguinte idolatramos. Diante disso, louvemos Pratto, Clayton e até Victor, que principalmente no segundo gol deixou alguns de nós “P” da vida.

Em tempo:

Alguns leitores registraram o desejo de ler sobre o jogo logo após o encerramento da partida. Faria dois registros. O primeiro é que meu compromisso com o blog, consequentemente com o leitor que é a razão deste projeto, é de postar diariamente por volta das 07h30. Outra razão, de ordem pessoal, é a de evitar que o calor da emoção possa superar a razão em algum determinado momento.

Eu também tenho cá minhas reações e entendo que é recomendável esperar o melhor momento. Sem perder, claro, a paixão que nos une, entretanto, minha opção é pelo Galo e pela paz. Imagina escrever e responder no tom que alguns poucos tentam imprimir em seus comentários que vão direto para a lixeira.

Outra. A partir de amanhã, ocasionalmente, estarei falando do nosso Galo no “Estado de Minas” impresso.

18 thoughts to “Vantagem mantida para o jogo de volta”

  1. Caro Eduardo, até que enfim achei um cantinho somente do GALO. Aqui não tem ….. enchendo o saco! Somos todos da MASSA, cada um com sua opinião e juntos pelo GALO! Tô preocupado o Cazares parou de jogar e o Cleiton ainda não começou.

  2. Mandem este técnico embora, antes que seja tarde! Esse cara não consegue fazer o time do Galo ter o mínimo padrão de jogo e nem jogar nada, mesmo com Victor, Pratto, Robinho, Rafael Carioca, Dátlo e Cazares. Fomos duas vezes a Patos de Minas e perdemos uma e tomamos sufoco noutra, de uma equipe aguerrida, é certo, mas muitsíssimo inferior à nossa. Inadmissível!

  3. Analisando friamente? Esse time do Galo não tá jogando nada. Fizemos uma boa partida até agora: contra o Colo Colo. Quando enfrentamos um time melhorzinho, repito, melhorzinho, perdemos do framengo, daquele time e do figueirense. Na minha visão não temos ainda um padrão de jogo, não temos variações e nossa zaga tá uma peneira. Estamos dependendo única e exclusivamente de lampejos dos nossos melhores jogadores. Só isso não basta para ganharmos a Liberta e o Brasileiro, porque o Mineiro é obrigação. Continuo confiante e acreditando, mas do jeito que tá não sei se chegamos nas quartas. Tô achando que esse Aguirre é enganador. Tô até com saudades do Levir. Mas vamo que vamo!!

  4. O Galo não está jogando bem. Gostaria de registrar duas situações: a preparação física é horrível e a desorganização tática do time. O time sempre apresenta queda de rendimento a partir dos 15 minutos do segundo, isso é muito preocupante. Imagine quando precisarmos reverter o placar na Libertadores? Entendo que a Diretoria deveria se reunir com os preparadores físicos e cobrar que revejam seus métodos, e, mais, que o Carlinhos Neves volte a exercer a função. Quanto a desorganização tática, não há outro responsável senão o treinador. Já são 4 meses de trabalho e ocorre uma involução da equipe. É preciso ajustar o sistema defensivo, jogar mais compacto, mais organizado, com linhas mais próximas. Os jogadores precisam chamar mais a responsabilidade. Por fim, seria interessante que até o primeiro jogo das oitavas o treinador trabalhe forte dois aspectos: finalização e passe. É importante ter o controle do jogo. Vamos Galooooooooooooo!!!

  5. Sob o calor da torcida o Galo rende. Fora haverá sempre uma desculpa. Foi sempre assim, há dezenas e dezenas de anos, não é fato Eduardo? Time que já entra em campo com os atletas dizendo um para o outro que irão jogar num pasto, perde toda a gana. Trabalhar com os atletas hoje em dia é complicado. Brio, que brio, a não ser dindin na conta? Se Clayton, Cazares e Pratto não produzem a culpa é do Aguirre? Deveremos ganhar esse mineiro, tá muito fácil. Quanto à Libertadores fica a dúvida. Não deixam, mas se deixarem o Lauro jogar ele toma a posição.

    1. Sou mais confiante que você, exceto no gol, Victor é insuperável. Está ganhando ritmo e as falhas, numa competição menor e que nem comprometeram, são aceitáveis.

    2. Desde que voltou da contusão o Vitor falhou demais. Eduardo é fraco. Pratto só marcava gol de penalty. Agora, nem isso mais. O Galo precisa de um atacante de verdade, urgente. O Galo faz um jogo bom e três péssimos.

  6. Saudações! Assisti ao jogo no estádio Bernardo Rubinger, e entendo as colocações acerca do gramado. Contudo, dois pontos não foram observados, e gostaria que as pontuassem: 1ª, a URT não é um time ruim, tem padrão de jogo, bons jogadores, comprometidos, e não classificaram-se em 3º lugar à toa. Desmerecer o resultado do jogo não é ético, e sábado a partida de volta será um jogo disputadíssimo. 2º A URT não manda seus jogos no Bernardo Rubinger, é o campo do seu rival patense, e se estava ruim (o que não se pode invocar para se justificar que se jogou mal) para o Galo, estava também para o Trovão Azul. Ambos fizeram um bom jogo, disputado e melhor do que o do Galo contra o Melgar, que é sim fraquíssimo! Nós, Atleticanos, estamos muito impacientes, não nos satisfazemos com títulos, queremos resultados, como éramos há oito ou nove anos atrás. Perder ou empatar também faz parte do jogo, não pode é ser rotina! Esperemos com paciência os títulos que virão, e aí sim ficaremos mais felizes e apaixonados pelo Galão da Massa!!! Ah! e parabéns à União Recreativa dos Trabalhadores pelo título de Campeão do Interior de MG neste ano!

    1. Não disse que o time de Patos é ruim. Até porque, como diz no alto da página “aqui é SÓ Galo”, portanto não me preocupo com o outro lado, seja a URT, Mamoré, coelho ou quem quer que seja. O que disse, e reafirmo, é que o gramado é ruim. Apesar das péssimas condições, o Galo teria de ter vencido. Que o faça agora na Catedral do Horto, com gramado digno.

      1. Concordo com o Romeu quando ele fala sobre o time da URT. São bem treinados e dedicados, mas o campo é muito ruim, sim ! E mesmo que seja ruim para os dois lados, é sabido que a URT joga, rotineiramente, em gramados bem piores se comparando com os gramados onde o Galo atua. Isso faz uma tremenda diferença. Abs.

  7. O Aguirre não me passa confiança, mas acredito que o Galo vai atingir o ápice do seu futebol no momento mais propício possível na temporada. Não podemos esquecer que ano passado, mesmo com um time inferior, também não fomos bem na primeira fase do mineiro, perdemos 3 partidas e classificamos na 3ª posição. Fomos campeões depois de 2 jogos duríssimos contra a Caldense. Um jogo inclusive empatamos no Mineirão lotado. Na Libertadores de 2015, passamos apertados na primeira fase e classificamos na bacia das almas, mas infelizmente caímos logo no primeiro confronto. O Galo conseguiu um padrão de jogo bem definido somente no início do Brasileirão, mas devido a falta de peças de reposição e a mão leve de alguns, ficamos em 2º. Creio que esse time vai dar liga. É só o Aguirre não atrapalhar.

  8. Bom dia Canto do Galo ! Yo no creo en brujas,pero que las hay,las hay … !! Com Aguirre nosso GALO perdeu o prumo .Implantar sistema de rodízio em time que joga uma vez por semana e aos finais de semana é fácil, num modelo igual ao nosso, 4ª/sábado – 5ª/domingo não rola. Aguirre vai cometendo o mesmo erro que o queimou no inter. Devido à escalações que não se repetem seus times ficam reféns de individualismos e convenhamos no futebol de hoje isto é mortal .GALO vinha com uma base – espinha dorsal como gostam de falar os experts – formada à 4 temporadas e hoje ela não existe mais . Time começa bem e aos poucos vai se perdendo dentro da partida e os erros começam a aparecer – no 1º gol dos caras,todo o time estava além da linha divisória,isto demonstra total falta de sintonia entre quem vai e quem fica na proteção em caso de contra-ataques – .GALO hj é previsível demais, feijão com arroz de um time mal treinado,mal fisicamente,sem comando -isto preocupa – e o que é pior, não nos passa aquela confiança de antes .Hoje se tu perguntares qual é o time titular do GALO ,quais serão as alterações durante a partida visando melhoras no rendimento ,confesso que não sei lhe dizer,aliás,nenhum Atleticano saberia .Preocupado por demais com a inconstância do GALO e mais ainda em ouvir do treinador após apresentações pífias,que algo bom está por vir.Discurso mais ou menos o dele .Espero queimar a língua,mas bruxas existem sim e a nossa tem nome e endereço . VAMUUUUUUUUUU GALOOOOOOOOOOOOÔ …

  9. O Atlético jogou uma partida ridícula. Eu como atleticano senti vergonha do futebol apresentado pelo Atlético. O Diego Aguirre não é treinador e nunca vai ser. Fora Aguirre!!!!

  10. Saudações Alvinegras. Em meio a crise política que assola o país, como diz outro grande colunista, Só o Galo salva e dentro deste contexto, já manifestei minha alegria de poder todas as manhãs ter uma agradável leitura deste blog que nos sempre tem textos intrigantes e verdadeiros. Você meu caro Eduardo, está mais do que certo, no calor das emoções, xingamos a esposa, brigamos exageradamente com os filhos, respondemos mal aos pais, o que pensar então o que poderia no auge de pós jogo do Galo, pois essa paixão se torna a mais sanguínea de todas, somos 8 ou 80 realmente. E eu me enquadro perfeitamente neste perfil. Portanto parabéns pelo discernimento que com cabeça fria as palavras são mais claras e menos cruéis. No que tange ao jogo, demorei a aceitar Robinho no banco, o artilheiro do campeonato, porém, hoje reconheço que foi melhor assim. Só tenho um comentário a fazer e sei que posse receber muitas críticas. Mas eu tenho percebido que anteciparam a volta do Santo e isto parece não ter feito muito bem para ele, na minha humilde opinião ele nem de longe tem passado a segurança que nos acostumamos a ter com ele debaixo das traves. Se mostra afoito e inseguro e cometendo falhas dignas de Wilsom. Que isto seja somente uma readaptação pois precisaremos muito dele daqui pra frente. No mais é confiar e apoiar pois agora não a tempo para mudanças ou contratações. Agora é Coração no bico da Chuteira e vamos que vamos. Eu acredito Galo.

  11. Acho que o Aguirre está tentando inventar a roda. quando ele chegou teve os contratempos dos internados no departamento médico. E teve de improvisar. Mas à medida que foram voltando, era só colocar o time com estava antes. Mas quis inventar. Sorte que o E. Conceição, para gáudio nosso e glória da futebolaria brasileira, já estava fora. Diego Aguirre está jogandocom a sorte…e com a torcida atleticana. Acorda,cara, antes que seja tarde demais. Temos time para mineiro, brasileirão e Libertadores… e, se bobear, Mundial(sei que aí já é sonhar um pouco alto, mas sonhar é permitido.)… Esse treinador precisa cair na real e para de ser Thomas Edson Pardal. Escale o time como deve ser e fique na sua.
    Dá-lhe Galo, carajo.

    Iraq

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.