Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vamos compartilhar a Atleticanidade

JPG mktplace 300x250Longe de querer ou até imaginar que pudesse existir unanimidade entre os 8 milhões de Atleticanos espalhados por todo o Brasil, fora aqueles que estamos descobrindo no resto do mundo. Imagino, no entanto, que o nosso ideal seja o mesmo. Vitórias e títulos! Concentrados em Belo Horizonte, onde desde o início do século passado somos maioria, e ainda por todo o interior mineiro, o Atleticano tem uma particularidade. Não abandona o time qualquer que seja a situação. Temos vitórias sofridas, mas a massa não arreda o pé do estádio, seja na Catedral do Horto ou no salão de festas da Pampulha.

Até aqui neste modesto blog, onde diariamente o espírito Atleticano me impulsiona e motiva entrar pela madrugada e ainda acordar cedo, exclusivamente para esta resenha com o Torcedor. A maioria entende e participa ativamente deste trabalho de escoteiro, que tem como único objetivo elevar o nosso espírito alvinegro. Mas como disse na abertura, cada um de nós pensa de uma maneira, embora todos  queiramos o melhor para o Galo.

O blogueiro prefere Victor, mas muitos defendem Giovanni e existem os que querem Uilson. As atuações de Carlos César estão me enchendo os olhos, entretanto sabemos que a lateral direita é do Marcos Rocha. Existem até quem prefira o Patric, desde que na ala direita. Na zaga, confesso que queria Gabriel ao lado de Leo Silva ou até mesmo Erazo. Outros preferem dar mais bagagem ao jovem e optam pela experiência. Do lado esquerdo, salvo melhor juízo, Fábio Santos vem se consolidando, mas já ouvi criticas, embora o clube não tenha um substituto para ameaçar sua vaga.

Daí pra frente é que a coisa embola. Entre Leandro Donizete, Rafael Carioca e Júnior Urso, opto pelos dois primeiros, mas sei que muitos preferem ver o selecionável no banco. Os outros ainda carecem de melhor experiência. Para as quatro vagas remanescentes, ai é que tira o sono de qualquer treinador. São só quatro lugares para fechar os onze que o treinador tem de colocar em campo.

treino 03-10-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Robinho, Fred, Pratto, Cazares, Otero, Dátolo, Clayton, Maicosuel e Luan. Nem citei outros menos lembrados. Sábado, na partida com a Ponte Preta, quando a TV focalizou o banco quase fui ao delírio. Temos jogadores que seriam titulares em qualquer dos nossos concorrentes ao título, entretanto – sem qualquer tipo de reação ou reclamação – estão ali como opção para o treinador. Marcelo Oliveira, além de sofrer para definir quem começa jogando, vem conseguindo administrar essa situação.

Concomitantemente, o treinador vem convivendo com a dura realidade das contusões. É assunto para voltar a ser debatido, pois quando tudo parecia estar caminhando para o esvaziamento do setor, Maicosuel, outro jogador fundamental, volta para o departamento médico.

Enfim, a intenção de voltar com este assunto tem objetivo. Vamos jogar com o time em busca dos resultados que precisamos. Os dois que estão à nossa frente precisam tropeçar e o Galo sequer pode pensar em qualquer vacilo. O líder ontem penou para superar o Santa Cruz. Agora, vai pegar o América, mas o Coelho, que ontem perdeu novamente, vai mandar a partida longe de Belo Horizonte. Deveria ser proibido, mas dirigentes pensam noutra direção. Do América, neste caso.

Encerrando, meus caros, o antagonismo interno entre os Torcedores é absolutamente natural, mas o objetivo nunca deve ser diferente. Ontem um leitor chamava a atenção para um fato que o blog já havia detectado. Quando perdemos, os acessos aumentam e também os comentários. Que são negativos. Nas vitórias, ambos têm considerável queda.

Vamos virar esse jogo do pessimismo e acreditar no time até o final da temporada. Não é qualquer time que briga pelos dois títulos. O Galo está na terceira colocação no Brasileiro e venceu a primeira partida na Copa Brasil. O líder do campeonato foi derrotado e o segundo colocado já foi eliminado dessa outra competição.

 

17 thoughts to “Vamos compartilhar a Atleticanidade”

  1. Este seu final envolvendo o tão pertinente comentário do noso torcedor foi emblemático , grande De Ávila . Com ele ,fica muito difícil refutar a tese de que também há algo de errado em parte da torcida do Atlético .
    Simplesmente, não dá para entender . Tanto que se, eu não estiver enganado, o seu texto sobre a derrota do Fluminense foi o mais comentado por aqui . Bem maior , por exemplo, do que aquele que falava sobre a vitória do Palmeiras .
    Eu não sei o que está acontecendo,embora tenha algumas desconfianças. O que eu peço aqui,pela enésima vez, é que a torcida feche com o time. Eu quero , caso o clube seja campeão, ter a sensação de que ganhamos com a torcida e não apesar dela.

  2. Não seria necessário esse excesso de otimismo, ou melhor, essa forçassão de barra otimista, se os jogadores e comissão técnica tivessem focado na conquista quando o time deu sinais de que era muito possível. As derrotas para o Santos e Fluminense e o empate contra os rivais em BH determinaram o tamanho da diferença para líder atualmente. 4 pontos nos fazem muita falta! Vejam a tabela do Palmeiras e terão ideia da dificuldade que o Galo criou pra si. Na melhor das hipóteses plausíveis, o Palmeiras faz “apenas” 18 pontos nos trinta que lhes restam. Isso lhe dará um a mais do que consegui u nesta mesma sequência no primeiro turno, a sua pior, e quando o Galo fez 25 pontos, a sua melhor. Contudo, os mandos se invertem. Torcer, sempre, mas ao contrário dos demais, penso que o resultado do Santa Cruz foi ruim por demais às pretensões do Galo. Agora, só na reza.
    Temos muitas chances na Copa do Brasil, competição pela qual o time fez três partidas horríveis até aqui, mas que possui o elenco com maior e melhor qualidade para vencer. O que precisamos é cobrar vontade desse grupo. Se focarem, o título dessa Copa é nosso! E com a manutenção desse forte elenco em 2017, sem essa sucessão de erros do planejamento de2016, e com o calendário elaborado para que as fase finais dos campeonatos (Copa do Brasil, Libertadores e Brasileiro) ocorram no fim do ano, teremos maiores possibilidades de conquistas, no plural mesmo. Ano que vem. Esse ano, é Copa do Brasil.
    Considero que não me enquadro no antagonismo citado pelo blogueiro, pois mantenho, não por gosto mas por julgar necessário, as criticas mesmo após vitórias importantes como as de sábado. Comportamento mais prejudicial, entendo ser, é receber a equipe com apupos e festanças após empatar com a Ponte Preta. Como fora previsto anteriormente na crítica que fiz após a classificação para a Copa do Brasil em cima da equipe Campineira, bastava querer que a vitória fosse possível. Foi o que se viu no último fim de semana.
    Querer ser melhor é o que nos faz melhorar. Saudações alvinegras.

  3. Esta é a final! Se a gente passar pelo curintia, lá, o time e a massa vão incendiar! Aí meu amigo, é rolo compressor destruindo tudo que tiver na frente! Ninguém vai segurar! Vai ter gente até em cima da nova cobertura do salão de festa contra o América! Pegar com Deus, pé de coelho, figa, arruda, vela, galinha preta e galinha branca …….. Bora!! Essa vai ser nossa!!

  4. O jogo de amanhã é FUNDAMENTAL para o título. Espero que o time tenha esta consciência. Explico. A diferença para o líder é de 5 pontos faltando 30 para disputar. Eventual tropeço poderá elevar a diferença para 8 pontos faltando 27 em disputa, visto que o líder tem grande chance de vencer o América. Neste cenário, fica praticamente impossível ser campeão. A oportunidade é AGORA. Vencer o Corinthians que não vive boa fase e lotar o Mineirão contra o América. Quanto a mais uma contusão do Mago, nota zero para o DM.

  5. Está certo meu caro blogueiro.. todo atleticano..rss tem seu próprio time na ponta da língua.. mas isso é absolutamente normal.. todos tem sua forma de ver as coisas.. mas sempre torcendo em favor do Galão da massa…. vi o jogo contra a Ponte e percebi uma significativa melhora no time…. jogou acordado… cercando nas horas certas.. e atacando nas oportunidades iam surgindo.. claro q poderíamos ter tido uma vitória mais fácil.. se Cazares..não tivesse olhando pro céu e chutado sem perceber, mas tirando isso.. o time tem melhorado.. triste é saber q contra o Corinthians.. perderemos alguns de nossos melhores jogadores por convocações.. mas nem por isso.. seremos presas fáceis para os gambás… vai pra cima deles Galo.. bica bicudo.. ahh,.. e por falar em tempos difíceis..rss com meus 37 anos.. já vi jogos maravilhosos do glorioso..rss e outros q nem me atrevo a lembrar…eheheh….

  6. Legal a matéria si que oq adianta ter tantas opções no banco tantos caras bons na linha se vamos de novo bater na trave os 3 pontos no horto contra o Cruzeiro vao fazer falta resumindo vamos nadar e morrer na praia pq comemora vaga na libertadores nao e vantagem alguma.

  7. Vamos Galo!! Vamos ser CAMpeões!!! A coisa irá embolar na 33ª rodada e na 35ª assumiremos a liderança pra não largar mais! Aqui é Galo! Contra tudo e todos! Amanhã com essa quantidade de desfalques podemos até comemorar um empate, ser ganhar dos gambás lá! aí é delirio e pode entregar a taça pq será do Galo!

  8. Caro Eduardo, ai você foi na ferida! Exatamente isso que está acontecendo e até mesmo no estádio, quando o resultado não o que o torcedor esperava, ele quebra o pau, corneta todo mundo. Quando ganha, sai com aquela sensação que não fez mais do que a obrigação. A torcida precisa jogar junto com o time, já vivemos momentos dramáticos e a Massa sempre esteve ao lado, até nome de jogadores medíocres e que não deixaram saudades, nós já gritamos. Independente do resultado contra o gambazinho chorão, temos que LOTAR o Salão de Festas e afundar o ex terceiro time de Minas, aquele tal de melequinha. Os dois primeiros já deram mostras que vão tropeçar antes mesmo do confronto com o Galo. Saudações e vamo que vamo!! Aqui é Galo!!

  9. Bom dia, Ávila. concordo em número, gênero e grau.. Já passei por muita coisa com esse galo pois já passei do 50… RTem uma parte da imprensa que adora mostrar o que não está dando tão certo.. Tem um companheiro seu aí que fala abobrinha uma atrás da outra e se sente no direito de dar pitaco até em casos investigados ainda pela polícia federal ou preferências partidárias e convicções dos outros… Mas é amiguinho (vive se gabando disso nas redes sociasi num carioquês de dar nojo) dos seres mais execráveis que já vi, tais como: dois senadores, um sem voto e outro que nem mora em minas, que ligados a um helicóptero empoeirado – dirigentes da cbf processados, presos e investigados, técnicos viciados e que manipulam compra e venda de jogadores. esse tipo de indivíduo nem abre uma seção de comentários para não verem suas “opiniões” contraditas. Obrigado por suas palavras sempre em honra ao nosso Galo.
    Abraços

    1. Será que é um sujeito metido a jornalista? Torcedor assumido do time cheiroso da Globo e do time desse senador, o bobo da corte do senado, que tinha um helicóptero com meia tonelada de “farinha”????? Se for esse já é manjado…..

  10. Caro Eduardo, a sensação é que os deptos Físico, Fisiológico e Médico estão jogando o nosso ano no buraco. Essa contusão do Mago foi mais uma prova disso. Isso não pode ser somente obra do azar.

  11. Está na hora da torcida, independente do resultado contra o Corinthians, lotar o mineirão contra o América. Vai ser no dia 13 e 13 é Galo! Vamos colocar mais de 40 mil pagantes! Eu vou e vc?

  12. Maicosuel joga 30 minutos e tem nova lesão. O vereador tem que tomar alguma providência em relação ao departamento médico do Galo. Isto não pode acontecer novamente o ano que vem. Planejamento, planejamento e planejamento já.

    1. Renato, não se esqueça dos que estão espalhados pelo resto do mundo, que daqui a pouco serão tb 8 milhões. Eduardo esta certíssimo. Outra coisa: AQUI É SÓ 9ALO, P…!!!!!

  13. Bom dia Eduardo. Isso ai, se vc conversar com 3 ATLETICANOS, cada um vai ter uma escalação diferente. Ao meu ver se todos os jogadores tivessem a disposição do M.O. o meu time ideal seria São Victor, Rocha,Leo Silva,Erazo e Fábio Santos; General Donizete,Carioca,Cazares e Robinhogol; Luan e Fred. E sempre fazia as três alterações, Sai Fred, entra Prato, sai Cazares entra um Otero e sai Luan entra Maicosuel um jogo e Clayton em outro jogo. Abraços. AQUI É SÓ GALO.

  14. Você está certíssimo caro Ávila,
    noto que os atleticanos mais novos se deixam levar facilmente por pseudo comentaristas que tem como único intuito jogar a torcida contra o time e contra alguns jogadores para tentar desestabilizá-lo… Somos o melhor elenco do país disparado e isso está deixando alguns completamente descontrolados…. Qualquer time deste campeonato que tivesse a série de desfalques que tivemos ao longo do torneio estaria nas últimas colocações…. Hoje o Galo frequenta seguidamente a parte de cima da tabela e nossa presença da Libertadores é um fato que se repete ano após ano… É bom que os novos atleticanos que não viveram os tempos difíceis saibam curtir o momento atual… Tem uma frase do Bertold Brecht que gostaria de dedicar a eles: ” “Vós que vireis na crista da onda em que nos afogamos, quando falardes de nossas fraquezas, pensem também, no tempo sombrio a que haveis escapado.” … Galo sempre!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.