Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vamos com fé encarar a volta do Brasileirão

Foto: Divulgação/ A dona do apito

Caríssimas atleticanas e caros atleticanos, nossa fé é inabalável. Não tem diretoria, treinador, jogador que ameace nossa condição e nossa paixão pelo Galo, tampouco adversários de qualquer natureza. Se tem algo que me toca e emociona, seguramente – depois de dois anos e meio aqui neste espaço diariamente – é poder dizer que conheço bastante a alma da nossa atleticanidade.

Somos plurais, já disse isso aqui em várias oportunidades, mas somos únicos quando chamados ou provocados dessa nossa condição de torcedores do Galo. Vou ali e volto na terça-feira, mas quero aproveitar esse período curto que resta da paralisação para tomar um fôlego. Afinal, depois desse tempo todo, só me afastei numa ocasião para procedimentos médicos. Dia a dia, cá estou para nossa resenha sobre o Galo. Neste curto período, o leitor fica com a companhia dos nossos amiGalos e da nossa nova editora Amanda Aleixo. Até lá!

Antes, porém, tenho que deixar minha mensagem de otimismo. Quero acreditar que o treinador irá resolver o crônico problema do sistema defensivo para que, do lado de cá, a gente não precise ficar com o pé atrás.

Sem esse calo que realmente nos incomoda, acredito que de lá para frente, estamos bem servidos – com uma única ressalva: Adilson. Ano passado, se lembro bem, ele parou e demorou a voltar para a equipe. Agora, novamente, sai de campo com uma lesão aparentemente leve e mesmo com a paralisação do campeonato, permanece fora da equipe.

Temos opções interessantes para aquela posição, mas ainda sem rodagem e sem realmente ter demonstrado que merecem a vaga. Paralelo à ausência do Adilson, ainda ficamos sem o Gustavo Blanco. Não seria esse o momento perfeito para que Elias mostrasse a quem veio? Queremos ver o futebol e a eficiência quando esse estava no Flamengo e no Corinthians – não foi aquela imagem que justificou sua contratação?!

Foto: Bruno Cantini/Atlético

Se a defesa tem poucas peças, no ataque tem gente sobrando. São mais de dez, doze ou treze jogadores para apenas quatro posições. Se há dor de cabeça para escolher quem fica na retaguarda, por opções que ainda deixam dúvidas, neste caso as coisas se invertem. Na frente, temos muitos jogadores rodados e comprovadamente cobiçados por muitas equipes. Assim, Larghi pode escolher com folga e tranquilidade.

Otimistas que somos, tanto o blogueiro quanto a maioria dos Torcedores, acreditamos num rápido entrosamento do time como um todo em busca das vitórias e da sonhada conquista do título brasileiro. Falta de apoio e confiança do Atleticano nunca faltou. Agora é com Thiago Larghi e seus comandados.

Estes dois jogos fora de Belo Horizonte serão determinantes ao resto da temporada. Contamos com uma ordem crescente de pontos conquistados – dois, três, quatro ou seis pontos… Fora de BH, enfrentamos Grêmio e Palmeiras, coincidentemente, dois adversários que, em 2012, embalaram a arrancada do Galo. Só fomos contidos pela ação escandalosa dos erros de arbitragem que ninguém esquece.

E é com essa crença que vou e concito aos atleticanos a encarar a nossa continuidade no Brasileiro. Concordando ou não com os atos administrativos, com a direção do futebol – fora e dentro do campo – somos Atleticanos e buscamos o mesmo ideal: vencer, vencer e vencer. Até terça-feira!

35 thoughts to “Vamos com fé encarar a volta do Brasileirão”

  1. Alguém pode me explicar pq um determinado cronista de MG (não nasceu aqui!) está p*** com a seleção/CBF??? Vivia se gabando do bom relacionamento com Ricardo Teixeira, José Maria Marim e Marco Polo Del Nero (todos bandidos!) e agora tá chatiadim. Será que não conseguiu suas exclusivas com jogadores/técnico ou algum outros figurões da CBF??? Babava um ovo danado, agora virou a casaca e quer se passar por oposição à CBF??? Ninguém vai cair nessa!

  2. A venda do Roger Guedes tava na cara que iria acontecer quando o jogador quer sair é melhor que saia para o clube não ficar no prejuízo.
    Só não entendo porquê ele treinou esse tempo todo no time titular???
    Estão fazendo com o Cazares igual fizeram com o Adilson e eu pergunto se não encontrar comprador??
    Como vai ficar a cabeça do jogador sendo colocado para escanteio??
    Eu já desistir desse pipoqueiro do Cazares torço para ele ser vendido, mas a forma como a diretoria ta conduzindo a situação tá super errada desmotiva qualquer jogador.
    Nessa janela perdemos 3 jogadores importantes Bremer, Blanco, Roger Guedes tomara que as contratações se tornem efetivos reforços.

    1. Ele treinou no time titular porque o Galo esperava mantê-lo. Até formalizou isto em uma minuta de contrato que ele não quis assinar. Em relação ao Cazares, talvez um choque desta forma o faça ver a realidade.

  3. E lá se foi Roger Guedes! Pelo menos acabou essa novela. Que nossa diretoria fique mais esperta nas próximas vezes.
    O Galinho já começou o campeonato brasileiro perdendo…o molecada ruim de bola…como pode isso?

  4. Prezados ATLETICANOS vejo como bastante acertada a decisão da FIFA em punir nosso GALO.
    Temos um presidente advogado renomado, que ameaça processar quem o conteste, sabedor de como funcionam as leis. E o GALO, nesse caso específico do Otero, passa a imagem de aproveitador.
    Reconhece a dívida, reconhece o atraso dessa dívida, empresta o jogador em questão por um valor infinitamente superior ao valor da dívida e não paga? Qual o motivo? Quer levar vantagem onde, em que? Chega!!! E ficamos reclamando de nossos governantes!!!!

    1. É isto, parabéns!!!
      É só contar os milhões que estão entrando, não é possível, eles tem que pensar que é a imagem do Atlético que estão manchando.

      1. Isto não tem nada a ver com a situação de nossos governantes. A maioria é péssima administradora infelizmente. Não estou vendo isto no nosso presidente. Pegou um clube quase quebrado do caloteiro Nepomuceno que comprou e não pagou. O que o Sette Câmara fez foi pagar uma parte, reconhecer a dívida e tentar negociar. Toda empresa que está com o caixa negativo faz isto. Você acaba dando prioridade para outras dívidas mais urgentes. Como agora é obrigado a pagar a dívida, ela passou a ser prioridade entre tantas outras. É pagar com o dinheiro do Roger Guedes e seguir administrando as dívidas.

  5. Boa tarde,
    Assuntos de hoje:
    – Compra de Otéro, sabemos da herança maldita, mas, porque recorrer se concordam que devem, esta diretoria tem que acabar com essa mania de calote, que fique lá pelo outro lado da lagoa.
    – Roger Guedes e a venda, algumas coisas são enigmáticas, me deixam pensando, porque o Galo oferece aumento para o jogador ficar? Será que não existe um contrato e nele consta o salário do jogador, e se o Palmeiras não vender?
    Acho que o Roger Guedes e o Galo fizeram uma parceria de sucesso, o R.G. para mim deve mais ao Galo do que o inverso, afinal se estivesse no Palmeiras talvez ainda não tinha nem jogado no brasileiro. Muito menos propostas haviam chegado.
    É só no futebol que o trabalhador ganha horrores, está com o salário em dia, e quando faz bem o seu trabalho, logo acha que tem que colocar o patrão na parede por aumento e esse fica…. não fica.
    Quanto ao treinador, foi ele quem lançou ele jogando pela esquerda porque pela direita é apenas mais um, nunca tinha visto ele jogar pela esquerda antes.
    É um bom jogador, muito aguerrido e ajudou muito o Galo, mas, quem garante que irá continuar com este desempenho após a copa e principalmente após esse assédio por sua compra.
    Fez muito sim, mas, sinceramente eu não o vejo com essa unanimidade, acho muito individualista e atrapalha a maioria dos ataques por este motivo, já até entregou um jogo por este motivo.
    Se ficar vai ser bom, mas, se sair e ainda deixar uma grana, melhor.
    O Thiago Larghi quando não testa outro jogador para o lugar dele também me preocupa, temos que ter opções treinadas para este desfecho.
    Por fim tenho também a mesma sensação de insegurança quanto a dupla de volantes, a espera pelo Adilson também pode estar emperrando essa definição.
    Aguardo ao retorno do Galo aos campos do brasileiro com este assuntos já resolvidos.
    Abraços!

  6. Boa tarde Eduardo e massa. Disse tudo Eduardo,na fé,temos que rezar de dia e noite que está zaga furada não falhem tanto,rezar que Elias joga bola,rezar que Victor sabe sair do gol e sair jogando,rezar que está diretoria contrata urgente um zagueiro para ser titular,aliás já era para ter contratado o zagueiro. Quando entro na página do galo ok vejo a equipe chilena cobrando o galo na Fifa. Se deve paga,Uai não foi emprestado por 5 milhões de euros aonde está o dinheiro. Vai galooooooooooooooo.

  7. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Aproveite a folga e recarregue as energias.
    Quanto ao Galo, já passamos do meio do ano e não temos um time definido. Ainda falta muito entrosamento, principalmente do meio de campo para trás. Não sabemos nem quem é melhor, depois que perdemos o Bremer, Blanco e agora o Adilson.
    No ataque, prefiro que resolva logo a saída de Roger Guedes. Enquanto permanecer esta novela, ele não vai se empenhar temendo uma eventual lesão.
    Só para lembrar, contra o Palmeiras não deverão jogar Juninho, Roger Guedes e Eric, por força de contrato. Marcos Rocha também não poderá atuar.
    Não tenho dúvidas que os próximos dois jogos serão os divisores de águas, no que tange a conquista do BR-2018.
    Thiago Larghi tem pela frente muito desafio e muita dor de cabeça.
    Saudações Alvinegras,

  8. Bom dia Eduardo e massa atleticana!
    Espero que se resolva o mais rápido possível essa novela do Roger Guedes, pois já tá enchendo o saco. O jogador passa e o clube continua! Nenhum de nós esperava este seu rendimento nas 12 rodadas deste turno do brasileirão. Isto aconteceu por um acaso e não sabemos que o futebol dele vai ser o mesmo na continuidade. Se for para sair que resolva logo e acaba com essa agonia, que só atrapalha e prejudica o andamento do trabalho do Larghi. Tomara que mela essa negociação e que ele possa seguir, dando a ele um aumento significante para não ficar desgostoso, caso contrário que seja feliz para onde for e que todos saiam lucrando.
    Saudações atleticanas a todos!

  9. Olá amigos da bola!

    Daqui a pouco recomeça o brasileirão e o nosso Galo tem duas pedreiras pela frente, e fora de casa!
    No momento, Galo ocupa segunda colocação e se quiser mesmo conquistar o título, tem que partir pra cima do Grêmio mesmo atuando fora de casa!

    Preocupante!…..
    A forma que jogou nos primeiros trinta minutos contra o Coimbra me preocupa, penso que o Largui deve usar essa filosofia, esse esquema contra os gaúchos, se for, retornaremos com derrota.

    Para vencer o Grêmio, é preciso agredir, marcar pressão, jogar em velocidade. Se entrar lento, no toca daqui, dali…….. Complica!

    Espero que nosso treinador, coloque o Galão da massa, pra frente e em velocidade!…..

    Abraços!

    1. Acho que não. O Grêmio gosta de propor o jogo e partir para cima. Se o Galo tiver um contra ataque bem treinado dá para ganhar. O que vimos nesta Copa foi muito time levando gol de contra ataque depois de cobrar escanteio. O Brasil entre eles levou um gol da Bélgica assim. Estamos com jogadores muito rápidos nos lados do campo.

  10. Estes dois próximos jogos são importantíssimos. Define as pretensões do clube no BR.
    Espero ver o sistema defensivo muito, mas muito bem treinado. Não quero ver uma só desculpa pelo considerável tempo de treinos. Defesa que será muito exigida nos próximos compromissos fora de casa. É a chance do Elias mostrar a que veio. Terá nova oportunidade, depois de outras tantas. Se o meio não funciona, a defesa fica vulnerável e o ataque desmuniciado. Teremos, salvo engano, Adilson, Elias e Luan no meio. Não me agrada Luan jogando nesta função. Prefiro dois marcadores (Adilson e zé welisson) e um armador. Vamos ver, torcendo muito para que as escolhas do técnico sejam acertadas. Vamos Galo. QUEREMOS O BR18!

    1. Fala Andrade blz!
      Eu também prefiro jogar com 2 volantes marcadores e o armador vide 2013 Donizete, Pierre e Ronaldinho Gaúcho.
      Mas nos falta esse camisa 10 acho que até o Larghi já desistiu desse pipoqueiro por isso o Larghi está tentando jogar como a seleção Francesa -4-3-3 sem armador.
      Tomara que dê certo, e na minha opinião pode da muito certo nos jogos fora de casa jogando fechadinho e partindo para o contra ataque.
      Mas nos jogos em casa com times retrancados onde temos que propor o jogo vai ser bem difícil e o que pode salvar é a bola parada.
      Ganhando de 1×0 é três pontos do mesmo jeito que o Larghi encontre as soluções pois queremos é o titulo, contentar com vaga na Libertadores é pensar pequeno temos é que sair da fila de 47 anos.
      Saudações!!

      1. Sempre é bom lembrar que os volantes titulares do GALO na Libertadores (na fase final), foram Pierre e Josué. Josué inclusive, foi o melhor em campo na final. Donizete se contundiu durante a competição e depois ficou na reserva. Na final, estava no banco e não jogou. SAN

  11. Mesmo após boas contratações as trapalhadas da diretoria continua, o Cazares quer ficar mas a diretoria tá doida para vende-lo até aí tudo bem vou comemorar a venda desse pipoqueiro se ele sair.
    Mas e se ele ficar?? até agora ninguém quer pagar o valor justo, então corre o risco dele ficar aqui e super insatisfeito nos fazendo raiva.
    No caso do Roger Guedes o contrário ele tá doido para ir para o Porto é o sonho dele e corre o risco do Palmeiras segurar e ele também ficar aqui insatisfeito.
    O melhor dos cenários é os dois serem vendidos.

    1. Olha, concordo com você. Jogador insatisfeito não pode ficar no clube. Pode atrapalhar demais no restante da temporada, tanto no ambiente, quanto nos jogos. É importante manter a unidade no elenco. Que a direção tome as melhores escolhas e que no fim do ano possamos comemorar este tão sonhado título.

  12. Se a venda do Roger Guedes se confirmar eu lamento esse tempo perdido com ele treinando no time titular.
    Estava na cara que ele queria sair e o Atlético nada podia fazer, então tinha que ter resolvido isso antes com o substituto treinando e se entrosando com a equipe, sem dúvidas foi uma falha da comissão.

  13. O Roger Guedes já comunicou ao Atlético e ao Palmeiras seu desejo de ser negociado ao Porto.
    Sendo assim o Porto acaba de aumentar sua proposta e espera fechar em 9 milhões de Euros.
    O Palmeiras negocia com o Criciúma para tirar da sua parte os 10% do Galo.
    Com o Galo lucrando 4 milhões
    O palmeiras 10 milhões
    O Criciúma 26 milhões
    Acho que vai ser melhor para todo mundo se o Roger Guedes não for negociado vai ficar aqui INSATISFEITO e com CERTEZA seu rendimento vai cair.
    Para o lugar do Guedes temos o Terans, Leandrinho e o Tomas Andrade
    Na minha opinião o Guedes é um bom atacante sem nada de especial, vive um grande momento mais isso depende da sua motivação, então é melhor deixar ele ir.
    Saudações!!

  14. Bom dia Eduardo e amiGalos!!
    Nosso técnico Thiago Larghi comentou alguns jogos da Copa e a seleção que ele mais gostou é a da França.
    Inspirado no futebol da seleção da França o que vimos nos treinamentos é um 4-3-3 sem o camisa 10 clássico.
    Se defende no 5-4-1 e ataca no 4-1-5 muitas vezes em um 3-1-6 com um lateral descendo.
    Na seleção da França deu muito certo por causa da qualidade dos jogadores, será que vai da certo no Galo?? tomara que sim e inspirado na seleção Francesa que venha o Titulo.
    A seleção na França joga da seguinte forma, vamos comparar:
    Goleiro: LIoris – Victor
    Lat Direito: Pavard – Emerson
    Zag Dir: Verame – Leo Silva
    Zag Esq: Umtiti – Juninho
    Lat esq: Lucas Hernandez – Fábio Santos
    Volante: Kanté- Adilson
    Meia: Pogba – Luan
    Meia:Matuidi – Elias
    Ponta Direita: Mbappé – Chará
    Centro avante: Giroud – Ricardo Oliveira
    Atacante: Griezmann – Roger Guedes
    Logicamente a qualidade dos jogadores Franceses é muito maior, mas se formos olhar as características dos jogadores da para jogar como a seleção da França e se da bem.
    Tomara que o time volte bem treinado e com espirito vencedor e coletivo, afinal não temos grandes craques e é o COLETIVO que tem que fazer a diferença!!
    Saudações!!!

  15. Bom dia, Eduardo! Que Deus abençoe sua saúde e que você volte na terça com vigor e a disposição de sempre!

    Apesar de Patric, Gabriel, Fábio Santos e o próprio Elias, que o caro blogueiro insiste em acreditar (eu já desisti completamente desse jogador); apesar de nossos melhores volantes, Blanco e Adílson estarem combalidos; apesar de nossa diretoria ter investido muito bem em nosso ataque e nada em nossa defesa (muito pelo contrário. Vendeu o único que nos dava uma certa esperança); apesar disso tudo, EU ACREDITO!!

  16. Bom dia Eduardo, demais blogueiros e blogueira, e atleticanos e atleticanas de verdade, atleticano acredita sempre!!!!!! Renovamos a nossa fé inabalável e recarregamos as baterias para encarar o segundo semestre…. Contratamos e, parece, que ainda não fechamos o grupo…. A nossa defesa precisa de cuidados, mas se afastar o Patric já é meio caminho andado…. Vamos pra cima deles!!!!! Li agora uma notícia de que o Galo fui punido pela FIFA por causa de uma dívida referente ao Otero. O Galo precisa se livrar desse tipo de publicidade negativa.. Logo, logo a imprensa maria vai deitar e rolar em cima desse fato. Quem quiser ler a respeito segue o link: https://rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br/2018/07/12/fifa-decide-que-galo-estara-vetado-de-contratar-se-nao-quitar-divida/ . um abraço a todos e sorte pro galinho sub-20, boa chance para vermos o trabalho da base….

    1. Se tomou 4 a 0 da seleção e o gambá vem completo preocupa, o Atlético subiu e perdeu muitos jogadores da base estes dias e os que recém chegaram ainda não mostraram a que veio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.