Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vamos buscar essa vaga na raça

Ao que parece, salvo surpresas de última hora, Cuca terá à disposição praticamente todo o elenco para decidir a vaga na noite de hoje no Mineirão. Comissão técnica e jogadores, devem se ocupar – exclusivamente – no bom desempenho do time em campo. Só assim vamos assegurar a passagem de fase e seguir na busca do segundo título da Libertadores.

Já a diretoria, ao contrário do que o presidente preconizou na semana passada, deveria oferecer uma recepção digna das tradições de Minas Gerais aos adversários. Se não nos trataram bem lá, vamos mostrar a eles a hospitalidade do mineiro. Dona Beja, lá da minha Araxá, ao receber estrume como provocação devolveu com rosas perfumadas e o bilhete: “cada um dá o que tem”!

No futebol, assim como em outras atividades das nossas vidas, aplicar a terceira lei de Newton – “princípio da ação e reação” nunca foi louvável a uma qualquer das partes. Prefiro o ensinamento de Chico Xavier, que descreve o sofrimento de uma consciência culpada. Se se aplicasse o princípio da causa e efeito, seguramente os resultados – em qualquer plano da vida – seriam melhores.

Deixando de lado essa pseudo intelectualização, que não é nossa pretensão, vamos pensar positivo e confiar no bom desempenho do time comandado pelo Cuca. Além do Galo, outros brasileiros – com destaque a Palmeiras e Flamengo – são candidatos nas três frentes em andamento. Essa Copa Libertadores, a Copa do Brasil e o Brasileiro.

Nenhum deles, a exemplo do rubro negro em 2019, pode ter o privilégio e a prerrogativa de priorizar uma competição. No nosso caso, em função do cinquentenário do Brasileiro e a Libertadores para credenciar a outra disputa do mundial, não exclui do Torcedor cobiçar também a Copa do Brasil. Temos elenco, tanto qualificado quanto quantitativo, para embalar os três sonhos.

Para essa decisão das oitavas da Libertadores, o treinador terá o maestro Nacho em campo, ainda Savarino que vem se entendendo muito bem com o decisivo Hulk lá na frente. Se o time jogar com vontade e comprometimento, como foi o segundo tempo com o Corinthians, tenho certeza que volto da Pampulha comemorando a classificação.

Reitero que temos elenco, seja para a escalação inicial e também para eventuais e necessárias alterações durante as partidas. Bastam poucas coisas. Cuca fazer as melhores escolhas, quem jogar entender o que é vestir a camisa do Galo e atuar com empenho como se cada jogo fosse uma decisão.

É só isso que o Atleticano quer e espera para essa partida, ansiosos para que brevemente possamos voltar ao Mineirão e apresentar a força da Massa a algum profissional que ainda não tenha a exata compreensão do nosso grito de raça e garra. Creio até, isso depende das autoridades sanitárias, que passando pelo Boca Junior, existe boas chance de na próxima decisão da Libertadores termos público nos estádios.

Pra cima deles! Aqui é Gaaalooo, po##@!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

37 thoughts to “Vamos buscar essa vaga na raça”

  1. Galoooooooooooooo!!!!!

    Everson foi promovido a Super Everson. Mais uma dessa e vira são Everson.

    O time em si não jogou nada. Salvaram-se Everson, Nathan Silva, Allan e Hulk.
    Espero que Cuca tenha aprendido a não poupar ninguém. Nacho e Savarino estavam completamente fora de ritmo. Não acertaram nada.
    Zaracho não vem bem nas últimas partidas.
    Mas o que valeu foi a classificação e o show de Everson.

  2. Eduardo e amiGALOs, boa tarde!

    Vim aqui dizer que não sei o que escrever. Deitei ontem pensando no jogo, sonhei e acordei igual, como todo Atleticano apaixonado. No trabalho, só atrás de notícias do Galo na net. Ganharmos hoje é certeza do segundo título, por que o adversário é duríssimo e fantasmasgórico para os times brasileiros! O Galo tem que pressionar o tempo todo, se resguardando e sem deixar o adversário catimbeiro e violento propor o jogo. Vai, Galo Forte Vingador! Fazer a Massa feliz, mais uma vez! EU ACREDITO NO SEU PODER!!!

  3. Só não uma coisa tira essa classificação do Galo: A catimba dos europeus sudamericanos. O time do Galo, o titular, é muito melhor que o do Boca e se jogar sério, como o Hulk joga, não terá muita dificuldade para vencer. Se o Galo, no entanto, entrar na pilha dos gringos e se deixar levar pelas catimbas deles, aí ficará difícil e pode até perder a classificação. Já vi o Galo perder para a catimba de vários adversários e só espero que o time atual tenha a maturidade de não se deixar envolver. Estou certo da vitória e que venham os juniores deles para levar uma surra dos nossos seniores.

  4. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer mas vamos pegar uma pedreira pela frente cuca e jogadores horrem seus altíssimos salários e traz a Vitória para nos. todos nos sabemos que os afilhados do cuca Allan e tchê tchê não sai do time. só espero eu que não nos enfarta com toques para trás de lado e depois para o goleiro. etc.que Guga flamerda toma uma grande multa e fica afastado a muito tempo e que algum clube contrata este muleque. a galo não nos decepcione mais. galo 2×0.vai galooooo.

  5. Bom dia,

    Opinião é realmente muito pessoal, o contraditório sempre é real.
    Estamos recebendo todos os dias via TV’s imagens do mundo inteiro onde os estádios estão cheios (sem mascaras inclusive), Conmebol liberando público, até mencionado no final do post.
    No país do Ti..Ti…Ti… o sujeito não pode sair e de acordo com o que visto, era um restaurante, apesar do sambão.
    Europa vacinada pode, Brasil vacinado não, e não venham dizer do grupo de jogadores, porque todos foram vacinados e sempre são assintomáticos.
    Nem de porcentagem de vacinados porque por aqui temos números melhores do que na Europa, apenas temos vacinas diferentes que não são usadas por lá.
    A população que realmente ainda possui familiares que ainda não foram vacinados estão frequentando todo tipo de ambiente, seja restaurante, ou qualquer outro, estes sim é que devem continuar se prevenindo, daí, pode.
    Ao futebol, para mim é dentro de campo que se deve pagar pelos erros cometidos de comportamento e educação dos Argentinos, é meter um gol para cada sacanagem, e pronto.
    Se jogamos futebol, não cabe diretoria querer se rebaixar ao mesmo nível, concordo em número e gênero com o redator. Gol neles.
    Vai para cima deles galoooo….
    Bom jogo e excelente pós jogo.

  6. E o nosso CAM entra como hoje a noite???

    4 4 2
    3 5 2
    4 5 1

    Eu creio no 4 4 2 mas tbm não interessa muito pois o que queremos ver é um time com sangue nos olhos e muita vontade dentro de campo…

    Não adianta ser o favorito nas casas de apostas, têm que se impor e fazer aquilo que se espera do melhor time, jogar bem e vencer a partida!!!!!

    OBS.: o time argentino vai como sempre, na catimba, no grito e na canela, portanto, todo cuidado é pouco!!!!!

  7. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    A VACINAÇÃO NA EUROPA NÃO ESTÁ MAIS ADIANTADA QUE NO BRASIL , MAS ESTÁ LIBERADO , PÚBLICO PARA TODAS AS PARTIDAS , NO FINAL DA EUROCOPA WEMBLEY ESTAVA LOTADO.
    POR AQUI JÁ ESTÁ NA HORA TAMBÉM DE LIBERARMOS OS ESTÁDIOS PARA AS TORCIDAS.
    NÃO VEJO A HORA DE VER O MINEIRÃO LOTADO , EM UM MAR DE BANDEIRAS ALVINEGRAS (** NÃO GOSTO DAQUELAS BANDEIRAS FEIAS E DESCARACTERIZADAS DAS TORCIDAS ORGANIZADAS ).
    BANDEIRA É PRETA E BRANCA EM LISTAS E O ESCUDO DO C.A.M.
    QUANTO AO JOGO DE HOJE , NÃO DEVEMOS CAIR NA PROVOCAÇÃO DOS CATIMBEIROS JOGADORES ARGENTINOS.
    É JOGAR FUTEBOL E BOLA PRÁ FRENTE.

  8. Acho o maior absurdo o foguetório ao lado do hotel dos adversários. Já virou hábito, péssimo hábito! Espero que apareça alguém influente que consiga convencer a torcida a paras como isso.

  9. Para agradecer ao JOSÉ ROBERTO pelo esclarecimento sobre as homenagens ao UBALDO MIRANDA.

    Se bem que , pra mim , tinha que receber tais homenagens dentro de campo , sob os holofotes de toda a imprensa .

  10. Bom dia xará e amigalos!
    Hoje é dia de coragem, determinação, respeito ao torcedor e ao Clube Atlético Mineiro! Esperamos um Galo aguerrido e atento à catimba que será característica destes argentinos. A provocação e o cai cai na nossa grande área serão recorrentes durante os 90 minutos. Além disso irão tentar “apitar” o jogo desde o início. Galo tem que entrar com frieza e impor seu ritmo não dando espaços ao meio de campo deles. A boa atuação dos zagueiros assim como de Dodô e Mariano será fundamental para dar suporte a Nacho, nosso Super Herói Hulk e Savarino. Que nossos jogadores brilhem e a noite seja nossa!!! GALÃO 2 x Boquinha 0!!! Bye bye argentinos! Aqui é GALO PORRA!!!!

  11. É só jogar !

    O Vidente não é louco de escalar diferente daquilo que tem como ÚNICA opção de titularidade , com uma ou outra alteração se necessário for .

    E aí é com nossos caras .
    Deixa que eles resolvem .

    Espero que entrem todos com protetores de ouvido para evitar ouvirem “bota na área” a partir de um minuto de jogo .

    Vai dar certo e vamos de 3 gols pra cima .

  12. DOMINGOS SÁVIO,

    em contraponto ao Guga , você viu o vídeo do HULK em um módulo de regeneração próprio que ele tem em casa para colocar a musculatura em alto rendimento ?

    Parece coisa de astronauta !
    A imagem me trouxe a lembrança o Zé Roberto .
    Exemplos de profissionalismo e respeito ao clube e à torcida .

  13. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    Hoje o dia está bonito e ensolarado e como diz o meu Pai, hoje é dia de Galo.
    Confiante na Classificação hoje.
    Borá meu Galo.
    Faz a Massa Feliz.

  14. Bom dia a todos!
    Chegou o grande dia em que todos os Atleticanos esperavam desde o sorteio das oitavas de final da Libertadores de 2021. Espero que o time entre com sangue nos olhos e o coração na ponta da chuteira e nas mãos do Éverson para buscarmos esta difícil classificação.
    Sonhei com uma vitória do Galo pelo placar de 5×0, sendo 3 gols marcados antes dos 10 minutos do primeiro tempo. kkkkkk. Que este sonho vire realidade.
    Voltando a realidade, espero um jogo muito difícil logo mais, que o Galo possa nos presentear com um belo futebol e o mais importante, com a classificação.
    Que venham as quartas de final mesmo que com sustos hoje à noite.

  15. Digo, repito e volto a dizer: a nossa maior vingança seria uma sonora goleada neste fraco, porém aguerrido meia boca. guga de fora, ponto a nosso favor, reforço de peso, que pra mim, faz hora extra no galo, depois de declarar sua torcida ao mais favorecido , afrontando quem paga seu increditavel salario. Em dia. O time todo mundo sabe . Nacho, o terrível (pro boca) HULK , jair , Savarino pé de valsa , Mariano repaginado e batendo um bolão e mais meia duzia. Se Deus quiser sairemos classificados , pedimos que joguem o que não jogaram na Argentina.

  16. Bom dia!
    Corneta devidamente guardada, hoje não quero dar pitaco nem na escalação. Se os onze que entrarem mais os possíveis substitutos, honrarem o manto, jogarem com vontade, técnica e atropelarem, passarem o trator sem dó nesses argentinos, então passarei a olhar pra eles como jogadores de respeito.
    Vai Galo! Faz essa Massa feliz!
    Quanto ao comportamento da torcida no foguetório, prefiro não misturar religião com futebol. Já basta o insuportável politicamente correto.

  17. Bom dia à todos! Nessa história narrada e contada pelo presidente do galo, quando da viagem a Buenos Aires, vale destacar que, se chegaram por lá a meia noite, que marcasse o voo para mais cedo. Diz ele também que o galo passou frio, será que ninguém sabe que isso é característico essa época do ano em Buenos Aires. Outra coisa, é só vestir aquele agasalho que esta a venda por R$600,00 na loja do galo. Reclamou de outras coisas que sinceramente não vejo motivo para tanto. Acho que o presidente SC perdeu a oportunidade de ficar calado. Mineiro trabalha em silêncio. Abraços,

    1. Serviu para desviar o foco, pois o Boca botou pilha na Conmebol tentando inverter as coisas, foi falta clara no Nathan e o árbitro foi afastado, acho que as declarações do presidente podem até não concordarem, mas era preciso se posicionar

      O clima pra mim é normal, libertadores sempre será assim, e o passando hoje se Deus quiser (amém) irá pegar outro argentino, river ou argentino Jr, vão pensar duas vezes antes de fazer falcatrua nos bastidores

      Argentina faz essas coisas no futebol pois no Brasil os clubes aceitam tudo calado.

  18. Bom dia Massa e Guru,

    “VENCER, VENCER, VENCER ESTE É O NOSSO IDEAL…”

    Que hoje este ideal esteja na cabeça dos jogadores, comissão técnica, diretoria e de nós torcedores, formando uma corrente positiva. Se as vezes tem faltado futebol ao time, o mesmo não podemos dizer de raça pois os jogadores em campo capitaneados pelo mostro Hulk têm felizmente mostrado muita vontade e é com este espírito que devemos ir hoje à campo, sabendo que do outro lado teremos um adversário perigoso, marrento e que usará de todas as armas para provocar e tumultuar o jogo. Mas…

    # AQUI É GALO P@!#$!

  19. Bom día. Lamentavel a atitude do Guga, antes dessa partida. Espero que esse Jogador desapareça do Galo. Que siga sua carreira em outro Clube.

  20. Bom dia, caros atleticanos

    O jogo já começa com o placar que leva aos pênaltis. Uma temeridade a ser evitada.

    Penso que o time deveria “amassar” desde o início até fazer o 1º gol. Isso os obrigará a saírem pro jogo criando espaços para a marcação do 2º gol. Aí é administrar a vitória com inteligência.

    E o principal: não cair na “pilha” deles, que tendem a provocar e dar pancadas, quando estão em desvantagem.

    A volta de Dodô à LE dá tranquilidade, já que Alonso esteve mal no jogo de ida.

    Confio na vitória. Acredito nos jogadores. Acho que o time vai fazer um jogo seguro e sem vacilos. Time prá isso nós temos. Vencer em casa, Gaalllôôô.

  21. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    “Ab initio” caro Guru, cumpre-me discordar das suas afirmativas quanto ao elenco do Galo. Não temos elenco. Temos, sim, um time e meia dúzia de reservas confiáveis. Quanto à diretoria e a recepção aos europeus sudamericanos, concordo com você que a recíproca deveria ser inversa e como a Dona Beja, dar a eles o que de melhor temos: Muito pão de queijo, torresmo, tropeiro com um zoiúdo bem grande, couve e goiabada cascão com um dos melhores queijos do mundo. Além disso, um vareio de bola logo mais no Mineirão.

    Quanto ao presidente postiço do CAM, deveria ser ensinado a ele que uma pessoa ocupando o segundo cargo mais importante do Estado, tem que ter consciência do que diz e evitar falas inúteis quanto as que ele proferiu em relação à recepção lá na europa sudamericana. Ele precisa compreender que sua fala influencia, e que por isso ao ser dirigida a um monte de torcedores de miolo mole, pouca inteligência e muita estupidez, causa os incômodos vistos nessa madrugada em volta do hotel onde estavam os gringos.

    No mais, é Galo na cabeça, na garganta e no coração. Barulho a gente faz é no estádio, na rua de fogo e na comemoração dos gols. O nosso grito de Galo, som gutural, único no mundo que sai direto do coração é mais que suficiente para desestabilizar os adversários.

    Algumas respostas aos AmiGalos que me honraram ontem:

    JOSÉ ROBERTO e HERNANDO. ObriGalo pelo retorno e saudações. Elenco bom o Galo não tem, mas o Palmeiras tem. Domingo, com seis reservas venceu o goianiense fora de casa por três a zero. Se o Cuca usar seis reservas no Galo, perde de goleada. Me lembrei dessa sequência em 2016. O Galo venceu o Palmeiras quatro vezes seguidas naquelas temporadas.

    WELLINGTON SOUZA. ObriGalo e Saudações. você citou dezoito reservas de um elenco do Galo que nós, insanos, criticamos muito, mas sempre serviram bem ao Galo. Acho que os reservas atuais são um castigo para nós. O elenco atual tem dezoito jogadores(?) que não têm nenhuma serventia.

    1. Bom dia!!!

      O confronto Galo x Boca, segundo a imprensa argentina:

      Do jornal esportivo “Diário Olé”:

      “(…) A equipe de Russo, por sua vez, apostará nos mesmos 11 do jogo em Buenos Aires com o único objetivo de avançar para as quartas e se consolidar na posição, uma missão não fácil considerando o grande número de baixas sofridas pelo elenco e os três titulares que não estarão disponíveis para a definição desta chave.”…

      “(…) A questão da arbitragem não será menor. Por causa do antecedente do primeiro jogo e por causa do uruguaio Esteban Ostojich, árbitro da revanche, que já machucou o Boca nesta mesma instância da Copa anterior, também no Brasil, ao omitir o vermelho para um jogador do Internacional que cortou para Villa quando ele foi para o gol.”…

      “(…) Além disso, ao chegar ao Brasil, o pessoal foi atrasado no aeroporto com todos os tipos de “pedidos”. Esta é a Copa.”…

      “(…) O Mineiro tem o bom artilheiro Hulk (vem de dois gols contra o Corinthians e de 20 partidas seguidas) e, apesar de ter um desconforto muscular, terá novamente Nacho Fernández desde o início. A única mudança seria Dodó para Réver, e assim Junior Alonso iria para a reserva.”…

      “(…) O resultado de 0 a 0 leva aos pênaltis e qualquer outro empate coloca o Boca nas quartas de final.”…

      Jornal Clarin:

      “(…) Assim que pisou em solo brasileiro, o Boca começou a sentir o rigor, como se a partida fizesse parte da velha Copa Libertadores. É que, a delegação argentina foi atrasada pelo setor de migrações, o que gerou o mal-estar de jogadores e dirigentes.

      O Boca havia enviado os resultados negativos da PCR antes de viajar, para evitar qualquer tipo de inconveniente, porém, as autoridades brasileiras queriam testar todo o grupo novamente”…

      “(…) Quanto ao futebol, a dúvida é se Russo vai repetir o time ou colocar uma linha de cinco zagueiros”…

      “(…) No único teste tático que realizou antes do voo, o treinador parou a mesma equipe que empatou em 0-0 na primeira partida, em um acidente em que o Boca desempenhou um bom papel geral, teve oportunidades e o VAR aproveitou a oportunidade para ganhar. No entanto, também sabe que a posição do Atlético Mineiro para a segunda mão será diferente.”…

      “(…) A convicção da comissão técnica é que o jogo que a equipe de Belo Horizonte disputou em La Boca não é o que pretendem fazer em casa. E é aí que a velocidade dos homens de ponta deve ser decisiva para obter uma vantagem ou atingir um objetivo que lhe dê uma vantagem nesta série.”…

      “(…) Com muito a confirmar, os onze que se delineiam serão com Agustín Rossi; Weigandt, Izquierdoz, Rojo, Sández; Medina, Rolón, González; Villa, Pavón, Briasco ou Obando.”.

      Jornal Página 12:

      “(…) Para buscar a classificação no histórico Mineirão (em partida que a ESPN vai televisionar), Russo apostaria no mesmo time que jogou na primeira mão da Bombonera, mas também poderia optar por uma variante na defesa: Lisandro López poderia entrar na linha de três zagueiros centrais, e nesse caso sairia o atacante Norberto Briasco. A comissão técnica preservou grande parte dos titulares da partida para a revanche: no empate em 1 a 1 com o Unión, houve maioria de jovens e reservas.”.

    2. Bom dia AmiGalos
      Que o som do foguetório tenha sido ouvido pelos nossos craques. Hoje é dia de ganharmos a “guerra “contra os argentinos. O estrondo representa os petardos que serão disparados contra a meta adversária. Não podem recuar e nem deixar que os hermanos se sintam em casa. Peito aberto e faca nos dentes. Hoje não, hoje não cambada . Hoje é dia de Galo.

      1. Barata. EU vi e fiquei muito feliz de termos aquí no Galo um profissional com esse nivel de comprometimento. E o Cuca na entrevista apos o jogo contra o Corinthians disse que o Hulck e o Alonso podem jogar quarta e domingo. A gente fica pensando: porque o Vargas ja pegou Covid duas vezes e o Hulck nenhuma?

  22. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Bela resenha caro blogueiro! Civilidade, sempre! Se ganha jogo, no campo de jogo. Nada de revide fora de campo. Ânimos exaltados só favorecem aos adversários, mestres na catimba. O que interessa é a concentração no jogo. Nada de dar mole. Vamos, como diz o ditado, colocar o coração no bico da chuteira. A classificação é o que queremos. Vamos que vamos…
    Hoje e Sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *