Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Valendo vaga na final da Copa do Brasil

Em nossa quinta semifinal de Copa do Brasil, o Galo busca chegar à finalíssima pela terceira vez e ao segundo título da competição. Em todos esses momentos, estive nos jogos mandante do Galo, desde 2000 – quando fomos eliminados pelo São Paulo (0x3 e 3×3), depois outro revés em 2002 com o inexpressivo Brasiliense (0x3 – esse terrível resultado em casa e com o Milagres no gol Atleticano – e 1×2).

Nas duas vezes seguintes, que avançamos às finais, destaco a campanha do título em 2014. Oito jogos. Seis vitórias e duas derrotas. Vencemos Palmeiras lá em SP e BH. Depois, naquelas viradas épicas em cima do Corinthians e Flamengo, quando perdemos as partidas de ida por dois a zero e vencemos em casa por quatro a um. Sobre os cariocas foi aquela do inesquecível classificadaço. Os paulistas nas quartas e os cariocas nas semifinais.

Veio a final da competição e quis o destino colocar dois mineiros frente a frente. Foi inesquecível, o Atleticano foi aos dois jogos com a convicção do título que veio com duas vitórias (2×0 e 1×0). Teve jogador boquirroto, assim como o locutor carioca do classificadaço, que colocou pilha com a frase “quarta-feira tem mais”. E teve. Mil e oitocentos Atleticanos calaram milhares de torcedores adversários e comemoraram o título.

Já em 2016, depois de superar Internacional na semifinal, pegamos o Grêmio na finalíssima. Fomos derrotados aqui em Belo Horizonte na primeira partida, que marcou a despedida do Marcelo Oliveira – dispensado pelo então presidente para tentar jogar para a torcida – naquele sorteio que a tv antes das bolas serem tiradas, já anunciou que o segundo jogo seria em Porto Alegre. Coisas estranhas, que acontecem tem mais de 50 anos e continuam acontecendo.

Nessa temporada, de 2021, entrando à partir da terceira fase avançamos para as oitavas na condição de o único mineiro a seguir em busca do título. Outros dois capitularam frente ao Criciúma SC e Juazeirense BA. Nessa terceira fase superamos ao Remo, depois nas oitavas o Bahia e nas quartas o Fluminense. Agora, já pelas semifinais, temos o traiçoeiro Fortaleza. No Brasileiro esse time do Ceará derrotou o Galo aqui de virada (1×2) e vencemos no returno lá dentro (2×0).

Sem nos preocupar com a outra semifinal, que será hoje no mesmo horário – Paranaense e Flamengo em Curitiba – o Galo tem de vencer, convencer e abrir vantagem para a partida de volta. Será uma oportunidade, diante da Massa, de recuperar a desconfiança que a derrota em Goiânia instalou em alguns torcedores pessimistas. Fundamental será que o Cuca não erre nas opções. Botando a cara pra fora, Tchê Tchê – não só pelo gol que entregou e decretou a virada – não tem lugar nesse time. Além dos titulares Allan, Jair e Zaracho, ao meu sentir, temos Neto e Calebe em muito melhores condições que o preferido do treinador.

Tirante isso, creio que Cuca não terá grandes dificuldades nas opções para buscar a vaga na terceira final de Copa do Brasil. Não vejo motivo para nenhum jogador ser poupado, a não ser que a fisiologia e o DM tenham motivações que desconheço, pois estamos a quatro jogos deste título. Até concordo que a outra competição é mais importante e muito mais desejada pela Massa, mas não dá pra pensar em priorizar.

Especialmente, por a cada novo acontecimento, ficar mais evidente – a mim e a muitos Atleticanos – que o esquema está em ação. Já no domingo, pelo Brasileiro, vamos pegar o chato time do Cuiabá. O time mato-grossense, acumula apenas seis derrotas na competição, sendo que apenas uma delas fora de seus domínios. No fim de semana, quando perdemos para o xará de Goiás, o Cuiabá empatou com o Flamengo dentro do Maracanã.

E mais, atentos, pois para o jogo de domingo temos Cuca, a dupla de zaga – Nathan Silva e Júnior Alonso – Sasha, Nacho e Hulk pendurados com dois amarelos. Sem medo de errar, estou afirmando com antecedência, o juiz escolhido irá para a partida com o nome deles todos na cadernetinha. Lá em Goiânia, Hulk fez por merecer a advertência, mas o nome dele estava no embornal para ser punido no momento adequado.

Como hoje e domingo são competições diferentes, todos eles poderão atuar sem essa pressão e buscar uma grande vitória. É o que quer e espera a Torcida Atleticana. Que assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

38 thoughts to “Valendo vaga na final da Copa do Brasil”

  1. Galoooooooooo!
    Réver! Me lembro que alguns anos atrás encontrei a delegação do flalixo no aeroporto de Campinas. Me aproximei do Réver e pedi que ele voltasse pro Galo. Sei que alguns aqui não o querem mais no time, mas por mim ele poderia renovar contrato até 2050. Está velho, é verdade, e já não aguenta acompanhar atacantes na corrida, mas tem muito mais recursos que Alonso, por exemplo. Réver deu show nessa noite memorável.
    Zaracho se agiganta quando Jair, o monstro, está em campo.
    Não preciso nem falar de Allan, Guga, Arana, Keno, quebra língua e Hulk. Putz! Jogaram muita bola essa noite.
    E o que dizer da Massa presente? Não existe torcida igual a do Galo!

  2. BARATA,

    Estou numa correria aqui e a resenha quase não saiu.

    Mas fi-la em consideração ao Canto do Galo, ao Eduardo, aos AmiGalos e a você que cobrou.

    Desculpa pelo atraso.

    Hoje foi foda, digo, Vovojda!

    Rsrsrs…

  3. O FORTALEZA:

    O Leão do Pici, no Brasileirão, vem de três vitórias nos últimos quatro jogos.

    Isso permitiu ao time, a despeito de ter mais jogos que as outras equipes do G8, reassumir a 3ª posição do BR21, o que elevou a confiança e a motivação do elenco que andava sorumbático e macambúzio.

    Pois bem, a tendência do time no momento, pela recente recuperação na tabela, é da volta da confiança e da motivação e isso é tudo no futebol.

    Assim entendido, hora de mudar o chip para a Copa do Brasil.

    Pela CB, o Fortaleza superou o Caxias, Ypiranga (será que é o Cruzeiro?), Ceará, CRB e SP, este pelas quartas de final.

    Dito de outra forma, o Fortaleza matou quatro porcos magros e um porco gordo para chegar às semifinais pela 1ª vez na sua história.

    Como no futebol a confiança é variável relevante, o Leão do Pici vem ao Mineirão acreditando que pode superar o Atlético na partida que deve ser entendida como de 180 minutos.

    Não há dúvida que os comandados de Vovojda acreditam que podem superar o Atlético e avançar para uma final histórica.

    Pois é, a Copa do Brasil tem essa mágica de levar um porco magro achar que é tigre gordo e aí é que mora o perigo.

    Só olhar o histórico da competição para ver que quando um porco magro chega o risco existe de levantar a Caneca.

    E lembremos: Caneco é para campeonato e Caneca ou taça para Copa.

    Prosseguindo, o Fortaleza deve jogar num 3-5-2 com dois volantes, dois alas (e não laterais), dois homens na frente e uma meia de ligação escondido para armar botes para os contra-ataques.

    Essa é a estratégia.

    Não se pode perder de vista que foi assim que o Fortaleza venceu o Galo na Rodada 1 do Brasileirão.

    Naquele jogo o Atlético foi engolido pelo Fortaleza que avançou a marcação não dando espaço para o jogo do Alvinegro e chegou muito pelos lados com avanços dos alas. E nisso o Pikachu deitou e rolou naquele jogo.

    Então é isso, o porco magro do Fortaleza está aí para um jogo de 180 minutos.

    Como a grana para quem passar é alta, imagino dois jogos muito duros e encardidos.

    Os caras deles são fisicamente muito fortes e pau de dar em doido.

    Todo cuidado é pouco…

    O provável 3-5-2 de Vovojda:

    Felipe Alves;

    Tinga, Titi e Jussa;

    Pikachu, Felipe, Éderson, Matheus Vargas, Crispim;

    Romarinho e Robson.

    Desfalques:

    Benevenuto e Lucas Lima (não inscritos). David (suspenso).

    O Galo é favorito?

    Cada um que responda por si.

    Não vou arriscar nada.

  4. Boa tarde!
    Savarino não estava lesionado. Ele ficou esse tempo todo de fora treinando chutes a gol, com o Éder e também cruzamentos com o antigo ponta, Serginho. Espero que seja verdade isso e que ele faça a diferença hoje à noite.
    Que o Keno entre no segundo tempo pra quebrar as “línguas” (a minha, inclusive).
    Que Hulk seja mais solidário!
    Que Diego Costa não se machuque!
    Que o Cuca me convença que ele não é só um supersticioso!
    Que Tchê Tchê, nem apareça!
    Que Hyoran não seja visto pelo treinador como a solução nos minutos finais!
    Que o Galo vença!

  5. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    Hoje a noite estarei lá. Com fé em Deus sairemos com a vitória.
    Bica Bicudo.
    Ê Galão faz a massa feliz.
    Aqui é Galo Porra.
    Forjado na dor, na injustiça e no amor.

  6. BOA TARDE A TODOS.
    HOJE É VENCER OU VENCER , E COM FOLGA PARA GARANTIR A CLASSIFICAÇÃO.
    ALLAN , JAIR E NACHO , NO MEIO CAMPO.
    NA FRENTE , DOIS PONTAS ABERTOS , SAVARINO E KENO , COM HULK DE CENTRO AVANTE.
    NÃO PODEMOS ENCHER O MEIO CAMPO DE JOGADORES PARA JOGAR COM O FORTALEZA NO MINEIRÃO.
    É ATACAR PARA ACUAR O FORTALEZA E JAMAIS SE DESCUIDAR COM O CONTRA ATAQUE.
    VAMOS EM FRENTE GALO.

  7. Jogo difícil, mas eu, você e toda a torcida sabemos que o Fortaleza vai vir fechado.
    Cabe ao Cuca e ao time encontrar alternativas, espero que o Keno estreia em 2021 hoje, espero que o Savarino possa entrar bem, espero que Hulk, Nacho e Diego Costa estejam inspirados e decidam para o Galo.
    2×0 é um ótimo resultado e espero que o Galo consiga.
    saudações

  8. JOGO DOS MAIS DIFÍCEIS PRO GALO… ALERTA MÁXIMO E DEPOIS NÃO DIGAM QUE NÃO AVISAMOS OK.
    O time do Fortaleza tem um dos melhores sistemas táticos do país. Jogam muito bem sem a bola e letais no contraataque. Hoje não temos Nathan Silva.
    Fosse o Cuca, preparava o time com dois pontas (savarino e Keno), mas cobre deles rendimento.
    Hoje Guga tem que preocupar em marcar e por favor, TCHE TCHE NÃO.
    A TORCIDA DO GALO PRECISA JOGAR JUNTO O TEMPO TODO. FORTALEZA TÁ ESTUDANDO O GALO HÁ UM MÊS E VEM EVOLUINDO NAS ÚLTIMAS RODADAS.
    ABRE O OLHO GALO… JÁ SAIU DA LIBERTA, FOCO TOTAL ..NÃO NOS DECEPCIONE.

  9. Bom dia xará e amigalos! É isso aí!!! O GALO tem que encaminhar a classificação hoje debaixo desse temporal. Deixar pra depois é um risco muito alto e já temos péssimas lembranças daquele penalti perdido pelo Hulk contra o Palmeiras na Libertadores. No desenho animado o grande inimigo do “Pikachu” é o “Mewtwo”. Então que o GALO encarne o “Mewtwo” hoje e despache o time do gambá dourado para fora da final da Copa do Brasil. Esse tal de “Pikachu” é um verdadeiro “peixe ensaboado” e chato pra caramba! Acho que o Cuca já sabe disso né!!!!!!!!!!!!
    Espero um GALO forte e vingador hoje!!! Atacantes nós temos de sobra. A volta do Jair no meio de campo dá mais segurança. Zaracho precisa aparecer mais positivamente. Keno tem que para de dar de graça tantos contraataques ao adversário. Se corrigirmos as falhas o GALO tem amplas possibilidades de vencer com placar até elástico hoje. Atacantes temos de sobra. A torcida fará o seu papel de apoio incondicional como sempre! Espero muito de Hulk e Diego Costa neste jogo! Vamos definir aqui!!!!!!! GALO 3 x Fortaleza 0!!!!!!!!!!!!! Sal grosso pra tirar a zica e vamos que vamos!!!!!!!!!!!!!!

  10. JBHGALO ,

    já que você convocou para um debate sobre técnico e qual seria a indicação que poderíamos fazer, de minha parte digo que NENHUMA .

    E justifico :
    o que ordena hoje o futebol é o imediatismo , por isso essa sanha de contratações midiáticas .

    Tanto faz ter o MANSO como “treinador” como qualquer outro, o que vai valer é o que esses caras “rodados” possam ou queiram entregar em campo .

    Do jeito que as coisas estão temos que ter mesmo à beira do campo quem NÃO ATRAPALHE , coisa que o ENGODO ainda não entendeu e continua a fazer .

    Ah, gostas de futebol ?
    De ver um time ser construído, passo a passo , a buscar uma identidade de jogo, que envolva todo o elenco ?

    Assista aos jogos do BARBIERI .

  11. Quis dizer …..se o atHletico pHaraguaiense estiver ganhando no tempo normal , o desconto atravessará a madrugada e janete, ana thais matos, spindola e a central do apito amigo , acharão pouco , o certo é o desconto ser dado até o classificadaço empatar

  12. Bom dia, Massa e Guru,

    Se no jogo contra os sardinha, elegi Cuca como o melhor em campo, contra o genérico goianiense foi o contrário, ele com as substituições, só não foi pior do que seu protegido Kero Kero e Keno.
    Mas continuo confiando no técnico, apesar de discordar da escalação de Keno entrando de titular nas partidas. Pelo que o técnico disse, o jogador ainda está sem condições físicas e técnicas ideal. Então porque não o colocar somente no segundo tempo?
    Apesar disto, não tenho e nem posso reclamar do treinador diante dos números alcançados pela equipe, apesar de algumas restrições. Mas este pensamento não é compartilhado por alguns amigos deste espaço, e sem querer criticá-los e até pelo contrário respeitando suas opiniões, buscando somente abrir um debate, gostaria que estes nossos amigos que tanto criticam o técnico, nos informassem qual técnico eles sugeririam para nosso clube? Lembrando que a lista de técnicos estrangeiros fracassados por aqui tá cada dia maior.
    Enfim, confio no técnico, no time e principalmente na força da torcida. Seja para o jogo de hoje ou para os próximos que virão.

    1. Bom dia, meu caro!
      Não acho se tratar de confiança mas sim necessidade. O Galo precisa encaminhar a classificação hoje pra não inventar de colocar time alternativo contra o Cuiabá no final de semana. A vitória conta o Cuiabá é essencial para as pretensões no Brasileiro.
      Abraço.

      1. Bom dia. A única coisa que me preocupa contra o Cuiabá são os pendurados, como lembrou o Eduardo. Então, talvez o Hulk e o Nathan eu pensaria em preservar pro jogo do dia 30/10. São os mesmos 3 pts, mas vale o confronto direto. Eles já estão contando com essa vitória. Empatar lá, quiçá uma vitória, quebra psicologicamente oxx caraxx.

  13. Um jogdor do fortaleza ,que perdeu meu pouco respeito que tinha por eles , após aquela indecente entregada para o classificadaço, entregando tres gols em seis minutos , não jogando nada, nada, durante toda a partida, disse que sabem o que fazer pra nos derrotar. Nós também sabemos. Virão com o regulamento socado debaixo do braço, colocarão todo o Ceará na defesa, incluindo a patativa do assaré , fagner, tom cavalcante , asa branca. Praticarão o antijogo , com goleiro simulando ataques epileticos a cada dez minutos , e a arbitragem , como sempre , cozinhando o galo, o nosso galo. . Jogarão por uma bola (não acredito que escrevi isto , expressão abarrotada de nutela dos egressos do videogame) e farão o que sabem fazer de melhor, este fortaleza e todos os times da subprateleira que vivem seus quinze minutos de gloria : ENTREGAR A PAÇOCA PRA TODOS E JOGAR A VIDA CONTRA NÓS. Já no Paraná , se o congênere generico estiver perdendo no tempo norma, o desconto atravessará a madrugada

  14. Bom dia a todos!
    Jogo muito difícil logo mais a noite. O time do Fortaleza com um elenco modesto e um brilhante Treinador vem fazendo uma campanha espetacular no brasileirão e na copa do Brasil, então, todo cuidado é pouco diante desse adversário.
    Se o Cuca escalar o time direitinho, cada jogador em sua posição, sem invenções, poderemos sair com o resultado positivo, caso invente colocar Tchê², Zaracho e Nacho como pontas, Keno jogando por dentro, sofreremos bastante.
    Outro ponto também será a lateral direita, caso Mariano não tenha condições de jogo o Fortaleza jogará sempre por lá, explorando as fragilidades do Guga, então, Cuca, reforce a lateral direita senão o Fortaleza vai deitar e rolar, lembrando que não teremos nosso melhor zagueiro para este e os próximos duelos da CB.
    Que venha vitória, mesmo com dificuldades.

  15. Hoje é hoje ! De novo !

    Fortaleza vem fechado .
    Fortaleza gosta de jogar contra a gente .
    Fortaleza vai jogar por uma bola .
    Fortaleza vai “baixar as linhas”
    A mala branca chega de jatinho.

    E nosso time ?
    A esperar que o KENO tenha seu dia de GABIRU.
    A esperar que o HULK solte a bola .
    A esperar que o NACHO se encontre.
    A esperar que o ZARACHO não seja esquecido em campo .
    A esperar o RUGIDO FEROZ do LEÃO DE VESTIÁRIO , que tem se mostrado tão MANSO quanto aqueles de circo mambembe .

    Ah ! , EU ACREDITO .

    1. Boa tarde. Mas é essa mansidão que coloca dois volantes, um deles inoperante, estrangulando os espaços de criação de quem sabe jogar. Enquanto tem tantas outras opções já testadas e comprovadamente mais eficazes. Nem todos os merecedores conseguem se escalar, igual ao Hulk.

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Vamos colocar os nossos canhões- Hulk, Diego Costa, Nacho Fernandes e cia. – para demolir o bloqueio de Fortaleza. Se o treineiro não inventar, temos time para ganhar e ganhar bem.
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Boa tarde. Não acha temerário voltar agora com o Diego Costa, talvez ainda sem totais condições físicas? Ele pode ser uma alternativa se conseguirem tirar o Hulk do jogo no Rio.

      1. Caro Rogério!
        Obrigado pela observação.
        O ideal seria preservar um pouco mais o Diego Costa, mas como o resultado do jogo de hoje indicará o possivel finalista e o Galo tem sido pouco eficiente no ataque, apostaria todas as fichas no jogo de logo mais no Diego Costa para furar a retranca que o Fortaleza.
        Abraço.

  17. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Muito boa, Guru, a sua participação no “Bastidores” de ontem.

    Pois é, que assim seja. O problema é que entre o que nós queremos que seja e o que o Galo gosta tem uma distância enorme.

    O Galo, o maior inimigo do Galo, gosta de expor a sua torcida a torturas dignas dos piores momentos de Sade. E isso é o que me desanima nessa manhã de quarta-feira, horas antes da partida decisiva. Eu já disse aqui e lamento ter que repetir que o Galo e as decisões são elementos estranhos entre si e precisam ser apresentados com todo o formalismo possível para ver se o Galo aprende a conviver com essa situação e tome gosto em conviver com ela.

    Sei não. Se der, vou comemorar. Se acontecer o normal, vou continuar a viver com essa síndrome até que ocorra o fim da normalidade atleticana.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO. TOMARA QUE TENHA APRENDIDO A DECIDIR. QUE ASSIM SEJA.

  18. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. Espero que não torrem tres milhões e meio de euros com a aquisição desse Tche tche, pois ja basta os tres milhões de euros que queimaram com aquisição de Natham, dois milhões e meio de dólares jogado fora com Martinez e Lucas Hernandes, alem de sete milhoes de reais na aquisição de Hioram. Parem de fazer a festa de empresarios, pois ao contrário, a não ser que tenha gato no telhado…..Sobre esquema no atual campeonato, eu nao acredito, pois se tivesse esquema, bastava o Juiz da partida Flamengo x Cuiabá validar o gol do Flamengo ou marcar o penalti no Vitinho. Alem do mais o galo teve o maior número de pênaltis assinalado em seu favor no atual campeonato. Nao devemos criar uma desculpa antecipada para uma eventual perda da campeonato que está nas nossas mãos. Empatamos duas vezes com a Chape e perdemos para o Atlético de Goiás por incompetência nossa. Contra o Santos, vencemos, apesar dos erros da arbitragem. O problema é que o futebol do Galo vem minguando: Sao Paulo, Chape. Atlético de Goiás nao atuamos bem. Entregamos a final da Libertadores para o Palmeiras. Ai veio o discurso de cada jogo seria encarado como uma decisao, morrer em campo etc…Eu nao estou vendo dessa forma. O Cuca tem de melhorar a escalacao e os jogadores o desempenho em campo. Se continuarmos com Keno, tche tche e Guga os titulos irão para as cucuias mesmo….se cada jogo é uma decisão quem escalem os melhores…poupar em decisão? Kkkkkk. Nada justifica o Jair no banco e o tchetche em campo….

    1. É isso aí.
      Deixar o Alan Franco de fora e colocar Tchê Tchê é um absurdo.
      Keno não joga desde que recebeu proposta do Grêmio, e interessantemente só apresentou disposição contra o Internacional que é adversário do Grêmio.
      Concordo com tudo escreto.

  19. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer a galo nada de pipocar hoje vamos jogar contra o melhor treinador do brasileirão. está equipe do Fortaleza não é chapecoense e atlético goiano então cuca e jogadores abrem o olho. que cuca pardal desaparece com tchê tchê. keno bichado e poderia desaparecer com Guga flamerda mas não temos outro eita jogador barbantinho e ruim de bola. banco para o nacho Fernandes para entrar no segundo tempo. que Hulk volta ser Herói. que Diego costa e savaraino não volta para o DM. hoje não temos Nathan silva estamos fritos com Igor rabelo. aff.a galo que vença bem esta ótima equipe do Fortaleza. galo 2×0.vai galoooooo.

  20. Será um grande jogo e espero que o Galo faça um placar seguro do tipo 2×0. Não será nada fácil.

    O grande destaque deles é o técnico argentino Vojvoda. É inteligente e sabe explorar pontos falhos dos adversários. Ele vem obtendo bons resultados com um elenco sem estrelas.

    Os jogadores são muito disciplinados taticamente. Não podemos vacilar na marcação, principalmente nas laterais.

    Guga e Arana sempre alertas, sem dar espaços.

    Esperamos que nossos craques joguem com alma e coração, incentivados pela Massa, sempre vibrante e calorosa.

    Precisamos pavimentar o caminho rumo à final. E isso só será possível com uma bela vitória nestes primeiros 90 min desta semi. Ganhar em casa, Gaalooôô!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *