Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vá com Deus, Sampaoli

Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Ricardo Galuppo

Agora é oficial. Sampaoli está fora e tudo que ele fez no Galo é passado. É hora de olhar o cenário e ver o que o novo treinador poderá fazer para dar ao Galo o que a torcida mais deseja. Mas não podemos deixar de olhar para os erros e aprender com eles — até para que não se repitam. Não estou dizendo isso para me queixar da sorte do Atlético no brasileirão este ano. Desta vez, não foi o apito, mas os erros e as fragilidades do time que nos afastaram da disputa. 

Poderíamos, neste momento, estar comemorando o título. Bastaria, para isso, que não tivéssemos deixado escapar os pontos que entregamos de mão beijada a equipes que, daqui a pouco, estarão na Segunda Divisão, fazendo companhia àquela agremiação vaidosa. Aquela que, depois de ter sido despejada da sede, nem mais do Barro Preto é. 

PERDEMOS PARA NÓS MESMOS

Por nossa culpa, nossa máxima culpa, perdemos pontos para esses e para outros adversários medíocres e isso acabou nos custando muito caro. Não adianta reclamar das manias nem das  escolhas malucas de Jorge Sampaoli — que vai mesmo embora do Galo. Boa sorte! Da mesma forma, não adianta tentar transformar Everson no bode expiatório pelos gols que qualquer outro arqueiro levaria. Não adianta culpar a contusão de Nathan, no primeiro turno, ou de Keno, na reta final, pela perda de intensidade da equipe. Não adianta culpar o surto de Covid-19 que prejudicou a equipe justo no momento em que ela tinha tudo para abrir folga na liderança. É hora de pensar na próxima temporada e evitar que os erros da “era Sampaoli” se repitam. Simples assim.

Para ser campeão, o Galo terá que ganhar a grande maioria dos pontos conquistados dentro de casa (eu preferiria que fossem todos) e nunca perder ou empatar com equipes da parte de baixo da tabela. Apenas a superioridade absoluta será capaz de nos garantir o título—e isso ficou claro este ano. Se não nos impusermos e não demonstrarmos talento, competência técnica, aplicação tática e vontade de ganhar desde o primeiro momento, estaremos abrindo mão do título e disso já estamos cansados.

Seja como for, Sampaoli vai embora com o Galo na fase de grupos da Libertadores e seria uma injustiça sem tamanho se a equipe não tivesse pelo menos essa conquista. 

Isso não nos serve de consolo. O título esteve em nossas mãos e deixamos que ele nos escorresse entre os dedos. Todo atleticano está ansioso para deixar para trás a era das queixas e do discurso da fatalidade. Porém, se pararmos para pensar, veremos que temos, sim o que comemorar. Para um time que, em 2019, brigou para não cair e terminou o campeonato em 13º lugar, essa conquista pode ser considerada uma façanha. 

Os resultados da 37ª rodada garantiram ao Galo muito mais do que uma vaga nobre na principal competição continental — além do  dinheiro que vem junto com a posição na parte superior da tabela. O Atlético ganhou tempo. E isso, neste momento de indefinição quanto ao novo comando técnico, é vital. O Atlético precisa se organizar para vencer as competições mais importantes: a Libertadores, que começa daqui a dois meses, no dia 21 de abril, e o Brasileirão, que começa em três meses, no dia 30 de maio.

Foto: Pedro Souza / Atlético
A TORCIDA QUER TÍTULOS 

O campeonato mineiro, que começa no próximo domingo, tem seu valor. Para nós ele é importante, mas não é fundamental. Para outros é obrigação. Para as forças secundárias do estado, essa será, senão a única, uma das raras oportunidades de medir forças com equipes de Primeira Divisão ao longo do ano. Para o Galo, significa além da possibilidade de mais um título, a oportunidade de começar a armar o time com novos jogadores, novos conceitos e uma nova visão de jogo.

Boa parte do sucesso do Galo na próxima temporada dependerá, é claro, do nome que a diretoria escolher para treinar a equipe daqui por diante. E as dúvidas em relação ao treinador, claro, têm feito a festa do pessoal que fala do Galo sobretudo na internet. Desde que a história da saída de Sampaoli começou a circular, a turma muda de ideia a todo instante. 

As tais das “fontes seguras” que alimentam os blogueiros já deram como certa a contratação de Renato Gaúcho, de Cuca e de Leonardo Jardim, ex-treinador do Monaco, que disputa o campeonato francês. Até o nome de gente esforçada, mas sem o estofo necessário, como é o caso do esforçado Lisca, o bom técnico do América, e do boa praça Guto Ferreira, do Ceará, (vejam só!) foram incluídos na lista de substitutos do careca!

Venha quem vier (e espero que não seja nenhum desses, mas alguém da prateleira de cima), seguirei atleticano, apoiarei e acreditarei no time. Em alguns casos, porém, olharei para o banco do Galo com o mesmo desânimo que sentia quando o lugar era ocupado por gente do quilate de um Carlos Alberto Parreira, Tite, Dorival Júnior, Paulo Autuori, Oswaldo Oliveira e outros do mesmo extrato (deu para notar como a vida do atleticano pode ser mais difícil do que foi sob domínio do argentino?)  

Divulgação/Atlético
Divulgação/Atlético
SAMPAOLI INCOMODOU

A verdade é que, desde que chegou, Sampaoli não deu sossego a ninguém. O careca deu início a uma reformulação profunda, que alcançou não apenas o elenco como a própria mentalidade do Departamento de Futebol alvinegro. Além disso, rompeu com a lógica que pautou o relacionamento da maioria dos treinadores alvinegros com a imprensa e demais divulgadores de informações — e isso, claro, provocou a reação legítima de quem perdeu acesso ao centro de decisões. 

Tirando os profissionais de sua confiança, ele criou em torno de si um campo de força que parecia mais duro do que sua cabeça e impedia a entrada de qualquer ideia diferente das suas. Sampaoli nunca deve ter tido uma única conversa pessoal com um único blogueiro ou jornalista, desde que chegou a Belo Horizonte para treinar o Galo no início do ano passado. 

Seu estilo pessoal o tornou o único responsável por tudo o que aconteceu dentro do Galo de março para cá. Como ele nunca se dá ao trabalho de explicar o que realmente tinha feito, teve debitados em sua conta uma série de episódios grotescos. É o caso do mal explicado convite feito pelo ex-diretor de futebol Alexandre Mattos àquele ser humano inferior chamado Thiago Neves. Por não expor suas ideias nem tornar claras as razões de suas decisões, permitiu que qualquer um lhe atribuísse intenções que talvez não tenha tido. 

Tenho que reconhecer, porém, que com todo seu estilo caturra e pouco simpático, ele também deixará um legado positivo. Deixará o cenário preparado para que o próximo treinador chegue, brilhe e conquiste os títulos que permitam à massa soltar o grito que tem preso na garganta. Com reforços como Hulk, Nacho Fernández e outros que estão para chegar, o time tem tudo para proporcionar à torcida a alegria que não veio em 2020. Eu acredito!

Sampaoli vai embora em clima de fim de festa. Tudo bem, a vida é feita de alternativas e escolhas — e ele deixou de ser a melhor escolha para nosso futuro. Só tenho a lamentar o fato dele deixar o Galo sem ter tido a oportunidade de se deixar envolver pela torcida mais apaixonada, mais passional e (às vezes) mais chata do futebol brasileiro. Por culpa da pandemia, Sampaoli treinou a equipe sem conhecer de fato aquilo que faz o Galo ser o Galo: essa massa que incentiva e dá amor com a mesma intensidade com que cobra respeito. 

52 thoughts to “Vá com Deus, Sampaoli”

  1. A torcida quer um título do brasileirão. Outros já temos. Que vá pra sempre sampaoli, que o CAM deixou mandar demais. Onde já se viu técnico mandar mais que a diretoria. Contrate o Renato gaúcho e deixe que ele trabalhe pelo menos um triênio; assim títulos virão. Senhores investidores, do grupo R, deixem o técnico Renato trabalhar, obviamente se contratado.

  2. Esse negócio de tribunal é morosamente nojento.
    Antes de partir, eu gostaria de ver o Galo campeão brasileiro e ver o fredconemariacaloteira pagando os tais 10 milhões ao Galo.

  3. Prá mim, que fui contra a contratação, porque o cara é MESMO um ENGANADOR, campeão de cartões amarelos (todos os juízes estão errados e só ele que está certo, me poupem por favor…), ele JÁ VAI TARDE. ME SINTO À VONTADE PRÁ DIZER ISSO. Agora, o que me doi – a não ser que seja uma estratégia para não levar prejuízo em rescisão de contrato – foi ver uma entrevista, hoje, do cara que está no comando e certamente terá voz na contratação de novo técnico, tecer os maiores elogios ao ENGANADOR. Se forem contratar outro, da mesma linhagem, vou criticar, alto e em bom tom, neste espaço democrático, tal como o fiz por ocasião da contratação do ENGANADOR. Espero, rezo e torço muito para que contratem um técnico, preferencialmente brasileiro, sem estrelismo, que entende do riscado e que já ostenta pelo menos um grande título, O resto é dentro do gramado.

  4. Alguem consegue informar por onde anda o meio-campista…..Neto…..fez uma otima partida na equipe principal e parece-me foi abduzido para algum planeta distante ….sumiu.

  5. Eduardo, com todo o respeito ao seu blog, que acompanho já há algum tempo, mesmo que raras sejam minhas postagens, tem uma “turminha de dois” que está querendo fazer prevalecer a verdade deles, taxando todos que discordam das “suas verdades” como ‘loroteiros’. Parece que virou uma guerra de opiniões, aliás, guerra de uma verdade – a deles, obviamente – contra os que pensam o contrário.

  6. Boa Tarde,

    Hoje depois de tudo já comentado sobre o tema treinador, vou falar de austeridade.
    Vixi esta palavra da até arrepios, credoemcruz.
    Quando passamos a ser geridos com o foco do investidor e todos sabemos que eles não entram para perder nunca, tivemos aqui muitos amigalos criticando sobre a quantidade de investimento, como pagar, quando pagar e tudo o resto este assunto pode fomentar.
    Pois bem, como já havia escrito anteriormente, hoje possuímos elenco avaliado em 77,6 milhôoes de Euros contra os 59,8 milhões em 2020, sem excluir Clayton, Alerrandro, Chará e outros que saíram no final de 2019 e pré temporada de 2020.
    Somado a isto, já possuímos receita garantida para 2021 em competições no valor de 47,7 milhões de reais.
    Sendo 29,7 milhões pelo 3º lugar no Brasileiro 2020 (Estamos a um empate), 16,5 milhões pelos 3 jogos na fase de grupo da Libertadores e 1,5 milhões pela 3º fase da Copa do Brasil.
    Digo isto para demonstrar que aí meu caros é que está a austeridade, fazer time de qualidade para este produzir títulos e dividendos nos campeonatos por onde jogar.
    Estes valores levam em consideração apenas o mínimo que se pode ganhar com a desclassificação da equipe na fase de grupos da libertadores e na 3º fase da Copa do Brasil, ou seja, se classificarmos nestas fases muito mais conseguiremos arrecadar.
    Conclusão: Como todos já tinham dito e só a diretoria anterior parecia não saber, “Austeridade” da forma que foi feita nos primeiros 2 anos de mandato do Sete câmeras para mim era apenas economia a base da porcaria, e o barato sempre sai caro, ditados que se aplica perfeitamente no que presenciamos.
    Dentro deste foco creio que o legado do Sampaoli seja muito positivo, afinal não temos no Brasil nenhum treinador que teria tanto respaldo para contratar e principalmente para excluir os pesos das administrações, Gallo, Rui Costa.
    Ele sai, mais deixou um elenco infinitamente melhor do que o que recebeu, deixou apenas uns 3 ou 4 pesos mortos ainda de 2019 e talvez 2 ou 3 da sua passagem, a verdade é que o saldo é altamente positivo.
    Quando que em 2019 um treinador queria encarar aquelas tranqueiras que vestiam nosso manto, (palavras do Thiago Larghi e Rodrigo Santana) foram colocados no cargo devido a várias negativas recebidas aos convites feitos a técnicos pelo Galo, agora podem acreditar que estão até fazendo fila, se o Renato não vier, acredito que o plano B poderá ser o Rogério Ceni (se sair do Flamengo), alguém acredita que agora o Rogério tem capacidade de recusar um convite novamente?
    O nosso Galo em 2020 mudou de patamar, isto temos que nos render que foi fruto dos mecenas e do Sampaoli, gostem se quiser, mas é a pura verdade.
    Expectativa do Atleticano para 2021 são as melhores possíveis, isto tem que ter fundamento, afinal ninguém vai se iludir por nada.
    Que venha a temporada 2021, sou sempre Galo.

  7. PAULO SILVA ,

    temos o mesmo entendimento, não é mesmo ?

    É muita conversa fiada que a turma do futuro despeja em nossos ouvidos .
    Lorotas , como você bem descreveu.

  8. Boa tarde a todos!
    Sampaoli foi embora?!foi?!
    Qie pena!
    Nunca tinha visto no Atlético um goleiro jogar com os pés.
    Nunca tinha visto lateral jogat de curinga ,zagueiro de meio campo,meio campo de ponta esquerda ,nunca tinha visto um time jogar exposto com a jaga lenta nos noventa minutos em todos os jogos e nunca tinha visto 200 milhões jogados no lixo com fumo goiano.
    Existem outras outras “inovações” que eu, aos 48 anos nunca tinha visto.
    Foi embora ,mas deixos- um legado ENORME,as promissórias vão chegar,todos vão ver.
    Dizem que gastaram 360 milhões com esse ” jenio” do futebol mundial.

  9. Copia,cola e arquiva este texto pq daqui a_ vamos ver…hummmm_ seis meses,talvez até antes,ele estará atualíssimo como se estivesse sido escrito na terça feira pós + um equívoco gigante desta nova diretoria q é da escola “lua de cristal”: tudo pode ser, só basta acreditar, e o que tiver de ser será,caro escriba! É só trocar o nome do próximo professor,já que o script é conhecido. Ficam batendo palmas para esses endinheirados_ tiveram a pachuleta em cogitar trazer o flocos de neve a pouco tempo atrás_ que estiveram presentes na maior mancha que a noss …opssss!!! Instituição agora deles, foi humilhantemente conduzida a passar e agora ficam aí de lero lero falando em profissionalização dela. Tem de cobrar pesado estes ” endinheirados” junto com a diretoria ” lua de cristal” que se apoiassem e acreditassem no tal “projeto”, era pra terem vindo a público demonstrar apoio ao ex.treinador e abafar_ fizeram embora tardiamente, após a Inês morta_ qualquer tentativa de boicote á ele.
    O silêncio e a omissão diante de tantos burburinhos_ causado por uma mídia amadora e acostumada às regalias que o CT proporcionava e que foi acertadamente retirado. Quer comer manga vá ao Ceasa e compre-as_ e queima ocorridos por vários meses a diretoria simplesmente se mostra ser imediatista como todas as outras foram. O legado que fica é: não existe solidez no projeto,é apenas mais uma falácia engana bobo,nada mais! Saudações Atleticanas

  10. O LEGADO QUE SAMPAOLI DEIXOU FOI PERDER O TÍTULO MAIS FÁCIL DA HISTÓRIA.
    O ATLÉTICO PRECISA TER MUITO MAIS CUIDADO NAS CONTRATAÇÕES.
    PICARETAS COMO SAMPAOLI , JÚNIOR FAVARE , ESSE DA BASE QUE CONTRATOU MAIS DE 30 JOGADORES , QUE PREJUÍZO ESSE ELEMENTO DEU AO GALO.
    VENHO ALERTANDO QUE QUALQUER QUE SEJA O NOVO TÉCNICO , NÃO PODE CHEGAR AQUI COM AUTONOMIA TOTAL E QUERENDO MANDAR EM TUDO. ISSO SÓ DÁ PREJUÍZO.
    TÉCNICO TEM QUE SER COBRADO E APRESENTAR RESULTADOS.
    SE EU FOSSE OS 4 R , EU TERIA UM CONSELHEIRO DA MINHA ESTRITA CONFIANÇA PARA NÃO DEIXAR TÉCNICO NENHUM FAZER BESTEIRA.

  11. Caros,

    Tá na hr de ajustar o ELENCO para as competições do PRESENTE ANO, do ano em curso, daquele q vamos ou pretendemos viver:

    E o Futuro? E os adeptos da Santa Dinah? Ou ainda, os aFundadores de um NOVO e RENOVO clube? Q turminha ATOA, ideologia RG2005 TOTAL, viu sô!

    A TORCIDA QUER TÍTULOS? …E aí, assim NONSENSE, do nada, depois q o campeonato termina? Q lindo! TUDO AZUL! Antes a TORCIDA ñ queria ou, como diziam, esperem a última rodada? Brincadeira, viu! Surpreende a ausência TOTAL de humildade, característica q sempre foi do ATLETICANO, desse pessoal da PASSAÇÃO DE PANO, a turma q se acha SÓCIO/DONA do Clube e com Deus competem FORTE, são Deuses da Engalobação e faturadores de GROSELHA, sabem tudo do FUTURO! Passaram o Ano inteiro CONTRA o NOSSO GALO faturar o Br presente, inchendo o saco CONTRA, na cara dura, com papo de PROJETO e papo de time em FORMAÇÃO! São PROFETAS da crentelhice, os abençoados q sabem tudo do FUTURO ou são uns INFANTILÓIDES sub Infanto blá blá bla!

    Q turma DESPREZÍVEL, certo? Será q são atleticanos ou JABAZEM na cara dura q são! EXISTE é real A facção PERNA DE PAU da Torcida! CADEIRA CATIVA ou Portão Sette sentaí! ACREDITEM!

    OBS! Esse time ATUAL provou q ñ é bom o suficiente! TEM Q REFORÇAR, sim Srs! Pq ñ! Prá q servem os MECENAS, prá facilitar o COME QUIETO no Spa? A partir do GOLEIRO! Ñ temos goleiro. ACREDITEM!: ñ temos ZAGA segura: Os Volantes q temos são ENTREGADORES de RAPADURA, só ñ viu quem acha q a TORCIDA é q é culpada por mais esse FRACASSO, com requintes de TÃTUFAIS! Tal ALLAN tem q ser chamado na RESPONSA; um MOLEQUE totozero..vamos ficar vendo o MULEQUE TOTÓ esculhambado fazendo graçinha na NOSSA Cabeça de área, ENTREGANDO?…Hulk e Nacho e mais quem vier terão q TRABALHAR e terão O APOIO! Devem fazer por onde! Nossa expectativa DEVE ser alta, sim Sr….SOMOS O CLUBE ATLÉTICO MINEIRO! Abaixo os CABEÇA BAIXA!

    O Jogador Contratado, q já venha PRONTO prá jogar (aqui né Escolhinha do Prof Raimundo ñ!), q vista a camisa, esteja adaptado e q seja BOM, q saiba jogar FUTEBOL: q venha para jogar e VENCER! Tanto investimento ALTO ñ pode ser em vão! OU SOMOS UNS IMBECIS q ñ sabemos a diferença entre um bola e um tijolo? Ou abraçamos NOSSO GALO Aqui e Agora, ou essa PORRA DE CLUBE DO FUTURO vai vingar…interessa a quem?…Vamos COBRAR respeito À Nossa Camisa e à Nossa Tradição! SIM SENHORES!

    O FUTURO É COM DEUS! AMÉM!

    Abs!

  12. ESSA BASE DO GALO DEVERIA TER VERGONHA DE TÃO RUIM QUE É. BRUNINHO , MARQUINHOS , CALEBE , ISSO NUNCA FOI JOGADOR DE FUTEBOL.
    AQUELE TAL DE JÚNIOR FAVARE ACABOU DE SEPULTAR A BASE.

  13. Puxa vida! Quanto riso, oh, quanta alegria.
    O cara ainda nem acabou de sair e já estamos vivendo um clima de primavera entre nós. Imagino quanto o ar do CT está se tornando mais respirável e quanto peso está saindo das costas de dirigentes e empregados do clube. Agora todos falam a mesma língua e os que ainda não a sabem pelo menos estão tentando aprendê-la. Tudo está ficando mais simples e suportável, pelo simples fato de saberem que o incômodo só dura até quinta-feira. Tá tudo tão bom que tá difícil acreditar.

    Até o mimimi das viúvas de defunto vivo está virando melodia em meus ouvidos. Novo patamar, conquistas importantes como classificação para a libertadores, limpeza de plantel, premiação, elenco qualificado, exposição midiática e mais um monte de lorotas de quem não tem o que dizer e para esconder suas decepções por ter acreditado no maior engodo de que o CAM já foi vítima, em vez de ficarem calados engolindo sua amargura tentam atrapalhar a nossa alegria. Quanto riso, oh, quanta alegria…

    1. Paulo Silva , no ritmo das marchinhas de carnaval, sampaoli podia fazer um bloco : everson, mariano, calebe, yoran, nathan, rever, guga ,alanzinho passista, aquele zagueiro que veio do reluzente futebol japones (, esqueci o nome, ) etc. O bloco do ganha nada. e passarem o carnaval l, longe do galo, no quinto dos inferno

  14. Bom Dia! Lamentavel a matéria do sr. Rodrigo Caetano (UAI) de dar tempo para a contratação de um técnico. Ou seja, quando não tiver as melhores opções, sobra os disponíveis. Ou seja aquele que nenhum clube quiz. Outro ponto de preocupação: “valorização da “base.” Quem? A base do CAM está na altura de uma gilette (o chão.) Com resultado ZERO. Qual jogador saido da base gerou receitas ao CAM? Ao que recordo Jemersom foi o ultimo e, já se faz 5 anos.

  15. bom dia Eduardo e massa e ricardo Galuppo. grande texto Ricardo Galuppo. só corregir em 2019 o galo não gastou 200 milhões em reforços, e por isto que brigamos para não cair para serie B.vá com Deus pardal e nunca mais volta e por favor leva seus afilhados que deixou a mamar no galo. o pardal é maior culpado por não ter ganhado o brasileirão mas fácil de todos tempos que ve. o campeonato teve na mão do galo várias vezes mas a teimosia e incompetência do pardal e jogadores nos tiram.quando o pardal chegou fez uma limpeza com ex jogadores mais também vai deixar seu legados de refugos. Vargas. sascha.mariano.bueno.everson.zaracho.etc. tenho minha dúvida se ele vai levar alguns destes peladeiros para França,claro que isso não vá acontecer o grupo dos jogadores esta cheio precisa fazer uma limpeza. que venha um treinador vencendor porque chega de patético treinador e promessas. a galo sempre nos decepcionar. vai galooooooo.

  16. o sampaoli já merece é uma estatua o time que começou a temporada foi eliminado para o afogados da ingazeira e ele não perdou e nem perdeu tempo com aqueles vagabundos e colocou aquela barca quase toda na rua e sem falar que tirou a ilusão do ex-goleiro,o ex-atacante,gente aquele Cazares ,Di santo ,Ricardo oliveira,Fabio Santos,Otero,Goleiro da dancinha Michel nossa os pragas

    1. Ele tirou esses que vc falou e deixou, Sasha, Vargas, Nathan, Allan, Alan Franco, Mariano, Everson, Hyoran.. a diferença é que esses são mais caros.
      Acho melhor vc levar essa estátua pra sua casa.

      1. Estes que vc citou chegou ontem,agora é de mandar embora e não casar com eles igual boa parte da torcida casou com Otero e Casares e tomaram chifre.E a estátua deixo para as viúvas dos que gostavam desse bonde

          1. Primeiro lugar, acho exagero dizer que o atual elenco é lixo, mediano eu concordo, sendo que reforços mesmo foram Arana, Keno, Rafael e talvez Alonso, suas últimas apresentações me deixaram em dúvida esse nível de qualidade… Mas tem gente ali que eu acho que serve para compor banco e talvez escalados na posição correta, possam render mais como Sasha, Zaracho e o próprio Vargas. Vamos participar de muitas competições e time que quer ser campeão, precisa de ter opções no elenco, por conta das suspensões, lesões e até casos de COVID-19. O próprio Everson não deveria ser titular, mas acho que deve compor banco, atrás de Rafael e Matheus Mendes. Dispensáveis mesmo pra mim: Allan, Bueno, Guga, Mariano, Gabriel, Igor Rabelo. Acho que Victor deveria se aposentar, com todas as honras devidas! Eu repatriaria Léo Sena e Gustavo Blanco e contrataria mais um volante e dois zagueiros rápidos e de preferência menos velhos, acho que Rever e Alonso deveriam ir pro banco. Precisamos arrumar a lateral direita tb, com isso o time estaria pronto!

  17. Eu conversava ontem com o ERLEY (22/02, 16;01)
    sobre técnicos .

    Só para complementar a minha opinião , o time
    que eu adoro ver jogar é o Bragantino .

    O que aquela turma se movimenta em campo e
    como você consegue ver uma maneira de jogar
    consistente e criativa é de se bater palmas .

    1. Amigo Barata, o atletico de goias, pela disposiçao, espirito de luta, orçamento reduzido. De fazer inveja aos galaticos mercenarios do galo

    2. Boa tarde!
      Respondendo ao seu comentário, de ontem e de hoje.
      A minha pergunta foi uma provocação, pois o que mais vejo são críticas, mas sem sugestão de soluções, não que isso vá fazer diferença, até porque somos só torcedores, e como você mesmo disse, não recebemos rios de dinheiro para isso, mas achei que poderia enriquecer o debate.
      Se temos voz para criticar, acredito também que devemos ter voz para o que achamos que poderia ser uma melhoria.
      Mais uma, acho que para nós é cômodo, só falar mal, não somos nós que recebemos para tomar as decisões que podem gerar ganhos ou perdas milionárias, não temos o peso da decisão e não seremos cobrados por isso.
      Enfim, a ideia era mais ou menos essa, no mais, seguimos torcendo para que tomem por nós, torcedores, sempre as melhores decisões.
      Continuo achando que erros e acertos acontecerão, e eu tenho aqui minha opção de concordar ou não. No caso do Sampaoli, quando chegou gostei, achei um acerto, antes de vir sempre disse que gostaria de vê-lo aqui, acho que apesar dos muitos erros, no geral pelo menos manteve a ideia de jogo do início ao fim, que era tentar ficar com a bola para atacar. Nem vou entrar nos detalhes dos erros que custaram os resultados, não da pra ser campeão de nada importante levando tantos gols. Ou seja, a tentativa pra mim foi válida, depois se mostrou que nem tanto, no mais, a época, qual seria outra opção viável para o Galo?
      Então é isso, a frase: “É só contratar certo” é muito fácil de ser dita, mas difícil de ser executada, só saberemos ao final dos campeonatos se foi “certo” ou “errado”.
      Sobre sugestões, eu mesmo estou sem nenhuma convicção em nenhum dos nomes ventilados.
      Cuca? não quero nem pintado de ouro.
      Portalupi? Não me agrada, o acho um mala, que quer ser a estrela de onde estiver, pra mim não tem perfil que agrada a maioria dos torcedores, somos forjados na luta e humildade.
      Os estrangeiros? Fico na dúvida se conhecem o elenco que temos e acho que podem demorar muito pra entender o que é o Galo, e pode ser tarde demais.

      Não sou tão bom com textos como muitos aqui no blog, espero conseguir me fazer entender.

  18. Tem NADA de legado de Sampaolli , pura conversa
    fiada de quem quer achar alguma coisa positiva na
    passagem desse ENGANADOR por aqui .

    Ah ! ele nos legou a Libertadores e algum dinheiro
    em caixa
    Quantos nos legaram a Libertadores ?
    Isso é novidade para nós ?
    Papo furado .

    Ah! ele fez uma limpa no plantel .
    Precisava dele pra isso ?
    QUALQUER torcedor faria isso e muito mais .
    Outro papo furado .

    Ah! , ele colocou o Atlético em outro patamar e
    qualificou o elenco .
    Que outro patamar ?
    Estamos onde sempre estivemos .
    Qualificou o elenco ? Então ‘tá !

    É muita conversa fiada essa história de conceito,
    filosofia , NOVO OLHAR , releitura , que chatice !

    Papo furado de DCEs, de acadêmicos , de quem
    quer criar narrativas para explicar a obviedade .

  19. DOMINGOS SÁVIO ,

    o que mais me incomoda é que tem gente
    que defendeu o tal do Chávare por aqui, a
    dizer que ele mudou o patamar de nossas
    divisões de base , com suas contratações
    de PROMESSAS DE 21/22 anos .

    Como pode ter a torcida – parte dela – ter
    sido doutrinada desse tanto para aceitar
    essa CONVERSA FIADA que implantaram
    no clube ?

    1. Pois é amigo Barata. Só o Sete Câmara para acreditar que o Internacional iria liberar uma joia da base ( centroavante Pedro Ramos) de sua equipe sub 20 para o Galo é o São Paulo iria liberar um diamante de sua base (Calebe) para o Galo. Mas o que esperar de um Presidente que não entende de futebol? Esse Sete Câmara permitiu contratação de Hernandez e Martinez e o Bolt com contrato em euros. Destruiu o Galo e o entregou aos Mecenas para escapar da segunda divisão. Não se esqueçam que o Sampaoli ( em quem eu infelizmente acreditei) também é obra do pior Presidente do Galo depois obviamente daquele que rebaixou o clube para a segunda divisão.

  20. Bom dia Galuppo, xará e amigalos!
    VÁ e leve junto todos de sua comissão técnica sanguessuga além dos embustes preferidos Calebe, Vargas, Bueno e Cia Ltda. Até proibir Leo Silva e Eder Aleixo de assistirem aos treinos foi obra desse argentino fracassado. Porque não some hoje de uma vez. Deixe o comando do time já. Vá encher os bolsos de euros e enganar mais idiotas como foi Sette Câmara e sua trupe. Recado pra Sérgio Coelho: NÃO ME VENHA COM FERNANDO DINIZ PRA TREINADOR! Escutei isso ontem do jornalista Jaeci Carvalho. Chega de bonde!!!!!!!!!!

  21. Oi Eduardo, Galuppo e Amigos, bom dia!

    Sampaoli, para mim, foi a maior propaganda enganosa que já vi nos últimos tempos.

    Graças a Deus, já ficamos livres desse enganador. Ele pagou a multa contratual???

    Agora, desgraça maior são os pernas-de-pau indicados e adquiridos pelo Galo. Foi muito dinheiro para o ralo.

    Fiquei sabendo que a diretoria adquiriu o passe de “Hyorrivel” e teremos que aturá-lo até 2023.

    De saco cheio também desses Chutoristas que a todo momento plantam notícias.

    Que Deus ilumine os responsáveis pela escolha de um novo técnico. Não há mais espaço para cometer novos erros.

    Saudações Alvinegras,

  22. Bom dia!
    A globolixo, especialista em fake news, tinha colocado Guto Ferreira na mira do Galo, o que foi prontamente desmentido no twitter atleticano.
    Não sei se Sampaoli deixou algum legado positivo. Sei que ele deixou uma barca enorme de jogadorzinho mequetrefe.
    Se essa diretoria não entender que precisamos de goleiro (não estou falando de Rafael), dois zagueiros (os que temos foram reprovados), um Pitbull à frente dos zagueiros e um ponta direita, pelo menos tipo Pedrinho ou Serginho, que sabiam cortar pra dentro e estufar as redes adversárias, ou ir na linha de fundo e cruzar com precisão, não como esse Safadinho venezuelano, sem pontaria, aí pode esquecer títulos esse ano.

  23. Gostei do texto e das argumentações do nobre GalOppo. Para o ano de 2021 eu não quero emprego, não quero saúde, não quero trabalho, não quero comida, não quero cultura, não quero lazer.

    DEUS, EU SÓ QUERO QUE O GALÃO SEJA CAMPEÃO DE TUDO QUE DISPUTAR. É PEDIR DEMAIS?????

  24. Dizer que o Sampaoli não deixou legado me parece mais uma birra pessoal. O Sampaoli deu início a uma transformação que talvez não teríamos tão cedo. Primeiro, pela dispensa de quase um time de inservíveis, que estavam aqui praticamente como concursados e ninguém teve coragem de correr com eles. Depois, suas exigências por reforços serviram para qualificar bastante o péssimo elenco que o Galo tinha nos últimos anos. Alguns ainda não mostraram a que vieram, porém, jogaram praticamente um semestre com um único treinador, com suas convicções, certas ou não, mas que poderão render com outros técnicos. Certamente houve muitos erros por parte dele, tanto em escalações, como insistência em alguns jogadores, substituições tardias, etc, mas eu vejo como muito positiva a passagem dele por aqui, por mais que eu também concorde que ele já perdeu o grupo e não deveria seguir por aqui. E esse perder o grupo talvez tenha sido o ponto chave desse final da passagem pelo Galo, onde os jogadores pararam de correr por ele e pareciam preguiçosos dentro de campo. Agora é preciso levantar também uma questão que já foi muito comentada entre a torcida, que sempre afirmou que o time do Galo é um tradicional triturador de técnico. O nível de competitividade e intensidade do time caiu drasticamente de um momento para outro, de uma forma inexplicável. Nos últimos jogos, ainda com chances de ser campeão, os jogadores pareciam totalmente sem interesse. Será que nessa barca que saiu ainda sobraram alguns trituradores? Agora, eu tenho muita expectativa para o decorrer desse ano, e acho que o início desse futuro que parece promissor foi dado pelo Sampaoli, mesmo que seja indiretamente.

  25. Salve, Massa, Galuppo e Guru!

    Agora que “El Pelado” se foi, precisamos fazer uma análise mais criteriosa de seu trabalho e por mais raiva que este prof. Pardal me fez passar, tenho que admitir que ele foi “um mal necessário”, ou será que se tivéssemos outro técnico o clube teria feito os investimentos que foram feitos?
    Além disto, bem ou mal, o técnico fez com que o time jogasse no ataque em todas as partidas, diferentemente de seus antecessores que colocavam em campo um time reativo e jogando igual nossos adversários, esperando uma chance de contra-atacar. Os números são frios e o Galo foi o time que mais finalizou à gol durante todo o campeonato.
    Em contraponto às suas virtudes, Sampaoli nunca soube treinar nosso sistema defensivo, inventou escalações, desdenhou de jogadores que viriam qualificar a equipe como Jemerson e L. Prato, se perdeu no esquema tático na parte final do brasileirão, insistiu na escalação de seus protegidos e foi arrogante e teimoso.
    Mas, contra fatos não há argumentos e depois de vários anos o clube ficou entre os quatro primeiros colocados desde o início da competição, brigando pelo título cabeça a cabeça até a 35ª rodada.
    Mesmo com opiniões contrárias, ainda acho que Sampaoli deixou um legado: pelo menos depois do evento “El Pelado” o sarrafa aumentou e creio que esta e as diretorias futuras dificilmente colocarão no comando da equipe, técnicos medíocres, estagiários e dinossauros.

    Alô diretoria Herman Cano do Vasco caido estará disponíveis. Por que não?

  26. Bom dia Eduardo, Ricardo Galuppo, atleticanas e atleticanos divididos entre lágrimas e sorrisos pela anunciada saída, em caráter oficial, do doidão, mais ou menos parecida com as saídas do Cuca. Antes de terminar o expediente.

    Obrigado Ricardo Galuppo. Seu texto hoje está excepcional. Você conseguiu dizer tudo o que importa ser dito sobre esse episódio da vida atleticana. Parabéns!

    A título de curiosidade, peço vênia ao amigalo HENDEL para repercutir duas frases dele ontem: “imagine o Sr Sampaoli fazendo aquela cena de sua expulsão invadindo o gramado num estádio europeu?” “Imagine ele e essa comissão técnica dele “brigando” pelos corredores num estádio europeu?”

    Pois é, HENDEL, não é difícil imaginar tais cenas porque ele é capaz de fazer essas coisas e mais um pouco. O que eu ainda não consigo imaginar é a diretoria do Olympique de Marseille confirmando a contratação dele. Tais cenas num estádio europeu implicam punição severa não só para ele como para o clube, de acordo com normas da UEFA. E não são punições acomodativas como as que ocorrem aqui. Lá as punições têm caráter corretivo e pedagógico, ou seja, visam a educar o punido para evitar repetições. E as multas são altíssimas. Talvez até seja bom para ele ser corrigido e educado, pois, assim ele se tornará um indivíduo mais sociável. Mas, considerando que ele não é burro nem bobo…

    Mudando a conversa para o que realmente importa o Galo precisa pelo menos empatar para garantir o terceiro lugar sem depender do resultado do São Paulo e garantir a grana da premiação. R$ 29,7 milhões darão para pagar o Bolt, Elias, Robinho etc. Isso se algum outro credor não requerer o bloqueio do dinheiro para pagar alguma outra dívida que não aparece no balanço.

    Uma boa terça-feira para nós e que tenhamos mais boas notícias no decorrer da semana.

    O GALO AINDA ESTÁ VIVO E GRAÇAS A DEUS, FICANDO MAIS AGRADÁVEL.

  27. Bom dia Galupo. Bom dia a todos. Quem deve estar lamentando a saída do Sampaoli é o Calebe. Eu não entendo como o Galo produz em grande escala este tipo de jogador, que em campo exala preguiça e conformismo com o fracasso: Marquinhos, Calebe, Bruninho, Leomam, Dodo, Alerrandro, Renan Oliveira, Tchó, Savinho, ninguém merece tanto foguete molhado. Essa base do Galo é incapaz de produzir um.zagueiro que preste ou até um volante. Saudades da época que surgia um Clebao ou um Cláudio Cacapa ou um Danival, Ângelo, Heleno, que tinha pelo menos sangue na veia para lutar e honrar a camisa com entrega em.campo. No domingo assisti o.jogo do sub20 com o Vasco e vi em campo um deserto de esperança. Daquele time não se vê ninguém com capacidade para chegar no profissional comprotagonismo. Infelizmente nossa base parece ter se especiazado na produção de foguetes molhados para o mercado da bola.

    1. Prezado DOMINGOS SÁVIO. Tenho visto alguns jogos desse time sub-20 do Galo e a minha sensação é a mesma sua. Raramente consigo ver o jogo até o final. O que não entendo é que os mesmos jogadores dos outros times quando sobem atuam com desenvoltura e aproveitam bem a chance. E os jogadores do Galo são essas marmotas que a gente vê em campo.

    2. DOMINGOS SÁVIO ,

      o que mais me incomoda é que tem gente
      que defendeu o tal do Chávare por aqui, a
      dizer que ele mudou o patamar de nossas
      divisões de base , com suas contratações
      de PROMESSAS DE 21/22 anos .

      Como pode ter a torcida – parte dela – ter
      sido doutrinada desse tanto para aceitar
      essa CONVERSA FIADA que implantaram
      no clube ?

    3. Domingos Savio, bom dia. Comentário que traduz o que todo atleticano sente e pensa e às vezes, não tem como externar. Este calebe exala pro torcedor, letargia, preguiça e conformismo , um aitentico cartao de visitas da improdutiva base atleticana. Voce olha este rapaz em campo e se pergunta 😮 que faz este rapaz aí? Mais uma invenção do revolucionario , que não acrescenta nada ao time.

      1. Amigos do galo, peguem os ultimos dez jogos do savarino (não é corneta, gosto dele) e verifiquem os seus chutes a gol , da risca da grande area. NENHUM ACERTA O GOL, absurdo, falta de treinamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *