Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Usando o mantra “eu acredito” para a direção

A nossa bipolaridade é algo que merece um estudo sociológico/psicológico e muitos outros termos “lógicos” mais, ou quem sabe a falta deles na relação que temos com o Galo. Eu, confessamente um bipolar, procuro, na medida do possível, dosar minha reação. Especialmente depois que passei a assinar este blog, pela responsabilidade e relevância que é tratar do tema Clube Atlético Mineiro.

Atleticano é sofrido. Nossa história de mais de cem anos comprova. Time de massa, a maior torcida de Belo Horizonte e de Minas Gerais e a que mais cresce no Brasil nos últimos tempos. Somos dos times brasileiros mais conhecidos e respeitados no exterior e com torcedores em diversos países da América do Sul e de todo o mundo.

image

Sobrevivemos a muitas intempéries. A Torcida nunca abandonou o time, tanto que, quando disputamos a série B, lideramos a média e a totalidade de publico naquele ano. E já superamos muitas maracutaias, sob o olhar de paisagem das autoridades do futebol brasileiro. A CBF sempre prejudicou o Galo. Atos administrativos, juízes e tribunal. Ainda assim, seguimos e continuamos a desafiar a sacanagem. Olho vivo neste ano, afinal Flamengo e Corinthians estão também no topo da tabela. Vale tudo para aquela gente.

Essa pequena digressão tem a intenção de chamar o Atleticano para uma rápida e necessária reflexão. Leio aqui diariamente comentários, naturalmente de cabeça quente, pedindo a cabeça de presidente, diretores, treinadores, jogadores, médicos, fisiologistas, preparadores físicos e o escambau. Eu mesmo já dei meus pitacos, mas sem ofensas.

Ontem, avaliando nossa situação na tabela e os tropeços que tanto nos levaram a um princípio de temor pela sorte no ano, me ocupei em reler algumas postagens e, evidentemente, comentários publicados aqui no blog e até mesmo alguns poucos que a prudência me sugeriu evitar. Nossos, pois os ataques agressivos de não-Atleticanos ao blog, ao blogueiro e ao Galo, sequer merecem consideração.

DAniel Nepomuceno - CT 12-07-16

Duas coisas me saltaram aos olhos. Embora exista alguma reclamação em relação ao preço do ingresso, o Galo não extrapola a média nacional e às vezes até tem valores inferiores. Ao que imagino, a opção de quem decide é por colocar pressão no adversário, uma vez que nossos públicos – seja no Mineirão ou no Independência – são superiores a 70% da capacidade dos dois estádios.

Na Pampulha só não colocamos mais gente por aquela idiotice de perder 15 mil ou mais lugares para segurança da torcida adversária. Desnecessário repetir que isso é inexplicável. Se a responsabilidade por essa aberração é da PM, da Minas Arena ou o do próprio Galo, nem sei, mas é exagero. Noutros estádios colocam apenas um tapume separando os torcedores.

A segunda situação que me chama a atenção é com relação à economia interna. Não sou da área, não entendo, nem sei quanto ganham os jogadores e muito menos qual o valor gasto nas contratações e o que valem atualmente no mercado.

Porém, uma coisa é certa e inegável, hoje valem muito mais que o valor pago em cada contratação. Tanto pela nossa campanha quanto pelo desempenho individual. E as convocações com as quais eu mesmo fico “P” da vida? A cada novo nome chamado para defender as seleções (temos jogadores em vários selecionados, além do brasileiro), evidentemente que o jogador é valorizado no mercado nacional e internacional.

elenco no CT 21-07-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético – ilustração extraída do facebook

Listei alguns que lembrei para exemplificar. Douglas Santos, Rafael Carioca, Pratto, Cazares, Erazzo, Clayton, Fred e agora Otero.  Por quanto foram adquiridos e por qual valor serão negociados, caso sejam negociados? Robinho é um caso à parte, não teve custo de transferência. Isso é patrimônio do clube. E, a meu juízo, nenhum deles deverá ser vendido. Pelo que tenho lido, outros nomes são comentados para mudar de time e fazer caixa.

Isso tudo é gestão. Vamos, portanto, dar crédito aos jogadores, treinador e – especialmente – à diretoria. O presidente Daniel Nepomuceno e seus diretores precisam da nossa confiança para encaminhar os títulos que tanto sonhamos. Acreditar no time e na direção é o melhor caminho para as conquistas de 2016.

12 thoughts to “Usando o mantra “eu acredito” para a direção”

  1. Grande de Ávila, Concordo com vc. O Nepomuceno é discípulo do turco, a lenda atleticana ensinou-o como gerir o Galo e ele apesar de alguns equívocos ou apostas erradas, conseguiu corrigir o rumo e hj nós temos o melhor elenco do país, em que o MO está transformando em um grande time. O Nepomuceno mostrou que sabe vender e sabe comprar, tem um temperamento mais calmo e frio que o turco, mas sabe agir na hora certa. Espero e torço para que ele também acerte essas pendengas com o Grêmio, a compra do Luan, do Ronaldinho e etc, pra certos comentaristas não vim aqui cobrar do Galo pela televisão. Vamos limpar essas pendengas financeiras e zerar tudo pra pensarmos só no show que o Galão dá dando pro Brasil todo ver. abs.

  2. Eduardo, já distribui o meu estoque de camisas do Galão da Massa em Braga, Portugal. As camisas foram entregues a torcedores de vários países que moram em Braga e conheceram o Clube Atlético Mineiro através do R10. Sigo minha sina, assim foi no Marrocos e no México, onde vou levo diversas camisas do Galão da Massa e não abro mão de entregá-las aos atleticanos do mundo.

      1. Pois é caro ! Tem como dar credibilidade para esses ‘eunucos desprovidos de inteligência ‘ naum . Depois dizem que só sabemos reclamar de arbitragem e coisa e tal ,mas,como não reclamar, se estes srs.feudais com neurônio – sim.têm apenas UM neurônio. Os outros vieram com desvio de carácter , queimados e menores que uma semente de ervilha . – que mal sabem as regras futebolísticas , dão sopa ao azar ? Este cara é réu confesso , fez chacota com o erro cometido comentando arbitragem em um lixo de canal aí . Não acho vergonha e sim, falta de cérebro aliado à uma dose cavalar de mau – caratismo . cbf LIXOOOOOOO!!!!! SAN

  3. Meio “viúva” do Kalil, sentia, e sinto, falta de mais pulso firme de nosso presidente ao lidar com a CBF sobre os erros de arbitragem que tanto prejudicaram o Galo, sobre os horários de jogos e outras questões…e, passional como todo atleticano(a), me incomoda o jeito calmo demais com que age o Nepomuceno nos momentos de adversidade, tendo sido até apelidado de “nepomusono”. No entanto, faço coro ao nosso querido blogueiro, EU ACREDITO! Acredito no presidente, na diretoria, profissionais do DM, técnico e jogadores…Eu acredito mais ainda na nossa Massa de torcedores apaixonados…juntos e com humildade vamos apoiar e incentivar nosso Galo, porque esse semestre promete muitas alegrias.
    Vamo, vamo meu Galoooo!

    P.S. Eduardo, você nos representa com sabedoria, coerência, dignidade e muita elegância. É sempre um prazer ler seus textos.

  4. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Confiança total, em nosso presidente que pode ter ate cometido alguns erros, mas teve vários acertos. Confiança na comissão técnica que começa a mostrar seu bom trabalho. Essas jogadas de gols trabalhados que estamos vendo, são jogadas de treinamentos. O time do Galo entrou tocando a bola para o golaço do Fred tal qual o Barça faz, de pé em pé e se vierem falar que era contra o santinha, contra o até então líder e imbatível Palmeiras o golaço do General foi de pé em pé também, por isso confiança cada vez maior no trabalho da comissão técnica. E quanto aos jogadores, confiança e alegria total. Enfim com a maioria do elenco a disposição, começamos a mostrar ao Brasil que o Galo vai forte sim em busca do título. Robinho está achando seu melhor futebol e nunca fez tantos gols, pode não ter aquela arrancada mais, porém ele na frente do gol é letal. Fred eu sempre soube e depositei mt confiança nele(vide meu comentário feito no ato de sua contratação), Goleador Nato, Deus perdoa, o Fred não. Ele é cruel e juntamente com Robinho vem encantando com as tabelinhas. Prattto e Luan ainda irão adquirir o ritmo ideal e nos ajudarão e muito. Até Maicosuel está jogando bem. Confiança e esperança. Essa é a minha certeza. Bica Bicudo. Vamos Galo. Faz a Massa Feliz.

  5. Ótimo texto, como de costume. Eu concordo com o seu texto. A diretoria, a comissão técnica, o departamento médico, os jogadores, todos precisam do nosso apoio. E esse apoio deve ser incondicional. A crônica esportiva paulista, sempre que o Galo vira uma ameça a seus interesses, tenta plantar uma sementinha do mal no Galo. Mas felizmente eles não tem tido sucesso em suas tentativas. Quem não se lembra do caso Tardelli no curinthia? Ou mais recentemente do Pratto no São Paulo? E a ESPN falando das finanças do Galo e se esquecendo que o estádio, do time que eles recebem para comentar , foi construído com dinheiro desviado. Mas é assim mesmo e sempre será, até o dia que os times do sul e de Minas se juntarem para pressionar a CBF e exigir da mesma e dos veículos de comunicação a imparcialidade, a igualdade. É fácil entender porque temos times recebendo muito e outros recebendo pouco da TV. Não é por causa do tamanho da torcida ou da importância do clube no cenário nacional. É porque controlar um time e seu dinheiro é mais fácil que controlar 20 times e suas finanças. Seria algo como oferecer mais para receber mais. Ou seja, eu dou mais dinheiro para você e você compra mais espaço na mídia. E assim é o ciclo. É por esse motivo que o crescimento dos times do sul e de Minas é visto com tanto medo por eles. Porque seria mais difícil controlar o dinheiro desses clubes. E gostaria de enaltecer o trabalho de um jogador em especial, Patric. Ele recebe críticas injustas e está sempre sorrindo, a disposição para ajudar. Joga em quase todas as posições, mesmo sabendo que vai receber criticas e mesmo assim está a disposição. Esse é o cara!!! Um profissional de primeira. Torço muito por ele e o acho um dos melhores laterais do Brasil junto com o Marcos Rocha e com o Douglas Santos. Bora Galo ganhar o brasileirão!!!!

  6. Concordo plenamente com o seu texto. Todos merecem crédito, diretoria, comissão técnica, departamento médico e jogadores. Aliás, gostaria de destacar o Patric. O cara sempre é criticado por parte da torcida, injustamente, mas quando o time precisa o mesmo está sempre a disposição com sorriso no rosto. Jogou em muitas posições que não são a dele e em nenhum momento fez cara feia ou reclamou. Sempre com raça. E para ganhar o brasileiro a torcida tem que entender que o apoio tem que ser incondicional. Apoiar sempre. A crônica esportiva paulista vai tentar criar crise no Galo. Eles sempre fazem isso. Tentam colocar o jogador contra o clube. Quem não se lembra do caso Tardelli no curinthia? E o Pratto no São Paulo esse ano? E a ESPN falando da situação financeira do Galo e esquecendo que o time lá das bandas de SP está envolvido até na Lava Jato. Então vamos sempre apoiar e acreditar no Galo. Belo post meu amigo. Aqui é Galo.

  7. Kalil colocou o Galo lá em cima. Nepomuceno segue sua filosofia, talvez até exagerando nos gastos com algumas contratações. Uma seleção já existe na Cidade do Galo, e um time bem entrosado e com o tal padrão está por pouco. A confiança, fator primordial, foi recuperada e diria mesmo, sem exagero, que no momento não há páreo pro Galo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *