Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A um passo (ou ponto) do paraíso

300x250 - Desconto ComputadoresNão foi sofrido, ou seja, não seguiu o nosso roteiro, mas para não passar com leveza tomamos um gol nos acréscimos. Pela diferença no placar, o revés naquela altura nem chegou a causar incômodo, mas, convenhamos, o time tem de ficar alerta até o final da partida. Afinal, ficamos fora do G4 na rodada anterior exatamente por um gol no saldo. A competição está muito embolada, tanto na parte de cima quanto para a turma do desespero. Então, não podemos vacilar.

É hora de comemorar, pois, apesar de alguns percalços nas rodadas iniciais, fechamos o primeiro turno na segunda colocação. À nossa frente, somente o Palmeiras do Cuca, com apenas um ponto de vantagem. Nas 19 partidas, vencemos dez vezes, empatamos cinco e perdemos quatro. Somos, ao lado do Grêmio, que tem um jogo a menos, o time com menor número de derrotas nesta primeira fase do Brasileirão.

Outro motivo para comemoração é que chegamos à quinta vitória consecutiva. Vale dizer, somamos 15 pontos depois daquela derrota para o Flamengo, em Brasília. Um dado curioso: até a oitava rodada, nosso desempenho vinha sendo pífio. A massa estava preocupada e com razão. Naquele momento, o time estava lá em baixo e somava apenas sete pontos nos oito jogos. Dali pra frente, tudo mudou. São nove vitórias, um empate e uma derrota, com aproveitamento de 85%.

Carlos César jogo com Chapeco 08-08-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

O resultado deste crescimento e ascensão pode ser confirmado na sintonia perfeita do time em campo e a reação do torcedor no estádio. Mais uma vez o Atleticano – quase 18 mil vozes – incentivou desde o início do jogo, fazendo um barulho ensurdecedor. Isso desestabiliza qualquer adversário, em que pese a Chapecoense ser um time muito bem organizado, daqueles chatos de ser batido. Seu desempenho no campeonato comprova isso.

O placar, embora aparentemente dilatado, poderia até ter sido maior. Pratto e Fred perderam gols incríveis e passaram em branco. Após o primeiro gol, como tem sido a tônica, o time parece que desacelera e deixa o torcedor apreensivo até saírem os outros tentos. O Atleticano se acostumou com times bem agudos nos últimos tempos e sente desconforto quando percebe certo desligamento da equipe que, ao contrário do que quer o Torcedor, cede espaço e demora a marcar pela segunda e terceira vezes.

Apesar disso, somamos mais três pontos, superamos os principais concorrentes e colamos no eventual líder. E o que mais empolga o Atleticano é que o time está em fase de crescimento. Vale dizer, o futebol que estamos presenciando e assistindo ainda vai crescer muito com o andamento dos jogos. O caldeirão, seja o do Horto ou o da Pampulha, ainda vai ferver muito até o final deste ano e teremos comemorações a ser celebradas.

26 thoughts to “A um passo (ou ponto) do paraíso”

  1. Nossa! O Fábio Santos me torrou a língua. Antes dele ir pro México eu tinha visto um jogo dele com a camisa do Flamengo. Foi de chorar de raiva. Agora dou a mão à palmatória. Pra mim tem que continuar sendo titular e que se faça dinheiro com o Douglas Santos.

  2. Caro José, respeito mas parece que não entende muito de futebol. Pratto joga muito, ótimos passes, raça e finaliza bem. Não é atoa que toda hora o nome dele é especulado em algum time, e pode esperar o Bauza vai convocá-lo para a seleção Argentina, que, diga-se de passagem, dá um baile na seleção Brasileira. Galão está voando baixo, destaco o Maicossuel, pois antes da chegada dele estávamos sofrendo quando o time não jogava com um meia – armador, por contusão. VAMOS GALO, GANHAR O BRASILEIRO…..

  3. Há muito tempo o pior jogador do time é o Pratto. Artilheiro de penalti. Uma vez por ano marca gol que não é de penalti. Corpo duro, pesado, não consegue dar um drible, chuta mal, e mais, mais,mais. A melhor posição para ele no time é a China. E Carlos – gracias dios – é a Rússia. Boa viagem para os dois.

    1. Democracia é isto né. Respeito sua opinião mas discordo totalmente,. Pratto joga muita boa e acrescenta muito no time do Galo. Essa é a minha opinião. Penalty faz parte do jogo e convertê-lo sempre demonstra qualidade também. Um penalty mal batido pode nos tirar um título.

      1. Tô contigo Tiago! Pratto joga muito! Ainda bem que a maioria esmagadora pensa como nós. Pratto inclusive é melhor que o Fred (que também é muito bom). Bom demais ter os 2 no elenco. SAN

    2. Este José Teixeira deve ser aquele pseudo jornalista deste site que vive falando mal do Pratto e de outros jogadores do Galo. Só gosta de falar bem do Cruzeiro…até hoje elogia Luxemburgo.

  4. Xará, descreveu muito bem o jogo. O time entrou confiante na sua superioridade, lembrando aqueles jogos que reclamamos que os caras entram meio displicentes achando que ganham a hora que quiserem; pois ganharam assim. O time da Chape é bem organizado, tentou fazer uma marcação adiantada sobre pressão e até logrou conseguir em alguns momentos. Só que a qualidade do time do Galo é destoante, e os caras liquidaram sem sofrimento, aproveitando-se tb de certa ingenuidade da defesa deles. Ontem o sofrimento foi zero, coisa rara para nossos costumes!!
    Os caras deverão entrar mais ligados em jogos mais difíceis, pois corremos riscos de alguns contra ataques que podem ser mortais, mas tive a nítida impressão ontem que a absoluta e certeira auto confiança definiram a postura do time.
    Outra coisa boa está sendo o sentimento de grupo unido e bom ambiente que demonstram em cada jogo, isso faz muita diferença para ser campeão!
    A lamentar, a fisgada do Luan. Torcendo muito para que seja algo simples que não afaste o maluquinho por muito tempo. E nem é por falta de reposição a altura, mas pelo que ele simboliza para o time e torcida.
    Seguindo o momento de confiança, se jogarmos com seriedade do início ao fim, da para abocanhar o peixe na Vila. Hora de mostrar muita força e fazer os adversários temerem. Sim, há muito o que Temer!!!
    ‘Bora Galo!!!

  5. O Galo perdeu muitos pontos bobos no início do campeonato devido a escalações e substituições do Marcelo,escalar Junior Urso na armação ou Patric no ataque ou meio é de doer.

  6. O Galo está jogando com rapidez e inteligência. Fórmula para se livrar da marcação. Continuem com esta vontade que 2016 será muito bom para todos nós!! Aqui é Galo!!

  7. O Galo ter um grande elenco e de qualidade,como muitos times europeus,é positivo porque no segundo semestre acaba prevalecendo quem tem mais lenha pra queimar,o grupo todo acaba sendo utilizado por causa de contusões,cartões,desgaste de fim de temporada,etc.Vai começar a copa do Brasil pro Galo,o que não pode existir é vaidade,o grupo tem que estar fechado,unido,um dando força pro outro e se sentindo importante ainda que esteja na reserva.Não acho que jogador tem que ser poupado ou técnico dar prioridade a uma competição em detrimento de outra,por isso é bom elenco grande e de qualidade.

  8. Acredito em uma evolução ainda maior do time, elenco parece fechado com o Galo. Jogam o futebol que me lembra 2013 mas com características diferentes. Mérito do Marcelo que vai conseguir o maior título de sua vida. Única ressalva é o apito amigo, 2 jogos nas ultimas semanas onde o Corinthians é claramente favorecido. Como diria aquele medíocre ex técnico ” Vamos Aguardar”
    Ps: ótimos textos Edu, sempre acompanho

  9. Excelente vitória que nos coloca a um ponto do líder. Caro Eduardo, perfeita sua análise da partida. Não acho que tenha sido um jogo tão brilhante como foram outros, mas o time jogou pro gasto. Concordo com a atenção até o fim, saldo de gols pode decidir um campeonato tão equilibrado. Marcelo Oliveira, que foi duramente criticado por mim, por não ser um treinador de grandes conhecimentos táticos e de mudanças durante a partida (mantenho essa impressão à respeito dele), possui uma grande qualidade, que o levou a ser bicampeão com o time da enseada das garças, quando tem um elenco de qualidade em mãos, ele não complica, não inventa, essa é na minha opinião, sua principal qualidade como treinador. Com o elenco inteiro à disposição, ele vem fazendo isso, escalando os melhores e deixando os atletas resolverem. Quanto aos laterais, ambos estão muito bem. Carlos César é muito melhor que Patric, mas Marcos Rocha é muito melhor que os dois. Então temos que entender, que não é porque o time está bem, que atletas mais gabaritados devem ficar na reserva. A posição de titular é, por mérito, do Marcos Rocha. Quanto a lateral esquerda, em que pese a possibilidade do titular da posição ser negociado, e de Fábio Santos ter mostrado ser uma excelente aquisição de nossa Diretoria, que marca bem, comprometido, exercendo bem as funções dum lateral, também acho que Douglas é o titular por mérito. Fábio é muito bom, mas Douglas também o é. Executa todos os fundamentos necessários para a posição com categoria, marca, apoia no momento certo, cruza bem, recompõe a marcação como deve fazer um lateral, além de ter 10 anos a menos, ou seja, mais gás. Que bom ter os dois, mas no meu time titular, joga o Douglas. Vamos que vamos, domingo pegamos um Santos esfacelado, sem os jogadores que estão na seleção olímpica da cbf e sem lucas lima suspenso. Jogo pra ganhar. SAN.

  10. Soa assim como dissestes no último paragrafo ,caro ! Só uma coisa preocupa , a ‘nova’ contusão do Luan – que repensem a possível negociação do Clayton – . Outra, em que pese o time estar num bom momento , um fato chamou-me a atenção no jogo , os atacantes que vinham recompondo a marcação aliviando para os volantes , ontem deixaram um pouco a desejar. Na minha opinião é um ponto a ser observado e corrigido já na próxima partida .De resto é seguir no sapatinho,comendo pelas beiradas rumo ao nosso objetivo maior . SAN

  11. Bem que você avisou para tomar cuidado com o apito….. Olha o que fizeram a favor de um dos timinhos da Globo…. parece que agora escancarou de vez….. É proibido expulsar o goleiro deles e muito menos marcar penalty contra…. Será que isso já influência da comissão que “analisa” a arbitragem????? Aquela que tem José Roberto Wrigth?????????

    1. Os ratos da arbitragem e a CBF-eixo já começaram a operar o campeonato,assim como ano passado,e em 2012,2009,1999 e por aí vai.Ontem o goleiro do Corinthians deu um golpe de UFC no jogador do rival e ficou por isso mesmo.Tenho tanta antipatia por RJ e SP futebolisticamente falando que quando não dá pro Galo eu torço pro Grêmio.

  12. Bom dia Eduardo! Bom dia Massa! Agora posso dizer, Meu Galao voltou. Voltou para assombrar! A mística está de volta, caiu no horto tá morto, caiu no mineirao é campeão! Seja onde for o Galo faz muita gente tremer! Esse sim é meu Galo forte, vingador! Humildade e raça seremos campeões! Isso se a Cbf não atrapalhar! Obrigado ao time todo! Que continuem nessa toada! E melhor ainda senão for sofrido! kkkkkkkkkkk

  13. Saudações Alvinegras. Quando o Galo estava a 9 jogos sem vitórias e os profetas do apocalipse estava já prevendo disputa para não cair. Eu demonstrei minha confiança e otimismo, sendo que desta feita mereci até a honra de destaque por este ilustre blogueiro Edu. Agora estou somente vendo o que acreditava a várias rodadas atrás. O time do Galo vem muito forte nessa briga pelo título. E Marcelo está dando a sua cara ao time do Galo. Bola no Chão, toques rápidos e envolventes. Fred e Prato estão somente a 3 jogos juntos, imagina isso daqui a uns 7 jogos. Robinho está dando gosto de ver.Esta fazendo o que se espera de um jogador do calibre dele, a diferença. Maicossuel voltou das arábias jogando muito mais bola do que estava jogando.Formando um quarteto fortíssimo. As laterais na minha opinião estão com seus devidos titulares. Fábio Santos é jogador tarimbado e experiente e passa tranquilidade. Carlos César está fazendo o arroz com feijão com eficiência e nada mais justo que mantê-lo como titular Um banco pode fazer Marcos Rocha evoluir na marcação.Rafael Carioca e Donizete são os pilares do time. Jogam muito. Rafael até merecia uma chance na seleção. Erazo (el elegante) estou fã desse jogador. Muita técnica e quando precisa dar chutão ele o faz e ainda sempre fica uma solinha p o adversário saber que ali tem dono. Léo nosso capitão evoluiu com toda equipe e Victor. Bem Victor voltou a ser o São Victor que todos conhecemos. Temos que abrir o olho com a arbitragem pois é agora que eles começam as operações para não dar muito na cara. Mas eu otimismo vai ao ponto que acredito que venceremos a tudo e a todos. O GALO ESTÁ COM A SETA ESQUERDA LIGADA. E TÁ PASSANDO DE PASSAGEM POR QUEM ESTIVER NA FRENTE. BICA BICUDO.

  14. Abordou de forma completa o jogo de ontem, chefe. Eu acrescentaria que o Pratto ainda estou se ajustando e destaco o Maicossuel e Robinho na armação e definição. O Hyoran, deles é cobrá, hein? Lembra o Lincoln. Abraço.

  15. “Eu já sabia”, tanto que havia dito, antecipadamente, que o Galão da Massa estaria no G-4 no final do turno. Agora vou mais além: – Podem mandar fazer a faixa de Bi-Campeão 1971/2016, pois na 35ª já estará sacramentado, por antecipação…..além de Bi-Campeão 2014/2016 da Copa do Brasil……Saudações…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *