Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Um jogo para se tirar lições

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Seria uma rodada perfeita se o Atlético não tivesse abusado da sorte e realizado uma de suas piores partidas neste Brasileirão. Seria uma rodada perfeita se o Atlético, diante da Chapecoense, não tivesse adotado uma postura, mais que equivocada, eu diria inconsequente, maximizando ele próprio as dificuldades que naturalmente o time de Chapecó lhe impôs durante os 90 minutos.

Seria uma rodada perfeita se o Atlético tivesse entrado em campo consciente de que para o Índio Condá aquele era um jogo de final de Copa do Mundo e de que a Chape estaria naquele jogo representando não só os seus próprios interesses como e, principalmente, interesses de terceiros que se beneficiariam com qualquer tropeço do time atleticano e, assim, entraria em campo, como claramente entrou, a bordo de mil e um incentivos e mais do que motivada. 

Seria uma rodada perfeita se o Atlético tivesse entendido que, desde o primeiro movimento da bola na etapa inicial, era ele e não a Chapecoense quem tinha a obrigação de ditar o tônus do jogo, i.e., a intensidade com que a partida deveria ser jogada e, assim, não deixar o time catarinense gostar do jogo, se sentir confortável e confiante como acabou acontecendo. O Atlético não entendeu que deviria medrar o time catarinense.

Seria uma rodada perfeita se o Atlético tivesse entendido que jogaria contra um franco-atirador, que buscaria jogar no erro do adversário, que na medida em que fosse dificultando ao líder do campeonato construir um placar favorável a si, passaria como passou, a explorar os desequilíbrios emocionais decorrentes, a pressionar o árbitro e a disputar a bola como se fosse o ultimo prato de comida que teria a sua disposição nessa vida.

Muitos teólogos do futebol defendem a tese de que é muito mais fácil pontuar contra equipes do mesmo nível ou que estão na parte de cima da tabela do que contra aqueles que estão brigando para não cair ou são francamente inferiores tecnicamente, vez que estes últimos, ao contrario daqueles outros, vão jogar sempre se defendendo, fechando os espaços e, muitas vezes, praticando, inclusive, o anti-jogo. Para estes especialistas, adversários como o Flamengo e outros que, por estilo próprio, propõem o jogo durante os 90 minutos, acabam deixando espaços que podem ser explorados. A goleada que o Internacional impôs ao rubro-negro carioca em pleno maracanã, 4 x 0, se explica muito por estas concepções.

Mas, engana-se quem pensa que eu, ao recorrer a essa tese, esteja sendo incoerente com o que escrevi nos primeiros parágrafos e agora queira justificar a atuação, sem nenhum favor, patética do time atleticano em Chapecó. Ao contrario, esse entendimento, com o qual eu comungo, só vem reforçar que o Atlético entrou muito despreparado emocional e mentalmente para o tipo de jogo que enfrentou na Arena Condá.

O fato de o time entrar com cinco modificações em relação à equipe que venceu o Internacional no Mineirão no último sábado, além de outras ausências que, se presentes, poderiam ter encorpado o time que foi a campo em Santa Catarina, também não teria contribuído para que o Atlético encontrasse tantas dificuldades e jogasse tão mal coletiva emocionalmente, com prejuízos táticos decorrentes?

Não há como discordar de que os desfalques, assim como gramado pesado, estão entre os fatores que se somaram e contribuíram para que o Atlético fizesse um jogo tão ruim quanto esse que mostrou em Chapecó. Mas, mesmo reconhecendo todas essas adversidades é forçoso admitir que o time que entrou em campo, escalado e disposto na forma em que foi organizado e orientado a se posicionar e propor o jogo, tinha potencial, bola e todas as condições de se impor e trazer aquela vitória que todo atleticano queria.

E aqui volto a falar de postura, de atitude. Por volta dos 35 minutos do primeiro tempo o scalt do jogo indicava que Atlético e Chapecoense tinham, cada um, finalizado ao gol 3 vezes. Se para o Atlético que jogava muito aquém de suas possibilidades esses números eram preocupantes, para a Chape era a confirmação do sucesso de sua estratégia. O Glorioso conseguiu voltar para o segundo tempo muito pior, ou seja, conseguiu piorar o que já estava muito ruim.

Os primeiros 12 ou 15 minutos do segundo tempo foram patéticos e, seguramente, os piores jogados pelo Atlético em todo o campeonato, derrubando a tese de alguns atleticanos de que o time, mais um vez, havia buscado controlar o jogo na etapa inicial, com o objetivo de não cansar no segundo tempo e, assim, buscar e garantir o resultado que lhe interessava. A verdade é que o Atlético jamais conseguiu ter o controle efetivo desse jogo, a não ser no breve período em que tirou o zero do placar. A pressão em busca do empate e depois do gol da virada que não veio nunca foi resultante de um jogo controlado e sim daqueles momentos inspirados no tudo ou nada. Perdido por um, perdido por mil E, portanto, sem nenhuma condição para impor qualquer jogo coordenado e coletivo. 

A Chape, sentindo a fragilidade emocional do time atleticano e a pane mental de vários atleticanos que deveriam ser os protagonistas do jogo, mal  começou o segundo tempo, foi para cima, pressionou o time atleticano, provocou vários escanteios consecutivos e teve várias oportunidades para virar o jogo. E acabou virando.

Em uma analogia com o Boxe, se o empate na etapa inicial funcionou como um knockdown, o gol da virada quase levou o time atleticano ao nocaute definitivo. O empate, tirado da cartola do mágico, acabou sendo um resultado excepcional para o Atlético.

Quem nunca ouviu dizer que “porco magro é quem suja a água”? Mas, também, quem nunca ouviu dizer que se depreciarmos o perigo, se menosprezarmos as dificuldades, se subestimarmos os adversários, seguramente a nossa água será suja e só nos restará chorar sobre o leite derramado.

Por tudo isso, mesmo reconhecendo os elementos dificultadores que se conjugaram contra o Atlético em Chapecó, é mister alertar ao clube, dos seus próceres, passando pela diretoria de futebol e pelo treinador Cuca, até os jogadores, para que tirem lições desse jogo afim de que, os tropeços, normais em qualquer caminhada, sejam, se não totalmente evitados, aconteçam cada vez menos, vez que a regularidade é o pulo do gato em competições de tiro longo como o Brasileirão.

O Atlético só perde este Brasileirão se fizer muita bobagem. 

53 thoughts to “Um jogo para se tirar lições”

  1. Olá amigos da bola!

    Vendo Brasil ontem, me remete ao Galo!

    Tite/Cuca tem muito em comum! Alguns sistemas táticos idênticos!

    Primeiro tempo do Tite pareceu o Galo do Cuca no início dos jogos.

    Coloca quatro no meio e dois atacantes, pelo meio também.
    Muita marcação e pouca produção. Pouca inspiração, pouca criação etc.

    Óbvio!
    Os dois péssimos treineiros povoam o meio, e justamente por isso, os times produzem pouco no ataque.

    Óbvio também, que dois centroavantes na frente não daria certo.

    Os gols do Brasil ocorrem no segundo tempo, após colocar jogadores específicos pelas pontas!

    Entendeu senhor Cuca?

    Keno aberto na ponta esquerda, um centroavante e mais um atacante na direita!… os três livres para fazerem o que “quiserem”!…

    Três no meio! Dois volantes, um armador.

    Dois laterais, dois zagueiros, mais goleiro, para frente, marcação alta, em velocidade. Dessa forma, com esse baita elenco, não tem para ninguém!

    Futebol é simples!
    Basta coragem!

    VOJVODA com elenco mediano para baixo, mostra isso!

  2. NACHO FERNANDES É O CRAQUE DO TIME , É O DISTRIBUIDOR DE JOGADAS , MAS CUCA ESTÁ MATANDO O FUTEBOL DE NACHO.
    BOTA NACHO PRÁ CORRER PRÁ TODO LADO , NA PONTA , MARCAR E ARMAR , ASSIM NÃO DÁ.
    NACHO É JOGADOR PRÁ JOGAR CENTRALIZADO , NO MEIO DE CAMPO , DISTRIBUINDO O JOGO E BOTANDO OS ATACANTES NA CARA DO GOL.
    KENO TEM QUE JOGAR NA PONTA ESQUERDA E SOLTAR LOGO A BOLA .
    JÁ HULK , NÃO PODE CONTINUAR DESSA FORMA , AMARRA UM CORDÃO NA BOLA , E SEMPRE ACABA PERDENDO , PREJUDICANDO O ATAQUE.
    HULK NÃO DÁ PASSE DE JEITO NENHUM , PREFERE PERDER A BOLA E PREJUDICAR O TIME.
    ENTÃO , CUCA , OU CORRIGE ESSES DEFEITOS OU NÃO GANHAREMOS ESSE BRASILEIRÃO.

  3. Saudações atleticanas!!
    Amanhã é pra ganhar! 1×0 é goleada, mesmo diante do ‘perigoso’ Ceará. Todo cuidado é pouco, mas eu estou confiante numa vitória amanhã. Ainda mais com a volta do Savarino e Diego Costa.
    VAAAAMMOOO GAAAAALLLLLLOOOOO!!

  4. Hulk não tem crédito!
    Teria se não tivesse pipocado quando nós mais precisávamos na semifinal da libertadores. Quando ia tirar um 10, pois vinha muito bem, aí ele fez aquela lambança. Zico foi um dos maiores cobradores de pênaltis da história, mas tremeu diante da França quando mais se precisava que ele fosse bom numa cobrança. Perdeu todos os créditos em se tratando de Copa do Mundo. A vida no futebol é assim. Hulk que vinha numa crescente, voltou à estaca zero. Bundão!!

  5. ERNEST ,

    O nosso ÂNGELO , boleiro das antigas , há tempos escreveu aqui no blog que a criatividade não suporta as amarras de esquemas de laboratório ou cozidos em caldeirões de magias .

    Em uma frase ele exortou o MANSO a deixar o NACHO livre em campo.

    Ninguém deu bola pra ele …..

    1. BARATA,

      O Ângelo, que jogou no Galo?

      Ângelo, meio-campista do Atlético, esteve naquele Atlético de 71 e de 77.

      Jogava muito…

      Sobre NACHO é isso: enquanto criação, está amarrado, peado, engaiolado, enjaulado, no corró…

      E o time atleticano, por isso, correndo errado…

      Se o Cuca não soltar o cara no ponto parado, para criar, o time vai penar até a última rodada.

      Pode pintar CAMPEÃO, mas não com os pés nas costas.

      Time temos para ser CAMPEÃO com rodadas de antecedência e com os pés nas costas.

      Mas o Cuca precisa enxergar isso…

      1. ERNEST ,

        o ÂNGELO aqui do blog não é o nosso meio-campista , que infelizmente nos deixou , mas é/foi um cara que chupou muita laranja nos vestiários da vida , e sabe horrores de e sobre futebol .

  6. “Um jogo para se tirar lições”. Lições de quê mesmo?
    Só nos últimos cinquenta anos o Galo já teve jogos muito mais doutrinários e pedagógicos que esse e não aprendeu nada. Em termos de lições o Galo é mestre e não precisa que alguém venha lhe ensinar a arte do derrotismo, do vexamismo, e coisas semelhantes.

    Jogar fora títulos praticamente ganhos como o do ano passado é a única coisa que esse time sabe fazer e o faz com maestria. Portanto, nada de duvidar que ele entregue mais esse título apesar de todas as evidências lhe garantirem a preferência.

    Vai, Galo. O Ceará e o Santos precisam de uma mãozinha. Vai fazer o que você sabe e gosta. Eu acredito que você será vice mais uma vez.

    1. Ô Paulo, to achando que esse seu pessimismo no fundo é o contrário hein… rsrs. é aquela ‘deixa’ de jogar verde pra colher maduro. Fato é que o Galo está com a faca e o queijo na mão esse ano. Bem mais que nos anos anteriores. Vamos torcer, jogo a jogo! E no final veremos o que esse time vai aprontar pra Massa!!

  7. bom dia Eduardo e massa e Max pereira. grande texto max pereira. galo vai jogar contra 2 equipes que está brigando para não cair para serie B. meu pesadelo que o galo é rei para levantar defunto. Ceará e santos. aliás ontem acompanhei o jogo do São Paulo e peixe o galo vai ter que jogar muito para ganhar do peixe. que Diego costa volta rápido. que nacha Fernandes acorda. que Hulk fominha solta bola. que Nathan silva para de entregar. que keno doronex acorda. ontem assistir o sub 17 do galo simplismente jogadores mimados e peladeiros e um montes de afilhados de empresários. a base do galo um xou de horrores. que cuca desapare com Nathan. Hyoran e tchê tchê do time. aos verdadeiros atleticanos e modinhas a corneta vai piar. rsrs.a galo não me faz embebedar de tantas decepções. rsrs.vai galoooooooo.

  8. Bom dia!
    E se o se , se se……
    Parece música do Francis Hime” e se o Botafogo for campeão, e se o Arapiraca for campeão…”
    Esse ano não tem choro nem vela, Galo Campeão Brasileiro de 2021, apesar dos porém e dos se.

  9. Nada mais banal , monótono , cansativo do que ouvir justificativas sobre atuações de um time de futebol , tais como :

    – tirar lições
    – aprender com os erros
    – teve desfalques ( sem considerar que o adversário também os teve )
    – campo pesado ( como se o estivesse só para um dos times )

    É muito trololó , conversa pra encher linguiça , papo de botequim .

    Se tudo isso for considerado só podemos chegar a uma conclusão :
    a turma toda tem deficit de aprendizado !

    Não aprendem NUNCA !!!
    Parece que fazem parte da Escolinha do Professor Raimundo .

  10. MAX e Canto do Galo, bom dia!!!

    NACHO:

    “Seria mais uma rodada perfeita se…”…

    Ótimo texto, MAX, Parabéns!!!

    EVANDRO PEREIRA, sobre NACHO, escreveu: “(…) a raiva de ver este nacho atrasando bola pra zagueiro, correndo improdutivamente , como barata tonta, o campo todo pra dar passe lateral…”.

    Ontem no Blog, LUISINHO INÁCIO, jogou luz no problema tático atleticano a partir do NACHO.

    Deveria o Rodrigo Caetano pegar a postagem do LUIZINHO INÁCIO, de ontem, e fixá-la na Sala Tática do CT para que o Cuca, principalmente ele, recebesse a sua luz para abrir o entendimento e discernimento tático-estratégico-de-jogo, assim como todos os jogadores.

    O desempenho pífio do Atlético na maioria das partidas resulta de equívoco do treinador ao distribuir os caras no tabuleiro, taticamente observando.

    E aí caímos no “X” da questão: NACHO é o cérebro do time, o ritmista e organizador.

    Tal qual Ronaldinho em 2013, NACHO tem que ser centralizado no ponto parado sem marcação para receber a bola na boa e distribuí-la em enfiadas, facões, tabelinhas 1-2-3, assistências e infiltrações na área do adversário.

    NACHO, e não Hulk, é o cara a partir do qual o jogo ofensivo do Atlético deveria ser acelerado.

    Nada de colocar o cara para correr como louco e estar em todos os lugares do campo, seja porque a idade chegou, seja porque isso é desgastante, seja porque está correndo errado.

    O esquema tático do Atlético deveria ser o 4-3-3 com dois volantes (Allan e Jair) e Nacho, livre e paradão, o terceiro homem, como observou o LUIZINHO.

    E por isso dois volantes e não um, para deixar NACHO livre e paradão.

    E três no ataque com dois ponteiros abertos para dar amplitude e profundidade ao time, como Cuca fez no 2’T contra o Internacional,e como observou o LUIZINHO.

    Sem isso, NACHO correrá errado e o desempenho dele e do time vai desandar.

    Ronaldinho, em 2013, ficava no ponto parado e todo o time corria pelo cara e para ele.

    O mesmo sempre ocorreu com Messi no Barcelona e agora no PSG.

    Aliás, com a chegada de Messi no PSG, Mbappé, até então a estrela da companhia, além de enciumado e descontente, chegou a tentar entrar em vão em rota de colisão com o argentino.

    Quando a imprensa e a torcida percebeu que Messi corria mais que o garotão e o desempenho do time começou a desandar, Mbappé caiu na real e perdeu a queda de braço ao afirmar para o mundo:

    *(…) Eu concordo em correr quando o Messi estiver andando…”.

    Mbappé disse mais:

    “(…) Quando você tem Messi no time, sabe que ele tem que fazer um pouco menos para ter fôlego e estar mais lúcido…”.

    No Galo, o NACHO foi colocado na condição de maratonista, marcador, ponta, volante, armador, ponta de lança, um verdadeiro “Zé Faz Tudo” que tem feito pouco.

    NACHO não tem esplendor físico para correr como louco para todo lado. Tem sido isso, decerto, que está apagando seu talento, sua genialidade e seu bom futebol.

    NACHO não é um Ronaldinho, um Messi…

    Mas joga muito. Falta apenas o Cuca enxergar isso e convencer o time a correr pelo cara, inclusive o Hulk.

    O Atlético está correndo errado e Cuca tem culpa nisso…

    Acordaaaaa, Cucaaaaaa!!!

    1. Sim, principalmente pelo fato de seu biotipo fisico , este posicionamento dele está muito errado , correndo do nada pra lugar algum , atrasando o jogo, perdendo divididas, armando contraataques , Fica então, a pergunta, caro Ernest ,porque enxergamos, todos nós isto e o manso, não?

  11. Prezado Evandro, ótimo dia

    Quando nos posicionamos aqui vendo o pífio futebol apresentado por um elenco caro para os padrões brasileiros, somos chamados de negativista etc. Quem conhece a história já esta de saco cheio de morrer na praia, e é por isto que extravasamos. Os dez dias que esse imbecil pediu para colocar o time no eixo vence quando? A libertadores deram de para os adversários, e anote aí o flamerda vai passar por cima do palmeiras. E quem acha que o brasileiro está fácil, de acordo com as estatísticas, lembre-se que o técnico é um sem noção.

      1. Caro Leonardo , relutei em criticar cuca quando estavamos ganhando bem , pontuando e de certo modo, convencendo , pela entrega em campo. E não queria fazer parte dos amigalos que participam da temporada de caça ao Manso roedor. Acabou a minha paciencia naquele primeiro jogo da semifinal , quando jogaram no lixo, sem dó e piedade ,a classificação valiosissima pro clube , em todos os sentidos. Faltou treinador, sim, em todos os sentidos, pra estancar e corrigir a rota daquela partida.

  12. Bom dia, Eduardo, Max Pereira, atleticanas e atleticanos.

    Alguém duvida que o Galo faça as bobagens que o MAX julga necessárias para ele perder esse campeonato?

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO E PRONTO PARA FAZER BOBAGENS COMO SEMPRE FEZ.

  13. O Hulk tem que parar de ser fominha e parar de perder gol
    O Nacho tem que aparecer

    Ponto.

    Sem isso, Galo entregará mais um título de bandeja.

  14. Bom dia, Massa, Max e Guru,

    Dizem que durante um campeonato tão longo como o brasileiro, é certo que todo time que o disputa, em alguma ocasião, passa por momentos de instabilidade. Espero que este momento tenha sido justamente aquele do primeiro turno, onde perdemos pro Fortaleza, empatamos com a Chape e depois perdemos para Ceará e Santos. Mas, se o time não vem passando mais por este momento, não podemos dizer o mesmo de certos jogadores chave, que nas últimas partidas têm deixado a desejar.
    Natan Silva, considerado a maior revelação do brasileirão até então, tem se mostrado inexperiente e por dois lances de pura displicência nos tirou da final da liberta e deu o segundo gol pra Chape.
    Nacho, a quem chamamos de maestro, deixou de jogar o futebol que o credenciava a senão o melhor, mais um dos melhores camisa 10 do continente e hoje , seu futebol é uma caricatura do que jogava quando chegou.
    Hulk, que em apenas 3 meses de clube conseguiu o feito de entrar pra galeria de ídolos, vem se mostrando barbantinho e fominha, e detalhe reclamão demais, pois em todas as faltas que sofre sempre questiona o juiz, mesmo que este tenha dado falta no lance.
    O que está acontecendo? Cabe ao técnico chamar estes jogadores num canto e recuperá-los urgentemente, porque mais do que nunca precisamos que eles voltem a ser o que eram até à pouco tempo.

  15. Bom dia!
    Só quero saber até quando esse grande treinador vai continuar a recorrer a esses “grandes jogadores” como Hyoran e Nathan. Esses caras não ajudam em nada. Fico pensando se fosse o Savio ou outro jogador da base que tivessem essas inúmeras oportunidades sem aproveita-las. Os anti base iriam cair de pau na cabeça dos moleques. Já estão pegando no pé do nosso melhor (disparado) zagueiro.

    Precisamos de uma camisa 10!
    Precisamos de um treinador pra 2022!

  16. LEONARDO MELLO ,

    o Hulk tem que recuperar imediatamente a condução do grupo.

    Deixar na mão do MANSO vai ser uma catástrofe .

    A prova de sua incapacidade é a ação entre amigos que ele promove por onde passa .

    A renovação do Réver é o exemplo inconteste de como ele se mantém nos clubes : tudo em torno de uma “panelinha” pra se sustentar .

    Cuca é uma FAKE NEWS !!!

  17. Bom dia a todos!
    “O Atlético só perde este Brasileirão se fizer muita bobagem”., de fazer bobagens e perder campeonatos o Atlético entende como poucos. o Galo deve ter PHd em fazer bobagens e entregar jogos fáceis. O clube ama entregar a paçoca e comemorar a segunda posição ou classificação para outras competições.
    Grande parte dessa fragilidade do Galo com equipes mais fracas, a meu ver, se dá pelo fato da soberba e salto alto que acompanha a boa parte da torcida, diretoria, comissão técnica e jogadores.
    Aqui mesmo, no democrático Canto do Galo, na quarta feira antes do jogo, pode-se notar vários torcedores menosprezando a Chape. Alguns fizeram igual ao ex jogador do rival, aquele que disse “se não ganhar do CSA, pelo amor de Deus”.
    Pois é, não se ganha jogos ou títulos se você não disputar todas as partidas com vontade de vencer, desde o mais fraco adversário até o mais poderoso.
    Foi nessa soberba e salto alto que alguns idiotas, (desculpem a expressão), compraram antecipadamente ingressos e reservaram hotel em Montevidéu para a final da Libertadores.
    O problema é que eles esqueceram que ainda havia mais um jogo a ser jogado e que aquela soberba e idiotice poderia e foi utilizada pelo adversário que se classificou a final, e nós, bom, ficamos mais uma vez pelo caminho, como sempre.
    O Atlético enfrentará mais dois adversários que estão na luta contra o rebaixamento, se continuarem achando que podem ganhar a qualquer, sem demonstrar organização, sem raça, sem empenho, serão mais seis pontos atirados no ralo e mais um campeonato perdido.
    O brasileirão quer o Atlético campeão, o problema é que o Atlético quer ser vice.

  18. Bom dia, Eduardo, Max Pereira, atleticanas e atleticanos.

    Peço licença, MAX para usar a sua última frase: “O Atlético só perde este Brasileirão se fizer muita bobagem”. E completo: Alguém duvida que ele faça?

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO E PRONTO PARA FAZER BOBAGENS COMO SEMPRE FEZ.

  19. Bom dia.
    O problema é que já começou a fazer bobagem. Desde o primeiro jogo contra o Palmeiras na semifinal. Espero que pare por aqui, senão esse final será melancólico e desanimador.
    Espero também, sinceramente, mudanças de comportamento do Stival, Givanildo e Ignácio, nessa ordem. Cada uma dependente da anterior.

  20. “O Atlético só perde este Brasileirão se fizer muita bobagem”.

    Pode acreditar, Max Pereira, nós já conseguimos proezas muito maiores e mais difíceis do que essa! Segue uma listinha básica, à despeito de algum esquecimento, afinal de contas o alemão já deu uma encostadinha por aqui.

    Vice-campeão Brasileiro Invicto
    Semi-finalista da Libertadores eliminado invicto
    Perdeu do Rosário Central por 4 X 0 (poderia perder por 3 X 0) e borrou nos pênaltis
    Eliminação por um tal Jorge Wilsterman, time boliviano, dentro do Mineirão
    Várias derrotas em semi-finais do Brasileirão, muitas delas decidindo em casa
    Eliminado por um tal Brasiliense numa semi-final da CB (tomou 3 X 0 no Mineirão)
    Perdeu o BR-12 quando ao final do 1º turno tinha 10 pontos de vantagem e 1 jogo a menos

    Cruz credo!! Volta para o mar, oferenda!!!! Sai azar!!!!

    Abraços

  21. Bom dia Eduardo , Max e Atleticanos! agora chegou o momento de virar a cartola de desculpas e tentar aprimorar a técnica perdidas nas últimas partidas. VEJA O PALMEIRAS NÃO AGUENTOLU O MEQUINHA E ISSO POR SI SO MOSTRA COMO JOGAMOS MAL CONTRA ELES.
    Se analisar as partidas contra fluminense, bragantino, o time também ficou devendo . Somente venceu o inter, em função de uma noite inspirada do Keno, mas o restante do time devendo. é urgente a volta de qualidade do meio campo e do ataque , não podemos perder de palmeiras e flamengo , temos que garantir esse título a qualquer custo e o mais rápido possível, antes que a CBFLA invente algo contra o Galo. Saudações Atleticanas

  22. Bom dia Max. Bom dia a todos. Um jogo para tirar lições, inclusive, para nós torcedores. Jogar pra baixo em razao das decepções passadas e recentes não contribui em nada. Deixar o corvismo de lado e apoiar o time seria o ideal, pois como disse o Enderson Moreira, recentemente a torcida do Botafogo, apoiar nas vitórias e conquistas é facil. Mas, o time precisa de apoio é nos momentos de dificuldades. Que a torcida abrace e apoie o time….Ganhar os próximos quatro jogos: Ceará, Santos, Atlético Goias e Cuiabá será essencial….

  23. A Caro Max, este texto deveria ser afixado na porta do vestiario do Atletico , numa tentativa de mexer com o brio dos milionarios jogadores , tão instaveis emocionalmente quando enfrentam um time que tem jogadores cujo salario é complementado com cesta básica. Uma tentativa , além de evocar o brio, pedir VERGONHA na cara, respeito à instituição, respeito que não tiveram na eliminação da libertadores de , tão grotesca e ridicula que foi. A raiva de ver nosso melhor jogador hulk , sem espirito coletivo pós esta merda de seleção , jogando pra aparecer na vitrine, prejudiando o time . a raiva de ver este nacho atrasando bola pra zagueiro, correndo improdutivamente ,como barata tonta, o campo todo pra dar passe lateral, a raiva desta tão elogiada defesa ser vazada por geovanio , se transforma num fantasma que nos assombra a meio seculo , a entregada na reta final, o fim do gás , a personificação do cavalo paraguaio a profusão de erros quando não se admite erros. E a cerja do bolo , entrada de hioran e nathan quando precisamos vencer. Se está instável contra chape , o que acontecerá quando pegar confrontos com times melhores e na disputa pelo titulo? Continuam a vacilar , ninguem toma providencia , tem que cobrar e exigir postura de time campeão. Abraço , Max, perdoe o negativismo, estamos todos cansados de vacilos. Belo texto, parabéns novamente

  24. O torcedor atleticano sempre teve um comportamento peculiar, apoiava quando o time estava uma bosta e criticava quando o time estava bem na tabela. Nunca entendi isso, mas considerava válido, pois eram atos passionais vindos da arquibancada.

    Já aqui no blog há uma legião de pessimistas e reclamões que nunca vi em lugar nenhum.

    São 16 jogos de invencibilidade e 11 pontos à frente do segundo colocado. Sofremos apenas 3 derrotas em 23 partidas. Melhor defesa da competição (algo inédito). No entanto, parece que estamos na zona de rebaixamento.

    É impressionante como alguns comentaristas são malas, verdadeiros pé no saco. Não aceitam nada menos que a perfeição.

    Só queria fazer uma pergunta: vocês
    PRATICAM este nível de EXCELÊNCIA que EXIGEM do Atlético nas suas vidas profissionais e pessoais?

    Lembro-lhes que torcer para o Galo nunca foi tarefa pra gente frouxa. Ser Clube Atlético Mineiro é, antes de qualquer coisa, um ato de resistência, resiliência e fé!

    Muitos acham que são fanáticos, mas são na verdade meros simpatizantes, tal qual a imensa maioria de marias vaidosas.

    O Atlético vai ser campeão Brasileiro?
    Pode ser que sim, inclusive ele é o grande favorito no momento.
    Será finalista da Copa do Brasil? Provavelmente sim, pois tem mais time que o Fortaleza.
    Vai derrotar o Flamengo numa eventual decisão? Torço muito pra isso acontecer. Mas nada na vida é garantido.

    E se não ganhar nada? Foda-se! E se der “vexame”, como alguns aqui estão profetizando? Foda-se!
    Entenderam? FODA-SE!!!

    Eu sou Galo incondicionalmente, desde quando meu pai me levou, ainda criança, pela primeira vez ao campo, e pude sentir aquela emoção que até hoje guardo na memória.

    1. Bom dia a todos.
      Até que enfim um comentário sensato. Difícil viu, pq parece que estamos lutando para não cair. Quem já jogou futebol amador tem capacidade de entender melhor como é difícil jogar desfalcado de 1 jogador quando o time está entrosado, agora imagina com vários desfalques?? Ainda com campo pesado e time recuado. Reclamam de tudo, criticam todos. Claro, espaço democrático, temos que respeitar todas as manifestações mais sinceramente tem pessoas que me parece amargas demais. Será que são tão perfeitos no seu dia a dia para cobrar tanta perfeição? Será que como torcedores faz bem a equipe com tanta criticas e energias negativas?
      E quando ganha não dão o braço a torcer, parece que o prazer e cobrar e falar mal. É Galo, tem que lutar contra tudo e contra todos, com pequena parte a torcida também…

    2. GB ,

      você colocou um questionamento coletivo ao usar o termo “vocês” .

      Como eu faço parte desse grupo , respondo a você :

      ninguém tem que dar satisfação a quem quer que seja sobre o seu proceder como torcedor de futebol, quanto mais misturar exigências e cobranças da vida pessoal e profissional com mera distração e entretenimento que vem a ser um jogo de futebol .

      Querer enquadrar torcedor dentro de suas considerações sobre comportamentos de arquibancada é o “ó do borogodó”

      Pura e tão somente filosofia de botequim , “fervorosa, resiliente e resistente” .

      É PRACABÁ !!!

    3. perfeito seu comentário, faço minha suas palavras. Não torço para títulos, torço para o Glorioso Clube Atlético Mineiro e muito tranquilo para o que vem em nosso futuro de um Clube estruturado e planejado até 2026. Grande Abraço GB

    4. acredito que é mais um verdadeiro atleticano e modinha. sou otimista e pessimista se não goste que criticam estes pipoqueiros ok faz aqui. aliás o blog é democrático. queira você e outros modinhas que aparecem aqui quando o galo esta bem.vou criticar e elogiar quando eles merecerem. fica a dica.

    5. GB, bom dia,

      Alertar para que o time não mais repita erros que o fizeram perder pontos não é o mesmo que ser negativista. Reconheço, entretanto, que muitas postagens de atleticanos neste e em outros espaços após resultados e atuações que desagradaram vêm frequentemente carregadas de ódio, passionalidade e muito negativismo.

      Mas, não posso concordar com assertiva que mistura o ser atleticano com o não torcer para títulos e apenas para o clube. O que deve ser defendido e estar na ordem do dia de qq atleticano é TORCER E CONTRIBUIR COMO ESTIVER A SEU ALCANCE PARA QUE O GALO SEJA CAMPEÃO. Ou seja, torcer e contribuir para que os títulos aconteçam.

      Caso contrário, aí sim, o atleticano estará dando ao clube um tremendo FODA-SE.

    6. Caro GB

      Por essa e outras que estamos a 49 anos na fila!

      Tá querendo oq, bodas de ouro?!?! eterno cavalo paraguaio?!? só pode ser!!

      A cobrança tem ser encima de todos, jogadores, diretoria e principalmente o “MANSO”

      Esperar mais??? te quando?!?! Quero o BR já!!

      GALO SEMPRE!!!!

    7. Parabéns, caro GB, é isso aí! Eu já nem esquento mais com essa turma que torce pra ter razão e não para o Galo. Quem acompanha este, blog, mesmo que ocasionalmente, sabe quem são. Torcem contra mesmo, na cara dura, pra depois poder dizer “eu não falei”. Fodam-se eles, rirei no final, quando formos campeões! SAN

      1. Caro Barros

        Sempre entro para ler os comentários, de certo sinto que vc anda um tanto quanto sumido, gosto da maneira que comenta, seja sobre a tática aplicada e jogadores etc.., portanto, acho que entende do riscado!

        Não acha que o desempenho coletivo caiu?!? concorda que está tudo bem, normal ?!?! O Cuca não deveria rever seus conceitos e tentar algo novo do que continuar na mesmice?!?

        Forte abraço meu caro, não some não!

        Galo Sempre

        ,

  25. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Para mim, caro Max, sobrou soberba e faltou futebol ao time do galo. Todos nós cantávamos como fava contada, achando que o time ia entrar em campo atropelando, jogando com intensidade, encurralado a chapecoense. Ledo engano! Somente nos minutos finais, na base do desespero, é que conseguimos encurralar a chape.
    De quem foi a culpa? Do treinador, que não soube traçar a melhor estratégia de jogo , e dos jogadores, que se acomodaram e se prenderam a uma estratégia equivocada. Faltou o que nós atleticanos mais gostamos: ATITUDE!
    Se o Galo não se impor, cada jogo vai ser um sofrimento danado e a maquininha dos cálculos de probabilidade, vai nos deixar malucos.
    Vencer o campeonato só depende do galo, desde que não dê sorte para o azar!
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Isto sim, é comentário lúcido, imparcial e escancara a verdade, sem passar pano , sem corneta. Se faltar ATITUDE como faltou na semifinal tenebrosa e neste jogo contra chape, é terra arrasada sim, o apoio que damos ao time , incondicional quase sempre, exige, no mínimo, ATITUDE , COMPOSTURA , o resto é mimimim, blablabla me engana que eu gosto . E repito , HOJE E SEMPRE, GALO

    2. ERNEST ,

      O nosso ÂNGELO , boleiro das antigas , há tempos escreveu aqui no blog que a criatividade não suporta as amarras de esquemas de laboratório ou cozidos em caldeirões de magias .

      Em uma frase ele exortou o MANSO a deixar o NACHO livre em campo.

      Ninguém deu bola pra ele …..

    3. Voltaram os especialistas em torcida. Como “ser atleticano” : tutorial !

      É de amargar essa conversa de querer regular torcedor, imputando-lhe ódio e negativismo em suas reações mais que naturais .

      O que passa na cabeça dessa gente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.