Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Torcendo e fazendo contas

tv led 3d smart - 250x250Acordei hoje com uma ressaca emocional, causada exclusivamente pelo resultado de ontem à noite no Itaquerão. Acreditei na vitória, desde antes da partida até o último instante do jogo. Embora o último suspiro tenha sido naquela falta em que, inexplicavelmente, o péssimo e tendencioso juiz ainda deu um minuto a mais que o previsto para tentar prejudicar – ainda mais – o Galo. Dormi num misto de alívio pelo empate nas circunstâncias da partida e inconformismo pelo distanciamento da caça aos líderes.

Ainda mais considerando que o América cedeu o mando de campo para o Palmeiras, o que facilita a vida para os paulistas. Que os jogadores do Coelho tenham o brio que falta à diretoria do time e, em campo, consigam se impor ao poderoso líder eventual. Acho improvável, mas nesta altura me agarro até ao que o América nunca teve. Postura, compromisso, vergonha!

Fiquei com a tabela em mãos analisando, tanto em relação às reais possibilidades quanto ao desempenho do time no campeonato. Apesar de tudo, temos uma bela campanha. Nem vou entrar nos fatores extracampo, pois até eu mesmo, que não me canso de reclamar dessa conspiração, já ando de saco cheio. Esperar moralidade e ética da CBF é chover no molhado.

Todavia, temos totais chances de somar 12 pontos nas próximas quatro rodadas. América (C), Botafogo (F), Figueirense (C) e Flamengo (C). Se isso se confirmar, estaremos de volta à briga pelo título.

Vejamos. Com o líder Palmeiras, ainda temos um jogo que será em Belo Horizonte, e no do primeiro turno vencemos em São Paulo. Já o vice-líder, Flamengo, virá a Belo Horizonte e podemos vingar a derrota em Brasília. Santos, vencemos aqui, com time misto, e – vergonhosamente – fomos derrotados lá. Fluminense empate em BH e derrota sofrível no Rio de Janeiro.

Depois, Atlético do Paraná, empate lá e vitória aqui, portanto quatro pontos. Grêmio, um heróico empate no Sul e um vexame na derrota em Belo Horizonte. Corinthians, outro do qual ganhamos quatro pontos: vitória em Belo Horizonte e empate na casa deles. Botafogo, que vencemos aqui e ainda enfrentaremos. Na minha conta, temos de trazer três pontos do Rio. Depois, a chata Ponte Preta, ganhamos seis pontos em duas vitórias.

torcida jogo com a Ponte CBrasileiro 01-10-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Na turma de baixo vem a Chapecoense, que será nossa última partida, podendo ser decisiva para nossas pretensões. Time chato e difícil de ser batido em Santa Catarina e que, no primeiro turno, vencemos com dificuldade. Coritiba, que ainda temos de enfrentar no Paraná – aqui foram três pontos. São Paulo já vencemos lá e aqui não poderá ser diferente. Até pra calar a boca do “boquirroto” Leco, que tentando desviar da péssima campanha do seu time, ataca o Galo.

Do Vitória asseguramos quatro pontos, mas poderia ter sido seis – ganhamos aqui e empatamos em Salvador. O mesmo digo em relação ao Sport. O empate lá foi traumático. Depois de abrirmos 4 a 2, cedemos o empate. Foram também quatro pontos que deveriam ser seis. Cada ponto perdido que faz uma falta danada.

Tanto terrível foi ganhar apenas um ponto no clássico mineiro, quando, na pior das hipóteses, deveríamos levar quatro. A derrota no turno, com direito a gols de Riascos, foi de doer. No segundo turno, com o jogo nas mãos, abusamos em perder gols e tomamos o empate numa jogada infantil. O Figueirense, que segurou um empate lá, terá de pagar o pato na volta. A se confirmar, serão quatro pontos, onde caberiam seis. Internacional, essa baba que já teve três ou quatro treinadores, tirou três pontos no turno, mas na volta viramos os gaúchos em Belo Horizonte. Já os dois últimos, com passaporte assegurando para a série B de 2017, vencemos no primeiro turno, e nos jogos de volta é obrigação vencer ambos. Santa Cruz e América, times que subiram e estão de volta ao rebaixamento, não podem sequer empatar com o Galo. São adversários para assegurar 12 pontos, seis já foram agora é ratificar no jogo de volta.

Apesar da instabilidade, o Galo vem fazendo uma boa campanha e o Atleticano marcando presença, aqui em Belo Horizonte e onde o Galo vai jogar. Afinal, a terceira colocação, embora queiramos o título, não pode ser desprezada. Tem gente, aqui em Belo Horizonte mesmo, que tenta tirar sarro dos Atleticanos. Se estivesse tão ruim quanto essa gente quer determinar, imagina para o lado deles?

13 thoughts to “Torcendo e fazendo contas”

  1. Dudu uma pergunta : _ Achas 04 pontos conquistados fora de casa, em 06 disputados ruim ? Eu não! tirando aqueles 08 primeiros jogos em que fomos mal ,nosso aproveitamento hoje é de 75% . Portanto ; ABENÇOADO SEJA O CLUBE ATLÉTICO MINEIRO que será CAMpeão na 37ª rodada batendo os bambis de vila sônia ,num domingo ensolarado, no Horto e/ou Mineirão lotados e eu estarei lá lavando minha alma por tudo de ruim – e bão támem – que já vivi com este meu GALO doido. Seremos CAMpeões dessa bagaça no bom e velho estilo CAM ; na raça e na sofrência ,mas levantaremos este caneco . Faltando 09 rodadas sendo 05 jogos em casa e 04 fora ??? Só lembrando, deram-nos por mortos aos 48 do segundo tempo ,deram-nos mortos naqueles 04X01 e saímos fortalecidos de todos ,não será agora ainda com chances claras que jogarei a toalha.O pulso ainda pulsa caro ! No grito e nas palmas … no peito e na alma … eu sou é GALOOOOOOO… irmão !!! Quem viver verá ! SAN

  2. Se você acha que o título já era, por favor, esqueça o Galo até o final da temporada. Ficar exercitando corneta não ajudará em NADA.

    Depois que acabar o campeonato, a gente desce a ripa em quem precisar. Combinado?

  3. Concordo, conspiração foi os dois gols perdidos pelo Yuri e um pelo Clayton além das péssimas partidas já disputadas contra flamengo e fluminense. Vamos parar de chororô, jogar bola e parar de perder gol feito. O Fred foi disparado o pior jogador em campo e não entendi a saída do Robinho, já que tinha que recompor o sistema de defesa que tirasse o pior atacante. Galo sempre.

  4. O time todo quebrado e ainda querem crucificar desde o MO e até o presidente. Saudades da época em que lutavamos contra o rebaixamento e a torcida apoiava e acreditava até o fim, pelo menos naquela época nossa torcida não era só modinha que pensava em ganhar tudo a qualquer hora. Muitas reclamações sem fundamento algum, concordo com voce Eduardo ótimo resultado, ruim foram os resultados como contra o Sport, Vitória, Fluminense, Genérico ai sim fazem falta. Concordo que ficou mais dificil, mas dai a dizer que não tem chance vai anos luz de distância. Eu acredito sempre, pra quem estava eliminado aos 48 do segundo tempo numa Libertadores e ainda se classificou nada está perdido. Quem não acredita que vá assistir novela, filme ou fazer qualquer outra coisa. Deixa os comentários pra quem ja passou por muitas outras adversidades e nunca desistiu. Pra quem ja roeu o osso hoje estamos vivendo a base de filé. Saudações Alvinegras.

  5. Pessoal..vamos para com esse negocio de conspiração. Se assim fosse o juiz não anularia o gol (pq tava claro que o corintians não tava jogando nada e ia ser dificil fazer gol). Outro fato (ou outros)foram os gols perdidos pelo Yuri e Clayton…até mesmo o R7…com uns chutinhos de traque. Isso é conspiração da CBF? E o Fred, que não ta jogando nada..Será que é por causa do “piriri”. Ai vamos falar que teve conspiração no hotel e batizaram a comida dele.. AH..para né gente!. Se fizer os gols que estão perdendo…Não tem conspiração.

    1. Bravo, Bravo! Essa chatice de transferir a culpa à Globo, CBF e ao juiz nada mais é do que se iludir. O time não empolga, não traz confiança. 2016 já era! O único título será a eleição do prefeito de BH!

  6. O Galo tem chance de ser campeão, mas, com as escalações que o Marcelo vem fazendo acho muito dificil, se os jogadores não tomarem frente pra resolver.
    Ontem todo mundo tava vendo que o Yuri esta horrivel e porque ele nao trocou pel Dátolo?
    Fica dificil achar alguma coisa se o presidente nao tomar providencia sobre as susbtituições.

    1. Estamos perdendo pontos por falta de esquema tático e substituições erradas, porque colocou Patric e não Datolo no lugar do Hyuri? Não consigo entender as substituições do MO.

      1. Prezados Braz e Eliezer… Dátolo entrou e naum fez ABSOLUTAMENTE NADA! Foi MENOS UM no período q esteve em campo… naum produziu na frente nem atrás… Agora (hj é dia 13) entendi o por quê… JOGADOR BIXADO… Chinelinho q vive no DM…

  7. Caro Amigo Eduardo, claro que igual a todo atleticano de coração não posso deixar de acreditar no título, mas ao final do jogo de ontem fui olhar o restante da tabela. E fiquei realmente triste e preocupado com o que pude ver. Além dessas rodadas das eliminatórias agora no mês de Outubro, no mês de Novembro também ocorrerá. Porém ao confrontar as datas, vi que o nosso Glorioso CAM, irá enfrentar o Palmeiras no jogo que pode valer o encaminhamento do título no dia 16/11, mas na contramão desta empolgação, vi que no dia 15/11 terá rodada das eliminatórias, sendo perfeitamente improvável que nossos selecionáveis entrem em campo para a partida contra o Palmeiras. Dito isso deixo uma pergunta; Será que o CAM não conseguiria uma liberação dos convocados para essas rodadas das eliminatórias no mês que vem? O Galo esta sendo sem clubismo o mais prejudicado, vide ontem, que com o time repleto de desfalques empatas com aquela draga do Corinthians. Um grande abraço. Wagner

    1. amigo wagner, realmente o galo tem sido o mais prejudicado em relação a ceder jogadores para seleções. Mas fico me perguntando :porque cargas dagua o marcelo insti com o o yuri num jogo tão importante ? Como agora só faltam 10 rodadas, estou preparando todos os patuás e mandingas pró-Galo. Minha esposa tambem é louca pelo galo e está me ajudando. Não temos filhos e acabamos nos apegando muito ao atlético . daqui pra frente nossa casa toda enfeitada com as coisas do galo : caneca, relogio, toalhas, bandeiras , peças intímas, meias, tudo tudo pra dar sorte. Pra cima deles Galão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.