Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Torcedor, você sabe qual é o lado certo da especulação?

Bruno Cantini/ Atlético

Desde meus tempos de criança, lá no Araxá, ouço e leio razoavelmente bem os noticiários esportivos nacionais e mineiros. As rádios Globo e Tupi, do Rio de Janeiro, e as mineiras, Guarani e Inconfidência, faziam parte do meu dia a dia lá na época de primário e ginasial.

As vozes de Jota Júnior, Jugurta e Jairo Anatólio Lima, Vilibaldo Alves – recém-chegado de Uberlândia – e ainda Waldir Amaral entravam nas nossas casas, assim como as redes sociais atualmente invadem nosso tempo.

Pois bem, desde aquela ocasião e notadamente nos período de férias – que eram curtinhas no futebol – toda virada de ano era de muita especulação.

Algumas se concretizavam como o troca-troca entre Flamengo e Fluminense que reaqueceu o futebol carioca, indo Doval, Rodrigues Neto e Renato do rubro negro para o tricolor, que liberou o lateral Toninho Baiano, o ponta esquerda Zé Roberto e o goleiro Roberto para o adversário. O Rio explodiu, assim como quando Paulo César Caju trocou o Botafogo pelo Flamengo.

Aqui nas nossas Minas Gerais, mais silenciosamente e ao estilo mineiro, o Galo conquistou o primeiro título oficial Brasileiro. O que a CBF fez depois, não pode ser levado em consideração, legitimar conquistas via fax. Logo depois dessa conquista nacional, o Galo trouxe Djalma Dias e em 1975 ele foi transferido ao Santos. Durante anos, circulou a informação de que o time do peixe caloteou o valor a ser pago. Verdade ou mentira, o fato é que essa versão nunca foi desmentida.

Bruno Cantini/ Atlético

O nosso time era formado, diferente dos dias de hoje, por maioria esmagadora de jogadores nascidos em Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais. Uma ou outra negociação acontecia, por valores que – seguramente – hoje seria o salário mensal de jogador que chega a assinar contrato por cinco temporadas. Naquela época, os contratos nunca passavam de 24 meses.

Ao longo dos tempos, entre as contratações do Galo, que eram poucas e modestas (para comparar neste ano foram 18), algumas chegaram com grande expectativa e foram comemoradas pelos Atleticanos. Se não foram daquelas de buscar o ídolo no aeroporto, convenhamos que Chicão (um odiado desafeto), Ronaldinho, Victor e Tardelli (na segunda passagem), foram e ainda são motivos de orgulho da Massa.

E o que estamos assistindo é algo deprimente. Diretoria oferecendo ativo para outras equipes, em troca de reforços inexpressivos o foram a quase totalidade dos que passaram por aqui neste 2018. Aliado a isso, aquelas informações “plantadas” sobre os números financeiros do Galo. Numa dessas conversas reservadas – encomendada ou não – me foi assegurado que a situação seria exposta ao Torcedor. Que estavam sendo quitadas dividas de dezenas de anos atrás não honradas por diretorias passadas.

Talvez, é puro devaneio pessoal, pagando ao Palmeiras o passe do Djalma Dias que o Santos não teria quitado. Ou seja, nós pagamos o que devemos e tomamos o calote? Assim tem sido um caso atual, um jogador descompromissado que sai e assina acordo de multa, mas depois – orientado por quem conhece e sabe ser caloteiro – empurra a divida para ganhar tempo. Honramos nossos compromissos e continuamos sendo caloteados. O Torcedor merece saber a real situação financeira e os nomes dos responsáveis por tudo que estamos pagando até hoje.

42 thoughts to “Torcedor, você sabe qual é o lado certo da especulação?”

  1. ACHEI INTERESSANTE O SEU COMENTARIO, POREM SO UMA COISA NAO CONCORDO COM VOCE, QUANDO VOCE DIZ QUE UM DESCOMPROMISSADO E ASSINOU UM ACORDO PARA SAIR E DEPOIS FOI,ORIENTADO EM NAO PAGAR A MULTA, VOCE ESTA SE REFERINDO AO FRED? SE FOR NAO CONCORDO COM VOCE, POIS A DIRETORIA ESTAVA DEVENDO O FRED MAIS DE 3 MILHOES DE REAIS DE SALARIOS E IMAGENS E ELE NO ACORDO ACEITOU LIBERAR A DIVIDA AO ATLETICO, OU SEJA PRECISAMOS SER HONESTOS E MENOS CLUBISTA, O ATLETICO QUERIA A RESCISAO , ELE ACEITOU E AINDA LIBERA A DIVIDA AO ATLETICO E A DIRETORIA APLICA A LEI DA ESCRAVIDAO QUE JA FOI ABOLIDA A MUITO TEMPO SOBRE O PROFISSIONAL POR SIMPLES GUERRA ENTRE CLUBES, POR FAVOR SEJA MAIS COERENTE E AJUDE O PAIS A ACABAR COM A ESCRAVIDAO. SE FIZERAM UMA RESCISAO E O CLUBE FOI TOTALMENTE BENEFICIADO DEIXA O CARA JOGAR ONDE ELE QUISER, PAREM DE PALHACADA, NAO CONCORDO QUE NENHUM CLUBE TENHA ESTE TIPO DE ATITUDE. E NOS SABEMOS QUE O FRED NAO VAI PAGAR ESTA MULTA, POIS QUANDO CHEGAR NO TRIBUNAL OS JUIZES NAO VAO ACEITAR ESTE TIPO DE EXIGENCIA. A CNRD EH UM ORGAO CRIADO PELA CBF, NAO TEM PODER PARA DETERMINAR UA ACAO DESTA, TANTO QUE O RIVAL E O FRED VAO ACIONAR E RECORRER NO TRIBUNAL DE JUSTICA E AI ACABOU, NAO TEM LEI QUE VAI OBRIGAR O CARA A PAGAR, POIS A LEI NAO CONSIDERA PAPEL ASSINADO E SIM O QUE EH JUSTO E O QUE ESTA NA LEI DO TRABALHADOR.VAMOS ACORDAR E FICAR ESPERTO.

  2. As opiniões que mais gosto de ler aqui são as do Eduardo, nosso anfitrião, e do Alberto MTC 2. Sejamos críticos, jamais derrotistas. Metade da minha família é de seguidores do Maria de Minas. Um bando de lamurientos. Falaram mal do técnico e dos atletas por 2 anos. Só agora é que elogiam. Chamaram o próprio goleiro de gordo e barrigudo. Hoje, chamam de o melhor do Brasil. Isso é torcedor?

  3. Pra quem não sabe, Patric começou sua carreira no Criciúma, passou pelo São Caetano, foi comprado pelo Benfica, depois foi para o cruzeiro, onde jogou apenas 3 partidas. Foi emprestado ao Avaí, onde se destacou. Foi então que Kalil o trouxe para o Galo, onde não foi bem. Daí ele rodou pela Ponte Preta, Avaí, Coritiba e depois foi para o Sport Recife onde foi muito bem. Voltou para o Galo e não foi bem. Foi para o Vitória e depois voltou para o Galo, onde mais uma vez não tem ido bem. Ou seja, porque insistir com um jogador que não se identifica nem com o time e nem com a torcida? Dizem que Rafael Carioca está indo muito bem no México. Eu nem quero saber. O que eu sei é que aqui no Galo, com aqueles toques para os lados e principalmente para trás, ele era irritante. Não tenho um pingo de saudades dele. Se Patric for vendido ou doado para o São Paulo ou qualquer outro time e for bem lá, que seja. Não me interessa. O que realmente interessa é que ele não serve para o Galo! É difícil entender isso?

  4. Boa noite!
    Só pra esclarecer, caso necessário, de minha parte não sou contra a vinda de Réver. Pra mim ele é um grande zagueiro. Sou contra o caminhão de dinheiro que vão colocar na contata dele mensalmente. Desistiram da tal austeridade?
    Gostei da possível contratação de Guga. Tenho receio é dos bastidores, como essa transação estará sendo feita.
    Na coluna Toque de Letra desse canal, fala-se de Patric ter voltado à pauta do São Paulo. Isso significa que o cavalo está passando arriado novamente. Que o Galo não perca a montaria dessa vez!
    Ninguém fala em levar o Elias?
    Ninguém fala em levar Fábio Santos?
    Um ou dois por aqui falam que tem uns 5 clubes interessados no futebol deles, mas nem em tempos de especulações não aparece ninguém falando em tirar esses encostos do Galo.
    Fora Elias!
    Fora Fábio Santos!
    Espero que na reapresentação dos jogadores, em menos de um mês, Galdezani não apareça na Cidade do Galo!

  5. MAIDANA. Contrato de 5 anos com um jogador Alto que NÃO SABE CABECEAR.
    MAIDANA É FRAQUÍSSIMO.
    Prá quem teve o Excelente DJALMA DIAS ; ver hoje Maidana é duro.
    Loucura contrato longo com RÉVER.
    NOSSO ELENCO EM 2019 SERÁ DIGNO DE UM MUSEU. TIME DE APOSENTADOS.
    E O PÉSSIMO ELIAS ; NINGUÉM QUER.??????

  6. Boa tarde Eduardo e Canto do Galo!

    Desta vez vou ter que concordar com o Lugalo, Barros e o Marcelo. O blog virou um verdadeiro muro das lamentações, tudo é motivo de reclamação.

    Por exemplo, a contratação do Réver. Finalmente contrataram um zagueiro decente e o pessoal só sabe descer a lenha. Lembro que não faz muito tempo um pessoal aqui no blog, inclusive eu, pedia o Joel Carli, que é UM ANO mais novo que o Réver. Um é velho pra jogar no Galo, o outro não. Que lógica é essa?

    Outro caso é o tal do Guga. O cara é novo, se destacou no seu clube, todos os torcedores do Avaí estão lamentando sua saída. Mas o cara nem fez os exames médicos e já não presta pra jogar no Galo. Pra mim, a diretoria acertou, o Emerson vai ser vendido mais cedo ou mais tarde, e eles foram lá e fizeram a reposição. Ou será que vocês preferem o Patrick como titular?

    É fato que ainda é preciso dar linha em uma penca de come-dorme, bem como trazer mais reforços. Mas a impressão que tenho é que podem contratar o Messi ou o Cristiano Ronaldo que alguém vai dar um jeito de reclamar.

    Sejamos mais pacientes. Nem terminou 2018, e já estamos lamentando 2019!
    Saudações Atleticanas!

  7. Saudade dos bons tempos do “Terreirao do Galo”. Desconfio que Fred Kong já teria colocado uma meia dúzia de aves de mau agouro que frequentam esse blog, p correr.

      1. Voce deveria ter a coragem de nominar as pessoas que fizeram você correr. Eu me incluo entte elas . Pode ter a certeza que de mim você tá livre. Fique a vontade com aqueles que te fazem bem. Tenha coragem e fale a verdade

      2. Que decepção Eduardo.Voce deveria ter coragem moral e citar as pessoas que te fizeram desistir. Tenho certeza que saberemos deixar o espaço para você cultuar a sua atleticaniedade junto com seus seguidores. Mas para bom entendedor uma palavra basta. Esse seu diálogo ai mostra a realidade. Que decepção

        1. Não sei de onde tirou essa interpretação?
          Nunca exerci qualquer patrulhamento. Fiz sinais em busca de uma relação cordial e me senti vencido, após cerca 1200 posts diários em quase três anos.
          Jamais fiz qualquer menção agressiva, mesmo recebendo algumas nesta direção. Falo por mim.

          1. A interpretação decorreu das falas do Lugalo, Barros que sugeriram que existem uns seis indesejáveis no blog, que deveriam ser colocados para correr. Ai você disse que voce vai correr. Então eu deduzi que você está desistindo do blog em razao daqueles que nao se alinham a uma diretoria amadora e no mínimo desprovida de responsabilidade com o patrimônio do clube. Mas vida que segue. Boa noite

          2. É! Uns já me taxaram de chapa branca, outros de chapa preta. Quando elogio, sou porta voz; quando critico, estou jogando contra. Sou Atleticano igual aos AmiGalos, num dia tô feliz com o time e noutro P da vida. Nem mais e tampouco menos.Vou voltar à minha singularidade neste sentido. O que disse e afirmo é que, desde a primeira postagem, busquei o bom debate em torno do Galo. Me sacrifiquei e muito, até custo para essa procura foi investido e banquei (nunca tive qualquer remuneração ou outro tipo de ganho), e sinto que é preciso oxigenar o espaço. Só isso!
            Vida que segue!
            Em tempo: com meu nome completo, rosto e de fácil identificação expostos.

  8. Bom dia.
    Vou falar só em relação ao Guga,lateral que está vindo.
    Ele é sem dúvida um grande jogador,domínio de bola,apoia muito bem,não “rifa”bola pra área de qualquer maneira,pelo contrário ,da verdadeiras assistencias aos atacantes.Trocando em miúdos,ATÉ QUE ENFIM CONTRATARAM ALGUÉM QUE SABE JOGAR BOLA,mas os corneteiros já criticam sem fundamento nenhum.
    Tá foda.
    GALO SEMPRE.

  9. Bom dia!
    O nepolino e o setesetembro conseguiram carioquizar o Galo ,hoje estamos no patamar dos três “GRANDES” do Rio, até o final de sua aventura o sete certamente deixará o Galo no patamar de Coxa,Vitória, Baea, o próximo da trupe com certeza nos deixará do tamanho de um América.
    Estão trazendo o Guga ,será que ele joga futebol ou ténis ?Saudações atleticanas.

    1. É parceiro, nem o nome você honra. Esse Guga é muito bom lateral, vc não deve assistir nada de futebol ou não entende do riscado.

      1. Parceiro, Gustavo Luiz, diante de tantas lambanças feitas pela diretoria apenas brinquei com o tal Guga. O fato de ter o nome do maior artilheiro da história do futebol mundial ( segundo nome ) não me condiciona como alguém que coaduna com as lambanças. .

  10. Bom dia Eduardo e massa. Bom domingo a todos. Uma pergunta para esta diretoria fraca até o avai tem base melhor que a do galo?vai trazer o guga de 20 anos para ser titular ou reserva do patrick se o Emerson for vendido. Eo rever vem mamar 5 anos de contrato e para ganhar salários de 500 mil que raio de austeridade é está. Meu estamos lixados. Querem doar o marcos rocha e não sabemos para quem. Precisamos de jogadores jovens com gana de vencer não de veteranos que querem mamar no galo.aff.triste realidade. Vai galooooooo.

    1. Sr. Joaquim, você no início criticou o jovem Guga, 20 anos, já no final criticou a contratação de veteranos… Afinal o que você quer? A torcida e a imprensa só aceitam Jogadores do Flamengo, Corinthians, Palmeiras, etc., por esse motivo chegaremos aos 50 anos sem o Brasileiro.

  11. Até quando vamos ler aqui tanta lamentação? Reclamam que o GALÃO não tem defesa. O retorno do Rever já é motivo de lamentação………não tem lateral direito, estão contratando Guga e já tem gente chorando. Sinceramente, alguém acompanhou a participação desse jogador no Avaí? Duvido!!!! E já, já, aparece alguém pra falar que o cara não presta. Quando o GALÃO trouxe o Jô, sejam sinceros, alguém esperava alguma coisa dele? E vejam no que deu…………………
    Lembrem-se de que não há dinheiro no futebol(exceto Palmeiras) do Brasil. Contamos todos com a boa vontade dos investidores. E é e sempre será assim: investidor visa lucro. Precisa desenhar???
    Parem de reclamar, sejamos mais positivos!!!!

    1. Parabéns, meu caro Marcelo.

      Até ando afastado de postar por aqui, estão fazendo do espaço um local de lamentação e me parece que tudo que fazem no Galo não presta ou vai dar em nada. Pessimismo está virando a marca destes que por aqui postam.
      Desculpem, mas, deixem as pessoas trabalharem em paz, acompanhem os resultados e depois malhão o Judas.
      Assim fica difícil e massante para quem lê. Será que está é uma característica do Atleticano ou será que estão adquirindo com o tempo. Ainda a tempo para mudar, Deus me livre de tanto agouro.
      Acompanho todas as notícias e dos 20 times da série A se juntar todos veram que no máximo umas 6 contratações se efetivaram até o momento. Todos estão trabalhando de acordo com o poder aquisitivo que possuem, já vimos grande evolução só em ouvir as despensas e quanto aos nomes especulados devemos no mínimo dar o crédito de ver jogar.

      1. Exato! Os comentários do são mais do mesmo, uma ladainha sem fim. Contrataram um ótimo lateral (Guga) e já tem uns comédias criticando. Lamentável a total falta de conhecimento sobre futebol de uns. SAN

    2. Será? Qual é o patrimônio do NOSSO GALO? Porque o torcedor que sustenta o clube só tem conhecimento atraves da midia das dívidas do Clube? Torcedor elege deputados, prefeitos, senadores, o futebol é uma paixão e para muitos a coisa mais importante da vida.

  12. Totalmente de acordo. Time de empresários e amigos. O Galo tem que parar de viver da conquista da Libertadores. Renovar com Léo Silva? Dê uma placa, faça uma estátua, agradeça e boa. Victor também já deu, assim como Fábio Santos, Luan,! Trazer o rever de volta? O Flamengo se quisesse cobriria a proposta do Galo em um piscar de olhos. Marques de diretor de futebol???? Temos que profissionalizar a nossa gestão. Agradecer a quem prestou bons serviços ao clube e trazer o melhor para conseguirmos conquistas.

  13. bom dia, Eduardo!
    Deu saudades de Jario Anatólio Lima, Luiz Otavio Pena, radio Inconfidência, Jota Jr, radio Guarani e do “deixa comigo”, Valdir Amaral, radio Globo!

    Alguém já disse aqui que a torcida devia ir ao aeroporto barrar a chegada de encostos.
    Se não bastasse os anos de prejuízos causados por essa entidade corrupta, cbf, pessoas de dentro do Galo, que deviam defender os interesses do clube, na verdade defendem seus próprios intere$$es.
    Impressionante a anarquia e a farra que estão fazendo com o dinheiro do Galo!
    Gostaria sim de ter o Réver no time. Nem era pra ele ter saído, mas contratá-lo com salário de 450 mil a 500 mil, ISSO É UM ABSURDO!
    Que a Galoucura cante e a Massa se levante pra impedir que o Galo seja destruído por essa bandalheira!

    1. Eu mesmo postei aqui que devíamos barrar contratações ,
      como as do Réver, no aeroporto . Nem desce da aeronave.
      Até porque , apesar de 2013 , ele tem muito que explicar a
      nós torcedores sobre o Wellington Paulista naquele placar
      nebuloso em Sete Lagoas , não é mesmo ?

  14. Bom dia massa e Guru. Acorda Guru!!! 7 veio da situação, vc realmente acha ou achou que ele viria a público expor as mazelas de seus antecessores? Me engana que eu gosto!!! Cargo de presidente no clube é igual rainha da Inglaterra, pois quem manda mesmo é o Kalil. Infelizmente somos administrados por amadores, e no caso M. Rocha o certo seria valorizá-lo e trocar, porque depois de suas declarações ele não terá clima no clube, e por falar em declarações, não foi Rever que fez algumas contra o Galo recentemente? E Elias? Quero estes lixos fora do clube. Vergonha e dignidade já!!!

  15. Bom dia Eduardo. O discurso da austeridade financeira nao coaduna com o valor de nossa folha ( 9 milhões mes) e muito menos com antecipação de receitas. Na verdade nosso clube virou o paraiso dos empresários e dos jogadores em fim de carreira. A contratação de Guga do Avai e do Rever demonstram isso. O primeiro pertence exclusivamente a Trafic . O segundo o Flamengo tá liberando de graça para se livrar do alto salario. Mas o time da austeridade financeira oferece salario maior que o do Flamengo e tres anos de contrato. O custo da operação 450 mil mes ,ou seja mais de 15 milhões por três temporadas. E o Rever vai fazer aquele discurso que os autênticos adoram ( voltei pela identificação com o clube). Entao pq nao voltou com um contrato de um ano, com opção de renovação por mais dois e com um salario de 300 mil? E la vai o galo assinar cinco anos de contrato com Maidana. 60 meses. E como plantaram um interesse da Roma devem pagar 300 mil por um jogador mediocre como Maidana. E se aparecer alguém querendo esse jogador o sao paulo leva 50% do valor. Se nao aparecer o galo paga o salário integral ao maidana por cinco anos( em torno de 18 milhões). Se o sao paulo quer manter 50% que pague 50% dos salários. Mas nosso Diretor de Futebol é quem mesmo?

      1. Prezado Galo Roberto.

        Nosso Presidente é dono de um escritório especializado no direito empresarial. Então ele sabe muito bem o que está fazendo com a celebração de inumeros contratos acima de 05 anos( Terans, Edinho, Denílson, Maidana). Os empresarios estao deitando e rolando…Todos sabem que racionalmente contratos com apostas é de um com opção de renovação por mais dois…Vide Thomas Andrade, leandrinho e Natan…Outra coisa o discurso era rejuvenescimento do time: Entao rever e guerra nao estao ni perfil. E embora nao exista lateral esquerdo no galo e Fartura de laterais direitos ( Emerson, Patrick, Alex Silva e Carlos Cesar) nossa diretoria contrata mais um lateral direito ( Guga) e sequer cogitaa necessidade de um esquerdo. Então Fabio Santos segue absoluto, assim como Elias e Ricardo Oliveira.

    1. Bom dia Domingos!
      Bom dia escriba mor!
      Essa é a diretoria que valoriza os ídolos! Retorno de Rever!? Formar novamente as torres gêmeas*dessa vez depois do 11/9)!
      Essa é a diretoria que devemos dar um voto de confiança?
      Até nas especulações essa diretoria é amadora e feudal!
      Alguém (além dos autênticos e verdadeiros) , espera algo para 2019?
      A diretoria mente até com a falaciosa “austetidade”!
      Vamos no próximo ano continuar apenas sofrendo com o GALO. (Ah! Tem gente cuja meta é essa).
      TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

    2. Boa tarde Domingos Sávio. Serei curto e grosso, confirmadas as contratações e as negociações que estão sendo divulgadas na mídia, infelizmente 2019 poderá ser pior que 2018. A quem interessa estes contratos de 5 anos com refugos de outros clubes? Quem quer jogar no NOSSO GALO? Lembro que a única contratação feita em 2018 que deu certa foi o Roger Guedes, mas ao que parece, apenas o Palmeiras ganhou dinheiro com isto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *